Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis


Compartilhe


Quincas Borba (Mestres da Literatura)





Quincas Borba vive confortavelmente em uma chácara na cidade de Barbacena (MG) e tem como enfermeiro e discípulo o ex-professor primário, Rubião que é modesto e tem inteligência limitada não consegue apreender a teoria de Quincas que tenta a todo custa ensiná-la ao enfermeiro.
Quincas morre. Toda a sua fortuna é deixada para Rubião, mas com a seguinte condição: o enfermeiro só teria direito à herança se cuidasse do cachorro de Quincas, que também se chama Quincas Borba.
Com o cachorro e a herança, Rubião se muda para o Rio de Janeiro. Conhece o casal Sofia e Cristiano Palha, na estação em Vassouras (RJ), que percebe quão ingênuo Rubião é e aos poucos passam a administrar sua fortuna.
Rubião se apaixona por Sofia, mas não é correspondido, esse fato o leva aos poucos à loucura, a mesma responsável pela morte de Quincas Borba. Louco e explorado por diversas pessoas, dentre elas o casal Palha e Sofia que lhe tiraram toda a fortuna, Rubião falece à míngua e assim se torna a prática da tese do humanitismo. Após três dias, numa rua, o cachorro Quincas Borba é encontrado morto.
O romance é a representação da filosofia criada por Quincas Borba, em que a vida é um campo de batalha e só sobreviverão os mais fortes. Os fracos e ingênuos, tal qual Rubião, serão os manipulados e anulados pelos mais espertos, a exemplo o casal Sofia e Palha, que no desfecho de Quincas Borba terminam ricos e vivos.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Quincas Borba

Similares

(11) ver mais
O Alienista
Dom Casmurro
Dom Casmurro de Machado de Assis
Quincas Borba

Resenhas para Quincas Borba (2)

ver mais
Não gostei...
on 29/4/21


Acredito q por culpa da edição, acho que não está com o texto completo. E sem divisões de capítulos, ficou muito confuso.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 2.8 / 5
5
ranking 0
0%
4
ranking 20
20%
3
ranking 60
60%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Nadia Mamede
cadastrou em:
05/12/2015 21:27:24
Pedro
editou em:
06/03/2023 09:56:35
Pedro
aprovou em:
06/03/2023 09:57:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR