A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos




Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados


135 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


Morgana Gomes 16/01/2022

A terra das pessoas peladas
"A terra dos meninos pelados" é uma leitura rápida e pode ser complicada de entender em alguns pontos. Alguns capítulos parecem ser a continuação do outro, mas tem partes em que há uma quebra da narrativa e isso exige um pouco mais de atenção à leitura.

Na história, conhecemos Raimundo que é a única criança a ter olhos com cores diferentes (um azul e outro preto) e não ter um fio de cabelo sequer. Por ser diferente das demais crianças, é também um alvo fácil para sofrer todo tipo de bullying. E essa agressão funciona como um gatilho para que Raimundo converse sozinho e desenhe o país de Tatipirun na calçada.

Lá em Tatipirun ele conhece outras pessoas como ele que o acolhem e o tratam com respeito e carinho e não como uma pessoa excluída por ser diferente. Por mais mirabolante que Tatipirun possa ser, Graciliano Ramos mostra o quão fundo uma pessoa pode ir quando ela não é aceita em seu mundo real, se assim podemos dizer.

Raimundo precisou usar a imaginação e criar o seu próprio país para se sentir aceito. Quantos momentos da vida nós já fizemos o mesmo que ele? "A terra dos meninos pelados" é uma representação do refúgio que muitas pessoas buscam para esquecerem daquilo que as faz sofrer. É um lugar onde você pode se sentir livre para se aceitar do jeito que é.
comentários(0)comente



iguteixeira 08/01/2022

Inventividade
Pretendo cada vez mais adentrar na literatura de Graciliano Ramos. A imaginação não só no enredo, mas também na forma de compor as palavras é de extrema beleza. Amei
comentários(0)comente



Sílvia 31/12/2021

Agradável surpresa
Que surpresa pensar que o autor de Vidas Secas escreveu esse livro. É uma lição muito bonita de como encarar o bulling e o preconceito. Há um menino com olhos de cores diferentes e completamente careca que sofre nas mãos de seus vizinhos. Daí ele vai parar na terra dos meninos pelados. Muito legal
comentários(0)comente



nana 28/12/2021

Ruim
Acho que esse livro seja tenha muita muita muita ficção,o que acaba sendo muito chato,além de que há um assunto muito repetitivo,na minha opinião eu não lia novamente.
comentários(0)comente



Bruno236 26/12/2021

Aceitação e validação da liberdade
Algo que gostei nessa história fantástica tem a ver com a aceitação das diferenças, percepção das igualdades e abertura ao novo na relações entre as pessoas e o meio onde vivemos.
comentários(0)comente



Mah_. 28/11/2021

Maravilha ?
Uma história prática e fácil de ler . Quando vi o nome achei que era algo ruim mas acabei comprando que eu tinha que ler para ajudar a fazer um trabalho e amei a história.
Bem leve e descontraído , por mim , teria mais livros desses.
comentários(0)comente



de Paula 06/11/2021

Um aprendizado sobre as diferenças
Com um olhar infantil sobre a vida, Graciliano trouxe nesta narrativa reflexões importantes sobre as diferenças entre os seres humanos e como elas nos tornam únicos, através de uma viagem a uma terra encantada onde Raimundo foge de ser "mangado" pelos seus coleguinhas por ser careca e com heterocromia ocular, encontrando um lugar onde todos são semelhantes a ele neste aspecto físico, mas ainda há diferenças entre si e isso que faz cada um ser importante, assim como respeitá-las e permitir que os outros compartilhem suas vivências de forma segura e confortável. Ele falava sozinho porque ninguém queria ser seu amiguinho, o que não o impedia de ter uma grande imaginação e ser um exímio sonhador, qualidade que não devemos perder no decorrer da vida. Além disso, aborda a questão de que não há melhor lugar que nosso lar, mesmo com todas as complexidades do relacionamento interpessoal. Uma ótima história para crianças e um convite a reflexão aos adultos. Graciliano não decepciona!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nena 28/08/2021

Fofo e profundo...
Segunda vez que leio A Terra dos Meninos Pelados, e a segunda vez que me encanto totalmente!
Um livro leve que trata sobre preconceito de forma infantil, porém muito real.
Traz lições importantíssimas!
comentários(0)comente



Sofy 30/07/2021

Tema não trabalhado
O livro em si tem tudo para dar certo, mais o tema não é trabalhado da forma correta, não me agradei com a leitura.

17/06/21
Li :) 01/12/2021minha estante
que tema doida, o livro não tem tema e como é para *criança* eu achei muito bom




amErica 11/07/2021

É né
Mano ajhajajajkaksksskk definitivamente não é o tipo de livro que eu gosto. Me senti como quando assisti A espuma dos dias... perda de tempo ?
clarinha | @mostraacapa 11/07/2021minha estante
"é né" KKKKKKKKKK


amErica 11/07/2021minha estante
@clarinha dá pro gasto HKKSKSKSK




Gabi 01/07/2021

Qualquer coisa que Graciliano escreve é bom. Essa história é uma boniteza que só!!
Deveria ser leitura obrigatória no ensino fundamental
comentários(0)comente



Loh.br 17/06/2021

Mais uma obra de Graciliano Ramos, dessa vez foi "A Terra dos Meninos Pelados", no final ela nos deu uma lição valiosa, que somos todos iguais, bonitos, não porta a aparência, também nos ensina que se fossemos iguais, na questão de aparência, seria tudo muito chato, o mundo não teria graça
comentários(0)comente



Ray 11/06/2021

gostoso de ler
Uma leitura rapidinha, mas que fica claro qual o enredo. Raimundo que sofre com os outros rindo de sua aparência, chega em um mundo ideal para ele, onde todos compreendem ele. Leitura bem boa, recomendo!
comentários(0)comente



lubschi 12/04/2021

hj tô sem criatividade pro título ?
assim, é legalzinho, mas nn me conquistou nada. além disso, achei algumas partes muito confusas. mas achei legal q é comentado (acho q umas três vezes) sobre a importância das diferenças (bem por cima mesmo).
- eu vi uma pessoa falando q o livro tinha algum plow Twist, mas eu pelo menos nn percebi isso :/
comentários(0)comente



135 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR