Clássicos do conto russo

Clássicos do conto russo Leon Tolstói...

Resenhas - Clássicos do conto russo.

Losi 23/02/2017

antologia interessante. acho que o maior mérito dela é introduzir autores pouco conhecidos no Brasil. os autores da chamada Era de Prata da literatura russa são uma ótima surpresa, uma vez que eles vivem a sombra dos escritores do Século de Ouro. Górki, Búnin, Andrêiev e Bábel fazem parte desse último grupo.
Tchekhov como sempre é um prazer enorme ler, Gógol está muito interessante. por outro lado, os contos escolhidos de Dostoiévski são uma leve decepção, uma vez que não retratam o autor como deveriam.
Lopes 18/04/2017minha estante
Dos dois contos do Dostoiévski um é um capítulo dos irmãos Karamazov, algo estranho.

Rafa_9000 21/08/2017minha estante
Voce poderia me dizer se esse livro tem o conto ''O Nariz'' do Gògol?

danilo.Feijó 07/04/2018minha estante
Homem perdão por intrometer-me, poderia dizer quais contos fazem parte desta coletânea?;
Desejo presenteá-lo, mas sem ver os contos não sei se é um boa escolha.

Marco118 05/11/2022

Clássicos do Conto Russo
Excelente coletânea. Só aqui, já dá pra ter uma boa noção do que é a literatura russa. Dostoiévski, Tolstói, Púchkin e Tchékhov foram, sem dúvida, os meus favoritos.
Eis os contos de que mais gostei, por autor:

- "O tiro", Púchkin;
- "O despertar", Bábel.
Disotelo 06/11/2022minha estante
Me deu vontade de ler.

Marco118 06/11/2022minha estante
Se houvesse apenas metade dos contos que há na coletânea, já valeria a pena. Fora a diversidade de temas, de gêneros...

Daniel 09/03/2019

Uma coletânea de grandes mestres
Esta coletânea reúne alguns dos principais contos da literatura russa (e da literatura mundial) de todos os tempos. Através do conjunto, é possível traçar um panorama da literatura russa do início do século XIX à metade do século XX, passando pela Idade de Ouro (1830-1880), Idade de Prata (1890-1917) e início da Era Soviética (1922-1991).
Temos o romantismo cavalheiresco de Puchkin, o humor crítico de Gogol, a sutileza "europeia" de Turgueniev, as profundas reflexões acerca da vida e do ser humano elencadas por Dostoiévski e Tolstoi, a precisão estilística e a concisão enigmática de Tchekhov e Nicolai Leskov, a crítica social reflexiva de Gorki, o ecletismo de Ivan Bunin, a sátira política de Bulgakov e por fim a prosa documental de Babel. São histórias que submergem o leitor num universo de personagens e situações que permitem não apenas ter uma noção da "alma russa", mas também da própria natureza humana, com suas questões e dilemas, característica tão presentes na prosa russa e que a diferem das demais.
Em Gogol, por exemplo, especialmente em "O Nariz" e "Diário de um Louco", temos traços do fantástico aliados à uma ironia refinada, que lembra em certos aspectos a obra de outro grande escritor, conterrâneo nosso: Machado de Assis. Gorki, com sua prosa social, livre de panfletarismos, reflete não apenas sobre o ser social, mas também sobre o indivíduo em conflito com o mundo. Tolstoi, em "Senhor e Servo", trabalha um de seus temas mais importantes, que será melhor desenvolvido em "A Morte de Ivan Ilyich": a morte e o aspecto transitório da vida.
Esta edição, com tradução primorosa do russo, contém ainda um ótimo ensaio de Arlete Cavaliere e biografias dos principais autores.
Recomendo!

Henrique Oliveira 27/05/2020

Excelente
O livro reúne 24 contos de 12 dos maiores escritores russos; são 2 contos de cada, portanto. É indicado, sobretudo, para aqueles que querem iniciar a leitura dos russos, e não sabem por onde começar. Por meio desse livro, pode-se ter noção do estilo de cada escritor.
Destaco aqui os os contos de Pushkin, Gogol, Dostoievski,
Tolstoi e Gorki.

Sobre a edição: excelente trabalho da Editora 34, com boa tradução ( são vários tradutores), ordem cronológica dos escritores, com várias notas de rodapé, e ainda, textos complementares que em muito contribuem para te inserir no contexto em que o conto foi escrito. Contudo, o único ponto negativo que ponho em relevo aqui, é que, apesar do bom conteúdo que a editora sempre nos traz, o material dos livros é frágil, deixando a desejar nesse ponto.

Excluido 28/05/2020minha estante
Nem sabia que existia esse livro! Incrível!!!

Paula 28/05/2020

Para conhecer os russos
Olha, eu nunca havia lido nada de literatura russa (!!!) e foi uma excelente porta de entrada. Agora já me aventuro a ler outras coisas.

Luquinhas 19/06/2020

Clássicos Russos
Excelente coletânea de contos russos, incluindo clássicos como Dostoievski e outros autores menos conhecidos mundialmente mas igualmente geniais!

Karinny 28/06/2020

Diversidade Russa
Um apanhado muito rico de grandes expoentes da literatura russa. É um ótimo livro para se familiarizar com a escrita desses grandes autores. Quando comparamos contos como ?Um senhor de São Francisco?, de Búnin e ?O nariz?, de Gógol, fica clara a diversidade dessa coletânea.

Nanda 07/11/2020

Ótima coleção pra conhecer diferentes autores russos
Dou 4,5 apenas porque alguns contos se destacaram pra mim muito mais que outros, mas vale muito a pena essa edição como introdução a diversos autores russos que a maioria talvez não conheça, assim como eu não conhecia, além do Tolstói e do Dostoiévski. Minha vontade de ler literatura russa segue e já pretendo partir pra outras obras.
Daqui, meus contos favoritos foram os do Gógol, do Púchkin, do Dostoiévski e o primeiro do Andrêiev.

Ju Duarte 31/01/2021

Simplesmente apaixonada
Acho que essa antologia é a melhor maneira de se adentrar no (agora) maravilhoso mundo da literatura russa. Eu simplesmente não consegui parar de ler e já quero começar a ler os romances russos.

Jonathan.Queiroz 08/05/2021

Boa introdução aos russos
Boa coletânea para se entrar em contato com vários escritores russos importantes. Meus contos favoritos foram os de Tolstói e de Andrêiev, realmente fiquei curioso para ler mais coisas desses dois. Também tem alguns contos bem chatos, mas no geral foi uma boa experiência.

SamuellVilarr 01/08/2021

Clássicos do conto russo.
Se trata de coletânea de contos clássicos de literatura russa, 2 contos escolhidos para cada autor, entre esses, temos, por exemplo: Dostoiévski, Tolstói, Gógol, Turgueniêv, Tchékhov, Leskov, Górki e etc. Apresenta antes dos contos, uma mini biografia de cada autor e também, dos proprios contos, informações como data de publicação, influência, local onde foi publicado e etc, estão presentes nesta apresentação. Mais especificamente sobre os contos, são realmente muito bons, a seleção feita é muito cuidadosa e também, o texto em si, pois foi traduzido por diversos tradutores renomados (diria todos eles ou a maioria) aqui do Brasil. Uma característica que me chamou atenção é que os contos expressam o estilo de cada, mesmo sendo histórias breves e narrativas curtas, elas exprimem o caráter estilístico de cada autor, também salientando aquilo que cada escritor pretende passar, a forma com a qual tais escrevem, portanto, diria a aquisição dessa coletânea de clássicos do conto russo valerá muito a pena para quem se interessa, também penso que essa seja uma boa porta de entrada para a literatura russa. Do ponto de vista dos contos que mais me agradaram, poderia indicar antes que nenhum conto me desagradou totalmente ou que seja capaz de ser descrito por mim como um conto devidamente ruim, todos são bem escritos, mas alguns me chamaram mais atenção do que outros, talvez por conta de serem autores que eu já tenha um contato prévio, ou também, por que sua escrita e a maneira com a qual eles redigem a narrativa que me agrade bastante, como também, a própria história em si e suas características, citando alguns: Os dois contos do Gógol, Diário de um louco e o Nariz, O grande Inquisidor de Dostoiévski (um conto que demonstra bastante aspectos do pensamento do escritor russo de maneira profunda, até de maneira filosófica se tratando dos temas), De quanta terra precisa um homem? de Tolstói, sem dúvida alguma um dos melhores contos que já li, Brincadeira de Tchekhov, um conto que me agradou bastante, realmente poderia defini-lo como simples e sublime, também um dos melhores contos que li e que demonstra a habilidade do escritor em produzir narrativas curtas, gostei dos contos de Turgueniêv, O cão e o Barulho, me chamou atenção o conto Alexandrita de Leskov, e também, o conto O Repouso, do escritor Leonid Andrêiev.

Mauricio.Carvalho 08/02/2022

Pequenos tesouros
Um panorama pelo que há de melhor na prosa russa do séc. XIX e parte do séc. XX.
Um excelente prato de entrada para quem quer começar a conhecer a literatura russa.

Vitória Susin 09/02/2022

Vários contos legais
O livro é bem interessante por trazer dois contos de diversos autores russos, alguns que eu nunca tinha lido o nome. Essa tática de usar dois contos foi boa pois um conto era bem diferente do outro, as vezes um era sobre perda e próximo era sobre terra.

Eu não gostei de todos os contos mas gostei de conhecer os autores. Recomendo para quem quer, assim como eu, começar no universo da literatura russa.

Zicatti 29/10/2022

De 24 contos, acho que gostei de apenas 9. O que não significa que o compilado é ruim, pois dentre esses 9 há alguns absolutamente sensacionais, como por exemplo:

"Um barulho" (Ivan Turguêniev)
"De quanta terra precisa um homem?" (Liev Tolstói)
"Vinte seis e uma" (Maksim Górki)

O problema realmente é que há muitos contos que não criei nem uma pontinha de interesse. Mas o que mais me preocupa é ter odiado vários, principalmente os dois do Dostoiévski.

Em contrapartida, Tolstói e Turguêniev simplesmente gigantes da literatura russa e contadores de ótimas estórias.

Vi 16/11/2022

tiveram contos muito bons, de escritores também incríveis, MAS pecaram muito na seleção de alguns, por exemplo: os dois do Dostoiévski e Senhor e Servo do Tolstói