Prometeu Acorrentado

Resenhas - Prometeu Acorrentado

1 | 2 | 3 | 4

Vitória Marques 08/03/2024

Muito divertida!
A leitura é deliciosa, a linguagem é compreensível e a estória é divertida. Esta é apenas uma parte da triologia de Ésquilo sobre a personagem Prometeu. Infelizmente, as outras duas partes se perderam no tempo e no espaço. Gostei muito dessa narrativa!

Kaique 04/03/2024

Liberdade a Prometeu !
Um dos grandes clássicos da mitologia grega, com uma mensagem muito importante para a vitória da humanidade em cima dos tiranos.
Após roubar o fogo dos deuses para os homens prometeu é acorrentado e torturado por ordem de Zeus, mesmo sabendo do futuro Prometeu protegeu sua criação da extinção que os Deuses planejavam, levando desenvolvimento, arte e ciência e sendo castigado tragicamente pelo amor que ele tinha aos homens, Prometeu astuto e corajoso venceu a vontade dos que dominam, mesmo perdendo a liberdade, pós a vitória dele foi o fato que sabendo do futuro e de seu destino foi até o final naquilo que ele acreditava ser justo.
Liberdade ao Prometeu e ódio a todos os deuses.

Millena237 02/03/2024

Muito bom!
Foi um livro que eu li pra escola, mas foi muito interessante, mitologia grega no geral é muito interessante, principalmente a forma como ela procura explicar fenômenos naturais de forma mística. A história de Prometeu é muito envolvente mas tem um final meio aberto já que deveria ter uma continuação. Recomendo, principalmente por ser uma leitura rápida e simples.

evf684 19/02/2024

Prometeu acorrentado
Não vou me prolongar muito nessa resenha. Enfim, gosto muito de peças gregas de Ésquilo e Eurípides, e também gostei muito dessa. O mito de Prometeu é muito interessante, e essa peça é uma leitura muito boa. Também gostei da tradução, que é fácil de ler. É uma boa leitura pra quem gosta de mitologia grega e peças trágicas.

pirocadeperuca 19/02/2024

Muito bom, história ótima, boa tradução, de amplo glossário, fácil de ler, com um prefácio bastante explicativo

Mari Vannucci 17/01/2024

? Me matar ele não pode.
ADOREI!!!!! Que leitura maravilhosa!!!
Uma obra sobre lutar pelo que acredita sem se curvar a forte opressão. Prometeu enfrentou a tirania por pura paixão, por seus ideias e pela frágil vida humana.
Estou rendida por esse revolucionário e rebelde e apaixonado e destemido e irreverente e?.

m_mesquita 04/01/2024

O revolucionário
Que grandioso! O ideal do revolucionário na mitologia grega é encorporado por um Titã, detentor da previsão do futuro, não um aventureiro, porque sabia das consequências do que fazia, e ainda assim capaz de apaixonar pela causa humana. Partilhando com eles a engenhosidade, a criatividade, a ciência, todas que direcionam para um amanhã.
Em tempos de pensamentos reacionários é sempre bom reler a poesia na tragédia de Prometeu. Contra a tirania dos que não tem ciência, se veem como deuses ou portadores da verdade de um deus, olham admirados para um passado adorado que nunca existiu, a melhor resposta é pensar neste ato mítico de partilhar o fogo, como símbolo de compartilhar conhecimento e a crença no progresso. O futuro não é o paraíso, não é uma utopia, mas a revolução está em se responsabilizar pela mudança e acreditar que um mundo melhor é possível.

glmourvy 28/12/2023

Pra dizer a verdade, só li porque era paradidático da escola. O livro é meio chatinho de ler, mas dá para aprender várias coisas com a história! Então a leitura valeu a pena, mas não leria de novo (mesmo sendo bem curtinho).

Dudu 12/12/2023

O castigo de Prometeu
Uma peça clássica bem diferente do que eu esperava, eu já tinha lido Rei Édipo e lá havia ainda uma dinâmica de ações e de reviravoltas. Aqui em Ésquilo o enredo se dá em apenas um cenário e não há propriamente ações físicas, movimentos, por parte do enredo. Toda a peça se passa com foco no Prometeu e nos diálogos que ele tem com as Oceanides, Io e Hermes, principalmente. É bacana para conhecer melhor o mito do Prometeu e foi bem divertido ver ele se impondo sobre Hermes, deu um quê de atualidade a forma como eles discutiam. Também fiquei muito curioso e interessado para saber mais sobre quem exatamente Prometeu estava falando quando disse que Zeus iria perder o trono para alguém mais poderoso. Não sei se há resposta para isso, se uma possível continuação foi preservada, mas acredito que não, já que nunca tinha ouvido falar sobre. Não duvido que a franquia God of War tenha se aproveitado desse gancho para construir a história do Kratos, que inclusive foi a pessoa que libertou o Prometeu em God of War 2 usando um arco, que também é mencionado por ele na peça. Acho incrível como essas obras clássicas influenciam bastante a cultura pop, mas também outras literaturas.

banana20 14/11/2023

Achei muito fofo!
Foi a terceira peça grega (acho) que eu li e me motivou a ler mais!!
Eu li duas vezes em traduções diferentes e gostei de ambas (n sei qual a mais correta).

Thiago.Napier 01/08/2023

Prometeu inimigo ou amigo?
Ele nos deu razão. Criamos futuro com ciência e artes. Prometeu, por que nos condenou à separação entre homem, cultura e natureza? Depois de você, Sócrates. Por quê? Nos odeia? Pereceríamos sem negar ser o que somos. De que adianta viver nessa insalubridade? Viver nessa falta de ar.
O fogo que nos deu, valeu a pena? A razão instrumental nos afoga. Sinta seu sofrimento até que Zeus e Hermes caiam e venha nos pedir desculpas.

gabrieus 15/07/2023

Um símbolo
Carpeaux conta em História da Literatura Ocidental que quando uma personagem de Ésquilo está falando, não é um indivíduo, e sim céus e infernos, raças e eras. Após essa apresentação, é impossível não sentir um desejo ardente de ler uma das peças do autor que eu nunca tinha lido antes e que o mesmo Carpeaux denomina como o grande autor do teatro grego.
Na minha leitura eu pude ver uma personagem punida por algo que não se arrepende, por um Deus tirânico que tinha ajudado no passado, revoltado com a sua impotência e com seu castigo injusto, utilizando a minha única arma a disposição: as palavras. E é gritando, amaldiçoando e fazendo vaticínios sobre o dia em que esse mesmo Deus poderoso e inclemente será destronado, que Prometeu revida e consegue ter sucesso.
Corajoso (até insensato), Prometeu simboliza a raça humano sob as maldições de Zeus, dos deuses ou dos males do destino, como preferir. Ele é alguém que se recusa subjugar-se ou bajular o poderoso, a confortar-se com seu destino, com sua punição. Prometeu é um espírito independente, criativo e bondoso, sabendo encontrar empatia para IO - mais uma vítima dos caprichos dos deuses - até nos seus momentos mais dolorosos.
É impressionante que Ésquilo tenha tido a audácia de escrever um texto assim. Equiparável à Divina Comédia de Dante, Prometeu Acorrentado apresenta-se como uma das obras mais icônicas de Ésquilo e do Teatro Grego.

Marcelo Purificação 09/06/2023

Pequena Resenha
A peça aborda temas como a liberdade, a justiça, a tirania e a vingança divina, e é considerada uma crítica à ordem estabelecida pelos deuses. Prometeu é retratado como um herói trágico, que sofre por sua ousadia e por sua compaixão pelos seres humanos. A linguagem utilizada na peça é poética e grandiosa, com versos elaborados e repletos de metáforas e simbolismos. A figura de Prometeu se tornou um símbolo da rebeldia e da luta pela liberdade.

Cacau106 24/05/2023

Livro paradidático ?
Sinceramente, só poderei dar minha sincera opinião quando ler esse livro por vontade própria. Li esse livro por conta de uma prova e achei muito chato mas, como disse, se eu ler ele sem obrigação provavelmente minha opinião irá mudar.

1 | 2 | 3 | 4