Humilhado

Humilhado Jon Ronson

Resenhas - Humilhado

Marina de Paula 23/11/2023

Que livro maravilhoso. Muito interessante. Muito bem escrito. A forma como se desenvolve é sensacional. Gostei muito.

Alan kleber 25/04/2023

Linchamento e Expiação
A cruel realidade da humilhação online.

Humilhado: Como a Era da Internet Mudou o Julgamento Público" é um livro instigante que mergulha nas profundezas sombrias da humilhação online e suas consequências na sociedade atual.
Com uma abordagem equilibrada, o autor analisa como a internet e as redes sociais têm possibilitado a rápida disseminação de informações, mas também têm proporcionado um palco para a humilhação pública e o julgamento implacável de indivíduos. O livro explora casos reais de pessoas que foram vítimas de humilhação online, como o cyberbullying, o vazamento de informações pessoais, a exposição de erros e falhas passadas, entre outros.
O autor investiga as motivações por trás dos julgamentos públicos nas redes sociais, incluindo a cultura do cancelamento, a busca por likes e compartilhamentos, e a rapidez com que as notícias se espalham sem verificação adequada. Ele também examina o impacto psicológico e emocional das humilhações online nas vítimas, bem como as consequências sociais e profissionais duradouras que podem resultar dessas situações.
Além disso, o livro aborda questões importantes relacionadas à privacidade, ao direito à imagem e à responsabilidade legal no contexto da internet. O autor levanta questionamentos sobre como a sociedade pode lidar com a humilhação online de forma ética e justa, respeitando os direitos e a dignidade das pessoas envolvidas.
A escrita do autor é envolvente e baseada em evidências, combinando teoria e exemplos práticos para fornecer uma análise profunda e abrangente do tema. Ele apresenta uma visão crítica e ponderada sobre os desafios éticos, morais e sociais decorrentes da era da internet e sua influência no julgamento público.
"Humilhado" é um livro impactante que nos convida a refletir sobre como a exposição pública e a humilhação online estão mudando a forma como as pessoas são julgadas na era digital. É uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em entender as complexidades e os dilemas éticos relacionados à internet e às redes sociais.

Romeu Felix 13/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Humilhado" discute como as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas são julgadas publicamente e como a internet se tornou uma ferramenta para a humilhação em massa. O autor apresenta histórias reais de pessoas que se tornaram alvos de ataques virtuais e as consequências devastadoras que sofreram por causa disso. Ronson também investiga o papel dos meios de comunicação na perpetuação dessas humilhações e a cultura de cancelamento, na qual pessoas são punidas por comentários ou comportamentos considerados inadequados.

Fichamento:
O livro começa com uma introdução em que o autor explica a motivação para escrever sobre o tema da humilhação pública na era da internet. Ronson compartilha uma história pessoal em que ele próprio foi alvo de um ataque online, o que o levou a investigar mais profundamente o assunto. Em seguida, o autor apresenta vários casos de pessoas que também foram humilhadas publicamente na internet, como Justine Sacco, que teve sua vida destruída após um tweet considerado racista, e Lindsey Stone, que foi demitida por uma foto considerada ofensiva postada no Facebook.

O autor também discute o papel dos meios de comunicação na perpetuação dessas humilhações, citando o caso do tabloide britânico News of the World, que foi fechado após escândalos de escutas ilegais. Ronson também analisa a cultura de cancelamento e como ela pode ser prejudicial para as pessoas que cometem erros, mesmo que sejam pequenos. Ele argumenta que essa cultura não permite o diálogo e a compreensão mútua, e que a punição pública não é a solução para resolver conflitos.

Ao longo do livro, Ronson entrevista várias pessoas envolvidas em casos de humilhação pública e tenta entender suas motivações e como eles lidaram com as consequências de seus atos. Ele também analisa as consequências psicológicas e emocionais desses ataques virtuais e como eles afetaram a vida das pessoas envolvidas.

No final, Ronson conclui que a internet é uma ferramenta poderosa para a disseminação de ideias e a promoção do diálogo, mas que também pode ser usada para espalhar ódio e humilhar pessoas. Ele defende a importância da empatia, do diálogo e da compreensão mútua para evitar a humilhação pública na era digital.

Conclusão:
"Humilhado" é um livro importante e atual, que aborda um tema delicado e relevante na sociedade contemporânea. O autor apresenta histórias reais e emocionantes de pessoas que sofreram ataques virtuais e analisa as consequências dessas humilhações. Ele também discute o papel da mídia e da cultura de cancelamento na perpetuação dessas práticas e defende a importância do diálogo e da empatia para evitar a humilhação pública na era da internet.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
NatAlia1704 13/03/2023minha estante
Uau! Que linda resenha! O tema do livro é super importante e a forma como vc escreveu faz-me afirmar que é um bom livro mesmo sem que eu o tivesse lido!

Cleberson 30/11/2022

Todos somos algozes a condenar ou conspirar
O livro apresenta como nos dias de hoje muita gente usa seu tempo para ver a vida de alguém ser destroçada pela cultura do cancelamento, por vazar coisas indevidas ou falar algo fora do contexto.

E como a internet tem esse poder bélico de acabar com alguém sem precisar estar perto.
Óbvio que como citado, a internet não criou a vergonha e a humilhação, ela só se.moldo a era digital.

Dentre os casos investigados pelo livro justine Sacco, que postou em seu twitter que esperava não pegar aids em sua ida a africa ( por ser branca ). Com casos sérios em mãos o autor leva tudo de maneira leve e vai nos passando como o peso do cancelamento mal pensado ou não dando uma nova chance, pode ser fatal a quem sofre a punição.

Mais também não tira o mérito que algumas pessoas que falaram absurdos e desmoraliza pessoas não deva ser punido.

Helena 10/04/2022

Bacana
Li há alguns anos. Foi extremamente importante e estavamos no início dessa era de cancelamento virtual. O autor traz alguns casos e insere sua perspectiva e como as redes influenciam na vida de alguém.

Vale a pena a leitura e flui super bem!

Alline 22/12/2021

Necessária
Em tempos de cancelamento na internet, a obra apresenta as consequências de comentários e julgamentos que modificaram para sempre a vida de algumas pessoas. O autor nos leva a refletir sobre nossas próprias ações quando quando atrás das telas.

Mari Moraes 16/12/2021

Cancelamento antes do cancelamento
É engraçado porque o autor provavelmente não sabia em 2015 que estava escrevendo um livro sobre cancelamento. Triste que, enquanto sociedade, nos últimos 6 anos fomentamos essa cultura, demos um novo nome, uma nova roupagem e a sofisticamos.

Gostei bastante do livro porque a leitura é muito fluida e o autor escreve de uma forma que te deixa curioso pra saber qual o próximo caso que ele vai apresentar.
Não conhecia nenhum caso dos apresentados kkk (não furou minha bolha virtual, culpa da barreira linguística talvez).
Ele também tenta trazer várias abordagens ao mesmo tema, o que achei interessante.

No entanto, me pareceu um livro que fica no ?meio do caminho?, não é nem um livro acadêmico, e nem um livro puramente expositivo. Não quero criticar seu trabalho jornalístico, que deu pra perceber que foi extensivo, mas senti falta de mais referências bibliográficas e de mais embasamento técnico para suas opiniões.

Também achei que faltou um recorte de gênero quando ele analisa os ?cancelamentos?/humilhações. O autor tocou no ponto de que o cancelamento, quando se tratava das mulheres, era muito mais pesado, mas foi apenas isso: tocou no ponto, não desenvolveu e nem aprofundou. Acho que ele podia ter investigado melhor a questão e o livro teria sido muito mais enriquecedor

gabrielleabr_ 12/08/2021

Que atire a primeira pedra quem nunca errou...
O livro de Jon Ronson é um excelente trabalho histórico em torno da humilhação pública. Ele trás exemplos de como nós podemos contribuir para a humilhação pública nas redes sociais (como por exemplo, cancelando uma pessoa por alguma atitude que consideramos errada ou algum comentário preconceituoso), até exemplos de como a vergonha impacta o judiciário, o aumento de crimes e também aumento da violência por parte de prisioneiros.

Em um primeiro momento pode parecer que tem 0 lógica comparar essas questões, e o que Ronson trás é justamente o debate do quanto humilhar alguém pode impactar a vida de uma pessoa e quais as consequências disso. Na internet somos todos justiceiros, e pode ser que queiramos realmente fazer o bem quando cancelamos alguém, mas como podemos ter noção do impacto que estamos ajudando a causar em alguém?

Eu compadeci muito dos exemplos que o autor trouxe, e acho que de certa forma esse era o objetivo: não julgar de cara, entender o que envolve o processo de humilhação e como é muito mais profundo do que o cancelamento online. Pessoas perdem sua humanidade quando são expostas a humilhação constante. Ficou como reflexão se eu gostaria de participar disso ou não, mesmo que seja em um comentário no feed de uma rede social.
Anderson Felix 12/08/2021minha estante
Gostei da sua resenha. Parece ser interessante.

Kamylla.Lemos 27/06/2021

É um livro bem interessante para entender um pouco sobre a humilhação pública nas redes sociais, mas senti que faltou um pouco mais de conteúdo.

drygo 27/04/2021

Humilhado
Jon Ronsom apresenta fatos de pessoas que foram humilhadas na internet e perderam muito. Um estudo do comportamento de quem humilha e de quem é humilhado e como a era da internet facilitou esse processo.

Maitê 30/05/2018

No começo do mês li A letra Escarlate, do Hawthorne, um livro que é mencionado nesse livro, e que para mim representava algo cruel que acontecia num passado muito distante. Até Jon Ronson mostrar que é algo que acontece hoje mundialmente na internet, com repercussões muito mais devastadoras para suas "vítimas". E o pior de tudo, que todos nós em algum ponto de nossas vidas fomos cúmplices em algum momento.

Emanuel 03/09/2017

Um espelho
Robson tem um texto leve, mais que isso: acessível. Trata aqui de um tema que você reconhecerá, em diferentes intensidades, semana após semana nos veículos que chamamos de redes sociais, quando bandos se lançam sobre indivíduos expondo-os em movimentos intencionais de constrangimento e provocação de danos.
Os casos explorados por Ronson são complexos, e definem um repertório de possibilidades de exposição muito sofisticado, típicos das possibilidades de nossa época.
Ao final da leitura você terá uma nova relação suas postagens, curtidas, compartilhamentos.

vtsoares 11/07/2017

Qual o peso das suas atitudes nas redes sociais?
Bom livro sobre um tema que flutua acima das pessoas atualmente, para o qual poucas dedicam o mínimo de reflexão. A frase que resume a história é: "nenhum floco de neve se sente responsável em uma avalanche". Jon Robson fez um ótimo trabalho de pesquisa de campo, tentando entender o lado das pessoas "expostas" (o que traz uma grande empatia) e, apesar de ter considerado inconclusivo, acho que algumas questões foram balizadas. Excelente livro para que as pessoas reflitam sobre o papel delas nas redes sociais.

Socorro Moura 07/03/2017

Bom alerta!
Se antes tinha receio com relação ao que escrevo, confesso que com a leitura fiquei mais atenta. Teve trechos os quais me sensibilizaram. Quando ele começava a relatar um novo caso meu coração acelerava. Não entra para os preferidos mas valeu a leitura!