Sob as árvores de udalas

Sob as árvores de udalas Chinelo Okparanta

Resenhas - Under the Udala Trees

Valéria Cristina 16/01/2024

Urgentemente necessário
Sob as Árvores de Udalas é um romance que dá voz àqueles que a tiveram e têm cerceadas. É também um chamado ao combate à ignorância.

No final da década de 1960, durante a guerra Nigeria-Biafra, Ijeoma, depois de diversas circunstâncias, é afastada de sua família, indo morar com pessoas que se propuseram a cuidar dela. Nesse lugar, conhece Amina e descobre o amor ainda na adolescência. Um amor entre mulheres e, portanto, não tolerado e condenado por uma sociedade que considerava que o papel primordial da mulher era ter um marido.

Descoberta a relação, Ijeoma volta a viver com a mãe e depara-se com o preconceito, a ignorância e a religiosidade distorcida. A censura explícita, a desaprovação constante e as tentativas de "cura" se tornam cotidianas, pois em uma Nigéria acultura pelos colonizadores, a religião é usada como instrumento de repressão e imposição do medo.

A partir desse ponto, acompanhamos a protagonista em luta contra si mesma. A vemos envolta em medo, culpa, autopunição. Vemos a repressão violenta e a morte de pessoas homoafetivas.

Para Ifeoma, tudo isso deságua na submissão às normas impostas socialmente e em um casamento fadado ao sofrimento pessoal, a solidão e frustração constante. Uma vida dívida entre o amor por Ndidi e a convivência com Chibundu. Até o momento em que consegue romper esse grilhão, muita infelicidade já lhe foi imposta.

Conhecer essa realidade nos faz mais justos, mais humanos e empáticos.

Ainda hoje, a diversidade sexual na Nigéria é ilegal e de acordo com o Capítulo 21, Artigos 214 e 217 de seu código penal, a pena pode chegar a 14 anos de prisão.