Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Jana 29/04/2021

Não gostei...
Acredito q por culpa da edição, acho que não está com o texto completo. E sem divisões de capítulos, ficou muito confuso.

Maria.Eduarda 09/02/2021

Quincas Borba e o humanitismo
Obra maravilhosa, porém, dos outros da triologia realista, é o mais difícil de assimilar e ler. A mistura de discursos exige concentração máxima do leitor.
O livro conta a história de um filósofo mineiro, Quincas Borba, que logo no início morre e deixa toda sua fortuna a um amigo e discípulo fiel: Rubião.
Quincas possuía uma filosofia intitulada de humanitismo, que atribui a exploração das pessoas e a falta de humanismo nas relações sociais.
Foi o que aconteceu com o amigo de Quincas, ao mudar para a capital e habitar uma mansão atrai amizades interesseiras.
O final é surpreendente.
Não vou contar mais, senão é spoiler na certa, mas há abordagens essenciais e que se fazem muito presentes na atualidade: interesse, traição, poder, falsidade e imoralidade.
O realismo tende a essas características e Machado, representante dessa escola literária no Brasil, o faz de maneira fiel: objetiva e crua.
Recomendo fortemente a leitura da triologia realista, cada obra traz uma reflexão diferente e bastante atual, mesmo escrita no século XIX.

ferbrito__ 08/03/2023

A história não me prendeu muito e achei meio chatinho, mas acredito que tenha sido porque essa é a versão reduzida (comprei num sebo então não sabia que era reduzida)