Brisa Filosófica

Brisa Filosófica Marcos Ricardo d'Alencar Carvalho Silva

Resenhas - Brisa Filosófica

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
"Brisa filosófica" é um livro que trata de assuntos polêmicos sem nenhuma censura ou apologia. Pelo contrário, em forma de poesia fala sobre política, amor, desamor, saudade, amizade, preconceito, padrões impostos pela sociedade, e liberdade de expressão. .

Uma leitura dinâmica, daquelas que dá gosto de ler e ser capaz de aprender. Com páginas interativas que estimulam a criatividade e compartilham um mundo de informações com o leitor, também é um livro repleto de dicas sobre séries, filmes e várias playlists de música. .

Tendo como foco a descontração, o autor consegue levar o leitor em uma viagem de reflexão através de crônicas simples porém muito bem construídas. Além disso, o livro é cheio de ilustrações para tornar a viagem ainda mais completa, super recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/B571CR8j98n/

Maria 10/03/2018

Resenha: Brisa Filosófica
Antes de tudo, vamos falar dessa capa maravilhosa? gente me apaixonei, o livro trás contigo,frases,poemas e pequenas histórias encantadoras e algumas outras frases famosas.

Amo o intangível
Tudo aquilo que não se compra
Feito sonhos,feito brisa
Feito vida,feito gente''

Um livro de leitura descontraída, leve e moderno, ler este livro foi uma experiência incrível. Aprendi realmente que devemos respeitar todos,com as suas diferenças e as suas opiniões.

''Liberdade,pra mim tem um significado divino. Aliás é um presente de Deus. Liberdade de ir e vir,de sonhar e acordar, de correr atrás e realizar, de assistir a um pôr do sol ou lua cheia ,de amar ou simplesmente deixar de gostar''

Apresento á vocês com carinho Brisa Filosófica, um livro que vai te surpreender.

site: Blog Febre de Livro: http://febredelivro.blogspot.com.br/

Poesia é liberdade, criação,
Espontaneidade genuína.
Não devo revisar,
Não devo alterar,
Posso, talvez, corrigir erro ou outro,
Mas de ortografia apenas.
Poesia é poesia
É o que está aí.
É o que veio e deve ficar como está"

O Brisa Filosófica é um livro que tem o objetivo de descontração e interatividade. Por isso a sua leitura é leve e descontraída, para se ler com calma, para ter calma e para aproveitar o momento de brisa.

É um apanhado de poesias do autor, com crônicas, espaço para criar e umas boas dicas de filme e música.

Com assuntos como política,reflexão individual, interação nas redes sociais, sexo e amor, o livro como o próprio autor define é moderno, intuitivo e didático. Sem censuras nem apologias.

Te convido a conhecer o Brisa Filosófica e desfrutar dos bons momentos que você terá ao lê-lo!

site: https://www.instagram.com/p/BXOmUrNBWWW/?taken-by=omeninoquele

Isabela | @readingwithbells 14/07/2017

"Alternativo, polêmico e didático, para leitura descontraída ou debates inteligentes"
"Brisa filosófica" é um livro que trás de tudo um pouco. Temos poemas e contos que falam sobre política, preconceito, amor, drogas e assuntos do cotidiano.
Além dos textos, temos playlists musicais e indicações cinematográficas. (Deixei anotado as músicas e filmes que mais me interessaram)
Pensa que acabou por aqui? Temos ilustrações maravilhosas para pintar.
A experiência de leitura é muito diferenciada e graças a isso temos uma leitura divertida, que flui e bem dinâmica.
A parte mais interessante é que nós podemos fazer parte do livro. Em vários momentos o autor nos convida a indicações de músicas, filmes e opiniões para o livro "Brisa Filosófica II", e para enviar as sugestões basta entrar no site www.brisafilosofica.com.br

Garotinha ruiva 15/05/2017

Resenha , otmo livro.
Meus amores hoje venho fala de um livro cheio de amor , de poesia , contos, crônicas, e cheio de dicas e atividades. é muitas ilustrações maravilhosas .
o livro Brisa filosofica e um livro composto de temas que são bem atuais nos dias de hoje na nossa sociedade, alguns temas que são bem polêmicos mas o autor traz no livro de um jeito bem leve . os temos abordados no livro são, sexo, amor, Drogas,
política e música e outros.

? ? ? ? ? ? ~ ??? ~ ? ? ? ? ? ?

Muitos vezes quando estamos lendo o livro ele te faz rir e ao mesmo tempo para pra refletir sobre assuntos que geralmente não são falados nos livros e no meio das conversas das pessoas.
Brisa filosofia e um livro não só para ler e sim para sentir com cada verso que lemos , e um livro com uma forma poética e muito bem escrito. com dicas de músicas e várias frases de outros autores reconhecidos.
? ? ? ? ? ? ~ ??? ~ ? ? ? ? ? ?
eu super indico esse livro pra vocês, com essas variedades de temas e sentimentos pra vocês sentir a Brisa filosofica .
?APRECIO O BELO, O SIMPLES, O SORRISO, O ABRAÇO, O DIZER EU TE AMO. ?

Blog com V 02/03/2017

Resenha – Brisa filosófica
Brisa filosófica é uma confusão de pensamentos, verdadeira catarse de Marcos Renato. O livro conta com poemas, contos, playlists, ilustrações, frases soltas e tudo mais que a mente tão fértil do autor pôde expressar nas 200 páginas — contando até mesmo com páginas colaborativas, com participação ativa do leitor. Eu diria que se trata de um livro bem moderno, leve e pesado ao mesmo tempo — falando do ponto de vista de algumas opiniões que podem ser vista como polêmicas para alguns, mas, ainda sim, a escrita é bem leve, muito fluida e despretensiosa.

Ditadura de opinião. Apologias. Hipocrisias. Falso moralismo. Desrespeito. Arrogância. Prepotência. Preconceito. Cessão de liberdade — odeio e, espero, a maioria das pessoas também. Embora ainda ache que essa mesma grande maioria também carregue um pouco de traços destes mesmos “atributos”, pois a hipocrisia ainda é o maior deles. Assim, ao tomar esse livro em tuas mãos, deves ter duas percepções: a primeira é de que o livro não é a tua opinião e não tens que seguir fielmente àqueles preceitos, o segundo é que tu tens que te despir da tua pele por algumas horas e te permitir encontrar novas opiniões, se possível vestir a pele dele e sentir o que ele tem para te dizer. Então, agora, de fato, confesso: minha opinião aqui não vale de nada. Se gostei ou não, não vem ao caso, eu não estou em poder disso. O que sei é que a leitura foi dúbia, por vezes rejeitei e por vezes abracei aquelas páginas, algo que considero normal e acontece com a maioria dos livros.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/03/02/brisa-filosofica/

Essência Literária 05/12/2016

BRISA FILOSÓFICA foi escrito por Marcos Renato D'Alencar Carvalho Silva e publicado em 2015 pela Editora Porto de Ideias.
Por meio de poesias, poemas e contos, o autor compartilha sua opinião, com muito respeito, sobre os temas: amor, família, drogas, músicas, sexo, redes sociais, corrupção, entre outros.
Com uma linguagem leve, clara e por vezes descontraída, o livro nos faz refletir sobre assuntos modernos e polêmicos. O livro é muito interativo, pois de diferentes maneiras o autor busca se relacionar com o leitor, seja por dicas de músicas e filmes, compartilhamento de opinões e histórias através do site ou por postagens nas redes sociais.
A simplicidade da capa, na minha opinião, foi um grande acerto e foi por causa dela que me interessei pelo livro a primeira vista. A organização dos textos com as ilustrações ficaram bem harmoniosas.
Admito que no início, a leitura foi um pouquinho difícil, talvez pelo impacto que as opiniões me causaram. Mas, a medida que progredia, me foram arrancados muitos risos e feitas grandes reflexões.

site: https://www.instagram.com/p/BL8hx74A9Va/?taken-by=essencialiterariaoficial

Jess 07/08/2016

" Livro leve e intuitivo. Traz assuntos para reflexão individual e interesse coletivo. Concebido de forma poética, aborda temas como liberdade, corrupção, redes sociais, escolhas, preconceitos, bullying, amor, sexo, drogas, cultura, família entre outras brisas e poesias. "

O livro é uma mistura de tudo, com poesias, crônicas, ilustrações e participação do leitor. Tem listas de filmes/músicas pra acompanhar e interação com as redes sociais, no qual o livro sugere opção para fotos com suas hashtags.

Gostei muito da experiência. É uma proposta diferente em que todos leitores interagem. Um livro bastante interessante que merece ser conhecido.

A diagramação do livro é ótima e a leitura super tranquila.

site: www.instagram.com/saymybook

Patrick Rosário 22/04/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: BRISA FILOSÓFICA - Marcos Renato
O que entendemos sobre liberdade de expressão e escolha?
Qual a nossa posição, diante de uma opinião divergente à nossa? Respeito?Prepotência? Arrogância? Nos pegamos refletindo bastante a respeito dessas e outras perguntas que começam a gritar em nossa mente por um direcionamento concreto.
"Este livro é para exercitar a liberdade. Sinta-se um pouco mais livre. Simplesmente não julgue, nem a mim e nem a si mesmo." (Página 19)

Brisa Filosófica é um livro onde o autor reuniu seus poemas, poesias, contos, crônicas e muitas coisas interativas e interessantes. De uma forma leve e descontraída, verdades e assuntos polêmicos são postos à mesa para o leitor experimentar e quem sabe, degustar das informações.

"Deixe brilhar sua luz interior..."
A brisa é uma circulação de ar, de fraca a moderada intensidade. Realmente, esse livro conseguiu causar esse efeito. Brisa Filosófica é uma obra que te direciona por vários assuntos, uns leves e tranquilos, outros polêmicos e reveladores. Além de gerar uma atmosfera dentro dessa ideia de viagem inteligente: a liberdade ao pensar, imaginar, criar, interagir, sentir...
Me sinto livre!
Os contos e as crônicas desse autor parecem despretensiosas, mas, a verdade é que eles carregam mensagens importantes no seu pano de fundo. Como o conto Virgem Maria, que retrata sobre o bullyng que Maria sofria por ter muitas pintas. Emocionante, culto e profundo.
"Maria acostumou-se ao bullying. Chamavam-na de todo tipo de apelido. Alguns amigos da escola davam tapas nas pintas de Maria. Pediam desculpas e ironicamente diziam achar que era uma pulga." (Página 99)

O genial conto Racismo verde foi algo que me fez desconstruir muitos pensamentos preconceituosos e limitados, e rever a situação com um olhar mais amplo e sem amarras. O conto retrata, basicamente, o diálogo de duas drogas, a erva e a tarja preta Rivotil, onde a erva questiona o porquê de ser ilegal, e outros malefícios dentro da sociedade serem livres e escancarados para a humanidade. Comentando assim, parece ser tão bobinho e tosco, mas, como o autor conduziu a questão da liberdade neste texto foi algo de aplaudir de pé.
"Com tanta ilegalidade rolando, por que sobrou pra você ser o rótulo da ilegalidade? Por que você é proibida?" (Página 43)

Começaram a entender a profundidade deste livro, não é mesmo?
Embora eu tenha evidenciado os pontos que mais gostei, o autor escreve de forma extraordinária e emocionante sobre valores familiares, o legado e a proteção do pai, o poder e a magnitude da mãe. Base fundamentada numa rocha preciosa. Chorei muito com essas descrições.

O livro também nos proporciona momentos de muitas risadas. O autor tem uma pegada cômica maravilhosa. Um humor gentil, leve e necessário para dar um equilíbrio gostoso na viagem pelo livro.
Achei Marcos muito culto e experiente, pois, ele nos lança umas dicas de filmes incríveis, bom gosto, hein. Como disse no início, o livro é muito interativo, pois, ele vai nos lançando dicas de filmes e músicas, durante a leitura. Genial.
E se é pra interagir, como não ser, também, através das redes sociais, não é mesmo? Sim, ele vai nos lançando propostas magníficas de postagens no Instagram, tudo relacionado a algo abordado no livro, por exemplo: amizade, amor, família, desenhos...

A diagramação do livro é impecável. Os espaçamentos são ótimos, confortáveis para a leitura. Até a gramatura do papel é de boa qualidade, sem contar as nossas amadas folhas amareladas. As ilustrações enriqueceram bastante a obra. Só não gostei de uma coisa e como prezo pela verdade e sinceridade nos meus textos, preciso dizer que não gostei dessa capa. Embora tenha muito sentido com o conteúdo, principalmente, a conexão da lombada com a capa do livro, todavia, não gostei. Espero que caprichem na capa do Brisa Filosófica II.
Por fim, amei a leitura. Cinco estrelas, com certeza e super indico para todos os leitores que amam pensar e refletir sobre as questões da vida e atuais.
"Curta a liberdade e exercite-a! Se já o faz, viva!" (Página 19)

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/04/resenha-brisa-filosofica-marcos-renato.html