Um Apólogo

Um Apólogo Machado de Assis

Resenhas - Um Apólogo

Douglas221 29/04/2024

Gostei
Sempre tive muito medo de ler alguma coisa do macho de assis pois como os livros dele são com palavras muitas das vezes difíceis eu sempre tive medo até que achei esse curtinho e em áudio book é simplesmente me encantou a forma de escrita dele realmente é muito boa e eu quero muito ler outras obras dele, mais ainda estou com um medo então continuarei a ler algumas obras curtas dele até ter coragem de ler um livro longo dele.

Taiii 27/11/2023

Foi uma leitura rápida e que trouxe algumas reflexões interessantes, porém, nada de mais. É um conto simples e de fácil de ler

Laura.Barreiros 27/09/2023

Uma lição sobre orgulho
Machado de Assis sempre é enigmático e traz suas críticas de maneira única e inesperada. Dessa vez ele nos faz pensar sobre a nossa posição, nossas gentilezas, nossas ações e nosso lugar na hierarquia da importância.

Natalia.Canalli 02/09/2023

Soberba
Uma crítica ao fato do ser humano ser individualista, soberbo e mesquinho.
Em uma discussão entre uma agulha e uma linha para ver quem é a melhor, Machado faz uma retaliação ao excesso de ego. A partir do personagem alfinete, o autor deixa claro que a soberba e o individualismo não nos leva à lugar algum: "Anda, aprende tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela que vai gozar da vida, enquanto aí ficar na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico."

emanuelesouzw 15/05/2023

"Também tenho servido de agulha a muita linha ordinária"
Esse conto foi passado como trabalho pra mim na escola, Machado foi muito perspicaz ao colocar seres inanimados com atitudes humanas, o novelo muito soberbo achando-se e a agulha a todo momento querendo mostrar seu valor e a importância da mesma.
Aliás ganhei o concurso que tava participando sobre esse conto kkkkkkkk, ganhei uma sexta de chocolates e um livro "Todo esse tempo" lerei ele em breve

ana luisa 03/01/2023

Eu realmente nunca pensei que um conto tão pequeno e ?simples? iria alugar um complexo na minha cabeça

robcait 28/12/2022

Leitura rápida, mas pertinente. Interessantíssimo observar a forma que Machado de Assis decide contar a história, repleta de ironia e um claro reflexo das relações humanas.

Brenda// 10/08/2022

Também, eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!
Vamos começar, entendendo o que é um apólogo, apólogo é um texto literário protagonizado por seres inanimados que adquirem vida e características semelhantes aos humanos, e traz consigo uma lição.

Neste lindo apólogo, vemos uma discussão entre a Agulha e o Novelo de Linha, que discutem para ver qual o mais importante. E nos mostra uma linda lição, que devemos carregar para a vida:
"Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico."

Estou prestes a ingressar na faculdade, e umaantiga professora e grande amiga me disse: "Leia este conto, e tome cuidado para não ser agulha lá."

Esse conto mostra um pouco da genialidade e sabedoria de Machado de Assis.

E aí, será que não estamos sendo agulhas para muitas linhas ordinárias?

lu ð¿ 30/07/2022

simplesmente Machado de Assis
Conto rápido e fácil mas com aquela crítica social foda que está em todo o conto de Machado. Simplesmente genial

@acmochetti 18/07/2022

Um Apólogo
Este conto é um dos mais gostosos que já li. Com uma narrativa cheia de lições de moral, com leveza e muita rapidez. Adorei realmente este conto em específico e espero que os próximos sejam tão bons quanto este.

thekmilla 28/05/2021

Legalzinho.
Um conto bem curtinho, que traz uma analogia interessante no final a se pensar e refletir.

Day 22/02/2021

Ainda pensando
Um conto curtinho que me deixou pensando no final por muito tempo, dá pra fazer ótimas analogias. Me propus a ler mais Machado esse ano e tá sendo incrível.

Janaina Edwiges 19/12/2020

Apólogo é um tipo de narrativa em que os personagens são seres inanimados e que traz consigo uma lição de moral. Neste diálogo entre a agulha e a linha, Machado de Assis nos convida a refletir sobre a disputa de egos e vaidades, tão própria do ser humano. E também nos instiga a pensar: será que estamos servido de agulha a muita linha ordinária?

Soybean 16/09/2020

Machado de Assis
- Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária !