Marginais

Marginais Evel Rocha

Resenhas - Marginais

Marcelo217 06/03/2021

Impactante
Seguindo a pegada dos Capitães da Areia de Jorge Amado, lembrei que há uns tempos que um escritor caboverdiano veio por aqui e falou de seu livro com mesma temática e aproveitei a oportunidade.
Marginais é um livro que relata a triste realidade de uma ilha de Cabo Verde sob a visão de Sérgio Pitboy. Um emaranhado de lembranças tristes que vão sendo costuradas enquanto conta a realidade de um menino vivendo na miséria que tentou de todas as formas sobreviver.

É possível perceber através das palavras o quão traumatizado ele foi durante toda a vida. Seja por uma cuspida, por uma calúnia, por um flagra, em casa, na escola, na rua...
As denúncias feitas por ele são muito sérias. O tráfico de pessoas, exploração sexual, drogas etc. assolam a realidade da população que, muitas vezes, não tem escolha sobre seu destino.

Os detalhes são sórdidos, às vezes com humor, mas o livro todo me passou angústia e desespero. Uma necessidade de expôr tantas injustiças que foram feitas. Tanto que a história dele dá espaço pra tantos outros que sofreram igual ou pior.

A reflexão tirada daqui é que a tirania da vida sobre a pobreza é equivalente à exploração dos mais afortunados sobre os pobres. Um lugar onde a corrupção vem de todos os lados e onde não há espaço pra quem vive à margem da sociedade.