Matrix William Irwin

Resenhas - Matrix

Gabsam 09/01/2024

ESCLARECEDOR
Realmente necessário para entender muitas passagens que passaram despercebidos, em um primeiro momento no filme....muito coligado a bíblia quem não leu, leia e tudo fará muito sentido.

Carla.Parreira 12/10/2023

Matrix
Interessante considerar a definição do filósofo Sócrates sobre a sabedoria. Esta consiste no reconhecimento da própria ignorância, o que envolve o abandono de ideias preconcebidas. Isso tem uma profundidade imensa. As pessoas sábias não questionam, são ignorantes e buscam um caminho um tanto controverso, sem nenhum fundamento, baseiam-se em livros sem começo e sem fim, de autoria desconhecida e com traduções duvidosas. Olhar para a Matrix é olhar para a mente. Ela está programada para nos dar todas as respostas, mesmo erradas, com uma capacidade gigantesca de criação e autopreservação. Ao mesmo tempo que realiza os nossos desejos, escraviza-nos a eles. A verdade torna-se elástica, atendendo a interesses. É por isso que o autoconhecimento é a chave sem a qual não podemos destrancar nenhum conhecimento que valha a pena ter. As crenças de uma pessoa são justificáveis porque se encaixam em todas as experiências dessa mesma pessoa. O irreal afeta o real apenas indiretamente, quando uma mente confusa o interpreta como real. Só quando a mente está livre de confusão e é capaz de identificar o irreal como irreal, ela para de se influenciar pelo irrealismo. Nossas experiências são as mesmas coisas que nossos estados cerebrais, no sentido de que consistem somente de um estado cerebral e não precisam de mais nada para ocorrer.
Descreve no livro que a felicidade é a certeza de desejar as coisas certas do modo certo. Existe, portanto, uma ligação entre a felicidade e o nosso conceito de felicidade. Para termos felicidade, precisamos da compreensão certa da realidade: a realidade sobre nós mesmos e sobre o que acontece no mundo. O segredo para descobrir a felicidade e o poder pessoa é liberar todo o medo. Para Kant, o que determina se alguém teve boa vida não é o tipo de experiência que viveu, mas o tipo de escolhas que fez. Se tentamos fazer a coisa certa, então somos uma boa pessoa, mesmo que as coisas não saiam exatamente como planejadas. Só quando abandonamos a mente é que podemos libertá-la.
E só quando libertamos a mente é que libertamos a nós mesmos. Matrix sublinha esses dois lados do espelho ? refletir e não refletir ? por meio de suas numerosas alusões budistas: o mundo que conhecemos é uma ilusão, a ênfase contínua sobre o papel da mente e a liberdade da mente, distinções entre o mundo dos sonhos e o mundo real, experiência direta contrastando com o cativeiro da mente, e a necessidade de constante vigília e treino.

mauriloamml 25/09/2023

Boas discussões
O livro é formado por uma coleção de artigos de autoria diversificada. Tem até artigo do Zizek. Nem todos são bons, mas vale a leitura.

O ponto negativo total foi a introdução da Madras. O cara simplesmente não chegou nem a ler o que ele estava prefaciando. Uma metralhadora de referências desconexas e sem coesão kkkk

Bruno Meneghello 15/04/2020

Matrix
O livro é filosofia pura. Sobre o que é ou deixa de ser realidade, sobre a escolha de Cypher e a de Neo, entre outros pensamentos.
Traz muitos conhecimentos profundos, mas algumas partes são bem complicadas de se entender.

Sandro 30/11/2017

Esse é um dos melhores livros que já li e meu texto baseado nele está em: https://filmes-e-livros-como-eu-vejo.blogspot.com.br/2017/08/pilula-azul-ou-pilula-vermelha.html?m=1

Eduardo Garcia 16/01/2017

Onde é o deserto do real?
Não me considero um fã da série Matrix, apesar de assistir o primeiro filme várias vezes, e é onde William Irwin se baseia. Acho que se ele visse toda sequência, o livro teria outros volumes ou até o dobro de páginas. Mas o livro é um apanhado de artigos filosóficos a respeito dos vários temas do filme: religião, cultura high-tech, realidade virtual, entre outros. Alguns desses artigos são muito robustos e merecem cuidado na leitura. Mas o que mais me chamou atenção foi o artigo da Sra. Sarah E. Worth. Se você for muito fã de Matrix, pule esse artigo. Caso contrário assista ao filme eXistenZ, onde a aventureira autora idolatra esse filme, a ponto de achar melhor que Matrix. Até eu fiquei revoltado e fiquei me perguntando, como Irwin deixou passar esse artigo em seu livro? Uma pena, e por isso, dei quatro estrelas. Tirando isso, o livro é de ficar pensando a respeito da vida e do futuro, onde as máquinas inteligentes, a cada dia se tornam mais necessárias.

Sanoli 10/06/2016

O Deserto dos Textos
Para ler nossa resenha, por favor, acesse nosso blog!
:) Obrigado Bjs

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/06/matrix-bem-vindo-ao-deserto-do-real.html

Elizandra 17/02/2016

Ser ou não ser?
"A única coisa pior que uma prisão para sua mente é uma prisão a sua mente que você
nem sabe existir; portanto, u m a prisão de onde você nem tenta escapar . Como u m a pessoa essa prisão saberia que está livre?" Este trecho do livro cita o Mito da Caverna de Platão. O autor diz que o filme Matrix faz citação a vários filósofos mundialmente conhecidos. Ele expõe situações e as compara com a filosofia, dizendo que essa é uma boa forma de se refletir sobre tudo que está ao nosso redor. O livro vai além das premissas do filme.

Andreza 03/03/2013

Nossa vida é real?
Livro brilhantemente escrito por Willian Irwin sobre os assuntos tratados na trilogia Matrix e todo o universo em torno da história de Neo.
Aqui, o autor debate pontos filosóficos sobre os acontecimentos decorridos na trama, tal como o fato de Neo ser "o escolhido", i porque de ter "ressuscitado", a vida após a morte e o fato de que é possível sim estarmos na Matrix, e nunca saberíamos.
Todo o estudo e Irwin se baseia nos estudos dos grandes pensadores, como Sócrates e Platão, explicando com profundidade o como poderíamos estar preso no mito da caverna e nunca saberíamos.
Para quem gosta de temas que fazem pensar e estudos é um livro e tanto. Já para quem não curte livros do gênero, pode ser um teste a paciência.
Thiago Maciel 18/02/2016minha estante
São vários autores. Só comentando

Fabio 30/05/2012

Preciso reler este livro, faz uns 8 anos e a lembrança que tenho do livro é que é livro denso e com leitura lenta. Prometi que iria reler ele em breve, para assimilar melhor as ideias, porem não tenho habito de reler livros, mesmo guardando eles na estante por anos.

Celia 20/01/2012

Matrix
Apanhado de artigos sobre o filme "Matrix". Inteligente e instigante, agrada mesmo a quem não gostou do filme (não é o meu caso, adorei o filme).
A leitura não é pesada, os artigos são bem explicativos e lançam um olhar diferente para o filme, vendo ele como marco da cultura pop e um problema filosófico antigo. O filme é tratado como mais do que mero entretenimento, um filme que faz pensar, que engloba muitos temas, com uma intertextualidade imensa, relembrando várias obras, das clássicas às mais populares, como o mundo dos quadrinhos e das artes marciais.
O autor gosta de cultura pop e é organizador de um outro livro com mesmo teor, baseado em "Os Simpsons". Que é muito bom também.

Alexandre 27/08/2010

Denso Demais, mas é um bom livro
Futurista e Denso, muito denso... não o papel, e sim a leitura, rs... um texto rebuscadíssimo e muito profundo, num tom que mistura profecias teológicas, matemática, filosofia e modernismo cético. Um tema muito amplo que fica difícil entender na primeira leitura... Não é ruim, no entanto, é apenas denso demais o que torna a leitura meio cansativa. Eu acho.
Fabio 30/05/2012minha estante
Preciso reler este livro, faz uns 8 anos e a lembrança que tenho do livro bate com a sua descrição. Um livro denso e com leitura lenta. Prometi que iria reler ele em breve, para assimilar melhor as ideias, porem não tenho habito de reler livros, mesmo guardando eles na estante por anos.

Fernando.Augusto 30/05/2016minha estante
Uai!... é um livro sobre filosofia. Denso é ler a filosofia de Nietzsche. Para quem gosta de ler filosofia ele é leve e divertido.

Inlectus 14/06/2009

Bom livro.
O tipo de livro que sonda mistérios ainda fora da crença de muitas pessoas, leitura recomendavel.