Poeira de Estrêlas

Resenhas - Poeira de Estrelas

1 | 2 | 3 | 4

Rafa 05/10/2023

Um tropeço de Asimov
Poeira de estrelas é mais um com a marca indelével do Asimov. Isso por si só já atesta a qualidade da escrita, mas é preciso admitir que a narrativa fica um degrau abaixo do restante de sua obra.

O início do livro é o menos chamativo possível. Apesar de iniciar com um mistério e uma certa ação, falta profundidade e demora um pouco até criarmos uma conexão com os personagens.

Passado esse início turbulento, porém, o livro segue um ritmo bastante interessante. O romance é incomodo pela falta de desenvolvimento, mas depois de Bailey e Gladia na quadrilogia dos Robôs, não espero muito do autor nesse aspecto. Evitemos anacronismos. Asimov é um homem dos anos 1920, por mais progressista que suas obras sejam, é impossível uma pessoa não ser um produto de seu tempo em algum nível, então...

O que realmente é intragável no livro é o último parágrafo. Perdi totalmente a simpatia pela história

Clarissa 03/09/2023

O livro me prendeu do início ao fim. Gostei do desenvolvimento dos personagens, inclusive da personagem feminina, o que é um grande avanço em se tratando do Asimov. Só a última revelação me incomodou um pouco, porque eu achei que deu ares de um jingoísmo desnecessário para a grandeza da obra do Bom Doutor. Mas, como sempre, o contexto histórico da época em que o livro foi escrito autoriza a passada de pano aqui.

Ni 19/08/2023

Amo Asimov e todo o universo da fundação, porém não dá para dizer que esse livro e tão impactante ou memorável como os outros livros. Tem o seu padrão de narrativa e escrita Asimov, mas definitivamente não é o melhor, assim como os outros dois.

andreiaflores 15/07/2023

Espetacular como tudo que Isaac Asimov escreve. A mente brilhante desse escritor te leva a mundos inimagináveis, faz viver aventuras empolgantes em meio as estrelas. Rumo ao império galáctico.

Paulo.Gustavo 11/06/2023

Bem...
Dos livros que eu li do Asimov, esse foi o mais aquém de todos, não esperava que o bom doutor fosse manter o ritmo de qualquer forma, afinal de contas, são muitos livros haha
É um livro bem escrito isso não da pra negar, porém o enredo e personagens não são muito memoráveis, não curti o final, mas não quero da spoiler do porquê rs

Erich 08/06/2023

Na linha do tempo, a história se passa em um período onde o planeta Terra ainda existe e sua posição histórica como planeta de origem não é tão desacreditada (mas seria isso uma posição no tempo ou seria uma questão dos mundos abordados?). Parece se passar antes de "As correntes do Espaço".

A trama envolve alguns pontos interessantes

- Uma batalha de egos dedutivos. Somos apresentados a três personagens bem inteligentes e que planejam bem suas ações: Biron Farril, o comissário Aratap e o autocrata de Lingane.
- Alguns ganchos de dúvida são apresentados para serem respondidos ao longo da trama:
-- Que importante documento é esse que o pai de Biron Farril desejava encontrar no planeta Terra? O que o torna tão importante?
-- Quem matou o pai de Biron Farril e por que?
-- Planeta rebelião? Ele existe? Onde ele está? Quem comanda ele?

- Uma apresentação detalhada dos conceitos de viagem espacial que permeiam a obra de Asimov. Não recordo de ver isso tão bem explicado nos outros livros, de modo que este se torna uma obra interessante como preparação para outros livros do autor.

- A questão da "maturidade política" dos mundos sendo conquistados. Aqui Asimov faz uma reflexão interessante utilizando a história da própria Terra. Enquanto as civilizações no planeta ainda tinham espaço para expansionismo, elas eram "imaturas" -- no sentido de ter governos voltados à exploração pura e simples e majoritariamente com ditaduras e sistemas equivalentes. Quando as civilizações ocupam o planeta de um modo crítico, começa a existir uma pressão para uma solução mais sensata, o que daria origem a sistemas de governo mais "maduros" -- no sentido de a população ter voz e os conflitos serem reduzidos. Asimov projeta isso para a galáxia, enquanto sempre existirem mundos a se conquistar os governos mundiais serão imaturos.

Um trabalho maravilhoso, que complementa a genial obra de Asimov (que percorre dos robôs ao império galáctico). "Se a verdade não o convencer agora, os acontecimentos farão isso mais tarde".

João 06/06/2023

Um livro cheio de reviravoltas impressionantes!
NÃO CONFIEM EM QUEM CRITICA DE UM MODO RUIM ESTE LIVRO!! Para começar, eu daria 4 estrelas neste livro. Porém, as vinte últimas páginas garantiram mais uma estrela. Eu indico esse livro para todos que gostam de uma ficção científica cheia de jogos políticos, manipulação e plot twists. Antes, eu achava que esse livro era um ficção habitual, mas provou muito além disso!

Contém um romance. E achei muito bem trabalhado visto que o livro NÃO É DE ROMANCE. Amei MUITO???????????

Marcos774 25/05/2023

Bem na vibe de Fundação
Esse livro aqui já começava a mostrar os aspectos que o Asimov aprimorou na saga Fundação. As intrigas políticas, os romances, os personagens e o desenrolar da história, tudo é bem parecido com as tramas da saga subsequente.

É um excelente livro em todos os aspectos, e agrega muito bem ao universo do Asimov. Com certeza vale a pena a leitura.

Larissa.Herbsthofe 15/05/2023

Como faz parte de uma trilogia, achei que seria uma continuação direta de Pedra no céu, mas como sempre Asimov surpreende e foi bem interessante esse livro, gostei e logo leio o último ?

Chelsea.Archer 03/05/2023

Seguimos com Asimov
A leitura foi bem lenta depois da Saga dos Robôs onde existia sempre a expectativa do que aconteceria a cada capítulo. No caso dessa obra achei tudo meio arrastado e o plot final foi um tanto frustrante.

Entendo que existiam diversos pontos a serem considerados no contexto da época em que foi escrito, porém de todos do Asimov achei o livro mais fraco.

Agora é continuar pois ainda tem mais um livro dessa trilogia e em seguida entraremos na Fundação.
Rodrigo.Macedo 18/05/2023minha estante
O último q li foi Robôs e Império. Devo ler Poeira de Estrelas em seguida?

Chelsea.Archer 18/05/2023minha estante
Oi Rodrigo. Estamos fazendo uma LC de Asimov e após Robôs e Império lemos As Correntes do Espaço, Poeira de Estrelas e agora em Maio lemos Pedra no Céu. Em Junho mergulharemos em Fundação. ?

Eita

Chelsea.Archer 18/05/2023minha estante
Mas a trilogia do Império Galáctico é bem tranquila. Os três livros são independentes então a gente pode ler na ordem que quiser. ?

Rodrigo.Macedo 18/05/2023minha estante
Preciso começar a trilogia do Império Galáctico pra já.

Obrigado pelas dicas

marcelo.mva 24/04/2023

Segundo livro da trilogia "Império Galáctico", em "Poeira de Estrelas", de Isaac Asimov, podemos notar alguns elementos que, a meu ver, tornaram "A Fundação" um sucesso:
- presença de personagens com personalidade fortemente desenvolvidas;
- presença de heróis improváveis, praticamente casuais e mundanos;
- sequências de ação frenéticas, como estamos acostumados a ver em filmes populares;
- elegantes explicações científicas, didáticas, sem ser exageradamente técnicas;
- o autor arrisca-se a fazer previsões tecnológicas séculos à frente, bastante plausíveis considerando a época em que o livro foi escrito. Algumas vezes, evidentemente, paga um preço caro e a história parece "datada" demais, o que prejudica a narrativa; mas isso é esperado nesse tipo de obra.
- utilização de "viradas de narrativas" (plot twists) para fechar o enredo;
Vale para os fãs.

1 | 2 | 3 | 4