O Estranho Contato

O Estranho Contato Kelly Shimohiro

Resenhas - O Estranho Contato

Mary - @mundo_literario.mary 15/10/2022

Uma leitura interesante
O livro conta a história de Ágatha Guiller, uma garota normal de 19 anos, que mora em uma cidade chamada Nova Jerusalém, com seus pais e seus dois irmãos, a Ágatha tem uma vida tediante, ela não sabe o que quer fazer da vida. Até que tudo em sua vida começa a mudar, quando ela passa com um cara muito lindo.
No sonho ela esta completamente apaixonada pelo cara está fugindo de algo, ela acaba se apaixonando verdadeiramente por um cara que nunca viu na sua vida.
Um dia o pai de Ágatha anuncia que um parente distante irá vir ao Brasil e vai ficar com eles em sua casa, quando Ágatha e seu pai chegaram ao aeroporto para buscar o tal parente, ela descobre que esse cara é o mesmo cara de seus sonhos, e ele sabe disso porque em um momento ele chega para ela e diz: Eu sou sim, o cara com quem você tem sonhado. A partir daí tudo começa a ficar estranho.
O livro é muito bom, a escrita da Kelly é maravilhosa, o que compensa muito na leitura.

Thamiris 02/02/2021

Parece Crepúsculo
Ágatha Guiller é uma garota de 19 anos entediada com a vida. Mas, com a chegada de um parente desconhecido e distante, vê tudo virar de cabeça para baixo. Tudo fica ainda mais confuso, e até um pouco perigoso, quando ela passa a enfrentar a morte e a dor e começa a compreender os segredos que conectam todos os seres.

Para ela, nada importa mais do que Tom. Ela está apaixonada e fascinada pelo mundo dele. Em nome dessa paixão está disposta a qualquer coisa, mesmo que isso signifique abandonar todo o resto para sempre.

Pra mim, o livro foi uma vibe super de Crepúsculo. A personagem mal conhece o Tom e já diz que está loucamente apaixonada e abandona tudo por ele e tem atitudes SUPER infantis e imaturas pra sua idade. A todo momento eu me perguntava se a personagem tinha mesmo 19 anos ou 12.

A escrita é super envolvente e me prendeu muito mas, a única coisa que me interessou na história foi a introdução do outro mundo, (Gael) apesar de achar que a autora introduziu muito no final do livro e no início/ meio vemos muito drama da personagem principal.

O romance do casal não foi muito bem desenvolvido e isso me incomodou muito, acho que por ser um primeiro livro de uma trilogia a autora deveria ter nos mostrado mais o romance que ela criou e não só fazer eles ficarem juntos ?do nada?.

O livro foi lido em parceria com a autora e caso queira adquirir o livro, está disponível na Amazon para compra do físico e do e- book que também tem no kindle unlimited. Obrigada, Kelly pela oportunidade de ler e resenhar o seu livro.

Marih Ferreira 06/09/2020

Imagine sonhar com um garoto e depois você perceber que ele realmente existe...
Ágatha estava com sua vida monótona e não via a hora das coisas começarem a realmente acontecer, mas não esperava que fosse tudo começar por um sonho. Seu pai lhe havia dito que o filho do seu amigo passaria alguns dias em casa e ao conhece-lo percebeu que era o garoto que havia aparecendo nos seus sonhos. A partir desse momento, o sentido que ela tinha como mundo foi totalmente reconstruído e sua família sofreria a consequência.

• A história super me prendeu e chegou um momento que eu não queria parar de ler, mas não foi pela Agatha não. Não gostei da personagem principal, achei ela imatura, se apaixonou a ponto de fazer qualquer coisa por uma pessoa que mal conhecia. O romance foi muito rápido. Um personagem que amei foi o Fred, que se mostrou ser amigo para qualquer hora e também teve a família da Agatha, que todos são maravilhosos.

• Não se pode julgar a história somente por um personagem, sendo que adorei essa questão de outros mundos que o livro aborda. Teve aventuras, plot twist e um gancho para o próximo livro, terminei com aquela curiosidade para ler o próximo.

Jaqueline Felix 30/07/2020

Trata-se de um romance entre uma humana solitária e um extraterrestre misterioso.
Não gostei da protagonista Ághata, que é imatura demais, mas me identifiquei com as partes onde ela descreve como se sente deslocada nesse mundo. E o Tom é um enigma, que você passa o livro todo tentando entender, mas não consegue totalmente.

Não é fofo como eu imaginei, foi tudo corrido demais e poderia ter sido melhor desenvolvido, mas a trama é bem interessante e envolvente.
Tanto que eu terminei ele desesperada para saber mais e logo comprei a sequência e comecei a ler.

Lorenna Hana 09/03/2020

@amantedemarcadores
Ágatha Guiller é uma garota de 19 anos entediada com a vida. Mas, com a chegada de um parente desconhecido e distante, vê tudo virar de cabeça para baixo. Tudo fica ainda mais confuso, e até um pouco perigoso, quando ela passa a enfrentar a morte e começa a compreender os segredos que conectam todos os seres.
Para ela, nada importa mais do que Tom. Ela está apaixonada e fascinada pelo mundo dele. em nome dessa paixão está disposta a qualquer coisa, mesmo que isso signifique abandonar todo o resto para sempre. A história flui bem, tem ótimos dialetos e simplesmente atrai você do início ao fim com suspense e um mistério fantasioso que você (eu pelo menos) faz tantas teorias que você surta. Os personagens são inigmaticos mas bastante simpáticos, eles nos deixa super desconfiados porém isso deixa a história mais interessante e divertida. O livro abriu muitas dúvidas e fechou algumas. Esse livro é o primeiro de um duologia, a próxima leitura está prevista por final ou próximo mês mas não sei se consigo aguentar a curiosidade até lá.

@diversidadeliteraria 01/07/2019

A obra aborda a temática de ficção, no qual a autora obteve êxito em sua escrita, em muitos trechos usando-se do mistério para levar o leitor a curiosidade dos fatos.

Temos como uma das protagonistas principais a Ágatha Guiller uma jovem de 19 anos cercada de problemáticas como: tédio fazendo-a companhia sempre, falta de direção em relação a profissão e uma rotina sufocante, até que ver sua vida mudar bruscamente com a chegada de um parente desconhecido e distante.

Quando fiz a leitura da sinopse, acabei fazendo um levantamento de hipóteses do desenrolar da historia, que seria um clichê romântico e previsivel, porém com o encaminhar da leitura fui ficando cada vez mais impressionada com os acontecimentos da história, nada previsíveis.

O parente em questão que nos é apresentado é o Tom, onde vários mistérios rondam a vida desse rapaz, e algumas coisas estão entrelaçadas a nossa protagonista Ágatha.

Uma série de acontecimentos misteriosos acabam acontecendo e induzindo o leitor a querer saber mais, e em relação a como será o desfecho da história. Foi uma leitura prazerosa e fluida, a escrita da autora é envolvente e fluida, a obra possui uma boa diagramação com letras grandes e folhas amareladas.

A obra possui o volume II no qual traz a continuidade de alguns mistérios não revelados neste primeiro volume, estou muito ansiosa pela leitura e continuar a me envolver na história da Ágatha e do Tom e descobrir os segredos que os cercam.

Maila.Fernandes 22/04/2019

Resenha do livro: O estranho Contato
N° de pág:. 206
Nota: 4,5 /5 @irmasdepalavra

O estranho contato é o primeiro romance da autora Kelly Shimohiro, publicado em São Paulo pela Editora @editora.empireo , no ano de 2015.

A autora nasceu em Maringá, no Paraná. Formou-se em psicologia e trabalhou mais de uma década conhecendo realidades tão diversas, mundos paralelos que cada pessoa constrói para si. É apaixonada pela literatura desde sempre.

Ágatha Guiller é uma garota de 19 anos entediada com a vida, faz cursinho e adora passar boa parte do tempo no seu lugar predileto, um paredão no lado oeste da escola lendo biografias, muitas vezes acompanhada do Fred seu único e melhor amigo que também compartilha do seu paraíso secreto.

Certo dia Ágatha teve um sonho sinistro e com a chegada de um parente desconhecido, sua vida começa a ficar confusa e perigosa, pois ela começa a descobrir e compreender certos segredos.

? Talvez sonhos sejam só sonhos, fantasias sem sentido...ou uma confusão do inconsciente, cheia de símbolos e ilusão. E de desejo...mas talvez eles sejam só isso, talvez eles realmente possam se tornar reais.?

?Para ela, nada mais importa mais do que o Tom. Ela está apaixonada e fascinada pelo mundo dele.?

O livro é escrito em primeira pessoa, no ponto de vista da protagonista Ágatha Guiller.

É uma obra muito envolvente, se torna sinistra no meio do livro, onde descobrimos coisas extraordinárias, vivemos situações tristes, tipo: Como assim? Sério que isso está acontecendo?

E o mais legal é que a autora vem deixando pistas dos acontecimentos desde o início, e por fim descobrimos realidades que não são comuns aos humanos.

Tive a impressão do final ter deixado a desejar, mas após ter uma conversa com a escritora entendi que a intenção era essa e uma continuação está por vir.

Recomendo muito esse livro para quem gosta de uma boa fantasia cheia de romance é reviravoltas extraordinárias.

Tati 01/03/2019

O estranho contato
|| Eu sou sua melhor escolha , Ágatha ||.
Agatha, uma jovem de 19 anos que mora ainda com os pais e dois irmãos Tino e Fernando. Uma garota meio indecisa do que realmente quer, de poucos amigos, alias um apenas, Fred.
Ela sempre se achou deslocada e com uma vida sem graça. Mas sua perspectiva muda, quando começa a ter sonhos românticos e estranhos com Tom, um desconhecido, que ela nunca viu na vida.
Certo dia, juntamente com os pais num jantar. Seu pai, comunica que receberá o filho do seu primo Edgar em sua casa. E toda família se preparam para a chegada desse rapaz que nem o nome eles sabem, onde a família apelidam de "Edgarzinho".
Chega o dia de ir buscar o "Edgarzinho" no aeroporto, e Ágatha acompanha o pai. Quando ela se depara com o rapaz, e fica paralisada ao saber que é o rapaz do seus sonhos.
Tom, é o nome do rapaz de seus sonhos, e que se tornou real. Mas esse encontro irá virar a vida de Agatha de cabeça para baixo, e tudo ficará mais confuso.
E junto de seu melhor amigo Fred, ela busca compreender os mistérios e segredos que a conecta com Tom.
|| Ainda tenho um pouco de medo de tudo isso ser um sonho. A idéia de ser real é como um assombro ||.
Minha opinião:
Amei o livro por inteiro, a historia me cativou desde do inicio e me deixou com aquela pitadinha de "quero mais". Amei os personagens, meus preferidinhos são Ágatha&Tom, uma paixão avassaladora. Aguardando as próximas aventuras dessa história eletrizante. Parabens Kelly!! Sensacional!!

Carla19 22/02/2019

O Estranho Contato
Sabe aquele ditado "Não julgue o livro pela capa"?
Foi o que aconteceu, eu achei que iria ler um suspense, pois a história fala sobre uma paixão entre mundos. Mas foi totalmente diferente, o livro é uma mistura de romance com ficção científica. ( E diga-se logo de passagem muito bem escrito ).

Kelly Shimohiro me ganhou da primeira à última palavra de sua obra ?O Estranho Contato?.
Na trama conhecemos Agatha Guiller uma garota de 19 anos entediada com a vida. Mas, com a chegada de um parente desconhecido e distante, vê tudo virar de cabeça para baixo.

A narrativa de Kelly é ágil e altamente descritiva, capaz de levar o leitor por uma viagem quase real pelos lugares que percorre.

A história me deixou pensativa e me trouxe o questionamento: Será que não estamos sozinhos no universo? Será que existem outras formas de vida na imensidão das galáxias?

Antonio Maluco 29/11/2018

Sobrenatural
o livro mostra a aventura de uma menina que acredita em seres sobrenaturais...

Lisa.Vieira 04/02/2018

O estranho contato
Primeira coisa que tenho pra dizer sobre esse livro: AMEI!

Eu não sei muito bem o que estava esperando encontrar quando iniciei a leitura, mas me pegou de surpresa (surpresa boa) e me deixou viciada e ansiosa pelo desfecho! Eu devorei o livro!

Achei muito bem bolada a trama! A autora LACROU! O livro é bastante instigante e nos deixa curiosos e com a cabeça armando mil teorias. É alucinante! Me lembrou muito de Sense8, Matrix, Divergente... Sério!!! Uma delícia!!! #adoro #Muitobom

Mas bem, calma lá que já estou atropelando tudo! Deixa eu explicar melhor sobre do que esse livro se trata :)

Ágata Guiller é uma garota de 19 anos. Ela está super descontente com a rotina dela, se sente entediada com tudo, não sabe o que quer fazer no futuro após o ensino médio. Ela vive com os pais e dois irmãos mais velhos. Tem um melhor amigo e eles se dão super bem. Vive uma típica vida adolescente de cidade pequena.

Um dia o pai de Ágata avisa que Tom, o filho de um primo que ele não vê há anos e mora na Áustria, virá passar alguns dias no Brasil e ficará hospedado com eles... #AíVemTreta

Antes da chegada desse hóspede, Ágatha tem sonhos e sensações muito reais durante eles, ela se apaixona por um "personagem" irreal, alguém que ela nunca encontrou mas que sente uma forte conexão.

Assim que ela se vê cara a cara com Tom, após sua chegada da Áustria, Ágatha percebe que o homem dos seus sonhos (literalmente) está de pé na sua frente e ela não sabe como reagir!
É possível você encontrar alguém que existe e que você ainda não conhece em seus sonhos?

Obviamente ela fica intrigada, e quando Tom parece se divertir com a reação dela, ela passa a ficar desconfiada também! Assim começa O ESTRANHO CONTATO!

[Quote pág 36]
"Ontem, nos meus sonhos, nós estávamos juntos. Mas tenho que me controlar. Ninguém mais sabe disso.
- É... é... - gaguejo.
- Fala! - ordena meu pai.
- É que tenho a impressão de que já nos conhecemos...
- Isso só poderia ser um sonho! - ele diz e sorri para mim, deixando tudo ainda pior.
Engulo em seco. Ele sabe, ele sabe que já sonhei com ele."

Daí pra frente a gente começa a surtar! Esse mocinho deixa as coisas no ar, e um tipo de jogo começa! A mocinha procura por respostas, quer saber principalmente o motivo de sonhar com ele e o porque da forte conexão.

Ainda mais estranho é que o melhor amigo dela também é afetado por essa aproximação de Tom. Ele passa por fenômenos no mínimo intrigantes e fica com receio a respeito da ligação de Ágatha e Tom. Será que Tom poderia ser responsável pelas mudanças em suas vidas ou é apenas coincidência tudo ter mudado após sua visita ao Brasil?

Ah, eu fiquei sedenta por essa revelação! A autora conseguiu mesclar tão bem os elementos dessa história... Uma dose certa de romance, suspense, ação! Gostoso de ler meeeesmo... Eu só fiquei com pena quando acabou porque queria mais!
Aliás, o final deixa a gente com sensação de que terá continuação... Vou me informar e espero muito que tenha uma sequência.

Se você gosta de um bom mistério, precisa ler esse livro. Sério! Eu pensava o tempo todo em Sense8, Matrix e Divergente!!! Tem vários elementos que nos fazem pensar nessas referências e é impossível não pensar neles!

Sobre mocinha no desenrolar da trama: Eu adorei. Cresceu, saiu da casca! Ela vê nesse garoto misterioso uma janela pra uma vida que ela nem sabia que estava buscando. Ela vivia entediada e estagnada, sem um sonho pelo qual quisesse correr atrás, até que Tom surge como um terremoto, e mostra uma outra panorâmica para Ágatha. Ela se encanta por tudo... Por ele e o que ele representa e pode proporcionar à ela. É fofo demais os dois. Fiquei apaixonada.

Sobre a escrita da Kelly: Muito gostosa. Flui fácil, prende a gente, nos aprisiona do início ao fim. É realmente uma delícia!

Recomendo muito! Dou 4,5 estrelas. Queria um epílogo ou um final estendido. Não estava preparada quando acabou! Queria mais!

Parabéns por esse livro amiga!!! Por favor escreva mais sobre Ágatha & Tom
Preciso de uma continuação!!!

P.S.: A autora divide uma página aqui no facebook com sua irmã, e também autora, Dany Fran. A página se chama "Irmãs de palavra".

Emily.fonseca 16/12/2017

Ágatha é uma jovem de 19 anos, que possui uma vida chata, monótona, e sem muita surpresas, seu único Hobby é ler biografias, ela ama ler biografias. Nossa protagonista ainda não sabe o que quer da vida, quais suas metas e muito menos qual faculdade quer cursar, mas com a pressão dos pais por ela se decidir e fazer um cursinho, ela optou por medicina, pois seria extremamente difícil de entrar assim dando mais tempo a ela..

👽"“Olho novamente para o espelho. Um dia após o outro. Isso não é um propósito. Só que eu não me mexo de verdade, tenho sempre a sensação de estar esperando alguma coisa acontecer”.👽

A mocinha tem apenas um único amigo, Fred que é tão estranho quanto, mas ao menos se localiza na vida, ele é um desenhista nato, e um ótimo amigo.
Ágatha simplesmente existe, ela não vive a vida, está penas lá respirando e esperando que algo surpreendente e incomum aconteça, pois ela não se encaixa no mundo em que vive. Ela continua nessa vida até um filho do primo do seu pai, Tom vir passar um tempo no Brasil. A paixão de ambos é quase instantânea, teve uns acontecimentos antes da chegada que levaram a isso, mas mesmo assim foi algo extremamente rápido, eles se olharam e puf, já estavam e amando. Se eu fosse Ágatha ao invés de apaixonada, eu ficaria totalmente apavorada ao ver Tom.
Um beijo, foi o que bastou para a protagonista ser capaz de fazer tudo por esse "amor", Tom simplesmente some no outro dia deixando apenas um bilhete para trás, logo após isso tudo começa a ficar meio louco para Ágatha e Fred, sonhos, pessoas desaparecendo, mentiras, uma viagem. Mas Ágatha apenas se importava em estar novamente nos braços de Tom..

👽""Depois de dias, semanas, meses, você não foge mais da dor. Ela é você agora. Não importa aonde vá ou o que faça para despistá-la. Ela sempre volta, volta e volta até te alcançar e ficar."👽

Juro que em quase todo o livro quis dar uns sacodes em Ágatha e mandar ela criar vergonha na cara e parar de agir feito uma criança obcecada, pois ao meu ver, Ágatha não amava Tom, apenas tinha uma obsessão pelos mistérios que o rondavam. Tom parecia uma droga para a moça, quando seu nome era mencionado ela entrava em êxtase e só queria ele, tanto que se aventurou atrás de seu amor, como se ela tivesse nascido apenas para amá-lo. Ele enrola ela descaradamente, e ela simplesmente joga o jogo dele e não vai atrás de informações, ACORDA GAROTA, ele pode ser um psicopata...

👽"“Não sei no que isso vai dar. Não sei se as coisas que vou descobrir vão me afastar dele. Eu não sei qual é o nosso tempo. Só sei que agora, o Tom é a sola dos meus pés. Ele me abraça e desaparecemos. É, de novo, a tal impermanência.”👽

A parte sobrenatural do livro me encantou bastante, pois foi algo diferente dos outros livros dessa temática, e foi este ponto que me fez adorar o livro, e diferente de Ágatha eu soube juntar 2+2 e desvendar o que espera ela e sua empregada no próximo livro.
Dei nota quatro por conta do mistério e de Fred, adorei ele e queria saber mais coisas sobre ele, e estou ansiosa pelo próximo volume.

Thaís Silva 25/09/2017

Estranho Contato - BLOG DOCE VÍCIO LITERÁRIO
Esse primeiro romance da autora é narrado em primeira pessoa, possui uma leitura que flui rápido, numa linguagem de fácil entendimento. Ela consegue deixar o leitor cheio de expectativas, tornando quase impossível de parar de ler.

Um pouco sobre a história:

O livro conta a história de Ágatha, uma jovem de 19 anos, que tem três irmãos homens mais velhos. Ela não é como as garotas de sua idade, as coisas que são normais para outras pessoas não costumam ser para ela. Alguma coisa falta em sua vida e ela ainda não descobriu o que é. Não sabendo direito que rumo tomar, ela se apoia em seu melhor amigo Fred e em seu lugar favorito, um banco de pedra, no colégio onde estuda.

“Olho novamente para o espelho. Um dia após o outro. Isso não é um propósito. Só que eu não me mexo de verdade, tenho sempre a sensação de estar esperando alguma coisa acontecer”. Pág. 29

Sonhos estranhos e uma visita repentina de um parente distante começam a virar a vida de Ágatha de cabeça para baixo. Sonhos e eventos estranhos estão acontecendo e a deixando cada vez mais confusa, mas ao mesmo tempo ela sente que tudo o que ela estava, de alguma forma esperando, finalmente está começando a acontecer.

Quando Tom aparece em sua vida, de uma forma muito estranha, as coisas de alguma forma parecem começar a fazer algum sentido em sua vida. Ele lhe apresenta seu mundo e ela fica deslumbrada e completamente apaixonada, até que tudo começa a ficar muito confuso e coisas inimagináveis acontecem. A monotonia de sua vida chegou ao fim e tudo o que ela queria sentir, finalmente aconteceu. Mas quais as consequências disso?

“Não sei no que isso vai dar. Não sei se as coisas que vou descobrir vão me afastar dele. Eu não sei qual é o nosso tempo. Só sei que agora, o Tom é a sola dos meus pés. Ele me abraça e desaparecemos. É, de novo, a tal impermanência.” Pág. 154

Ágatha terá que ser paciente e muito forte para lidar com todas as mudanças repentinas que estão acontecendo em sua vida.

Opinião sobre os personagens:

A personagem principal, não é a minha pessoa preferida da história. O porquê? Bem, no começo da narrativa, Ágatha me parece uma pessoa com uma personalidade forte, com sua própria maneira de ser e que não liga muito para opiniões alheias. Digamos que de cara vemos que ela não é uma garota comum e que não irá, jamais, se comportar como uma, mas é exatamente assim que acontece, uma vez que ela se vê perdidamente apaixonada e agindo de maneira inconsequente por um garoto que ela mal conhece. Outra coisa que não gosto é o fato de ela ser tão cega para perceber coisas que são muito óbvias.

Por outro lado, Fred, seu melhor amigo, é uma pessoa maravilhosa que está sempre ao seu lado nas maiores loucuras, sem julgá-la e a apoiando sempre. Eu adoro histórias nas quais os personagens são melhores amigos. Ele é a pessoa sensata, mas acho que Ágatha o deixa de lado em vários momentos, não dando a ele a devida importância e quando Fred tem que resolver os próprios problemas, ela não é muito compreensiva com isso.

Tom, por sua vez é um mistério, um garoto cheio que segredos, que deixa Ágatha completamente apaixonada. A maneira como ele surge não vida de Ágatha é muito repentino, e deixa o leitor desconfiado de sua integridade. Mas é Tom que traz o sobrenatural à história, o estilo de vida dele deixa tudo interessante e curioso.

Os outros personagens, são ótimos! A mãe de Ágatha é excêntrica, bem diferente da filha, mas dá para perceber o amor e o carinho que tem por ela. Seu pai é um verdadeiro paizão, cheio de manias e bem diferente da esposa. Ele é mais quieto, mas apoia a filha em tudo. Os irmãos mais novos de Ágatha são muito divertidos e não deixam a irmã de lado como adolescentes típicos.Já o irmão mais velho quase não aparece na história por morar no exterior.

Opinião geral sobre a história:

Gosto muito do gênero romance com sobrenatural, pois são aqueles romances diferentes e cheio de possibilidades. E o que mais tem nesse livro são possibilidades!

Embora não me agrade muito o fato do romance repentino e avassalador, que não combina muito com a protagonista, a autora consegue nos deixar curiosos do início ao fim com tudo o que pode acontecer. A cada página a expectativa aumenta, pois Tom é muito reservado e misterioso e vai revelando tudo beeeeem aos poucos. O mundo que ele apresenta é completamente diferente e a autora é cheia de criatividade ao criar um cenário completamente novo, que poderia ser muito mais explorado num próximo livro.

Muitas fatos não foram concluídos nesse volume, e é por isso que dá a entender que terá um próximo para continuar essa história. Ao fim, a autora introduz personagens que podem mudar tudo o que Ágatha sente até o momento. Assim, por enquanto, o leitor fica cheio de expectativas e teorias loucas que só serão sanadas em uma possível continuação.

O próximo volume tem tudo para ser maravilhoso e minha expectativa é o que o romance e o mundo de Tom sejam muito explorados e que as questões que ainda não foram explicadas sejam surpreendentes.

Espero que tenham gostado!

site: http://docevicioliterario.com.br/index.php/2017/09/25/resenha-o-estranho-contato-kelly-shimohiro/

Camila Lobo 12/07/2017

Resenha: O Estranho Contato (Por Livros Incríveis)
Ághata Guiller é uma jovem de 19 anos que sempre teve uma vida extremamente tediosa, onde nada era suficiente para empolgá-la. Ao menos até conhecer Tom, o primo misterioso que chega da Europa para passar um tempo em sua casa. Com seus sonhos estranhos, ela sabe que está apaixonada pelo garoto, ainda que ela tenha um pouco de noção de que correrá riscos, mesmo sem saber o motivo.

O Estranho Contato é o primeiro romance da autora Kelly Shimohiro. Narrado em primeira pessoa, Ághata inicia sua história narrando sobre sua vida entediante, e há toda uma descrição sobre como sua família funciona, seu colégio, justamente para ambientar sua vida antes de Tom chegar.
A escrita da autora é bem juvenil e ora alterna-se entre ser bem descritiva, ora escassa de detalhes, onde normalmente seguem-se descrições dos sentimentos da protagonista pelo mocinho. Por isso, a obra acaba caminhando devagar, tomando ritmo apenas depois da metade do livro. A partir daí, O Estranho Contato torna-se envolvente, com ação e até mesmo momentos tristes.

Entretanto, o maior diferencial da história é a criatividade em imaginar outros universos com características semelhantes, mas ao mesmo tempo, muito distintas. O mundo e a ambientação criados por Kelly são de fato fascinantes. As descrições são bem feitas, fáceis de imaginar as cenas, além de haver todo um cuidado para criar coisas diferentes do que conhecemos e ficcionais, e mesmo assim parece mágico imaginar outros modos de se escrever uma história, por exemplo. Ou seja, O Estranho Contato mescla muito romance com fantasia e ficção científica, já que a medida que a protagonista conhece Tom, fenômenos não naturais começam a acontecer no planeta.

Entretanto, O Estranho Contato perde muito por causa do romance, que deveria ser muito melhor trabalhado. O amor de Ághata por Tom não convence, porque por mais que ela tenha o visto algumas vezes em seus sonhos, ela torna-se irrevogavelmente apaixonada pelo rapaz, sendo que ambos ainda são completamente estranhos um ao outro. Logo, ao longo do livro temos inúmeras passagens sobre o quanto Ághata gostaria de estar com Tom, beijá-lo, tocá-lo... E é difícil que o leitor sinta empatia ou compreenda. Com algumas páginas a mais dedicadas ao pré-relacionamento deles, o romance seria mais crível e agregaria mais sentimentos a trama.

Além disso, tive muita dificuldade em gostar da personagem principal. Apesar de Ághata ter dezenove anos, em momento algum ela aparenta ter a idade, e sim, ser uma garota mais jovem, principalmente pelas suas atitudes e pensamentos. Felizmente, ela foi a única exceção e pude simpatizar com todos os outros personagens, principalmente com o pai da garota e Fred, seu melhor amigo.

O final termina entreaberto. A história não possui uma conclusão, nem é possível imaginar o que vai acontecer no próximo volume. Entretanto, este conclui-se de maneira satisfatória, quase como filmes com continuações, onde a situação está amenizada no final, para no próximo, algo acontecer novamente.
Kelly é uma autora iniciante com grande criatividade e boa escrita, ainda que mereça ser lapidada em alguns momentos. Com O Estranho Contato, a autora mostra seu potencial e me deixa curiosa para saber mais sobre o que acontece com a Ághata e com as pessoas que mudaram sua vida.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-estranho-contato-kelly.html