My Grandmother Asked Me to Tell You She

My Grandmother Asked Me to Tell You She's Sorry Fredrik Backman

Resenhas - My Grandmother Asked Me to Tell You She's Sorry

Anne Balbueno 22/04/2024

O meu livro preferido da vida agora tem nome
Já tinha lido outras obras do Fredrik mas essa aqui me pegou de um jeito especial, de um jeito que só garotinhas de 8 anos sabem sentir.

Um misto de fantasia e realidade, com super-heróis e apenas a vida fazendo papel de super vilão me tirou lágrimas do começo ao fim.

A delicadeza da narrativa foi impressionante e ao autor serei eternamente grata. Mostrando sempre que mesmo depois de partindo, pessoas nunca vão realmente embora. Que se todo mundo puder ser diferente, ninguém mais precisa ser normal.

Descobri que tem um spin-off e já estou ansiosa!

Bia 29/12/2023

Eu li esse livro logo depos de Brit-Marie porque eu queria saber mais sobre ela. Fui de cabeça achando que ia amar esse também, mas… Nem tanto. Não é um livro ruim, eu aproveitei vários momentos, mas sempre parecia ter alguma coisa para me tirar da imersão.
Um grande problema que eu tive com essa história foi o limite entre brincadeira de faz de conta e realismo mágico. Ao mesmo tempo que o livro parece deixar claro muitas vezes que esse mundo de histórias ficticias existe, também fica claro que é tudo uma série de alegorias e metáforas para relatar histórias e experiências. Esse meio do caminho acabou tirando um pouco do brilho da história já que esssa terra de fantasia nunca conseguiu nem se sustentar como algo indenpendente e nem fazer todo o papel de metáfora.
Como sempre nos livros de Backman, os personagens e como eles interagem e se desdobram em camadas no decorrer da história é o ponto alto. Infelizmente, partes dessas interações também acabaram sendo um pouco… estranhas. A protagonista é uma criança pequena. Uma criança pequena esperta, claro, mas ainda assim é estranho ter uma criancinha basicamente vivendo como uma adolescente e todo mundo meio que achando normal. Ela passa o livro andando por aí e falando com um bando de adultos desconhecidos. Ela tem 7 aninhos, por favor.

Livros.da.Sofia 08/09/2023

Rumo a ler todas as obras de Backman
O mesmo estudo de personagem ao qual o autor nos habituou bem ? Muito feliz por ter lido este antes de Britt Marie Esteve Aqui pois a personagem é aqui introduzida e não fazia a minima ideia!

Esta obra ainda não ultrapassou o meu amor por Um Homem Chamado Ove e Gente Ansiosa, mas tem um conceito interessante - uma avó morre e deixa à neta uma especie de caça ao tesouro para entregar cartas a pedir desculpas a várias pessoas que vivem no mesmo complexo de apartamento. É assim que a inteligente e desenvolvida Elsa de 7 anos, fica a conhecer a história de cada um dos seus vizinhos, as suas motivações, e o que os faz ser quem são. Cada residente está também associado a uma personagem das histórias que a avó lhe contava passadas num mundo imaginário só delas.

No entanto, achei um pouco maior do que precisava ser para a história que é. Faltava aqui qualquer coisa que fosse realmente surpreendente no final.

Me.f 24/03/2023

KRALHO!!!
Que livre incrível. Eu tô emocionada e rindo ao mesmo tempo, um dos melhores livro que eu já li.
Essa foi uma das primeiras vezes que li um livro em inglês e a leitura fluiu. Raramente consigo ler muito em um dia, mas esse livro me fez ler 300 páginas de umas vez.
Uma história linda de como a Elsa lida com a perda da sua vó, com seus relacionamentos familiares e sobre a vida das pessoas a sua volta.
Um livro que eu recomendaria para quem quer sair da ressaca literária, muito fácil de ler e rápido. Você não percebe que o livro vai passado,você começa a pensar como Elsa e se ver na personagem.
Elsa é uma das minhas personagens principais favoritas de agora em diante. Amo como o autor escreve do ponto de vista de uma menina de quase 8 ano.
Esse tipo de livro que é contado no ponto de vista infantil que é mais puro e sem filtro são meu tipo favorito de livro.
Não tenho mais palavras para descrever que experiência incrível foi ler isso. Esse livro é algo que todos deveriam ler. As emoções dos personagens, a descrição dos contos de fada tudo nesse livro é espetacular.

Mariana 22/02/2023

A relação entre Elsa e a vó é linda, mas o restante do livro é chato, extremamente cansativo, achei que fosse gostar porque amei outro do autor, mas não consegui, só torci pra acabar logo o tempo todo, muitas vezes fiquei perdida na história, não entendia o que tava acontecendo, esperava muito mais e me decepcionei.

Caroline 27/01/2023

e o Backman fez de novo
e por fez eu digo me fez chorar. É o terceiro livro do Backman que eu leio e cada um deles parece melhorar ainda mais. Confesso que deveria ter lido esse antes de Britt Marie Esteve Aqui, pra entender ainda mais a Britt-Marie, mas não tem importância.

Esse livro é tudo que eu queria na minha vida. Realidade misturada com magica e a imaginação de uma criança de (quase) oito anos. Com a escrita magistral do Backman, ele consegue conectar personagens reais a uma serie de coisas que são contadas através de contos ee fadas pela avó da Elsa, e isso fica cada vez melhor conforme o livro passa e cada personagem é conectado a um conto de fadas diferente.

A Elsa é uma personagem incrivel. Ela é uma mini adulta, com os questionamentos de uma criança, mas nem tanto assim. Virou uma das minhas personagens favoritas da vida, e eu juro pra vocês que se algum dia eu falasse que uma das minhas personagens favoritas seria uma criança, eu ia rir. Mas agora não mais.

Enfim, perfeito sem defeitos. Mais um favorito.

Rmello 03/01/2023

No centro dessa história está uma menina de sete anos sem amigos, uma estranha em sua escola que é profundamente amada por sua rabugenta avó de setenta e sete anos. Me encontrei apegado por Elsa e sua avó desde o início. Essa é uma história do lindo legado que uma avó deixa para suta neta.

Vovó pode parecer maluca, mas ela é uma avó tão amorosa com Elsa que as coisas que ela faz podem ser facilmente perdoadas pelo leitor assim que sua história se desenrola e você vê a pessoa boa e humanitária que ela é.

A avó faz tudo o que pode para ajudar Elsa num momento difícil. Seus pais são divorciados e sua mãe e seu novo parceiro estão esperando um bebê. E o pior, Elsa está passando por maus bocados na escola. Ela não tem amigos e é constantamente intimidada. A vovó dá a essa garotinha solitária o presente do amor e da amizade e a ensina a lidar com isso, dando-lhe um mundo de conto de fadas na Terra-Dos-Quase-Despertos.

De início fiquei cativado mas tive dificuldades em acompanhar os detalhes das personagens e as regras deste complexo reino. Mas em algum momento eu entendi melhor quem eram esses personagens e apenas fui com o fluxo, porque o que é divulgado sobre o passado da vovó vai fazer você amá-la apesar de tudo.

Há um elenco de personagens morando no mesmo prédio e, a princípio, você pensa que sabe quem eles são, mas depois suas histórias e conexões complexas são contadas à medida que a história avança. O autor uniu suas histórias de maneira inteligente e muito criativa, fazendo com que eles tenham muito mais em comum do que o mesmo endereço. Suas histórias vão quebrar seu coração.

Elsa está definitivamente além de sua idade, às vezes era difícil acreditar que uma criança de 7 anos seria tão sábia e conhecedora das pessoas quanto ela. Ela é tão inteligente e astuta que às vezes você esquece que ela tem apenas setes anos, até vermos as inseguranças e vulnerabilidades de uma criança lidando com o divórcio de seus pais, confrontando seu luto, sua ansiedade por ter um meio-irmão ou irmã e seu medo de nunca mais ser amada da mesma maneira.

Essa é uma história sobre uma garotinha e um conto de fadas, mas definitivamente é um livro para crianças crescidas.

Giovanna Batalha 08/12/2022

É uma de uma menina de 7 (quase 8) anos que vai conhecer melhor a avó através de cartas deixadas pela mesma. É uma história bonitinha, leve. Me perdi em algumas partes, principalmente nos reinos criados pela avó - não sei se por causa do audiobook ou se só não prestei muita atenção - mas não acho que seja o importante nessa história. Basicamente vemos como as pessoas são muito mais do que apenas as aparências.

Obs.: O Homem-Aranha certamente ganharia do Harry Potter, ele só conhece um feitiço, 2 pra ser justa, e a gente sabe disso.

Larissa 29/06/2021

Is grieving always like that?
This is the biggest book I have already read in English and the story was beautiful.
Sometimes, I felt bored, but then everything was interesting!