O nadador

O nadador Joakim Zander

Resenhas - O nadador

Gabriel.Silva 16/02/2017

Esse livro ficou parado por um tempo na minha estante,mas retomei a leitura.A estória é sobre espionagem,agentes secretos,o drama do livro é sobre um pai que abandona a sua filha recém-nascida.O livro começa lento e sem nenhuma ação e da metade em diante tem várias reviravoltas.O livro é de suspense . Será possível que o personagem principal vai conseguir reencontrar a sua filha Klara após longos anos depois de abandoná-la ? Eu não dei 5 estrelas ao livro pois na capa contém a frase um Thriller impossível de parar de ler mas isso não ocorreu . Os capítulos são curtos de duas a quatro páginas.Recomendo a leitura !
Maria1691 16/12/2019minha estante
Então, fala que é impossível parar de ler, mas pra mim está difícil terminar kkkk
Faz um tempão que to tentando terminar kkkk

Bel 16/05/2021

vale o preço
por ser um livro de baixo custo acho que vale a pena, mas todo o enredo é bem razoável

Vivi 04/04/2021

A família de Klara desmoronou depois de uma perda quando criança na Suécia. Depois de 20 anos. Há segredos tão perigosos que para ser mantido algumas mortes aconteceram. Por que um bombardeio em Damasco em 1980 reflete tantas coisas no decorrer dos anos?
Klara pelo seu jeito ágil e safo em momentos tão tensos me fez gostar muito dela .
Aqui temos um trillher político com alguns dramas pessoais que até nos leva a algumas emoções. Achei muito bem construído a ponto de ficar ansiosa para saber no que ia dar. Quem é bom ou mal? Quem esta do lado de quem? E as reviravoltas ? quem era pra viver... enfim indico!!!
Sinopse: Damasco, Síria, início dos anos 1980. Um agente secreto norte-americano abandona a filha recém-nascida em meio a um bombardeio, entregando-a a um destino incerto. A incapacidade de se perdoar o faz fugir do passado, levando-o ao Líbano, ao Afeganistão, ao Iraque ? a qualquer lugar onde o perigo e a tensão o permitam esquecer seu erro.
Klara Walldéen foi criada pelos avós em uma ilha remota na Suécia. Assessora em início de carreira no Parlamento Europeu, em Bruxelas, ainda está aprendendo a navegar pelo ardiloso mundo da política quando acessa informações que não deveria, e se torna alvo de uma perigosa perseguição pela Europa. Apenas o ex-agente secreto poderá salvá-la. Mas, para isso, os dois precisarão revelar quem são. E o tempo está se esgotando.
Alternando habilmente entre passado e presente, entre Suécia, Síria e Estados Unidos, Joakim Zander tece uma rede de intrigas e suspense em um estilo sofisticado e descritivo que transformou O nadador em um estrondoso sucesso.

Ellie 29/07/2023

Instigante
Tipo da leitura que você começa e não quer parar, fica curioso pelo desfecho e quando menos espera já está envolvido com os personagens.

Lina DC 16/04/2016

A história começa em julho de 1980 em Damasco, Síria. Narrado em primeira pessoa pelo protagonista, observamos uma situação crítica: ele, sua mulher e filha estão em perigo. Inicialmente é confuso para o leitor, pois sentimos a tensão que transborda das páginas. O protagonista é um agente secreto e sua visão poderia ser vista como paranoica. Infelizmente ele tem motivos para isso, pois logo no início sua mulher é assassinada e ele precisa sumir da vida de sua filha, deixando-a com os avôs maternos.
Anos se passam. Décadas. A bebê sobrevivente se torna uma mulher. No final do ano de 2013 Klara Walldéen tem um emprego estável no Parlamento Europeu em Bruxelas, Bélgica e um pseudo relacionamento com Cyril Cuvelliez. Pseudo porque Klara sempre foi introspectiva, apesar da necessidade de se conectar com outras pessoas. Ter perdido a mãe cedo e nunca ter ouvido falar do pai a deixaram vivendo na borda emocional.
Mas ela teve alguém em seu passado que foi importante quando ela estudava em Uppsala na Suécia: Mahmoud Shammosh.
Mahmoud também tem suas dificuldades em expor os sentimentos e por conta disso, o relacionamento dos dois terminou. Só que agora ele anda recebendo ligações estranhas e mensagens que o remetem a seu passado sombrio. Então ele resolve procurar ajuda de Klara, a única pessoa em quem ele confia no momento.
Em paralelo, temos George Lööw que trabalha na Merchant & Taylor, a maior empresa de relações públicas do mundo. Seu papel inicialmente é estranho, mas vai ganhando forma conforme a trama avança. George é arrogante, cheio de si e tem uma visão bem prática do mundo. Em alguns momentos se mostra alguém inescrupuloso, interessado apenas se favorecer.
Quando Mahmoud encontra-se com Klara a ação propriamente dita começa. Os dois percorrem toda a Europa em busca de respostas e de um lugar seguro.
A obra tem capítulos alternados em torno desses quatros protagonistas: o agente, Klara, Mahmoud e George. Apenas o agente secreto é narrado em primeira pessoa. Por não sabermos sua real identidade, a narração em primeira pessoa possibilitou um tom intimista e permitiu ao leitor conhecê-lo um pouco mais. É um homem que vive como um camaleão, disfarçando-se em vários ambientes, mas que tem um único propósito pessoal: vingança.
A trama como um todo é muito bem desenvolvida e prende a atenção do leitor do começo ao fim. As diversas perspectivas dá uma visão panorâmica dos acontecimentos e faz com que o leitor se prenda ainda mais a história. A escrita do autor é simples e direta, com uma linguagem concisa e fluida. Há um certo lirismo nas descrições, principalmente nos trechos de primeira pessoa, quase poéticos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.
"Toda vez que a abraço é a última vez que a abraço. Soube disso desde o primeiro momento. E, quando você voltou e segurei nossa filha em meus braços insones, tudo o que pude pensar foi: "Está é a última vez"." (p. 09)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Jorge.Lira 19/08/2019

Propaganda demais
Como se não bastasse os ganhos do autor com a venda de milhões de livros, ganha, com certeza, dinheiro através da propaganda, aparentemente inocente, de tudo que se possa imagina, o que pra mim se torna chato e absurdo. O autor tem que dizer a marca de tudo que os personagens usam, desde camisa, calça, sapatos, óculos, a água mineral que toma, a lanchonete que come hambúrgueres, o caro que usa, a máquina fotográfica, etc
Maria1691 16/12/2019minha estante
Eu to tentando terminar esse livro faz mais de duas semanas kkkk.
E sobre esse negócio de ter que falar marca de tudo, eu já li um outro livro assim, é péssimo neh ?!

Amanda 10/07/2020minha estante
Odeio essas descrições desnecessárias... Obrigada pelo comentário, amigo!

Ana Ceci 14/08/2022

Não gostei...
Para começo de conversa, até agora não entendi o título. Por mais que o autor tenha citado umas duas vezes que o ex-agente nadava por hobby, essa informação não faz diferença alguma para a trama! Confesso que eu estava esperando mais dessa história e altas emoções não vieram. Por mais que o livro alterne passado e presente e mostre diversos cenários europeus, como Suécia, Síria e EUA, a trama não tem personagens cativantes e segue uma escrita bem linear e com algumas pequenas surpresas durante os capítulos (em sua maioria curtos, ainda bem!), mas que não chega a empolgar. Tirando algumas cenas de perseguição, que foram ótimas, senti falta de mais ação!

Os pontos altos para mim foram as intrigas políticas, os trechos que remeteram à espionagem e as estratégias criadas nas perseguições, juntamente com a construção dos cenários. Por fim, o final é sem graça e bem previsível. Recomendo apenas se você não tiver outra leitura mais interessante para o momento!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Maria Lucia 20/02/2024

Começa morno, um pouco lento, mas da metade pro final a história flui bem, é uma boa leitura, não tem um super suspense nem uma virada incrível que te engana, mas é um livro interessante.

Leiturasdamarina 28/04/2020

O nadador
Um bom suspense,mas achei a escrita um pouco confusa e o ritmo da história um pouco lento. O livro demora pra "esquentar", sabe? Em média, nas últimas 100 páginas é onde tudo se encaixa. Pessoalmente, não gostei muito do final.. achei que algumas coisas ainda não ficaram bem explicadas, mas isso não chega a comprometer a qualidade da história. Pra quem gosta de suspense, recomendo.

Leo Ferreira 08/09/2020

Chato e Presumível.
Para um thriller ser um bom thriller é preciso uma boa história e um bom personagem principal.
O nadador, thriller de suspense sueco, falha neste dois aspectos.

Normalmente, histórias de espiões e espionagem envolvem uma trama complexa e um personagem central pelo qual a gente torce, apesar de muitas vezes não seguir a cartilha do bom mocismo.

Apesar da trama do livro acontecer toda em volta de Klara Walldéen , uma jovem assessora do Parlamente Europeu, faltou aqui um personagem realmente cativante e pelo qual pudéssemos torcer.

Além disso, a trama central de O Nadador me pareceu dispersa e, para ser sincera, desinteressante. Aliás, mal pude perceber uma ?trama? em si, mas uma série de eventos com um denominador comum.

Apesar da narrativa direta e da linguagem fácil, achei a leitura morosa, quase entediante. Simplesmente não me cativou.

O ponto positivo, devo dizer, ficou pelo fato dos EUA não serem exatamente os mocinhos. Neste ponto, o autor saiu do lugar-comum.

Não recomendo, mas acho que cada um deve ter a sua própria opinião.

[??Palavras retiradas de um blog que não consegui encontrar a autora, mas que descrevem perfeitamente minha avaliação sobre o livro.]

[??Minhas palavras para o livro.]

Extremamente chato.
Apenas uma cópia de diversos filmes de guerras no oriente médio que existem por aí.
Não apresenta nada novo, apenas mais do mesmo.
Personagens rasos, impossível simpatizar com algum, impossível gerar sentimentos por qualquer um deles.
Horrível.
Previsível, chato e raso.

Gian 31/03/2022

No começo estava achando um livro chato e um tanto quanto confuso, mais um que não iria gostar! Porém a trama foi tomando rumo, os pontos começaram a ser ligados e o suspense e a correria tomaram conta da história, gostei bastante do livro, mas o final esperava ser melhor!

Guilherme Dehon 11/04/2022

Um Thriller básico...
A estória é boa, prende o leitor, em parte pela curiosidade do desfecho, em parte pelo clima de "suspense" da obra...

É um livro bem escrito, com personagens interessantes, uma trama legal, porém demora muito para engrena - lá pela página 180 e não é algo assim que faça o coração acelerar - (creio seja mesmo o estilo do Joakim Zander)...

Ainda assim, foi uma boa estória...

Paula.Schauenburg 27/12/2022

Não entendi...
Esperava por uma história com ação e tramas de espionagem, mas o enredo é arrastaaaado, confuso e nada acontece.
Não recomendo a leitura. Há diversas opções melhores com o tema de espionagem.

Gabi 28/02/2020

Bom, mas...
O livro intercala momentos em terceira e primeira pessoa (o nadador falando). Boa escrita do autor, vc lê rápido e de forma ágil pelos capítulos curtos (detalhe, os capítulos não têm números, mas sim datas e nomes dos locais, mas achei meio ruim visto que as datas mal mudam); nos deparamos com assuntos de espionagem, corporativismo, política internacional, assassinatos, tudo que um bom Thriller tem para nos dar. Mas me decepcionei mesmo com o personagem central, o Nadador. Achei que poderia ser melhor abordado e explorado.