Grandes Clássicos em Quadrinhos

Grandes Clássicos em Quadrinhos Cristina Klein

Resenhas - Grandes Clássicos em Quadrinhos

Mauricio (Vespeiro) 24/04/2018

Pouca história entre o “Há muito tempo” e o “E foram felizes para sempre”.
Tem formato de gibi (aprox. 13 x 20), mas apresenta excelente acabamento. O papel de ótima gramatura e a impressão impecável dão a essa revistinha um status de colecionável. Mas, tristemente, não vai muito além disso.

Escolhi esta edição de "Grande Clássicos em Quadrinhos" pela possibilidade de uma leitura rápida e desintoxicante, necessária após a leitura do modorrento “Estranha Presença”, de Sarah Waters. Ademais, trata-se da adaptação para os quadrinhos de 10 clássicos dos contos de fadas, princesas e madrastas más. Oportunidade para relembrar algumas histórias e conhecer outras das quais sabia pouco mais que o título. Não deu muito certo. Cristina Klein cometeu um texticídio com narrativas hiper-resumidas e linguagem simplificada para o público infantil. Desses extratos, o que se aproveita é poder tomar conhecimento dos enredos, mas de história pouco sobra. Ao contar uma dessas sínteses para uma criança dormir, capaz de deixá-la tão cheia de dúvidas e perguntas que a fará perder o sono. A propósito, talvez o receio de traumatizar a geração Nutella Light tenha feito a autora alterar e amenizar algumas histórias. Com que direito ela fez isso? Alguns desses clássicos já foram reescritos de forma suavizada (alguns seriam originalmente pesados para o público infantil) que dispensariam uma nova peneirada. Por exemplo, em “Chapeuzinho Vermelho”, o Lobo Mau da autora não come a Vovozinha. Ele a tranca num armário! Na versão autêntica dos Irmãos Grimm, um lenhador salva a Chapeuzinho, mata o Lobo Mau e retira de sua barriga a Vovozinha, sã e salva. Dona Cristina faz o lobo simplesmente fugir correndo e a vovó sair do armário. Que sem graça!

As ilustrações do Jaílson Roberto Carvalho não são ruins, mas restam bastante simples. Porém, suficientes para dar a mínima noção que o roteiro transmite. O projeto gráfico é pobre, imitação tosca das revistas da Turma da Mônica.

As 10 histórias são: Os Três Porquinhos, A Bela e a Fera, Aladim, Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho (a pior), Cinderela, A Pequena Sereia (a melhor), Peter Pan e Pinóquio.

Nota do livro: 4,90 (1 estrela).
Willouro 24/04/2018minha estante
Mesmo aliviando, os contos ainda conseguem trazer um conceito moral no final?

Mauricio (Vespeiro) 24/04/2018minha estante
As histórias clássicas conduzem para isso, é inevitável. Então, mesmo hiper-resumido, o texto vai apresentar a "moral da história". Mas de uma forma tão superficial e "matada" que não dá tempo de se criar elementos antagônicos para que, ao final, se justifique alguma mensagem. No fim, a revista tem pouca serventia, pois se minimamente funcionasse para a pessoa conhecer as histórias, o leitor terá contato com versões alteradas e descaracterizadas.