Histórias de Canções: Chico Buarque

Histórias de Canções: Chico Buarque Chico Buarque
Wagner Homem

Resenhas - Histórias de canções: Chico Buarque

@somegood.books 18/04/2021

Olhos marejados, coração em paz ?
Música, poesia, inspiração, resistência e beleza, tanta beleza... Chico é tudo isso e mais, muito mais, muito mais. Um dos meus artistas favoritos, uma genialidade que me impressiona, me emociona, me faz tão feliz ?

Muito especial conhecer as histórias de suas canções e a sua relação com a trajetória do nosso país. Neste momento tão difícil para os livros, para arte e, principalmente, para a nossa vida, essa obra me traz a certeza de que apesar de tanto retrocesso, amanhã há de ser outro dia. ?

DIRCE 08/01/2012

Qunado o carteiro chegou...
Quando o carteiro chegou ...( letra de uma música antiga, não é?), mas não foi pelas mãos foi pelas mãos do carteiro que recebi o livro “Histórias de Canções – Chico Buarque de Wagner Homem” , e sim, pelas mãos da minha vizinha, quando retornei de viagem, e é delas que o livro fala: das músicas, só que, especificamente, das músicas compostas por Chico Buarque de Holanda.
Sempre acreditei que atrás de tudo estão os bastidores, e, claro, que eles ( os bastidores) se fazem presente também neste livro, a começar pelo modo que ele chegou até mim: fui presenteada por uma querida amiga ( Paulinha).
Deveras um livro precioso, não só pelo fato tê-lo recebido de presente de uma pessoinha que,por mais de uma vez, teve um gesto de delicadeza e carinho, como também pelo fato de se tratar de um livro que fala sobre as canções do Chico Buarque, compositor, pelo qual nutro uma paixão desde adolescente.
Sempre que leio um livro minha imaginação “cria asas”, porém, o que permeou a leitura deste livro foram as recordações, e que recordações...doces, claro. Pensando bem , nem eram para ser tão doces assim, pois ainda menina, por volta dos meus 14 anos, ia, aflita, atrás de algum vizinho que tinha aparelho de TV, e implorava para que me deixasse assistir aos festivais só para poder ver o Xico - o lindo jovem de olhos azuis, e ,quando sentada no chão, via e ouvia o Xico cantar “A Banda” o coração batia descompassado, e eu me esquecia totalmente da angustia que me afligira pelo receio de não conseguir ver o Xico.
Mas seu ficar falando de todas as minhas reminiscências, não falarei do livro uma vez que uma lembrança puxa outra.
Bem o livro, traz as letras das canções compostas por Chico ( várias com parceria de outros compositores, e, outras tantas, encomendas para um filme ou uma peça de teatro) e as contextualizam dentro cenário político e histórico do nosso Patropi .
Cada música traz um pequeno texto que nos permite conhecer os bastidores de cada uma delas, e, algumas, são até desmistificadas: não tinham a conotação de protesto a elas atribuída.
Na época ( na minha adolescência ) eu era uma alienada – desconhecia totalmente a gravidade em que vivíamos: as censuras, as prisões, os exílios ( só fui me inteirar desses fatos, anos mais tarde já na faculdade, mas os professores falavam sobre o assunto com muito receio de ter alguma escuta na sala de aula), porém, mesmo desconhecendo o que havia nas entrelinhas das músicas, eu gostava tanto, mas tanto do Xico ( e ainda gosto) que, ao ler as músicas constantes do livro , descobri que sabia quase todas de cor ( na ponta da língua como se costuma dizer). Sei lá...acho que por gostar tanto do Xico, aprendi suas músicas por osmose.
Para terminar: obrigada Paulinha e, quanto aos seus votos, eu lhe respondo com um enxerto da música Bom tempo:
(...)
Um marinheiro me contou
Que a boa brisa lhe soprou
Que vem aí bom tempo
Um pescador me confirmou
Que um passarinho lhe cantou
Que vem aí bom tempo
Ando cansado da lida
Preocupada, corrida, surrada, batida
Dos dias meus
Mas uma vez na vida
Eu vou viver a vida
Que eu pedi a Deus

Que Deus lhe permita um 2012 de Bom Tempo.

Um grande beijo.

Paula 09/01/2012minha estante
Que lindo, querida! Suas resenhas, como sempre, lindas. Também sou grande fã do Chico, e apesar de não ter visto ele jovem cantando nos festivais, cresci ouvindo as histórias que meu pai me contava sobre as músicas, sobre o período turbulento pelo qual passava o país. Aprendi com o meu pai a amar o Chico (e eu acho até que amo um pouquinho mais, por conta dos olhos azuis e pela escrita, já que sou fã dos livros dele também). Ando contando os dias pra ver o novo show dele. E as músicas marcam mesmo os momentos de nossa vida, são sempre carregadas de lembrança. Que elas tragam sempre boas recordações, é o meu desejo.
um beijo!

Regina 09/01/2012minha estante
Prezada Dirce: mais uma resenha sua que me conquista. Também adoro a obra de Chico Buarque mas não tive a oportunidade de ler esse livro (vai entrar na fila). Um abraço e parabéns!

Elizangela 25/07/2020

Chico Buarque
Este livro nos dá o prazer de saborear as canções de Chico Buarque através de suas letras e histórias. De quebra, traz uma breve história do Brasil como pano de fundo. Da ditadura ao Lula... Livro maravilhoso!

Ferencz Jr. 08/10/2020

Ler sobre a arte de Chico Buarque é sempre instigante...
... e aqui não seria diferente, mesmo o texto em alguns pontos soando um pouco vago, como se não tivesse muito o que dizer sobre determinada canção mas ainda assim ela "necessitasse" estar ali.
Senti falta de algumas canções, porém entendo que a obra do Chico é muito vasta e repleta de significados, impossibilitando uma abordagem completa em apenas um livro de cerca de 280 páginas.
De toda forma, para qualquer fã do artista que deseja entender um pouco mais de como a obra do cantor e compositor foi construída ao longo dos anos, indico a leitura.

Daniel432 03/01/2010

Alma Melodiosa
Melodiosamente, o livro expõe as muitas almas por trás das lindas e maravilhosas músicas deste que é um dos maiores compositores brasileiros, Chico Buarque.

Para aquelas pessoas que, como eu, são aficcionados por Chico Buarque este é um livro obrigatório!!

Sergio.Machado 27/09/2022

Ótimas história e mais
Livro dinâmico, leitura rápida. A história do Chico é contada a partir de suas músicas e o momento na época. O livro mistura a ditadura com a poesia do Chico de forma histórica.

LAvia29 21/12/2020

Maravilhoso
Livro incrível, com fotos e rascunhos incríveis! Para quem gosta de sabe da história das coisas, vale muito a pena conferir.

Larissa 20/02/2013

4 com valor de 5
Acho que é impossível eu não gostar de algo que fale do Chico. Geralmente as pessoas tomam muito cuidado para publicar coisas sobre ele, então é difícil achar besteiras. Bom, eu até hoje não achei.
É informativo o livro, de forma bem leve, chega a ser divertido em várias passagens. Muito legal pra quem quer começar a conhecer a obra do músico. Em várias páginas tive vontade de presentear alguém, só pro "alguém" conhecer um pedaço dessa figura que, pelo menos eu, venero tanto.
Vou deixar só 4 estrelas, pois conheço obras mais profundas, mas com certeza vale 5 se você souber atingir o público certo.

Carina143 03/09/2013

Interessante porém supérfluo
Achei muito interessante essa coisa de tornar públicas as histórias por trás de cada música, desde o início da carreira, além de toda a questão histórica e de poder saber pelo que os artistas passaram com seus trabalhos. Porém, em muitas músicas fiquei com a sensação de "e aí?". Algumas pareciam ter muito mais a ser contado e não foi assim. Mas de uma forma geral é um ótimo livro pra quem gosta de música e principalmente do artista em questão. Um livro assim com histórias sobre os instrumentais seria absurdamente interessante.
Victória 02/02/2015minha estante
Alguém que expressou exatamente o que eu estou sentindo ao ler este livro... De fato, e com isso o próprio Chico concorda, nem todas as canções têm uma história ou "fonte de inspiração" por trás, mas no livro, há partes em que o autor parece que está só cumprindo tabela, não tem nada pra contar, mas ele enrola e sai qualquer coisa. Entretanto, apesar disso é um livro legal! Recomendo a leitura da biografia "Para seguir minha jornada: Chico Buarque", da Regina Zappa, para completar as informações dadas no "História de Canções" e porque é, sobretudo, uma viagem no tempo. Não somente na história do Chico, mas num momento conturbado da história do nosso país.

André Goeldner 17/01/2010

Contexto histórico e curiosidades sobre as canções.
Para quem considera Chico um gênio, (se é que alguém não considera) é leitura obrigatória.

Raphael 23/01/2010

Espero o volume 2!
Como estudioso da obra de Chico, o livro é uma delícia, ao trazer histórias relacionadas às canções do compositor. Uma vez que o compêndio não traz todas as letras de Chico Buarque, fica a vontade de que seja lançado um segundo volume. Material, decerto, não falta.

Maria.Oliveira 03/06/2020

"Eu percebia que ele se acercava da música como se a música estivesse pronta fora dele e ele estivesse tentando pegar aquilo com a mão."
Chico para mim, como compositor, é genial! E mesmo com sua voz "chinfrinha" cantada em Até o Fim, Chico encanta, mesmo quando suas letras não saem cantadas, mas quase faladas numa espécie de frenesi de ideias. Chico gosta do desafio de compor, da escolha e das junções das palavras, do ritmo e melodia que se pode criar com infinitas combinações. Esse é um livro pra ler enquanto escuta cada música ao mesmo tempo que descobre curiosidades acerca das composições e o contexto histórico (plena ditadura) em que muitas foram criadas e gravadas. Ler esse livro foi maravilhoso para mim, fã de Chico, encantada desde a primeira vez que ouviu Gota D'água e que agora vai poder ouvir novamente todas essas canções com outro olhar e com novos sentimentos.

Juliana 25/01/2011

Sensacional, primeiro porque não é uma biografia do Chico (acho um saco biografias, apesar de que a do Chico deve ser bem interessante), mas sim do que a gente mais gosta nele: sua obra. O autor destrincha música por música, não todas, claro, mas algumas das mais importantes na carreira musica do cantor, e vai contando a história de cada uma delas, que se une a história do próprio Chico. Destaque especial à fase negra: a ditadura. Para quem é fã, como eu, é um prato cheio. E para quem não é fã, também é um ótimo livro.

Lauriza Maurício 24/04/2021

E a paixão só aumenta
Tinha 12 anos quando ouvi "João e Maria" e me apaixonei pela letra, melodia e voz. Daí em diante fui buscando casa vez mais conhecer o dono daqueles versos, e a cada descoberta a admiração só crescia.
Saber a história das músicas e como ela está atrelada a história do Brasil, foi maravilhoso.

Bruno 24/07/2015

Uma grata surpresa
Eu já era fã dele de longa data, mas este livro nos revela as histórias por traz de cada música, com detalhes fascinantes sobre o artista e diversos parceiros e sempre contextualizando com o período histórico do país. Serve para quem é fã de Chico, para quem é fã de MPB e para quem quiser entender melhor a ditadura, a censura e as lutas para democratização do Brasil.