O Guarda-Roupa Alemão

O Guarda-Roupa Alemão Lausimar Laus

Resenhas - O Guarda-Roupa Alemão

Pedro Ferrari 28/12/2023

Flagelos modernos, problemas antigos, problemas que assolam o litoral catarinense a algumas décadas

Beatriz 19/05/2022

O Guarda-Roupa Alemão
Eu achei esse livro extremamente ruim de ler, parecia tortura ficava uns dez minutos na mesma página por causa da escrita q não estou acostumada.
A história tem um potencial bom, se desenvolveu legal mas o final é muito nada haver, ok ela sumiu mas tipo ???? não fez mt diferença na história era só pra ter um objetivo para abrir o guarda roupa e o mistério q envolve do quem tem trancado lá mas ficou mt a desejar.

Vick 30/09/2010

não vou mais julgar um livro pela capa...
por ser um livro de vestibular e por ter uma capa nao tao atrativa, nao me interessei inicialmente pelo livro.Porém, aos poucos, fui lendo e me envolvendo pela história. Sou catarinense e descendente de alemães,e por isso conhecia a linguagem e os termos em alemão da história, o que me fez sentir ainda mais atraída pela narrativa. Lausimar Laus conseguiu escrever uma história criativa que abrangesse diversas fases da história catarinense, com seus costumes, fala e crenças, devendo por isso ter seu merecido valor. não parei de ler até eu saber o final, que por sinal foi surpreendente!

Manoela 12/09/2010

Eu tentei
Cheguei até a página 50, acho. Não tava entendendo bulhufas do que tava lendo, nem sabia mais quem era que tava narrando porque começou em terceira pessoa e foi para primeira pessoa do nada. Não consegui ver conexão entre os personagens. Tem o Homig e os Zeigel no ínicio e aí surgem uns lá que nem sei da onde vieram.
Sem contar que tem uns paragrafos intermináveis absolutamente tediosos. Várias vezes me peguei passando os olhos pelas letras, ao invés de ler, tanto era o meu entendimento do texto e a minha vontade.
Li a última página e descobri o segredo da gaveta que o Homig quer abrir, lá nas primeiras páginas e já tá de bom tamanho.
Desisti mesmo que eu tenha que ler o livro pra escola, mas não estou afim de gastar tempo com algo que eu não vou gostar. Para outros talvez, mas literatura catarinense (brasileira, em geral) não é pra mim.
Liamara 23/11/2012minha estante
Que pena que abandonaste a leitura, o livro é muito bom e, com um final surpreendente, trágico e absolutamente real.

Ana P. 16/06/2017minha estante
Quando eu tinha que ler livros indicados pela escola, eles me pareciam ser de início muito chatos, eu pensava, "senão a escola não ia recomendar". E assim, eu também passava os olhos, até que entendia (sempre gostei de ler muito) mas não me atraíam nem um pouco.
Quando cheguei à maturidade e meu gosto pela leitura se tornou, aí, quase uma obsessão, acabei topando de novo com alguns dos autores que era obrigada a ler e... hoje eu os procuro como quem procura uma pepita de ouro. Fico triste se não encontro! Na época, muito jovem, eu não sabia do valor desses livros e o quanto agora me acrescentam. São relíquias.

romulo mafra 06/09/2010

Uma história de emocionar
um livro sobre um guarda-roupas, um armário, um Kleiderschrank, ou, como o personagem principal, Homig fala, o "Kleid".
não, um livro sobre um segredo guardado pela Grossmutter (a bisavó Ethel) dentro do tal armário e que só poderia ser aberto pelo último descendente da família Ziegel (no caso, Homig).
não, um livro sobre a história de gerações de descendentes de alemães vivendo entre brasileiros em Blumenau e Itajaí do começo do século XX até os anos 1970.
não, não é só isso o livro "O Guarda-Roupa Alemão" da escritora catarinense Lausimar Laus (que será cobrado no vestibular da UFSC de 2011).
a saga dos Ziegel e seu entorno é emoção pura, um romance histórico que nada deve à boa literatura brasileira e com um final (a descoberta do segredo que tem dentro do Kleide) de... bem, chega de falar dessa obra-prima da literatura brasileira e quem quiser, corre lá na Casa Aberta aqui de Itajaí (Rua Lauro Muller, ao lado da CEF) e compra que tá baratinho, só doze reais.

Thiago_ik 13/04/2010

Regionalista
"O Guardaroupa Alemão é romance extremamente regionalista, que por meio através de fortes elementos simbolicos induz o leitor a entender a formação e a influência gêrmanica na cidade, e no estado de Santa Catarina. Alem de regionalista pode-se dizer tambem que é muito feminista ja que coloca sempre a mulher como forte e responsavel pelos principais atos. Realmente a falta de organização por meio de capitulos e outra divisões tornam a leitura dificil de ser compreendida.

Zuca 04/05/2009

"kleiderschrank" ou apenas "kleid". Assim o personagem chama o guarda-roupa. O livro apresenta um pouco da cultura alemã de Santa Catarina.