O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O ESCARAVELHO DO DIABO

Bruno.Cesar 22/03/2024

Era melhor na memória
"O Escaravelho do Diabo" é um livro que li nos anos 90, ainda criança. Era um dos melhores da coleção vagalume e acredito que o mais famoso também. Se você perguntar pra qualquer leitor de mais de 30 anos se ele leu esse livro, há grandes chances da resposta ser positiva.

Resolvi revisitar o livro para uma nova leitura, e percebi que ele não era tão bom assim como eu me lembrava.

É uma trama policial, e a resolução do caso é convincente. Nesse ponto, não há nada do que tirar ponto. Entretanto, o desenvolvimento da história não me convence tanto. Os personagens são rasos, os capítulos são corridos e no fim você não se apega a nada nem ninguém, fazendo com que as mortes sejam só mortes. Você não se sente mal por nenhuma delas.

Outro ponto que acaba incomodando um pouco, é o machismo da autora. Ainda que seja fruto de sua época, retratar o personagem de forma positiva por ser um "namorador" e ao mesmo tempo adjetivar negativamente toda personagem feminina que faz o mesmo, é complicado.

No fim, fica um gosto meio amargo ao concluir a leitura. O livro cumpre seu papel de ser um bom enredo policial e entretém ao fazê-lo, mas poderia ser mais.

sara 19/03/2024

O Escaravelho do Diabo - Lúcia de Almeida
Um ótimo exemplar da literatura nacional, inclusive o estilo de escrita lembra um pouco Agatha Christie. Personagens muito bem desenvolvidos e a escrita é bem clara e organizada. Recomendo ?

asaturnino 10/02/2024

Escaravelho do Diabo. - Lúcia Machado de Almeida
Finalmente li o livro que deu origem ao meu filme nacional favorito e confesso, para mim, foi um baque muito grande a mudança feita em alguns personagens (na maioria deles), justamente pelo fato de que Alberto, no livro, é um adulto, que cursa medicina, mas no filme, ele é um adolescente que tem que conviver com a morte de seu irmão.

Gostei demais da leitura, demorei para finalizá-la, mas sim, é uma leitura fluida e fácil, os personagens tem uma construção incrível, sensacional a forma na qual a autora descreve as ações do "inseto", os pontos de vista de Alberto, os assassinatos friamente calculados.

O que me deixou mais impactada, foi pela forma que passaram este livro para um filme. O contexto de ambos é muito bom, o filme tem um lugar reconfortante justamente pela memória afetiva, mas quando adaptaram este livro para as telas, muita coisa se perdeu ou ficou, para o filme, mais compacta.

a.d. 04/01/2024

Terminando de novo esse livro que eu tanto adoro!
é um misterio bem simples, mas os capitulos curtos e a escrita prendem demaais

jonybe 04/01/2024

ABSURDOOO
O plot desse livro é sensacional. de verdade, meu livro nacional FAVORITO!! isso aqui é ARTE, não tem jeito.

Karina (Ka) 31/12/2023

Preciosidade
Um livro nacional que estava empoeirado na estante e que bom que peguei pra ler! É um suspense muito bom e que faz a nossa imaginação ir muito além, super recomendo para aqueles que o tem ainda na estante, um livro que já foi muito comentado mas foi esquecido e que merece muito da nossa admiração.

vitoria293 04/12/2023

Muito bom o livro, ameiiiiiiiii ???????????? incrível, top, maravilhoso, chique demiasssss

biancaa.bob 27/11/2023

Tinha esquecido
Li esse livro há uns meses por conta da escola, não esperava muito.

É um suspense bem desenvolvido com um final surpreendente, inesperado e plausível. Gostei bastante, recomendo.

Biaa__ 23/11/2023

Depois de 4 Anos!!
Começei a ler no inicio do 6°ano e nunca acabei. Hoje já no primeiro voltei a ler, e cara, q livro bom.

Ele conta sobre Alberto um estudando de medicina que tem seu irmão morto por uma espada, aparti dai ele começa a ajudar o Inspetor Pimental a desvendar o misterio.

É bom? Sim, só achei o final meio broxante, tanto o modo como o assasino é revelado como o plot de grávidez. Recomendo? SIM, acho q para um nivel iniciante seria mais comovente do que foi para mim, nn sou lá essas coisas mas já tenho um critico.

gabsbrotto 16/11/2023

Quem me recomendou a coleção vagalumes foram meus pais, falaram tão bem desse livro que decidi ler!
Gostei muito da escrita dele, os personagens são super legais e simpáticos, a narração e as palavras que a autora utiliza também me agradam muito (apesar de alguns termos mal vistos hoje em dia). O plot não me deixou tão surpresa mas achei o contexto e o motivo do assassino muito bons, além da idea dos besouros ser geniosa!!!!

Só achei que o casal protagonista poderia ter tido um desenvolvimento melhor, também não fui muito com a cara da Verônica.

Perroniii 15/11/2023

Minha opinião sobre o livro
Bom eu li ano passado pq a escola mandou! Mas entre os livros q mandaram esse foi o melhor...
Eu sinceramente prefiro o filme ( q n é mt conhecido), e tipo o contexto, situação problema é uma coisa na história q vai te dar mais vontade de ler, n sei bem uma boa descrição mais é isso...
Mais se vc gosta de livros com tipo suspense, assassinatos é um livro bom. Só n acho q me atraiu o suficiente para me dar mais vontade de ler.

littlesweetlily 24/10/2023

Mistério Espetacular!
"O Escaravelho do Diabo" narra a investigação de uma série de assassinatos misteriosos que acontecem sempre de uma maneira muito peculiar e premeditada pelo assassino.
Os personagens são cativantes, e a história nos prende muito com suas reviravoltas e revelações.
A maneira com que a autora vai aos poucos colocando pistas sobre possíveis culpados e no final nos surpreende é espetacular! O final é muito inesperado, mas satisfatório, como todo final de livro de mistério deve ser.
É uma leitura leve, tranquila, rica para o aumento de vocábulario, bagagem cultural brasileira e outros conhecimentos gerais.
Não me arrependo nem um pouco de tê-lo relido recentemente, depois de anos desde minha primeira leitura. Não conseguia me lembrar do quão bom esse livro era. Recomendo muito!

Luiz358 29/09/2023

Livro nacional.
Curti muuito o livro, os personagens e o mistério. Entretanto, a "grande solução" desse mesmo mistério foi muito pouco desenvolvida, bem como suas consequências. Entretanto, continuou inesperado e aceitável. O final tem a intenção de emocionar, mas comigo não funcionou.