Cortabundas

Cortabundas

Resenhas - Cortabundas – O Maníaco de José Walter

Mauro.Costa 10/02/2016

Um "revival"
Para quem foi cidadão parangabense nos anos 80, como é o meu caso, a fantástica e dramática história do Corta Bundas (aliás, na época a imprensa era mais pudica e chamava de corta nádegas mesmo) do José Walter também trouxe medo de que algo semelhante surgisse por nossas bandas. Já havia os mais velhos fazendo medo com o bandido Fernando da Gata, imagine se aparecesse essas outras invenções lá para as bandas da Parangaba!! Excelente narrativa do Talles e com um talento louvável para o desenho, detalhista, com traço próprio, muito bom! O livro passou pela mão de umas dez pessoas nesse Carnaval.

Ricardo Santos 02/11/2016

Reportagem de primeira
Reportagem em quadrinhos sobre uma lenda urbana cearense da década de 80. Na época, os moradores do bairro popular Prefeito José Walter, em Fortaleza, ficaram aterrorizados com os ataques do Cortabundas, um maníaco que invadia casas para ferir com objetos cortantes meninas e mulheres.

O jovem roteirista e ilustrador Talles Rodrigues, nascido e criado no bairro, resolveu investigar o caso, já esquecido por muitos. À maneira de Joe Sacco, Talles se coloca como personagem-condutor da história. Ao mesmo tempo em que conta os bastidores de sua empreitada, ele mostra os fatos levantados e faz especulações.

Talles fez pesquisas em arquivos públicos, leu reportagens antigas e entrevistou vítimas, parentes, moradores, policiais, jornalistas e especialistas, tudo para entender o que de fato aconteceu, tentando separar o mito da realidade.

Apesar de ser um caso de pouca repercussão fora dos limites do José Walter, é uma história complexa. O leitor perceberá que o pânico geral serviu de combustível para uma série de absurdos, que atrapalhou mais do que ajudou a solucionar o mistério. Sensacionalismo da imprensa, preconceito racial da população, vaidade e truculência policiais, negligência dos políticos locais.

A execução da HQ tem mais qualidades do que problemas. O roteiro tem muitos diálogos e reflexões pertinentes (outros nem tanto) e as soluções para os enquadramentos das ilustrações, no geral, são orgânicas e criativas; em algumas páginas, há elementos demais, confundindo o leitor. A ilustração é bem no estilo jornalístico, sem chamar muita atenção para si.

Esta é uma HQ nacional talentosa que merece uma maior repercussão.

Pizza Fernandes 06/02/2023

Muito se fala de graphic novels como "Maus" ou "Palestine" mas ver uma HQ baseada em uma história real que se passou em minha cidade foi uma experiência completamente diferente. O autor Talles Rodrigues escreveu esse quadrinho como seu TCC do curso de Jornalismo e nele conta a história do "Cortabundas", um maniaco que aterrorizou o bairro José Walter, onde autor morou, em Fortaleza, entre os anos de 1985 e 1987. Na contracapa ja somos avisados de que essa não é uma história de ficção e muito menos segue o caminho de "inspirar-se" nos fatos reais para criar uma narrativa dramática que somos acostumados a ver em filmes por exemplo. Trata-se de uma reportagem em formato de história em quadrinhos, onde o autor pesquisou informações a fundo, colhendo relatos e documentos e retradando a história da forma mais aproximada possível da realidade, prezando pela transparência e até mesmo retratando dentro da narrativa a forma como sua pesquisa foi feita, como as informações foram obtidas, o que é fato comprovado, o que é aproximação e o que suposição. Um trabalho fantástico digno de receber mais divulgação e reconhecimento.