Entre 3 Mundos

Entre 3 Mundos Lavínia Rocha

Resenhas - Entre 3 Mundos

Nanda 07/02/2024

Entre 3 mundos
Um dos melhores livros que eu já li! Além de ser uma leitura leve, sua história é magnífica. Me identifiquei em alguns aspectos com Lisa e outros personagens e isso me fez realmente entrar na leitura, viajar pelo mundo da autora e me fez amar completamente tudo nele. Estou ansiosa para ler a continuação, pois sei que será tão bom quanto o primiero.

Fernanda2933 29/01/2024

Quem dera viver entre as páginas de um livro...
Foi um dos primeiros livros que me despertou o desejo de viver entre páginas de papel amontoadas e costuradas juntas, o que chamamos de livros. Nossos mais queridos amigos kkk.
A personagem vive o que todo leitor já sonhou em viver. Entrar dentro de um livro e viver lá. Mas é claro, alternando entre a realidade e um universo paralelo. Cheio de aventura, magia, romance e cultura brasileira. Além da leitura ser bem leve.
Amo a autora e amo os personagens.
Super recomendo para quem tá começando a vida de leitor.

Fabianne 23/12/2023

Mais do que uma digital influencer
Lavínia Rocha é uma brasileira, professora de história, que todo mundo sonha em ter. Assisto vários cortes de aula dela pelo Tik Tok. Professora, digital influencer e um dia descobri que ela também é escritora. Comprei o livro e passei na frente de um monte de livros da minha lista.

Entre mundos é o primeiro livro de uma trilogia, uma obra voltada para o público adolescente dentro do universo fantástico. Conta a história de Alisa que nasceu no norte do Brasil, onde as pessoas não acreditam em magia, porem ela é chamada para uma escola no sul, onde as pessoas vivem num mundo semi-mágico.
Com sua turma mágica da escola ela irá viver uma aventura atrás da outra, e fará descobertas incríveis.
Ela escreve muito bem, a leitura é prazerosa e fluida.
O livro tem um toque sul americano, o que faz dele único, já que a maioria dos livros dentro da literatura fantástica parecem ser escrito para norte americanos lerem. Esse é nacional. O que o torna especial.

annyca 27/11/2023

É fofo, vai
Bem, para início de conversa, devo confessar que demorei um bommmm tempo para terminar este livro, e, sendo bem sincera? nem sei o motivo da demora. A leitura foi super fluida e o mesmo conta com uma linguagem bem simples, fácil de se compreender. Ele tem uma pegada mais fantasia infanto-juvenil, e vocês sabem que eu amo livros assim, mas acho que este em específico não foi para mim.

Parece meio loucura reclamar do fato da escrita da autora não ser tão descritiva e complexa, mas creio que esse fator me desagradou. A história se desenrola muito ?rápido?, os conflitos são resolvidos de maneira muito simples e o desfecho da trama, honestamente, não me deu curiosidade para ler a sequência, acabou tudo tão redondinho, tão ?resolvido?.

A sua proposta é muito boa, a ideia da história é simplesmente incrível e creio que a mesma entrega o que promete, mas acho que a autora poderia ter desfrutado muito mais de todo o drama que envolve o enredo, descrevendo mais os eventos, colocando mais pedras no caminho dos personagens, ?enrolando? mais para os eventos finais. Do meu ponto de vista, é um livro muito mais para quem está começando a se aventurar pelo mundo da leitura de fantasia, não apresentando termos muito complicados e nem demorando 3 páginas só com descrições de lugares.

Tirando tudo isso, até que foi muito aconchegante de se ler. Os personagens são cativantes e repletos de representatividade. É uma trama interessante, sendo bem sincera.
Não foi uma das melhores obras que eu já li na minha vida, mas creio que vocês deveriam dar uma chance, principalmente se gostam de histórias mais objetivas e de fácil compreensão. Muito provavelmente, eu li em um momento errado da minha vida e talvez por isso não tenha tido uma experiência tão boa. Dei 3,5?? por conta dos fatores já citados, mas considero uma nota razoável tendo em vista que a obra é boa, mas não tanto assim.
Foi isso, meus amores. Espero que vocês tenham uma excelente leitura e um ótimo fim de ano. Beijinhos ?

Alycia.Moreira 11/11/2023

É um livro bem gostoso e fácil de ler. Dá para perceber que é voltado para um público infanto juvenil, até pela forma que os temas e sentimentos das personagens são colocados. Mas acaba que pelos conflitos da Alisa e a curiosidade de saber o que estava acontecendo ali me prendeu bastante.

Em alguns momentos me senti perdida e confusa nos acontecimentos da trama, e na forma que foram expostos. Senti falta também de um maior desenvolvimento de outros personagens como a Sol, Nina e Marco, que poderiam ter sido mais aprofundados (como a razão da Sol ter tanto medo das coisas)

No mais, recomendo a leitura para quem busca uma fantasia nacional mais leve e rápida de se ler.

Queria Estar Lendo 16/10/2023

Resenha: Entre 3 mundos
Relançamento da autora Lavínia Rocha, agora pela Editora Gutenberg - que enviou este exemplar em cortesia pra gente - Entre 3 Mundos é uma história juvenil sobre magia, descobrimentos e aventura. A trama acompanha Alisa, uma garota nascida no mundo não mágico, transportada para o mágico e que descobre talvez não se encaixar em nenhum dos dois.

O Brasil se divide em Norte e Sul há décadas. As pessoas comuns e as de dons extraordinários não se dão bem, e essa foi a solução para garantir a paz; no Norte, vivem os comuns. No Sul, os mágicos. Alisa nasceu no Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul; ou seja, um caos completo em sua vida. Aos seis anos, ela é levada para sua nova morada, e só pode visitar brevemente sua família de tempos em tempos.

Agora, prestes a ingressar no Ensino Médio, Alisa vai passar pela maior mudança de todas: vai descobrir quais são seus poderes. Mas uma coisa estranha acontece durante a cerimônia, e a menina vê seus dois mundos virarem de cabeça para baixo, junto com tudo que achava conhecer sobre si mesma. Em busca de respostas, ela embarca em uma investigação, uma aventura e imensas descobertas sobre o que parece ser um terceiro mundo.

Entre 3 Mundos é o primeiro volume de uma trilogia simpática e cativante. Lavínia Rocha nos transporta para esse Brasil alternativo, com regras e sociedade distintas, e é através da sua protagonista que embarcamos na jornada de entender mais sobre o lugar, questionar o que conhecemos e descobrir sobre o que está escondido.

Fazia um tempo que eu não lia uma história juventil (que, apesar de se inclinar mais para o infanto-juvenil em questão de narrativa e personalidades de personagens, tem um pé no Young Adult pelos dilemas da adolescência), e foi uma grata surpresa o que encontrei aqui.

Entre 3 Mundos é uma fantasia carismática. A história flui bem do começo ao fim, equilibrando mistério às aventuras, com um cuidado para construir a ambientação de tal maneira que se torne familiar e querida pra gente. Esse mundo dividido, com um terceiro mundo entre eles, é muito interessante. Quanto mais lemos, mais queremos saber a respeito.

O funcionamento do sistema de magia se desenvolve com o decorrer da trama. Os coadjuvantes ajudam a trama principal a se mover; amigos que Alisa tem em seu coração, que fazem parte dessa sua realidade paralela no Sul. Dan talvez sendo o mais importante - seu melhor amigo, e o garoto que aparentemente tem uma paixão secreta por ela faz um tempo.

"Era muito difícil viver entre os mundos: de um lado, a minha família; do outro, meus amigos e a promessa de entender quem eu realmente era. Que saída eu tinha?"

Entre 3 Mundos tem esse equilíbrio da fantasia com a realidade, mostrando o cotidiano de personagens em meio à magia, relações complicadas da juventude entendendo sobre sentimentos e como lidar com eles, buscando seu lugar no mundo (nos mundos).

A evolução da trama principal, dos conflitos e dos problemas, é equivalente ao que a protagonista vai sofrendo, conquistando e compreendendo. Alisa vive reviravoltas, descobertas, situações que não esperava encontrar em seu caminho - até então, tão bem definido. Sua relação com a magia passa de certeira para desconhecida; principalmente depois do incidente na celebração.

A proximidade com os amigos é importante; a conexão familiar que criou com cada um deles. Com Dan, inclusive, tem aquela tensãozinha de "melhor amigo apaixonado por você" que pode se desenvolver num romance, ou pode se desenvolver num desastre. Tudo depende das suas escolhas.

Tem muita diversidade entre personagens, com representatividade indígena, negra, gorda; eles aparecem na trama e a movem com naturalidade, como deve ser. É muito importante ter histórias de fantasia como essa, que falam sobre pertencimento, e legado, e a simplicidade de ser a escolhida de uma jornada fantástica, e acompanhar uma protagonista negra nessa jornada.

É o tipo de livro que eu com certeza vou indicar pra quem procura histórias juvenis que trabalham muito bem as questões morais e reais, ao mesmo tempo em que apresenta essa fantasia criativa da primeira até a última página - que deixa um gancho bem instigante para a sua sequência.

A edição da Gutenberg ficou muito bonita; eu adorei a capa nova que a história ganhou, a diagramação tá bem confortável, e é um livro rápido, então você não vê as páginas passando. Quando percebe, Entre 3 Mundos já acabou e deixa um calorzinho confortável no coração.

Lavínia Rocha entrega uma fantasia simpática, com uma jornada de descobrimento e magia. Entre 3 Mundos conquista com a simplicidade e a ambientação, e constrói uma história perfeita para quem procura esse tipo de leitura.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/12/resenha-entre-3-mundos-lavinia-rocha.html

Cris 15/10/2023

A descoberta
Lisa é uma garota que tenta se encaixar numa escola, mas se vê como uma impostora pois não tem dom nenhum, ela vive em um lugar mas acha que pertence a outro, até acontece uma virada em sua vida.
Esse livro é infantil onde as descobertas de Lisa são sua tábua de salvação, sua inteligência e perspicácia vai levar a outro mundo onde irá descobrir seu propósito, vai conseguir também descobrir o amor que estava sempre ao seu lado e não enxergava.
Esse livro me lembrou Harry Potter pois as escolhas dele iria interferir em seu futuro e com Lisa foi a mesma questão, decisão, aceitação e descobrimento. Amei o enredo e espero ter logo um desfecho.
Até a próxima!
???

Evaldo7 30/08/2023

Um livro para passar a tarde!
#dll23: com heroína na capa

A premissa central do livro é bastante intrigante, apresentando a existência de três mundos distintos que compartilham uma conexão oculta. Rocha investe considerável esforço na construção desses mundos, delineando suas peculiaridades, regras e habitantes de maneira vívida. A riqueza de detalhes na descrição de cada ambiente é uma das maiores forças do livro, pois ajuda a transportar o leitor para essas realidades alternativas, estimulando a imaginação e a imersão na trama.

No entanto, apesar do potencial cativante da premissa e do mundo criado, Entre 03 Mundos apresenta alguns desafios em sua execução. A narrativa por vezes se torna um tanto complexa, com múltiplos enredos e perspectivas que podem confundir os leitores menos atentos. A transição entre os mundos, embora seja uma parte essencial da história, pode se tornar um tanto abrupta, dificultando a acompanhar da trama.

Os personagens, por sua vez, carregam consigo uma variedade de motivações e anseios, mas em alguns momentos parecem carecer de desenvolvimento mais profundo. A conexão emocional entre o leitor e os protagonistas pode ser prejudicada devido à superficialidade em que alguns aspectos de suas personalidades são tratados. Uma exploração mais profunda dos conflitos internos e dos relacionamentos entre os personagens teria adicionado uma camada adicional de profundidade à história.

Além disso, o ritmo da narrativa em Entre 03 Mundos pode ser um tanto irregular. Certas partes do livro parecem se arrastar, enquanto outras avançam rapidamente, por vezes dificultando a manutenção de um engajamento constante por parte do leitor.

Luisa 22/08/2023

Agora eu sei quem sou
Vou confessar que só escolhi esse livro pq gostei do título, mas agora vejo que foi uma ótima escolha!
Mesmo abortando coisas tão pesadas, a leitura conseguiu ser leve?oq eu posso dizer? EU AMO A LAVINIA ROCHA!!!
Como eu disse na minha primeira postagem sobre a leitura: ?Acho que vai ser fofo? É foi! Com toda certeza foi muito fofo!!!! Me senti acolhida em vários momentos do livro e me peguei me identificando com a personagem (infelizmente nas piores partes, mas fazer oq? KAKAK)

Que venha mais livros como esse para mim, amém!!!

Gramatura Alta 10/08/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/08/10/entre-3-mundos-fantasia-nacional-deliciosa-e-inclusiva/
O Brasil está dividido ao meio. Após diversos conflitos entre pessoas bem diferentes, essa foi a única solução encontrada: separar o país em Norte e Sul. Os nortistas habitam o mundo normal, e os sulistas, o mundo meio-mágico. Um contrato selado entre os dois povos proíbe a migração de uma região para a outra. Enquanto os dois mundos coexistirem sem se misturarem, a paz reinará.

Alisa, que vivia com sua família na região Norte, certo dia recebeu uma visita inesperada. A diretora de uma escola sulista veio informar que ela pertencia ao mundo meio-mágico e teria que se mudar para lá a fim de receber seu dom quando chegasse a hora. Então, a jovem precisou driblar os dois mundos para se tornar quem precisava ser e continuar vendo sua família.

Como se não bastasse o choque cultural e os problemas comuns da adolescência, um grande acontecimento sem seu colégio perturbou ainda mais a ordem das coisas. Agora, Lisa está diante do maior desafio de sua vida, que envolve a descoberta do verdadeiro amor, de sua real identidade e, talvez, de um novo mundo que ninguém acreditava existir.

ENTRE 3 MUNDOS é uma história de fantasia direcionada para o público infantil e deve ser lido e apreciado com isso em mente. Alisa é uma personagem bem construída, com pensamentos, falas e atitudes condizentes com sua idade e sua origem. E origem é uma das maiores qualidades da obra. Os personagens possuem origens diferentes, são diversos e inclusivos, possuem, individualmente, um lugar de fala. E essa característica da obra abre possibilidades, sem dúvidas, para encontrar um leitor que irá se identificar com algum dos personagens, talvez até pela primeira vez.

Inclusive isso é parte da história. Os personagens meio-mágicos possuem um livro e um personagem desse livro que os representa, bem como seus poderes. Há uma nítida preocupação com identificação, em encontrar um lugar no mundo que faça sentido e que traga alguma segurança, longe de juízos e preconceitos de terceiros. É algo que perdura por toda a história, esse pertencimento a algum lugar, essa busca de encontrar sua verdadeira identidade, sem preocupação com o que outras pessoas podem pensar.

Os cinco personagens principais, Alisa, Daniel, Sol, Nina e Marco, cada um tem seu lugar de fala, todos eles são diferentes entre si, em termos de origem, de cultura, em personalidade, em sonhos, em ideias, são pessoas distintas e com a mesma importância em termos de pertencimento e mensagem. É uma lição essencial para crianças em fase de crescimento, amadurecimento e que passam por um longo período de aceitação e de busca para encontrar quem são e qual mundo pertencem. Isso é muito refletido na história.

Há uma didática a ser apresentada e cabe ao pequeno leitor compreender e aprender. Entretanto, existem alguns pequenos problemas dos quais a autora foge, e eu até me convenço de que o aprofundamento deles não é realmente necessário dentro da obra. Talvez até sejam retomados e mais explorados nas continuações, uma vez que se trata de uma trilogia. Apenas um deles, penso que deveria ter recebido um pouco mais de atenção. Não sei se houve algum apoio pedagógico na construção da narrativa, não há nenhuma referência a isso nos agradecimentos ou notas, mas a relação entre Alisa e Daniel beira a toxicidade e faltou mais sensibilidade e cuidado para deixar isso bem claro para quem lê.

Alisa e Daniel são melhores amigos. Alisa é apaixonada pelo irmão de Daniel, Caio, e Daniel é secretamente apaixonado por Alisa. É o triângulo amoroso mais clichê da literatura. Mas Caio é o garoto mais bonito do colégio, é o pegador de meninas, sempre trocando de relacionamento sem se preocupar com os sentimentos das meninas. Alisa mesmo já ficou brevemente com ele e foi rapidamente substituída. Através das conversas com as amigas, Alisa finalmente percebe a paixão de Daniel, mas ela não sabe se também sente algo por ele, ou se é apenas amizade. Nessa busca por compreender seus sentimentos, ela também precisa lidar com as birras e ciúmes de Daniel por não ser prontamente correspondido. E é exatamente esse comportamento de Daniel e essa dependência emocional de Alisa, por amor ou amizade, que é muito mal tratada no livro, passando uma romantização ou mesmo uma mensagem de que isso é normal e aceitável.

Você, leitor, pode pensar que o livro reflete a realidade. É comum, muito comum, essas brigas entre jovens, essas birras por não ser amado da mesma maneira que se ama, e não há nenhum problema em retratar esse comportamento nos livros. Mas uma vez que o livro é voltado para um público que precisa de didática, se o problema é apresentado, torna-se necessário discutir e apresentar o quanto isso é prejudicial e pode influenciar profundamente os sentimentos e o psicológico da criança, por toda a fase da adolescência e até mesmo refletir em seus comportamentos quando se tornam adultas. Se o livro se propõe a ser inclusivo, didático, ele não pode se limitar à inclusão social e de minorias, deixando outras discussões soltas e sem o mesmo tratamento responsável.

Vale o alerta para quem for ler, que o relacionamento entre Alisa e Daniel é problemático, precisa de atenção, que uma menina não precisa se sentir ameaçada ou abandonada apenas porque não correspondeu às expectativas do garoto. Se ele deixar de conversar com a menina porque foi rejeitado, ela não é a culpada. Ela não é obrigada a ceder ao que ele deseja, ela não precisa atender aos caprichos do garoto. É esse ensinamento que fica superficial na história, faltou um pouco mais de cuidado na maneira de apresentar e discutir.

Mesmo assim, e em quase sua totalidade, ENTRE 3 MUNDOS é uma leitura deliciosa e divertida. Uma primeira parte passada na realidade, no dia-a-dia dentro do colégio, com todos os pequenos dramas comuns ao ambiente e às relações entre as crianças, para depois partir para duas outras partes totalmente incluídas na fantasia, em um novo mundo mágico e cheio de aventuras e novos conflitos. Há evidentes inspirações em Harry Potter, como a criança que pensa que é normal, mas na verdade possui poderes; um acontecimento importante que ela passou quando era bebê e que mudou seu destino; uma escola com aulas de magia; um mundo de pessoas normais separado de um mundo de pessoas com poderes; a personagem principal que possui segredos herdados de seus pais e que é protegida pelos professores, entre outros detalhes. Mas tudo está bem inserido na trama, nos personagens, e não chega a incomodar. Quando bem usadas, as inspirações em outras obras mais ajudam do que atrapalham. Aconselho a leitura, com algum cuidado, caso tenha 14 anos ou menos, e aproveite uma fantasia nacional que, finalmente, atinge grupos que normalmente são ignorados por tantos outros autores.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/08/10/entre-3-mundos-fantasia-nacional-deliciosa-e-inclusiva/

Gramatura Alta 10/08/2023

Rafael.Prearo 09/08/2023

Conheci a Lavínia através das redes sociais com suas aulas muito legais e fiquei curioso para ler seu livro. Gostei bastante e estou curioso para ler a continuação, a história é bem fluida com protagonistas sem esteriótipos convencionais, espero que caia esse reinado hahaha

it's camis here 31/03/2023

Entre 3 mundos
Eu tava com muita expectativa para esse livros,e posso dizer que todas elas foram atendidas.
A mistura de romance, aventura e mistério me deixou muito concentrada na história.
Os personagens são incrivelmente bem construídos. Suas decisões na história mostram muito sobre eles.
Eu amei muito o livro e me apaixonei pela história. A maneira de que a todo momento a história tinha uma reviravolta me deixava com mais vontade de ler.
PRECISO DOS OUTROS DOIS LIVROS !!!!!