Humilhado

Humilhado Jon Ronson

Resenhas - Humilhado

gabrielleabr_ 12/08/2021

Que atire a primeira pedra quem nunca errou...
O livro de Jon Ronson é um excelente trabalho histórico em torno da humilhação pública. Ele trás exemplos de como nós podemos contribuir para a humilhação pública nas redes sociais (como por exemplo, cancelando uma pessoa por alguma atitude que consideramos errada ou algum comentário preconceituoso), até exemplos de como a vergonha impacta o judiciário, o aumento de crimes e também aumento da violência por parte de prisioneiros.

Em um primeiro momento pode parecer que tem 0 lógica comparar essas questões, e o que Ronson trás é justamente o debate do quanto humilhar alguém pode impactar a vida de uma pessoa e quais as consequências disso. Na internet somos todos justiceiros, e pode ser que queiramos realmente fazer o bem quando cancelamos alguém, mas como podemos ter noção do impacto que estamos ajudando a causar em alguém?

Eu compadeci muito dos exemplos que o autor trouxe, e acho que de certa forma esse era o objetivo: não julgar de cara, entender o que envolve o processo de humilhação e como é muito mais profundo do que o cancelamento online. Pessoas perdem sua humanidade quando são expostas a humilhação constante. Ficou como reflexão se eu gostaria de participar disso ou não, mesmo que seja em um comentário no feed de uma rede social.
Anderson Felix 12/08/2021minha estante
Gostei da sua resenha. Parece ser interessante.

Helena 10/04/2022

Bacana
Li há alguns anos. Foi extremamente importante e estavamos no início dessa era de cancelamento virtual. O autor traz alguns casos e insere sua perspectiva e como as redes influenciam na vida de alguém.

Vale a pena a leitura e flui super bem!

Alan kleber 25/04/2023

Linchamento e Expiação
A cruel realidade da humilhação online.

Humilhado: Como a Era da Internet Mudou o Julgamento Público" é um livro instigante que mergulha nas profundezas sombrias da humilhação online e suas consequências na sociedade atual.
Com uma abordagem equilibrada, o autor analisa como a internet e as redes sociais têm possibilitado a rápida disseminação de informações, mas também têm proporcionado um palco para a humilhação pública e o julgamento implacável de indivíduos. O livro explora casos reais de pessoas que foram vítimas de humilhação online, como o cyberbullying, o vazamento de informações pessoais, a exposição de erros e falhas passadas, entre outros.
O autor investiga as motivações por trás dos julgamentos públicos nas redes sociais, incluindo a cultura do cancelamento, a busca por likes e compartilhamentos, e a rapidez com que as notícias se espalham sem verificação adequada. Ele também examina o impacto psicológico e emocional das humilhações online nas vítimas, bem como as consequências sociais e profissionais duradouras que podem resultar dessas situações.
Além disso, o livro aborda questões importantes relacionadas à privacidade, ao direito à imagem e à responsabilidade legal no contexto da internet. O autor levanta questionamentos sobre como a sociedade pode lidar com a humilhação online de forma ética e justa, respeitando os direitos e a dignidade das pessoas envolvidas.
A escrita do autor é envolvente e baseada em evidências, combinando teoria e exemplos práticos para fornecer uma análise profunda e abrangente do tema. Ele apresenta uma visão crítica e ponderada sobre os desafios éticos, morais e sociais decorrentes da era da internet e sua influência no julgamento público.
"Humilhado" é um livro impactante que nos convida a refletir sobre como a exposição pública e a humilhação online estão mudando a forma como as pessoas são julgadas na era digital. É uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em entender as complexidades e os dilemas éticos relacionados à internet e às redes sociais.

Cleberson 30/11/2022

Todos somos algozes a condenar ou conspirar
O livro apresenta como nos dias de hoje muita gente usa seu tempo para ver a vida de alguém ser destroçada pela cultura do cancelamento, por vazar coisas indevidas ou falar algo fora do contexto.

E como a internet tem esse poder bélico de acabar com alguém sem precisar estar perto.
Óbvio que como citado, a internet não criou a vergonha e a humilhação, ela só se.moldo a era digital.

Dentre os casos investigados pelo livro justine Sacco, que postou em seu twitter que esperava não pegar aids em sua ida a africa ( por ser branca ). Com casos sérios em mãos o autor leva tudo de maneira leve e vai nos passando como o peso do cancelamento mal pensado ou não dando uma nova chance, pode ser fatal a quem sofre a punição.

Mais também não tira o mérito que algumas pessoas que falaram absurdos e desmoraliza pessoas não deva ser punido.

Virgínia 11/09/2016

Bom para se informar e refletir
Com a Internet, muita coisa mudou nas relações interpessoais. A questão do anonimato e do efeito de massa deu muita "coragem" para muita gente destilar ódio pelos dedos. São realizados julgamentos toda hora, pelo Facebook, pelo Twitter. E por quem? Pessoas comuns que gostam de se enxergar como justiceiros sociais, acreditam de fato estar fazendo o bem. Mas estão? E como estão aquelas pessoas que só fizeram comentários infelizes ou mal entendidos depois de passar pelo tribunal da internet? O livro de Jon Ronson faz um passeio por alguns casos notórios de humilhações online, mostra entrevistas com as vítimas, conta a origem das humilhações e até apresenta casos de como esse artifício é utilizado por juízes e advogados. Eu particularmente gostei bastante do livro, a partir dele repensei muitas das minhas atitudes. Valeu a pena ler.

Alline 22/12/2021

Necessária
Em tempos de cancelamento na internet, a obra apresenta as consequências de comentários e julgamentos que modificaram para sempre a vida de algumas pessoas. O autor nos leva a refletir sobre nossas próprias ações quando quando atrás das telas.

Romeu Felix 13/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Humilhado" discute como as redes sociais transformaram a maneira como as pessoas são julgadas publicamente e como a internet se tornou uma ferramenta para a humilhação em massa. O autor apresenta histórias reais de pessoas que se tornaram alvos de ataques virtuais e as consequências devastadoras que sofreram por causa disso. Ronson também investiga o papel dos meios de comunicação na perpetuação dessas humilhações e a cultura de cancelamento, na qual pessoas são punidas por comentários ou comportamentos considerados inadequados.

Fichamento:
O livro começa com uma introdução em que o autor explica a motivação para escrever sobre o tema da humilhação pública na era da internet. Ronson compartilha uma história pessoal em que ele próprio foi alvo de um ataque online, o que o levou a investigar mais profundamente o assunto. Em seguida, o autor apresenta vários casos de pessoas que também foram humilhadas publicamente na internet, como Justine Sacco, que teve sua vida destruída após um tweet considerado racista, e Lindsey Stone, que foi demitida por uma foto considerada ofensiva postada no Facebook.

O autor também discute o papel dos meios de comunicação na perpetuação dessas humilhações, citando o caso do tabloide britânico News of the World, que foi fechado após escândalos de escutas ilegais. Ronson também analisa a cultura de cancelamento e como ela pode ser prejudicial para as pessoas que cometem erros, mesmo que sejam pequenos. Ele argumenta que essa cultura não permite o diálogo e a compreensão mútua, e que a punição pública não é a solução para resolver conflitos.

Ao longo do livro, Ronson entrevista várias pessoas envolvidas em casos de humilhação pública e tenta entender suas motivações e como eles lidaram com as consequências de seus atos. Ele também analisa as consequências psicológicas e emocionais desses ataques virtuais e como eles afetaram a vida das pessoas envolvidas.

No final, Ronson conclui que a internet é uma ferramenta poderosa para a disseminação de ideias e a promoção do diálogo, mas que também pode ser usada para espalhar ódio e humilhar pessoas. Ele defende a importância da empatia, do diálogo e da compreensão mútua para evitar a humilhação pública na era digital.

Conclusão:
"Humilhado" é um livro importante e atual, que aborda um tema delicado e relevante na sociedade contemporânea. O autor apresenta histórias reais e emocionantes de pessoas que sofreram ataques virtuais e analisa as consequências dessas humilhações. Ele também discute o papel da mídia e da cultura de cancelamento na perpetuação dessas práticas e defende a importância do diálogo e da empatia para evitar a humilhação pública na era da internet.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
NatAlia1704 13/03/2023minha estante
Uau! Que linda resenha! O tema do livro é super importante e a forma como vc escreveu faz-me afirmar que é um bom livro mesmo sem que eu o tivesse lido!

Maitê 30/05/2018

No começo do mês li A letra Escarlate, do Hawthorne, um livro que é mencionado nesse livro, e que para mim representava algo cruel que acontecia num passado muito distante. Até Jon Ronson mostrar que é algo que acontece hoje mundialmente na internet, com repercussões muito mais devastadoras para suas "vítimas". E o pior de tudo, que todos nós em algum ponto de nossas vidas fomos cúmplices em algum momento.

drygo 27/04/2021

Humilhado
Jon Ronsom apresenta fatos de pessoas que foram humilhadas na internet e perderam muito. Um estudo do comportamento de quem humilha e de quem é humilhado e como a era da internet facilitou esse processo.

Kamylla.Lemos 27/06/2021

É um livro bem interessante para entender um pouco sobre a humilhação pública nas redes sociais, mas senti que faltou um pouco mais de conteúdo.

Marina de Paula 23/11/2023

Que livro maravilhoso. Muito interessante. Muito bem escrito. A forma como se desenvolve é sensacional. Gostei muito.

Matheus 21/12/2016

Sensacional
Jon Ronson escreve muito bem e traz uma obra que nos faz questionar o tempo todo. Com a voz que a internet deu a todos, passamos a testemunhar julgamentos públicos em tamanhos e velocidades incríveis. Tem muitas partes engraçadas, mas traz reflexões importantes. É aquele livro que nos deixa com mais perguntas do que respostas, e, na minha opinião, isso é excelente. Nos coloca para pensar.

Socorro Moura 07/03/2017

Bom alerta!
Se antes tinha receio com relação ao que escrevo, confesso que com a leitura fiquei mais atenta. Teve trechos os quais me sensibilizaram. Quando ele começava a relatar um novo caso meu coração acelerava. Não entra para os preferidos mas valeu a leitura!

vtsoares 11/07/2017

Qual o peso das suas atitudes nas redes sociais?
Bom livro sobre um tema que flutua acima das pessoas atualmente, para o qual poucas dedicam o mínimo de reflexão. A frase que resume a história é: "nenhum floco de neve se sente responsável em uma avalanche". Jon Robson fez um ótimo trabalho de pesquisa de campo, tentando entender o lado das pessoas "expostas" (o que traz uma grande empatia) e, apesar de ter considerado inconclusivo, acho que algumas questões foram balizadas. Excelente livro para que as pessoas reflitam sobre o papel delas nas redes sociais.