Batman: Gotham 1889

Batman: Gotham 1889 Mike Mignola

Resenhas - Gotham City 1889

Davi.Dallariva 29/10/2020

Batman no século XIX
Esta edição apresenta dois contos do Batman: Gotham 1889 (originalmente publicada em 1989) e Mestre do Futuro (1991).

Gotham 1889, escrita por Brian Augustyn e ilustrada por Michael Mignola e P. Craig Russell, apresenta uma versão alternativa de Gotham, a cidade do Homem-Morcego, ambientada no século XIX.
Nesta história, Jack, o estripador, após cometer vários assassinatos em Londres, parte para Gotham, onde tenta incriminar Bruce Wayne. Condenado, cabe a Bruce utilizar suas habilidades como detetive para desvendar o mistério e provar sua inocência.
O roteiro é muito bom e a arte de traços rígidos e cores chapadas é perfeita para a proposta. Este quadrinho é muito mais um conto de detetive do que um gibi de super herói.

A sequência, Mestre do Futuro, do mesmo autor, se passa no mesmo universo da primeira história.
Aproximadamente um ano depois, Bruce havia deixado de lado a atuação como Batman. Porém, uma nova ameaça a Gotham - um vilão que planeja atear fogo em toda a cidade - acaba trazendo o vigilante de volta.
As ilustrações de Eduardo Barreto são excelentes, com muitos detalhes e belos traços. É uma boa sequência para o primeiro conto.

No geral, esta é uma edição muito interessante. Porém, faz sentir certa falta de outros personagens clássicos das HQs do Batman, já que os únicos que aparecem são Alfred Pennyworth e Jim Gordon. Ao mesmo tempo, fica o gosto de "quero mais", pois ainda haveria espaço para esta versão do Morcego ser explorada em outras tramas.

leandrobuas 13/11/2020

Desenhos muito bons, narrativa deixa a desejar...
COMO SERIA a GOTHAN CITY DE MAIS DE CEM ANOS ATRÁS? Em uma era repleta de mistérios e superstições, como o povo de Gotham reagiria a uma estranha criatura da noite, um vigilante trajado de morcego, temido tanto por criminosos quanto pelos inocentes? Parte desse povo viveria aterrorizada. Outra, tocaria sua vida tranquilamente. Somente um homem ignoraria a situação um homem com um único e obsessivo interesse. Seu nome? Ninguém sabe com certeza. A maioria o conhece simplesmente como Jack. Jack, o EstriPador. BATMAN: GOTHAM 1889 traz o clássico conflito entre o Homem-Morcego da Era Vitoriana e o Açougueiro de Whitechapel, ao lado de sua aclamada sequência, Batman: Mestre do Futuro, na qual o Cavaleiro das Trevas encontra um enlouquecido visionário determinado a impedir que Gotham City adentre o século 20. Uma mistura inesquecível de história, fantasia, ficção científica e ação, cortesia dos criadores Brian Augustyn, Mike Mignola, P. Craig Russell e Eduardo Barreto. (A Tale of Batman: Gotham by Gaslight, Batman: Master of the Future) Edição encadernada.

Tamires 07/04/2021

Recomendado pra quem gosta de histórias passadas nos 1980's, em especial para aqueles que se interessam por enredos com Jack, o Estripador.

Claudinei 31/08/2023

Mais uma versão do Homem Morcego
O selo “Elseworlds” da DC Comics pelo fato de o roteirista ter liberdade de criação sem se prender as amarras cronológicas dos personagens talvez seja uma das linhas mais memoráveis da editora, e sem dúvida alguma o Homem Morcego é um dos personagens que mais tem histórias de suas versões alternativas.
Brian Augustyn entre os anos de 1989 e 1991 teve a oportunidade de escrever dois contos do Batman transpondo sua origem ao final do século XIX, reunidas aqui nesse encadernado intitulado Gotham 1889.
A primeira história, que dá nome ao encadernado, é desenhada pelo conhecido Mike Mignola e seu traço característico é logo identificado, é mais uma versão da origem do vigilante de Gotham. Após a tragédia ocorrida com seus pais, Bruce Wayne viajou o mundo adquirindo conhecimentos e habilidades que lhe permitiriam descobrir o criminoso culpado por tal evento e coloca-lo atrás das grades, ao retornar a Gotham anos depois, chega junto com ele um famoso serial Killer, procurado pela polícia de Londres que pratica os mesmos crimes contra mulheres em Gotham, levando Bruce a assumir a identidade do Homem Morcego a fim de detê-lo, porém as suspeitas logo recaem sobre o assombroso vigilante que surge na noite e posteriormente sobre Bruce, que agora precisa por em pratica o conhecimento adquirido para ter sucesso onde a Scotland Yard e a polícia de Gotham fracassaram, isso com literalmente a “corda no pescoço”. Apesar de ter gostado da arte, achei o roteiro um pouco mais fraco, antes da metade da história eu já havia sacado quem de fato era o vilão.
A segunda história meio que remete a Cavaleiro das trevas, o Batman já não atua a algum tempo em Gotham, uma vez que a cruzada do vigilante foi um sucesso e a criminalidade diminuiu, isso faz com que Bruce “aposente” o manto do morcego, porém essa aposentadoria é interrompida quando um lunático intitulado Mestre do futuro ameaça a cidade caso o prefeito prossiga com a ideia de uma feira para prepara-los para a chegada do século XX, alertando-os dos perigos do progresso e da industrialização. Bruce percebe o quanto o Batman ainda é necessário e precisa novamente ir em auxilio da cidade enfrentando o vilão para dar fim de seus planos e de quem quer que esteja lhe dando apoio. Tanto o roteiro, quanto a arte do uruguaio Eduardo Barreto me agradaram mais do que a primeira.
Gotham 1889 já teve adaptação em 2018 em animação, dirigida por Sam Liu, não cheguei a assistir, mas pelo trailer pude perceber algumas mudanças, provavelmente na adaptação eles tenham alterado o roteiro pra funcionar melhor em outra mídia, está nos meus planos assistir em breve. Quanto ao gibi em questão é garantido um bom entretenimento, ainda mais aos fãs do Batman que gostam dessas versões alternativas do herói.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Junio 05/05/2020

Amo gibs
Adorei ler meu primeiro gibi depois de adulto kkkk, nao conto como aquela leitura mas pra quem ta começando as 3.0 quase ta bom kkk
Andy.Vieira 05/05/2020minha estante
Estou amando te acompanhar

Junio 05/05/2020minha estante
Bora continuar kkk próximo Sherlock Kkkk

Milena - @milenayasmim_ 31/05/2022

Boa
Na edição tem poucas páginas não tem 120. É um gibi incrível, porém tem seus furos... Batman como sempre perfeito, a carta de Jack me deu arrepios.
Leia se você gosta do Batman e histórias de suspense, terror..

Guilherme.Ribeiro 16/01/2021

Batman + Romance de época = muito bom!
Como um apaixonado por tramas que se passam em 1800, achei essa história muito boa. O volume reúne dois contos, admito que o segundo foi muuuito superior ao primeiro, tanto em arte quanto enredo! Ainda assim, um ótimo exemplar para se ter na coleção!

Flávio 20/08/2013

[Resenha] Batman: Gotham City 1889 - Vortex Cultural
Gotham City 1889 foi lançada pela editora Abril em 1990 e foi a primeira história publicada pelo Elseworlds (Túnel do Tempo), que colocava seus personagens clássicos em outras realidades. E que personagem melhor do que Batman para inaugurar esse selo? Ainda mais sendo essa história ambientada na Inglaterra Vitoriana e trazendo como vilão ninguém menos que o maior serial killer que o mundo já teve: Jack, o Estripador. Por que não colocar o maior detetive do mundo para enfrentá-lo?

Essa foi a ideia de Brian Augustyn, roteirista de 1889, ao desenvolver essa história. Apesar da premissa ser algo que poderia ser extraordinária se bem desenvolvida, o roteiro não traz uma grande narrativa ao melhor estilo detetivesco escrito por nomes como Conan Doyle, Allan Poe, Simenon ou Agatha Christie; Augustyn consegue escrever uma plot “redonda”, com um ótimo argumento e colocando o Homem-Morcego em um ambiente propício para suas histórias investigativas.

A trama relata um período logo após os crimes cometidos por “Jack”, um assassino brutal que em 1888 assombrou Londres com seus assassinatos, que após sair impune de todos eles, decide buscar outro local para cometer suas atrocidades e cruza o Atlântico, onde encontra Gotham City. Uma cidade decadente, o cenário perfeito para seus novos crimes.

No mesmo ano, 1889, conhecemos uma figura mítica que se veste como um morcego e se torna o alvo dos noticiarios junto com o assassino. A grande sacada é justamente essa, traçar uma analogia entre elas, e é o que acontece para os habitantes de Gotham e leitores das manchetes de jornais, pois ambos são confundidos como um só, o cruzado mascarado e o assassino vil são consideradas a mesma pessoa para eles e não demora muito para que um inocente seja condenado por crimes que não cometeu.

Temos um roteiro simples mas muito bem amarrado por Brian Augustyn, que além de tudo inunda a HQ de referências steampunk, da própria mitologia do morcegão e da própria época em que foi ambientada, o que só ajuda a enriquecer a obra.

E o que falar da arte?

Mike Mignola, ainda um iniciante no mercado de quadrinhos mas já mostrando a que veio, faz um trabalho gráfico de elevar esta HQ a um novo patamar, que sem dúvida seria muito inferior sem a narrativa visual dele. Para os leitores de comics, não tem quem não conheça o traço de Mignola hoje em dia, mas na época o único grande trabalho dele era Odisséia Cósmica, mas com Gotham 1889 foi onde o devido reconhecimento chegou. A ambientação da história colabora e muito para Mignola deixar sua assinatura soturna com seus traços firmes e composição sóbria de seus personagens e da arquitetura gótica de Gotham. É claro que seu trabalho não seria o mesmo sem a arte-final de Craig Russel e as coloração de David Hornung, que deixam aquela “cereja no bolo”, abusando de tons frios em toda HQ, casando perfeitamente com o estilo do desenhista.

Batman parece estar em seu habitat natural, e ao ler a HQ chegamos a pensar se ele não deveria continuar no século 19 em vez dos tempos atuais. A combinação do personagem, tempo em que vive e a própria cidade é tão forte, que as suas histórias atuais simplesmente deixam de fazer sentido se comparadas (essa é a hora em que as pedras são jogadas).Gotham City 1889 é sem dúvida alguma uma HQ de sutileza, seja ela no roteiro, desenhos, ou no trabalho de cores, pois cada um desses artistas deixam um pouco de si, apesar de o roteiro não ser algo imperdível, é bem escrito e prende a atenção de quem lê.

Um ponto que deve ser comentado é a tradução da HQ, que enquanto lá fora a obra foi lançada como Gaslight, traduzindo seria ”à luz de gás”, e por aqui chegou como Gotham City 1889. A tradução não é ruim, mas perde outra sutileza que a obra teria, Gaslight é como são conhecidos alguns romances do gênero Steampunk, e apesar de não ser uma HQ que faz referência direta a essa vertente (pois não temos uma tecnologia típica do gênero na obra), toda a ambientação típica está lá, e não podemos esquecer que sua continuação Batman: Mestre do Futuro é uma HQ steam sim, mas isto é outra estória.

Se toda série Elseworlds tivesse acertado como aqui, estaríamos repletos de boas histórias, uma pena que nem sempre temos artistas talentosos como é o caso dessa HQ.

site: http://www.vortexcultural.com.br/quadrinhos-e-hqs/resenha-batman-gotham-city-1889/

Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Proposta estranha para o Batman
Na minha opinião a ideia que está HQ trás não combina com o universo do Batman. Levar a realidade do homem morcego para o mundo de Jack o estripador é uma viagem da qual não gostei muito. Só recomendo caso queria ler tudo sobre Batman, mas para leitura casual existem histórias muito melhores.

Mr.Sandman 05/07/2023

Batman das antigas...
Esse gibi possui uma premissa interessante mas que foi mal aproveitada. Por mais que a arte de Mike Mignola (arte finalizada pelo majestoso P. Craig Russel) e de Eduardo Barreto sejam maravilhosas e tenham traduzido muito bem Gotham City para o passado, fica a amarga sensação de que nada se conquistou com isso. O roteiro é bem mediano e tenta ser espertinho ao conectar o Batman com figuras histórias e referenciar momentos chave da história do morcego. Infelizmente, não tem impacto algum. Perde-se a chance de adaptar vilões icônicos, até mesmo pelo apelo estético, e de criar confrontos nesses trajes antigos e talvez com estilos de luta diferentes. As duas histórias tem roteiros fracos, mas a segunda é de dar asco. Ô história ruim, funciona como excelente sonífero.
É um gibi fraco que funciona mais pela arte do que qualquer outra coisa. Gostei do visual desse Batman e acho que poderia render boas histórias nessa versão alternativa...porém, infelizmente, não é aqui que elas serão encontradas.

Teu 05/11/2021

Se não é melhor pq termina
Um dos.melhores encardenados que tenho. É composto por duas histórias. Uma primeira do Jack stripador adaptado ao início de carreira do Batman e uma que acontece um ano depois. Foi muito bom de ver o Batman nesse tempo. O traço é ótimo. O roteiro tbm, não tenho do que reclamar. Só queria que fosse maior.

CarvalhoAle 10/07/2020

Uma estória do Homem-Morcego
Contando com duas histórias, situadas há 2 séculos, o mito do "Homem-Morcego" nunca fez tanto sentido; toma um contexto muito interessante e mais verossímil com a realidade que o universo sustenta.

Apresenta uma estória de origem do Batman que envolve personagens históricos em seu treinamento (um toque muito divertido, que lembra Forest Gump) e como o homem por trás da máscara evoluiu de uma vingança pessoal para o vigilante de Gotham.

Os desenhos são muito bem coloridos, principalmente no primeiro volume, criando uma atmosfera que encaixa muito bem com a trama.
Joel R. 10/07/2020minha estante
E é uma estória do Mike Mignola, criador do Hellboy neh ? Então pode esperar uma piração ... Vou colocar nos meus desejos de leitura ! ?

Diego.Hazard 11/04/2022

Batman 1989
Introdução perfeita quem quer conhecer o cavaleiro das trevas, trazendo ele em um ano
Onde não havia tecnologia na época.
vi9fernanda 11/04/2022minha estante
Obrigada por ter me incentivado a ler ? é MT bomm

Teixeira 23/10/2020

Gotham 1889
Histórias medianas. A primeira sobre Jack, o estripador, é bem interessante e surpreende no final. Já a segunda mostra a necessidade da cidade em relação a volta do morcego.

Emanuel 10/05/2021

Batman: Gotham 1889
O que aconteceria se o maior detetive dos quadrinhos estive frente a frente com o serial killer mais famoso de Londres? Essa é a trama principal do oneshot publicado nesse encadernado da Panini.

No primeiro capítulo, após voltar de Londres, Bruce Wayne acaba sendo acusado pelo assassinato de várias mulheres através do serial killer apelidado de Jack, O Estripador.
Agora o Homem-Morcego irá tem que desvendar o maior caso de serial killer da história.
Com arte e cores das lendas Mike Mignola e P. Craig Russell, essa história é um deleite para os olhos. O roteiro também é ótimo, porém não espere algo muito complexo. A história possui ótimas referências da era vitoriana, do caso do açougueiro de White Chapel e uma trama simples, porém muito divertida.

Em seguida, no mesmo encadernado temos a sequência lançada posteriormente.
Anos após o capítulo anterior, quando o prefeito de Gotham tenta realizar uma feira tecnológica, um novo vilão entitulado Mestre do Futuro aparece para causar balbúrdia. Assim o morcegão tem que salvar o dia novamente.
Essa continuação não sai perdendo pra anterior em questão de arte, porém conta com um roteiro fraco demais. A motivação do inimigo é péssima e a trama é muito pouco trabalhada. O roteiro até entrega uma explicação no final, mas nada que consiga justificar o péssimo andamento.

Por fim, o encadernado é muito bonito, com um acabamento em capa dura e arte impecável, porém entrega histórias pouco memoráveis. A leitura acaba valendo pela beleza e pela ideia em si.