A Ferrovia do Diabo

A Ferrovia do Diabo Manoel Rodrigues Ferreira

Resenhas - A Ferrovia do Diabo

Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

No final do século xlx e início do século xx ,construir uma estrada de ferro no Brasil já era um desafio. Construí-la em meio a selva amazônica era uma verdadeira epopéia . A estrada de Ferro Madeira-Marmoré foi um projeto ambicioso que consumiu uma soma de dinheiro equivalente a 28 toneladas de ouro e centenas de vidas humanas .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8506044766

Mota 20/11/2022

A morte no campo de trabalho
Extraordinário esse livro, relatos de pessoas que viram à morte de perto no momento da construção da ferrovia, uma leitura com puro detalhe s de sofrimento causado ao homem, fiquei totalmente comovido em saber às dificuldades passadas por eles, às mortes diárias, o medo do desconhecido na selva e o destino obscuro, tudo isso nesse livro!

Tiago Queiroz 09/03/2021

Um livro interessante e bem escrito
A obra conta toda a saga da construção da ferrovia Madeira-mamoré, uma empreitada onerosa e arriscadíssima no coração da Amazônia, que custou a vida de milhares de trabalhadores.
O texto é muito bem escrito e a história é completa, vai desde as primeiras tentativas fracassadas até a ferrovia final cuja construção foi levada a cabo por Percival Farquhar.
O autor fala ainda das motivações da obra, dos obstáculos e reveses na floresta, como doenças e chuvas torrenciais, o custos, ele desmente mitos e lendas e mostra o triste fim da ferrovia que hoje está abandonada.
Se você tem interesse em conhecer essa história, este é o livro definitivo.

Hannah 01/06/2012

Estrada de Ferro Madeira Momoré
A Ferrovia do Diabo é um livro histórico que narra com exatidão de detalhes a saga de construir em plena floresta amazônica uma ferrovia, a qual teria o proposito inicial de escoar a produção de látex da Bolívia, pelo menos é isso que pensamos. Livro escrito pelo jornalista, Manoel Rodrigues,que teve acesso a um belo acervo de fotografias,e negativos, registrados durante a construção da ferrovia. Manoel Rodrigues se dedica a contar o que ainda não sabemos sobre a construção, o sofrimento dos trabalhadores, o fim trágico de uma empreiteira, as disputas entre engenheiros para poder tomar a frente este projeto e depois o próprio fracasso deles.
Livro de leitura media (dependendo da versão que se lê, a 1° edição é maravilhosa, pena que existem muitas cifras que é um pouco complicado de ler, principalmente quem não sabe ler cruzeiros ou cruzados),livro repleto de fotografias que ilustram as circunstancias da construção da ferrovia o que ajuda o leitor a ter uma visão clara da vida naqueles dias.
Por que Ferrovia do Diabo?
No prefácio do livro Manoel Rodrigues explica por que escolheu este titulo para o livro, de acordo com ele a escolha se deve as lendas que surgiram em torno da construção pois muitos trabalhadores morriam, como disse um médico da época "homens morriam como moscas", as pessoas então começaram a dizer que ali pairava um espirito maligno que lhes impediam de terminar a construção da ferrovia, de acordo com historiadores cerca de 20.000 pessoas morrem ali, durante as tentativas de construção e a sua construção de fato, neste numero não se da para saber se incluíam só os trabalhadores contratados ou também índios que moravam ao redor da ferrovia, por fim as cachoeiras que precisavam ser contornadas tinham nomes sugestivos como caldeirão do inferno e garganta do Diabo, com tudo isso o nome não podia ser outro...
Em 2012 a EFMM completa 100 anos desde seu termino e sua historia está se perdendo debaixo da terra e consumida pela ferrugem, esta estrada não funciona mais, no entanto para quem mora nesta região e conheceu o 'Maria Fumaça' de verdade(nome dado a locomotiva) sabe que cada dormente dessa ferrovia representa a vida de um trabalhador, diz-se por aqui(Rondônia) que estes trabalhadores que morreram na construção compraram uma passagem vitalícia no 'Maria Fumaça' com as próprias vidas.

Vale a pena a leitura deste livro quer você morem na região norte, ou em outra parte do país, é um livro que mostra com exatidão as deficiências do governo brasileiro em relação a certas decisões e mostra um norte com desafios, com belezas e com pessoas quer sejam nativos quer imigrantes derrubando de vez com o preconceito e a discriminação.

Leonardo 22/08/2011

O Brasil de Ontem,
Muito semelhante com o de Hoje

Corrupção e afins,

Muito bom, ficou fora de catálogo por muito tempo, o exemplar que eu comprei em um Sebo, com muita custa!!!

Até
Diego.Ferreira 24/12/2016minha estante
Senhores Boa noite.
Não estou conseguindo ler em PDF, e ja procurei para comprar e não encontro... Como faço paraler está obra?

Tiago Queiroz 14/12/2020minha estante
É só comprar na Estante Virtual.