Uma vida chinesa, Vol. 1

Uma vida chinesa, Vol. 1 Li Kunwu

Resenhas - Uma Vida Chinesa - vol. 1

Julinhafox 05/02/2024

Leia sem expectativas
O primeiro volume de Uma vida chinesa não é um livro ruim.
No entanto, senti falta de mais embasamento, senti que deveria estudar a história da China para poder aproveitar o que é compartilhado nos quadrinhos. Senti falta de alguns elementos mais didáticos.
Ou.. não sendo essa a intenção do livro - apresentar e ensinar aos leitores mais sobre a história da China - penso que a história deveria ter sido melhor desenvolvida.
às vezes o foco se perde do protagonista... é fácil de desconectar da história.

Além disso, mas aí talvez seja só comigo, em vários momentos tive dificuldade de reconhecer os desenhos, de entender o que era indicado, reconhecer alguns personagens - inclusive o protagonista.

Enfim... é interessante, mas não me prendeu. leia sem expectativas.

Christiane.Sérgio 13/07/2023

Maravilhoso!

O hq encanta desde o prefácio. Falando nele... nunca havia lido um prefácio tão excepcional. É um resumo da história das dinastias da China, o que nos dá um pré entendimento da leitura, principalmente para quem nunca leu algo sobre o assunto ou que leu bem superficial.

A história, uma autobiografia em hq, retrata o período maoista, um pouco antes, o durante e o pós morte de Mao Tsé-Tung, até os dias atuais.

Nesta primeira parte, é apresentado como foi o Grande Salto Adiante.e a Grande Revolução Cultural que trouxe morte, fome e ameaçou mergulhar o país no caos.

Aprendi bastante e me surpreendi como foi a alienação da maior parte da população que fez de Mao um Deus.

Que venha o volume 2!

Olgashion 13/06/2023

Acompanhamos o pequeno Li desde tenra idade, no momento em que o pai participa de um alto escalão do governo até a queda e começo e desenvolvimento da Revolução Cultural de Mao na China

Suzane 03/01/2023

A China sob mao
Mao tse tung, o grande timoneiro da revolução comunista na China. Este livro mostra como a China foi usada pelo movimento, a grande fome e a mudança cultural do povo de alienação e obediência a mao.

João 27/12/2022

Um país sério
Muito interessante ler sobre a China Maoista a partir de uma perspectiva familiar de quem VIVEU mesmo tudo aquilo. Lindo e sensível.
Para quem assim como eu é leigo no assunto, vejo nessa HQ uma ótima forma de saber mais sobre a experiência socialista da China, já que além das imagens que enriquecem (o traço é maravilhoso) também se trata de uma fonte que não é “viciada”, uma vez que o autor também apresenta pontos que podem ser considerados como erros do partido. Mao foi um dos mais pika da história, um grande líder, o GRANDE TIMONEIRO.

Flavio - @geekcorp303 28/06/2022

Misto de sentimentos
Peguei esse quadrinho sem saber muito sobre a história, e enquanto lia eu fiquei um pouco confuso com a narrativa, mas, acredito que com os próximos volume tudo irá se encaixar, a arte é bem diferente, tem um traço mais pesado, gostei bastante da estética.

Jéssica 22/04/2022

É um livro que trata da história chinesa. Esse primeiro volume fala do período de Mao Tsé Tung baseado no ponto de vista do autor. É rápido de ler pois é completamente ilustrado (HQ).

Kekeu 06/12/2021

Para bom entendedor...
Mesmo o autor não fazendo uma crítica mais incisiva, o leitor consegue perceber as dificuldades de viver na China de Mao. As situações de humilhação e fome são retratadas artisticamente de forma a impacta o leitor.

Chico A.C. 19/10/2021

Um ponto de vista
Um livro muito bom que conta e mostra muitas coisas sobre a Revolução Cultural que aconteceu na China. O ponto de vista é de apenas um personagem, que de início é apenas uma criança, que vai crescendo nesse ambiente, no mínimo, um pouco caótico. Tanto pra quem quer estudar sobre a China, tanto pra quem é leigo no assunto e deseja saber mais sobre, esse é um ótimo livro.

Marina.Castro.F 04/06/2021

Primeira parte
Gostei muito dessa primeira parte da história. O fato do livro ser em quadrinho dá um pouco de leveza para a história que é tão pesada. A única coisa ruim é que como tenho pouco conhecimento da história da China, às vezes me confundo. Mas estou adorando.

Mônica Alves 30/04/2021

No primeiro volume da trilogia o autor se propõe a narrar, através de quadrinhos, os acontecimentos que presenciou durante a ascensão de Mao Tsé-Tung. Na verdade, o protagonista Xiao Li nasceu um ano depois dessa ascensão, então sempre foi a China que ele conhecera. Me falta muito feijão com arroz para tecer qualquer comentário sobre a história chinesa, mas esse primeiro volume choca bastante por essa realidade tão distante e que, de certa forma, causa estranheza só de imaginar. Acima de tudo, mostra os riscos de endeusar um governante e colocá-lo acima de tudo e todos, como fez o próprio protagonista.

A arte em si é maravilhosa. Fazia tempo que não lia um quadrinho mais sério. Conforme avançamos no livro, em alguns momentos o cenário se moderniza e ao mesmo tempo, mais adiante, retrata o preço pago por isso. Em um momento a montanha é arborizada, em seguida foi desmatada para ajudar o presidente e a China (como pode ser que até hoje há quem acredite que danificar nossa terra é demonstrar amor a ela?). Em outra página, o cenário desvanece, enquanto narra a destruição da arte, das crenças e da cultura chinesa.

Na minha interepretação foi uma narrativa bem crítica, talvez não tanto pelo roteiro, mas bastante nos desenhos.

"Como muitos, tento evitar olhar demais para trás, para não deixar a memória me levar ao remorso. Mas, na verdade, aquele que outrora destruiu, na despreocupação da juventude, tantas e tantas maravilhas daria tudo para recuperar hoje nem que fossem alguns daqueles objetos maravilhosos que traziam em si nossa história."

Mari 17/04/2021

Retrato da China maoísta
Um retrato, em quadrinhos, da China maoísta, através da perspectiva familiar e pessoal do autor. Lindo, sensível, com desenhos bonitos.
Recomendo demais! Partiu vol. 2! ?

afonsojr 15/04/2021

Para os dias de hoje
Demorei para ler esse quadrinhos, mas o momento da leitura casou com os tempos atuais no Brasil. Lendo Uma Vida Chinesa - O tempo do pai, entendemos os modelos de imposição ideológica dos governos totalitários. Seja de que lado for. Recomendo demais a leitura desse quadrinho, produzido por alguém que passou pelos primórdios da Revolução Chinesa. Ansioso para ler ler a parte 2, de três que completam a série.

Renato Carvalho 01/02/2021

Outra realidade
Tem horas que chega a ser ácido. Como a união de homens para um bem comum vai além do que imaginamos. Como a rede de vigilância do povo camponês levou vilarejos a se reinventarem em questão social. É um novo olhar para o processo de construção da China moderna, sob a perspectiva de um ilustrador. Fenomenal!!!!