O Irresistível Charme da Insanidade

O Irresistível Charme da Insanidade Ricardo Kelmer

Resenhas - O Irresistível Charme da Insanidade

Tathi (@Doidosporserieselivros) 17/06/2022

Como muitos de vocês estou com muitas leituras paradas, e alguns livros que deveria terminar, porém como um leitor não precisa seguir a lógica (é o que eu digo para me consolar) comecei O Irresistível charme da insanidade de Ricardo Kelmer e não desgrudei até terminar.

Luca é um músico extremamente cético, que apesar de não se sentir completo, leva sua vida "de boas" cantando em bares com sua banda Bluz Neon, ele tem algumas "peguetes", bebe muito e se diverte bastante.
Mas eis que um dia ele resolve tirar uma folga dessa vida louca e conturbada e resolve viajar, meio que por impulso ele escolhe Tibau do Sul, onde acaba por encontrar Isadora.
Isadora é uma daquelas meninas que parece meio doida a primeira vista, ela logo diz a Luca que sonhou com ele, e que se conheciam de outras vidas, o jovem acha graça e chega até mesmo a dizer á ela que não acredita nem um pouco em reencarnação, porém alguns acontecimentos o fazem questionar se realmente ela está falando sério.
O Irresistível charme da insanidade é um romance leve, onde nada é absoluto, o leitor é levado a questionar se os sonhos, ou lembranças de vidas passadas podem ser alterados, se o futuro pode ser uma repetição do que já vivemos, e se destinos podem ser alterados.
Em um mundo de livros completamente clichês, recheados de cópias e releituras de outros romances, a obra de Ricardo Kelmer conseguiu me prender em absoluto, pela originalidade dos personagens, e por ter protagonistas com os quais facilmente nos identificamos.

#Ricardokelmer #oirresistivelcharmedainsanidade

Rodrigo.Junta 29/10/2019

Encontrei essa porcaria na internet. Tem muita porcaria na internet e esse livro é uma delas. Mal escrito, finaliza com a mesma velocidade que as novelas da globo se encerram. Todo mundo no fim feliz, criança no colo, uma festa. Ah que horror!
Bem, o livro tem ótimas metáforas. Secretamente ele fala sobre a teoria das cordas de Einstein. Sei que "Onde" é adjunto adverbial de lugar mas preciso usar aqui. O tempo é um lugar onde tudo acontece simultaneamente, passado, presente e futuro. Não existe quando.
É um romance que fala de umas coisas que não tenho interesse. Se perde e se resolve de maneiras bem ridículas. Ler essa bosta foi um desafio; Li num dia só para não postergar esse caralho.
RicardoKelmer 12/06/2020minha estante
Obrigado por comentar, Rodrigo. Não lembro de nenhuma criança no colo na estória, pelo contrário. Caso deseje conhecer, o livro de contos Guia de Sobrevivência para o Fim dos Tempos tem estórias com finais não muito felizes. Em meu blog, dá pra ler: https://blogdokelmer.com/livros

Tathi (@Doidosporserieselivros) 21/03/2018

Envolvente e cativante
RicardoKelmer 12/06/2020minha estante
Obrigado pelo comentário, Tathiane. Caso deseje conhecer os outros livros, fique à vontade: https://blogdokelmer.com/livros

Francilangela 05/03/2012

O irresistível charme da insanidade
Ficha técnica:

O irresistível charme da insanidade

Ricardo Kelmer

ISBN: 978-85-99629-35-2

São Paulo: Arte Paubrasil 2011

Resenha:

Publicado originalmente em 1996 e reescrito 15 anos depois com o incentivo de leitores que motivaram republicá-lo.

“O irresistível charme da insanidade” é uma história de amor que fere a lógica do tempo. Presente, passado e futuro se fundem para mostrar que o homem vive o ontem, o hoje e o amanhã com sua vida e a dos que já se foram, além dos que virão.

Luca e Isadora, Enrique e Catarina, eu, você, nós, seres que ora controlam suas vidas, ora a deixam que ela os leve a qualquer lugar.

O livro passa a ideia de que os controle da vida não nos permite controlá-la. Mas, justamente quando a deixamos correr livre, sem controle, é aí que começamos a dirigi-la.

O livro tem em seu prólogo um ambiente de um cais onde dois amantes se despedem, Enrique e Catarina. Enrique está partindo, mas voltará para ir junto com Catarina ao Brasil. Aquela cena já teria acontecido? Quando? Onde? Com quem? Por quê? Essa sensação persistirá em todo o livro.
Já no capítulo 1, Luca é apresentado, bem como seu abismo, imenso, escuro e aterrorizante. Ele sonhara e um dia terá que enfrentá-lo. O livro apresenta este ponto como um marco na vida de Luca.
Daí a constante de loucura, tontura, déjà-vu, insanidade, beleza, euforia, fantasia, sexo e amor que o livro apresentará nos próximos capítulos.
Luca de Luz Neon e Isadora, Enrique e Catarina, eu e você, personagens de vida. Uma vida, múltiplas vidas.

Trecho que mais gostei no livro (pág.27) “A vida de Enrique, assim como qualquer vida, inclusive a sua, pode ser acessada por qualquer um pois todas as vidas estão interligadas através das experiências vividas, formando uma vida só, um único eu.”