O Herdeiro do Leão

O Herdeiro do Leão Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Daiane574 19/03/2024

Dormi em mais da metade do áudio book.
Chegando nos últimos minutos pareceu interessante, agora vou ter que ouvir tudo de novo pra seguir pro próximo kkkk ?

Rodrigo 01/03/2024

Eu tô impressionado em como o Leonel pegou 3 RPGs galhofas e transformou nessa história incrível e trabalhada

Urisama 04/01/2024

Ótima continuação e com um "quê" de quero mais.
Como continuação da saga de Ruff Ghanor, este volume tem muitos pontos diferentes em relação ao seu antecessor.

O mais óbvio é o amadurecimento dos personagens, físico e mental.
Do estilo narrativo, a violência, os dramas e a escatologia crescem significativamente.

O encerramento, ainda que mais sutil que o primeiro livro, deixa entender que a saga ainda não foi concluída.

Laura1024 26/12/2023

O quanto eu senti ranço e ódio nesse livro não ta escrito. Não sei bem como passar pano, não da cara.
Tenho nem o que relatar, precusi ler o terceiro para formar minhas opniões. Mas o final é realmente chocante.

Ricardo Lopes 13/11/2023

Uma sequência épica e sombria
Estou adorando essa série. Esse segundo livro segue tão bom como o primeiro mas me pareceu mais sombrio e com mais consequências.

Novos personagens, mais profundidade do personagem principal e do mundo.

Ansioso por continuar

Andurin, o calvo 27/08/2023

Boa continuação
Achei esse mais interessante que o primeiro. Uma evolução natural da trama e com reviravoltas e acontecimentos épicos

Thiago 21/08/2023

O SOFRIMENTO É UMA ESCOLHA
Digo que o sofrimento é uma escolha... Do protagonista. Ruff Ghanor é extremamente poderoso, pode resolver tudo com graça e classe, mas escolhe fazer tudo do jeito mais difícil.

Em certos momentos, dá pra reparar que o autor se esforça pra fazer ele um ser falho que beira a ser forçado. Artur (do Cornwell) é uma aula de como fazer isso, e Ruff chega a dar raiva de suas escolhas que fazem todos a sua volta sofrerem.

No mais, é uma história concisa e muito bem escrita (apressada em alguns pontos, talvez mais umas 200 páginas explicassem algumas decisões) e com coadjuvantes BEM mais carismáticos que o personagem principal. Abraço pra Korin, Dunnius e Nicholas! ?

Thalezito 06/08/2023

O preço da coroa
Não consegui achar a versão física do romance, então me vi obrigado a ouvir um áudiobook pela primeira vez. Não é uma experiência muito ruim, mas eu ainda preferiria ler o livro físico.
Em relação ao conteúdo do livro, ele mantém a qualidade do primeiro da trilogia, com uma trama instigante e dramática, cheia de reviravoltas e traições. Um bom segundo livro no geral.

Sakurazuka 24/07/2023

O que o primeiro livro foi bom, esse não foi. Coloca muita coisa e não tem tempo para trabalhar com profundidade todos os elementos e faz resumos das coisas.
O protagonista tem atitudes controversas.

Jards 06/06/2023

O crescimento
Vemos o amadurecimento daquele garoto, suas alegrias e decepções. Tendo que confrontar que as coisas nunca são simples. Tomando decisões que vão segui-lo o resto da vida.

prof.vinic 06/06/2023

Uma continuação digna de ser lida!
Uma continuação épica, que embora seja o livro 2 de uma trilogia, tem começo, meio e fim. Ou seja, a história se completa em si mesmo, o que não é usual nestes livros. Claro que saber o que aconteceu no livro ajuda muito a entender o que está acontecendo agora, mas é plenamente possível entender o enredo sem ler o primeiro ... Porém quem faria uma loucura dessas?
A história é muito interessante, existem momentos de batalhas que são de tirar o fôlego e te impedem de parar de ler (ou ouvir, pois no meu caso era audiolivro) antes do fim! Por falar nisso, em vários momentos eu tive muita raiva do Ruff, o cara só vez besteira e complicou a vida de todo mundo, só por ser um idiota completo ... mas se não fosse assim não teria história, não é mesmo?
É um livro que eu recomendo fortemente, uma delícia para os fãs de fantasia e batalhas em detalhes (exatamente eu!). E, ao mesmo tempo, traz uma profundidade maior ao personagem Ruff Ghanor, algumas camadas a mais no seu drama o que aumentou muito as dimensões do mundo em que vivem. Como só pude ter acesso ao audiolivro, senti falta de ter um mapa do deste mundo para observar em detalhes onde as ações se passavam, na versão impressa sei que há mapas (fica a dica).
A parte dos elfos com certeza foi a melhor para mim. Uma visão bem interessante de como este povo se mantém ao longo dos séculos, o que os aproximam bem mais de humanos ... se eu falar mais é spoiler!
Resumo da ópera, um excelente livro, um enredo cativante e com bastante fantasia e batalhas! Sucesso garantido.

Jessiliades 05/05/2023

Complicado
O Herdeiro do Leão é o típico livro “Ame ou odeie”, mas não é tão simples assim e essa é a graça de toda essa obra.

No primeiro volume dessa série, o leitor acompanha o crescimento de Ruff e a descoberta de sua história, mas nesse o leitor irá ver os frutos que ele plantou que felizmente e infelizmente foram muitos.

Ruff tem muitos aspectos louváveis e impressionantes e talvez por isso eu pessoalmente tenha me decepcionado com algumas atitudes dele por esquecer que apesar de tudo, ele é apenas um humano, um jovem a procura de seu lugar no mundo.

E é compreensível esse esforço que ele tem para corrigir e apagar os erros do passado, no entanto quem esquece seu passado está fadado a repetir os erros esquecidos e esse foi um dos frutos podres que ele colheu ao longo da história.

Ruff cativa e repele muitas pessoas ao seu redor. As vezes repele quem mais o suporta e é suporte de toda a sua trajetória. Ele cometeu erros que me abalaram de uma forma que eu me recusei a continuar a história, porque foram erros que não se comete por um lapso, se comete porque sente vontade e se nega a assumir os próprios erros, que vale ressaltar, foram muitos.

A obra de Leonel Caldela é maravilhosa, mas Ruff é humano e por isso é impossível ser perfeita. Recomendo a leitura!

Camilota 21/02/2023

Este volume apresenta novos personagens com seus acertos, erros e motivações.
Assim como também trás a tona personagens antigos com suas motivações e anseios, mas uma coisa é clara.

Ruff Ghannor é MUITO gado.

No segundo livro a história começa a tomar forma para o que devem ser os próximos e este volume não perde em nada para o anterior.
Mesmo sendo um livro longo, te prende e é claro e objetivo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6