Clássicos do conto russo

Clássicos do conto russo Leon Tolstói...

Resenhas - Clássicos do conto russo.

Ju Duarte 31/01/2021

Simplesmente apaixonada
Acho que essa antologia é a melhor maneira de se adentrar no (agora) maravilhoso mundo da literatura russa. Eu simplesmente não consegui parar de ler e já quero começar a ler os romances russos.

Claudia.livros 11/02/2024

Um livraço para quem quer começar a ler literatura russa e não sabe por onde começar.

Acho que essa obra é um dos caminhos, porque acredito que os contos servem como uma porta de entrada para conhecermos um autor. À partir daqui, é possível verificar com qual temos mais afinidade ou não.

Eu, por exemplo, não gosto dos contos de Gorki, nem de Isaac Babel, mas foi através deste livro que me apaixonei por Tchekhov ?

Esse livro é um ótimo instrumento para a introdução na literatura russa. Vale muito a pena.

Marco118 05/11/2022

Clássicos do Conto Russo
Excelente coletânea. Só aqui, já dá pra ter uma boa noção do que é a literatura russa. Dostoiévski, Tolstói, Púchkin e Tchékhov foram, sem dúvida, os meus favoritos.
Eis os contos de que mais gostei, por autor:

- "O tiro", Púchkin;
- "O despertar", Bábel.
Disotelo 06/11/2022minha estante
Me deu vontade de ler.

Marco118 06/11/2022minha estante
Se houvesse apenas metade dos contos que há na coletânea, já valeria a pena. Fora a diversidade de temas, de gêneros...

Luquinhas 19/06/2020

Clássicos Russos
Excelente coletânea de contos russos, incluindo clássicos como Dostoievski e outros autores menos conhecidos mundialmente mas igualmente geniais!

Karinny 28/06/2020

Diversidade Russa
Um apanhado muito rico de grandes expoentes da literatura russa. É um ótimo livro para se familiarizar com a escrita desses grandes autores. Quando comparamos contos como ?Um senhor de São Francisco?, de Búnin e ?O nariz?, de Gógol, fica clara a diversidade dessa coletânea.

Paula 28/05/2020

Para conhecer os russos
Olha, eu nunca havia lido nada de literatura russa (!!!) e foi uma excelente porta de entrada. Agora já me aventuro a ler outras coisas.

Nanda 07/11/2020

Ótima coleção pra conhecer diferentes autores russos
Dou 4,5 apenas porque alguns contos se destacaram pra mim muito mais que outros, mas vale muito a pena essa edição como introdução a diversos autores russos que a maioria talvez não conheça, assim como eu não conhecia, além do Tolstói e do Dostoiévski. Minha vontade de ler literatura russa segue e já pretendo partir pra outras obras.
Daqui, meus contos favoritos foram os do Gógol, do Púchkin, do Dostoiévski e o primeiro do Andrêiev.

Tiago 13/03/2023

Excelente degustação da literatura russa
Uma ótima degustação da literatura russa. O livro possui 24 contos de 12 autores. Como toda coleção os contos variam na qualidade mas considero a seleção excelente. Muitos contos acima da média. O livro começa com Puchkin, o pai da geração de ouro da literatura russa. Depois temos Gogol com o hilariante "Diário de um Louco" e a narrativa fantástica de "O Nariz". "O Grande Inquisidor" de Dostoievski é simplesmente fora de série e os contos selecionados de Tolstói também são excelentes. Outros destaques são "Um Senhor de São Francisco" de Bunin e "O Espírito da Senhora Genlis" de Leskov cujos narradores são muito bons. De resto, temos contos que retratam o estilo de cada um dos autores. Turguêniev (aventuras no interior da Rússia), Tchekov (bom contador de histórias), Górki (estilo mais melancólico), Andrêiev (um pé na ficção fantástica), Bulgákov (vida no período pós-revolução bolchevique) e Babel (cotidiano dos judeus russos). Vale muito a pena a leitura.

Romeu Felix 03/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Clássicos do conto russo", organizado por Leonid Andreiev, é uma coletânea que reúne algumas das mais notáveis obras do gênero provenientes da literatura russa. Com um total de 536 páginas, o livro apresenta contos de renomados escritores russos dos séculos XIX e XX, oferecendo aos leitores uma perspectiva abrangente e rica do universo literário russo.

A obra é uma valiosa contribuição para os amantes da literatura, proporcionando uma visão panorâmica do conto russo ao longo dos tempos. Ao longo das páginas, o leitor encontrará contos de escritores consagrados como Anton Tchekhov, Fiódor Dostoiévski, Liev Tolstói, Mikhail Bulgákov, Nikolai Gógol, entre outros. Essa seleção cuidadosa permite explorar a diversidade temática, estilos literários e abordagens narrativas presentes na literatura russa.

Uma característica marcante do livro é a habilidade do organizador em apresentar ao leitor uma gama de contos que transmite a essência da cultura e da sociedade russa. Através dessas histórias curtas, é possível compreender as peculiaridades da vida russa, bem como suas questões sociais, políticas e filosóficas. Cada conto apresenta uma abordagem única e envolvente, oferecendo ao leitor uma imersão profunda na realidade e nos dilemas dos personagens.

A tradução para o português é precisa e fluente, mantendo a riqueza literária original dos contos russos. Isso permite que o leitor aprecie plenamente a genialidade dos escritores russos, suas descrições vívidas e suas reflexões profundas sobre a condição humana. A Editora 34 merece destaque por oferecer uma edição bem cuidada, com uma diagramação agradável e uma capa que captura a atmosfera misteriosa e sedutora do livro.

Embora seja uma coletânea extensa, "Clássicos do conto russo" consegue manter o interesse do leitor ao longo de suas páginas. Cada conto é uma nova descoberta, e a variedade de temas e estilos impede que a leitura se torne monótona. A seleção dos contos é equilibrada e proporciona uma amostra representativa da vasta contribuição da literatura russa para o gênero do conto.

Em resumo, "Clássicos do conto russo" é uma obra de referência para quem deseja se aprofundar na literatura russa e apreciar a genialidade de seus mestres do conto. Através dessa coletânea, o leitor será transportado para um universo literário único, repleto de histórias envolventes, personagens memoráveis e reflexões profundas sobre a condição humana. Leonid Andreiev, como organizador, realiza um trabalho excepcional ao reunir esses contos e oferecer ao público a oportunidade de desvendar o rico patrimônio literário russo. "Clássicos do conto russo" é, portanto, uma leitura imprescindível para todos aqueles que apreciam grandes obras da literatura mundial.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

SamuellVilarr 01/08/2021

Clássicos do conto russo.
Se trata de coletânea de contos clássicos de literatura russa, 2 contos escolhidos para cada autor, entre esses, temos, por exemplo: Dostoiévski, Tolstói, Gógol, Turgueniêv, Tchékhov, Leskov, Górki e etc. Apresenta antes dos contos, uma mini biografia de cada autor e também, dos proprios contos, informações como data de publicação, influência, local onde foi publicado e etc, estão presentes nesta apresentação. Mais especificamente sobre os contos, são realmente muito bons, a seleção feita é muito cuidadosa e também, o texto em si, pois foi traduzido por diversos tradutores renomados (diria todos eles ou a maioria) aqui do Brasil. Uma característica que me chamou atenção é que os contos expressam o estilo de cada, mesmo sendo histórias breves e narrativas curtas, elas exprimem o caráter estilístico de cada autor, também salientando aquilo que cada escritor pretende passar, a forma com a qual tais escrevem, portanto, diria a aquisição dessa coletânea de clássicos do conto russo valerá muito a pena para quem se interessa, também penso que essa seja uma boa porta de entrada para a literatura russa. Do ponto de vista dos contos que mais me agradaram, poderia indicar antes que nenhum conto me desagradou totalmente ou que seja capaz de ser descrito por mim como um conto devidamente ruim, todos são bem escritos, mas alguns me chamaram mais atenção do que outros, talvez por conta de serem autores que eu já tenha um contato prévio, ou também, por que sua escrita e a maneira com a qual eles redigem a narrativa que me agrade bastante, como também, a própria história em si e suas características, citando alguns: Os dois contos do Gógol, Diário de um louco e o Nariz, O grande Inquisidor de Dostoiévski (um conto que demonstra bastante aspectos do pensamento do escritor russo de maneira profunda, até de maneira filosófica se tratando dos temas), De quanta terra precisa um homem? de Tolstói, sem dúvida alguma um dos melhores contos que já li, Brincadeira de Tchekhov, um conto que me agradou bastante, realmente poderia defini-lo como simples e sublime, também um dos melhores contos que li e que demonstra a habilidade do escritor em produzir narrativas curtas, gostei dos contos de Turgueniêv, O cão e o Barulho, me chamou atenção o conto Alexandrita de Leskov, e também, o conto O Repouso, do escritor Leonid Andrêiev.

Vitória Susin 09/02/2022

Vários contos legais
O livro é bem interessante por trazer dois contos de diversos autores russos, alguns que eu nunca tinha lido o nome. Essa tática de usar dois contos foi boa pois um conto era bem diferente do outro, as vezes um era sobre perda e próximo era sobre terra.

Eu não gostei de todos os contos mas gostei de conhecer os autores. Recomendo para quem quer, assim como eu, começar no universo da literatura russa.

Cristina 01/03/2024

Entrando na Rússia
Que incrível esse livro, é a porta de entrada pra quem quer se aprofundar na literatura desse grandioso país, começando por Púchkin o pai, e os incríveis contos dos melhores. Os que gostei muito foram dois, Senhor e servo, e De quanta terra precisa um homem , cara esse conto é angustiante, ambos do grande Tolstói.

Pedro.Gondim 05/06/2023

Uma amostra da mais bela Rússia
?Hoje é o dia da mais grandiosa festa! A Espanha tem rei. Ele foi encontrado. Este rei sou eu. E só hoje é que vim saber.? (p. 84) ? O diário de um louco, Gógol.

Vi 16/11/2022

tiveram contos muito bons, de escritores também incríveis, MAS pecaram muito na seleção de alguns, por exemplo: os dois do Dostoiévski e Senhor e Servo do Tolstói

Paula.Juca 23/11/2022

Excelente
Vocês precisam conhecer pelo menos dois contos; " de quanta terra precisa um homem? Do maravilhoso Tolstói e " um senhor de São Franscisco" do Ivan Búnin.

Tem outros excelentes mas esses dois foram excepcionais, pra mim.