Batman: Gotham 1889

Batman: Gotham 1889 Mike Mignola

Resenhas - Gotham City 1889

Luiz595 04/03/2024

Deixou a desejar
Não tem muito o que dizer sobre essa edição, acredito que faltou um pouco de peso para o plot do Jack Estripador, um pouco de mistério sobre a identidade dele (que foi descoberta em 2 páginas de investigação do Batman) e um final mais recompensador.

A continuação dessa história com o Mestre do Futuro foi bem tedioso, achei o vilão muito caricato e desconectado daquela realidade antiga de Londres.

Parecia até uma sátira, por mais que as soluções encontradas foram criativamente utilizadas com um pé no chão.

Claudinei 31/08/2023

Mais uma versão do Homem Morcego
O selo “Elseworlds” da DC Comics pelo fato de o roteirista ter liberdade de criação sem se prender as amarras cronológicas dos personagens talvez seja uma das linhas mais memoráveis da editora, e sem dúvida alguma o Homem Morcego é um dos personagens que mais tem histórias de suas versões alternativas.
Brian Augustyn entre os anos de 1989 e 1991 teve a oportunidade de escrever dois contos do Batman transpondo sua origem ao final do século XIX, reunidas aqui nesse encadernado intitulado Gotham 1889.
A primeira história, que dá nome ao encadernado, é desenhada pelo conhecido Mike Mignola e seu traço característico é logo identificado, é mais uma versão da origem do vigilante de Gotham. Após a tragédia ocorrida com seus pais, Bruce Wayne viajou o mundo adquirindo conhecimentos e habilidades que lhe permitiriam descobrir o criminoso culpado por tal evento e coloca-lo atrás das grades, ao retornar a Gotham anos depois, chega junto com ele um famoso serial Killer, procurado pela polícia de Londres que pratica os mesmos crimes contra mulheres em Gotham, levando Bruce a assumir a identidade do Homem Morcego a fim de detê-lo, porém as suspeitas logo recaem sobre o assombroso vigilante que surge na noite e posteriormente sobre Bruce, que agora precisa por em pratica o conhecimento adquirido para ter sucesso onde a Scotland Yard e a polícia de Gotham fracassaram, isso com literalmente a “corda no pescoço”. Apesar de ter gostado da arte, achei o roteiro um pouco mais fraco, antes da metade da história eu já havia sacado quem de fato era o vilão.
A segunda história meio que remete a Cavaleiro das trevas, o Batman já não atua a algum tempo em Gotham, uma vez que a cruzada do vigilante foi um sucesso e a criminalidade diminuiu, isso faz com que Bruce “aposente” o manto do morcego, porém essa aposentadoria é interrompida quando um lunático intitulado Mestre do futuro ameaça a cidade caso o prefeito prossiga com a ideia de uma feira para prepara-los para a chegada do século XX, alertando-os dos perigos do progresso e da industrialização. Bruce percebe o quanto o Batman ainda é necessário e precisa novamente ir em auxilio da cidade enfrentando o vilão para dar fim de seus planos e de quem quer que esteja lhe dando apoio. Tanto o roteiro, quanto a arte do uruguaio Eduardo Barreto me agradaram mais do que a primeira.
Gotham 1889 já teve adaptação em 2018 em animação, dirigida por Sam Liu, não cheguei a assistir, mas pelo trailer pude perceber algumas mudanças, provavelmente na adaptação eles tenham alterado o roteiro pra funcionar melhor em outra mídia, está nos meus planos assistir em breve. Quanto ao gibi em questão é garantido um bom entretenimento, ainda mais aos fãs do Batman que gostam dessas versões alternativas do herói.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Neto 19/08/2023

As ilustrações são lindas, gostei do tom da história
Não ficou esteriotipada, é interessante ler histórias do Batman de época

Mr.Sandman 05/07/2023

Batman das antigas...
Esse gibi possui uma premissa interessante mas que foi mal aproveitada. Por mais que a arte de Mike Mignola (arte finalizada pelo majestoso P. Craig Russel) e de Eduardo Barreto sejam maravilhosas e tenham traduzido muito bem Gotham City para o passado, fica a amarga sensação de que nada se conquistou com isso. O roteiro é bem mediano e tenta ser espertinho ao conectar o Batman com figuras histórias e referenciar momentos chave da história do morcego. Infelizmente, não tem impacto algum. Perde-se a chance de adaptar vilões icônicos, até mesmo pelo apelo estético, e de criar confrontos nesses trajes antigos e talvez com estilos de luta diferentes. As duas histórias tem roteiros fracos, mas a segunda é de dar asco. Ô história ruim, funciona como excelente sonífero.
É um gibi fraco que funciona mais pela arte do que qualquer outra coisa. Gostei do visual desse Batman e acho que poderia render boas histórias nessa versão alternativa...porém, infelizmente, não é aqui que elas serão encontradas.

felipe.marinho.9210 09/04/2023

Batman 1889
Uma obra que desperta bons momentos de leitura, ambientada 100 atrás, em uma Gotham do passado nós deparamos com uma ótima junção de arte e roteiro, que mescla aspectos de intermídia com a presença dos jornais e cartas e um intertexto com toda a investigação e cobertura da mídia londrina no caso de Jack, o Estripador. Um bom quadrinho de investigação e detetive e que mergulha bem no mente do homem morcego, ainda que de forma breve, e o desloca muito bem no tempo causando no leitor a sensação de que o século XIX combina com a esfera da cidade e do próprio personagem, ou seja, uma boa leitura do Batman e as referências que constroem o personagem. E tudo isso em poucas páginas e feito de forma breve.

_Jorgeft 09/12/2022

Batman VS Jack Estripador e VS um Espanhol genérico...
Esperava mais das duas histórias que essa HQ compila. A primeira que conta a história do Batman contra o Jack estripador é bem ruim... Já a segunda consegue desenvolver uma trama mais interessante, mas acaba tropeçando em esteriótipos bem batidos hoje em dia. Num geral a arte de ambas é muito bonita, mas o roteiro em si é bem fraquinho... Levanta algumas discussões? Sim, mas bem poucas!

Fernando 25/10/2022

1998
História: a primeira história conta sobre o Bruce voltando pra Gotham dps de um treinamento na Europa e ao chegar se depara com assassinatos com os mesmos padrões do Jack o estripador e começa uma investigação para achar o assassino
Já a segunda história nos mostra que o prefeito quer fazer um grande evento na cidade porém aparece um extravagante vilão pra tentar acabar com tudo e o Batman vai tentar parar esse vilão

Arte: a primeira história é do desenhista que ficou famoso pelo Hellboy mignola e a pesar da narrativa sem muito boa não estou acostumado com o traço dele mas não é ruim
já na segunda é um outro desenhista que já me agrada bem mais

Pontos positivos: a história do início é bem legal trás lá um mistério e um assassino que realmente existiu no mundo real e fica bem interessante
já na segunda é algo mais clichê mas não é ruim é um estereótipo de vilão com seu plano e armas e o Batman tentando se opor a ele
inclusive com boas cenas de ação como a luta de espadas q foi rápido mas legal

Pontos negativos: primeiramente achei q a revelação do vilão da primeira história foi bem previsível poderiam caprichar um pouco no vilão a arte da história inicial não me pega muito principalmente comparado a segunda
já na segunda em alguns momentos eu senti q a história foi picotada como se o "diretor " restirasse cenas da história
talvez isso se deva pelas poucas páginas da história

Diego.Rates 18/07/2022

Uma história alternativa corrida, mas interessante
Com a premissa de um Batman atuando em uma Gotham Vitoriana, treinado por Sigmund Freud e perseguindo o lendário Jack, o Estripador, não tem como errar, certo? Bom... a história é muito fascinante, mas tudo acontece muito rápido, a ponto de não dar muito tempo de trabalhar melhor a narrativa e as reviravoltas. A arte é bonita, em alguns momentos nem tanto, alguns elementos e easter eggs são excepcionais, mas a sensação geral é de que poderia ser muito mais bem trabalhada.

Já a segunda parte da história, ainda na premissa de Gotham Vitoriana, mostra um Bruce já aposentado, dessa vez se degladiando contra um cientista louco que não quer que uma feira aconteça. Alguns elementos ainda são interessantes, mas a história é bem fraquinha, mesmo quando comparada com a obra anterior, que até é boa, mas bem corrida.

Milena - @milenayasmim_ 31/05/2022

Boa
Na edição tem poucas páginas não tem 120. É um gibi incrível, porém tem seus furos... Batman como sempre perfeito, a carta de Jack me deu arrepios.
Leia se você gosta do Batman e histórias de suspense, terror..

Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Proposta estranha para o Batman
Na minha opinião a ideia que está HQ trás não combina com o universo do Batman. Levar a realidade do homem morcego para o mundo de Jack o estripador é uma viagem da qual não gostei muito. Só recomendo caso queria ler tudo sobre Batman, mas para leitura casual existem histórias muito melhores.

Diego.Hazard 11/04/2022

Batman 1989
Introdução perfeita quem quer conhecer o cavaleiro das trevas, trazendo ele em um ano
Onde não havia tecnologia na época.
vi9fernanda 11/04/2022minha estante
Obrigada por ter me incentivado a ler ? é MT bomm

Luisa1033 10/02/2022

Batman
Não é ruim porém, nada memorável. A animação de Batman 1889 possuiu um roteiro melhor e mais interessante. A segunda trama é bem rasa.

Caio 14/12/2021

Muito desperdício
Uma trama fraca e genérica.
Batman como um dos personagens mais complexos e profundos da Dc Comics merecia uma história que respeitasse sua importância!
Uma Hq que transporta o Batman até o século XIX não consegue criar um clima de época.
A inserção do Jack estripador é vaga e não diz respeito a proposta da Hq.
Enfim,uma história rasa que poderia ser muito melhor mas que por preguiça se tornou um Sherlock Holmes vigilante genérico e sem graça.

Teu 05/11/2021

Se não é melhor pq termina
Um dos.melhores encardenados que tenho. É composto por duas histórias. Uma primeira do Jack stripador adaptado ao início de carreira do Batman e uma que acontece um ano depois. Foi muito bom de ver o Batman nesse tempo. O traço é ótimo. O roteiro tbm, não tenho do que reclamar. Só queria que fosse maior.