Poeira de Estrêlas

Poeira de Estrêlas Isaac Asimov

Resenhas - Poeira de Estrelas

1 | 2 | 3 | 4

Bernardo155 07/04/2023

Foco na ficção e não na cientifica
Para mim, os livros de Sci-Fi são assim, eu foco na ficção e não na parte cientifica, porque se tentar entender a parte cientifica nem ando no livro kkk
Adorei a parte de fuga e os plots, mas o final foi ruim, foi apressado e teve plot atrás de plot que pareceu que Asimov mudava de ideia sobre a história toda hora

Henrique Vaz Martins 27/03/2023

Um bom livro com personagens cativantes mas que mais uma vez evidencia a inaptidão de Asimov em criar uma atmosfera romântica. Mas mesmo com essa leve deficiência o enredo não fica em nada prejudicado

Raphael Trivelati 13/02/2023

Legal, mais não é dos melhores
A história tem um narrativa muito acelerada na segunda metade do livro. O autor faz muitas reviravoltas e em alguns momentos chega a ser confuso. A leitura vale a pena dentro do contexto do universo criado pelo Azimov, porém não chega ao mesmo nível da trilogia imperio.

Caio 30/01/2023

Razoável
A história no geral é interessante, mas achei a construção bem fraca. Não senti afinidade pelos personagens e do modo como agiam. O romance foi meio forçado demais, sem ter profundidade dos personagens. É um dos mais fracos do asimov, mas sendo o asimov ainda sim é leitura interessante a escrita, a forma como aborta as questões do espaço e toda a ciência das viagens espaciais e políticas interplanetárias.

Rafael 11/01/2023

Acho que o livro do Asimov que eu menos gostei, mas isso não quer dizer que é ruim. Segundo livro que eu leio da trilogia do império galático, e de forma geral posso dizer que a saga está um pouco abaixo da saga dos robôs. Cada vez mais ansioso pra chegar na saga da Fundação!

eu, eu mesma e os livros 22/11/2022minha estante
É, estou tendo uma experiência bem parecida com Menina má... Expectativas altas que muitas vezes não são atingidas. Mas fiquei refletindo se não era essa a real intenção do autor...De escrever um livro com uma narrativa não tão frenética, um pouco mais lenta efetivamente... Mas, enfim!
Vc deixou pra ler a trilogia nessa ordem mesmo? Quero muito me aventurar no universo de Asimov, mas como ainda não li nada dele, me sinto perdida.
Ah! E a resenha ficou sensacional!

Brujo 22/11/2022minha estante
Obrigado pelo elogio, Keli. Eu já sofri bastante com excesso de expectativas, pois raramente elas são atendidas, o segredo é tentar ter frieza e baixar esse hype.
Sobre a leitura das obras de Asimov, o recomendado cronologicamente falando é começar por "Eu, Robô", depois a trilogia dos robôs, trilogia do Império Galático e por fim a trilogia principal de Fundação. Ah, lembrando que de Fundação ainda tem os outros livros que expandem o universo.

Mas tudo isso é só uma sugestão de ordem de leitura. Se começar direto por Fundação não vai prejudicar o entendimento...

Jak Diniz 22/11/2022minha estante
Sua paixão por sci-fi é declarada e cada vez mais contagiante a cada resenha. Essa ficou sensacional!! Adoro seu jeito de escrever tentando ser imparcial

Brujo 22/11/2022minha estante
Obrigado, Jaque!!! ???

Jeferson 23/11/2022minha estante
Ótima resenha!
Também tenho essa dúvida se a versão recente ainda usa o termo "rancheiro".

Um aviso: Eu estava lendo o último livro da Fundação(Origens da Fundação) e lá é citado brevemente acontecimentos do livro Nemesis, recomendo a leitura dele antes de ler Origens da Fundação, pois explica os primórdios de um dos principais eventos em toda a saga.

Brujo 23/11/2022minha estante
Obrigado, Jeferson!!!
Vou atrás desse livro, fiquei interessado.

Jeferson 23/11/2022minha estante
Eu li na internet que Nemesis não fazia parte do universo criado pelo Asimov, inclusive ele mesmo deixa isso claro antes do livro começar, porém o livro foi publicado em 1989, e Origens da Fundação saiu 4 anos depois, ou seja, ele mudou de ideia e resolveu incluir o livro nesse grande universo dele.

Brujo 23/11/2022minha estante
Interessante!!!!

Wagner47 06/12/2022minha estante
Cara, depois de ter lido os livro da saga Império, você recomenda ler em ordem de publicação, ordem cronológica dos eventos ou não tem o menor problema ler tudo embaralhado.
Queria ler por ordem de eventos, mas meu TOC cronológico faz eu querer ler por ordem de publicação ?

Brujo 06/12/2022minha estante
Falando da saga Império, pode começar por qualquer um dos 3 livros, não fará nenhuma diferença no entendimento das histórias.

Clari.Monise 19/11/2022

O Asimov não foi feliz nesse livro. Toda a história da rebelião, do Biron, foi bacaninha mas não passou disso.
As revelações no final foram interessantes mas não empolgantes ???

Fernanda2477 15/11/2022

"Poeria de Estrelas" é o segundo livro da trilogia do Império Galáctico, e a ideia da história é bastante interessante, construída em cima de uma série de intrigas políticas que deixam o leitor curioso sobre quem realmente está do lado de quem. Os personagens não me conquistaram, exceto pelo Gillbret, e a história em si não prendeu tanto meu interesse como eu estava esperando. Apesar disso, gostei de como as coisas são concluídas ao fim do livro.

Quando vi as resenhas desse livro, fiquei surpresa de imaginar que fosse uma história fraca como grande parte das pessoas parece achar, já que sempre fico maravilhada com os livros do Asimov. Porém devo concordar que, até o momento, "Poeira de Estrelas" não se compara aos outros livros do autor que já li. Pretendo reler em algum momento do futuro, e então comparar minhas opiniões.

Vane Chase 30/10/2022

Talvez seja o pior livro do Asimov na minha opinião.
O plot é fraco e um tanto confuso, personagens superficiais como já me acostumei ser o estilo do autor. Mas o pior pra mim foi nem entender exatamente em que ponto da história do universo de fundação isso se passou ou de que forma isso foi relevante.
Nem consigo elaborar muito mais, pois apesar de ter lido rápido, não é o que eu consideraria um bom livro.

Gustavo Simas 16/10/2022

Título atraente e capa bonita que enganam
Quando vi a ilustração feita por Chriss Foss e capa do Pedro Inoue (além do título atraente) admirei "Poeira de Estrelas". No entanto é um dos livros mais fracos de Asimov.

Jornada de herói com romance sem química, protagonista sem carisma e demais personagens desnecessários. Uma aventura comum de ficção científica, uma space opera com trama novelesca sem grande profundidade, que serve mais pra somar na bibliografia com +500 livros de Isaac do que outro propósito.

Tem a vantagem de estar no universo asimoviano (compartilhando do espaço com Império de Trantor, Fundação e as histórias de robôs com Elijah Baley e Daneel Olivaw). Sendo assim é bacana que acaba nos transportando pra esse cosmo.

Cosmo esse que é muito mais interessante em outras obras do Bom Doutor.

Guilherme 15/10/2022

Fundação?
Esse é um baita livro de um dos nomes mais famosos da ficção científica, o Isaac Asimov. Temos mistérios, política, viagens espaciais e espionagem dignos da saga fundação.

Uma crítica que tenho que fazer a esse livro e muitos outros do autor e da época é a representatividade feminina decepcionante. Não existe nenhum motivo para que personagens centrais não sejam mulheres e, no caso desse livro, a única presença acaba sendo um clichê romântico característico da época do lançamento do livro, em 1951.

A história narra o começo da formação de estruturas governamentais galácticas. E começa em nosso querido planeta Terra. Em que um estudante, Biron Farril, filho do Rancheiro de Widemos, um governante do planeta que lhe dá título, sofre uma tentativa de atentado a sua vida. A partir daí, a história se desenrola por diversos planetas e descobertas, com direito a alguns plot twists.

Esse livro é legal para quem já conhece alguma obra de Asimov, principalmente a saga Fundação.

Caio.Victor 06/10/2022

Não existe muito do livro
Finalmente li um livro do Asimov que não foi essa "coisas toda". O personagem principal não foi bem desenvolvido, além de ser pouquíssimo carismático.

O livro começou "com tudo": mistério, ação... Mas a sensação que tive foi: houve um alongamento do livro pra tudo ser resolvido rapidamente.

Asimov manteve a sina de não conseguir desenvolvimento um romance atrativo.? Não recomendo ser a primeira leitura do Asimov!

@tigloko 30/09/2022

Genérico define bem
É, deu ruim. Uma hora ia ler um livro fraco do autor, fazer o que kkk.

Construção de personagens não é o forte do Asimov( as parte de romance então ?). Mas nesse aqui parece que estava no automático. Os personagens não são interessantes, o mais genérico possível. Até tentei me importar com eles mas não funcionou. O protagonista nem se fala, parecia um adolescente em vez de um adulto.

As partes de espionagem em si são legais mas não passa disso. Estava tão acostumado com tramas envolventes nos outros livros do autor que esse foi uma decepção nesse sentido. Tem umas reviravoltas na parte final mas eu já estava de saco cheio daquela história então não me empolgou em nada.

Pelo menos a leitura fluiu bem pois tem mais diálogos do que o normal para os livros do Asimov, acho que foi o mais fluido. Ou eu estava louco para acabar logo.

Enfim, não foi um bom início de trilogia. Torcendo para os próximos serem melhores.

Obs: Alguns dizem que esse é o primeiro da Trilogia Galáctica. Mas parece que não tem uma ordem específica para começar por serem histórias independentes.

SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER

Não consegui identificar as conexões com a Série dos Robôs, se é que tem alguma. Fora a parte da terra estar em parte radioativa, não encontrei mais nada. Não sei se vai conectar com Fundação mas até o momento é isso que foi apresentado.
Agnaldo Alexandre 04/02/2023minha estante
Na verdade, é considerado pelo Asimov como o 2º livro da trilogia. Sendo o primeira as correntes do espaço e o terceiro sendo pedra no céu.

@tigloko 05/02/2023minha estante
Entendo ?. Mas para mim não fez tanta diferença começar pelo segundo, já que as ligações entre eles são poucas, quase nulas.

Agnaldo Alexandre 08/02/2023minha estante
Não faz mesmo. Ele apenas colocou nesta ordem por conta do período em que ocorrem. Eu mesmo comecei pelo pedra no céu (827 era galática, que eu tinha de uma edição dos anos 80) pois era o que eu tive na época. E ele nem escreveu para ser uma trilogia (diferente da fundação), mas como eram conectados pelos mesmos temas e no mesmo universo, chamou de trilogia. Abraços

@tigloko 08/02/2023minha estante
Ahh verdade, faz sentido!!! Abraços ?

Dave.Christian 19/09/2022

Fiquei confuso rsrs
Uma trama ok mas sem muita ligação com o universo Fundação, a não ser o final que me deixou confuso um pouco quanto ao momento no timeline e a evolução da governança galática?

1 | 2 | 3 | 4