Flamengo: O Vermelho e o Negro

Flamengo: O Vermelho e o Negro Ruy Castro

Resenhas - Flamengo: O Vermelho e o Negro

Bernard.Barreto 03/11/2023

"Must read" para os rubro-negros
Ótimo livro mergulhando na história do clube mais popular do RJ. Uma leitura obrigatória para todo torcedor do flamengo que como eu se interessa por aprender sobre a história do esporte e do clube.

Martony.Demes 30/01/2023

Um livro maravilhoso
Eu, como flamenguista, precisava singrar esse livro! Eu já conheço e li duas obras primas de Ruy Castro: O anjo pornográfico e Estrela Solitária, biografias de Nelson Rodrigues e de Garrincha, respectivamente! E esse livro também é excelente!

Apresenta histórias da formação do time de futebol, de jogos memoráveis, de ídolos e as jornadas. É um livro para ler um pedacinho todo dia e se deliciar e entender o quanto o Flamengo é enorme em todos os aspectos!

Eu agora queria uma atualização dessa obra, pegando até o ano de 2022! Quem sabe 2023…

Alexandre.Aranha 27/06/2022

Mergulho na história
Ruy Castro expressa nesse livro seu amor pelo Flamengo. Conheci histórias curiosas e gloriosas do time e finalmente entendi a letra ?cobra coral, papagaio vintém, vestir rubro-negro não tem pra ninguém!?.

maria. 24/02/2022

livro incrível! para em 2009, mas é cheio de histórias que aconteceram antigamente, e a escrita do rui castro é maravilhosa. amei! ???

Andréa 01/02/2022

Mais apaixonada pelo Mengão
Muito bom ouvir a história de como meu time de coração aliás da maioria da família também surgiu. Amei!!!

Rafael M. 30/09/2021

Flamengo, tua glória é lutar.
Eu sou TOTALMENTE PARCIAL pra resenhar este livro.

Rubro negro desde criança, apaixonado pelo esporte, li o que posso chamar de "beber da minha maior paixão". Acho que independente do meu gosto pela literatura, dos gêneros que me agradam, eu amei demais ler sobre o meu time, sobre a sua história, sobre os acontecimentos da época.

A identificação com o clube cresce com o conhecimento e raiz que você cria com ele. Para quem não gosta de futebol é difícil explicar a paixão, o sentimento e a ansiedade antes de jogos decisivos. Além disso, só quem é Flamengo sabe o que é se transportar para o campo quando não se tem como ir ao estádio ou perder a voz quando está presente no jogo.

O livro traça um resumo sobre a história e os acontecimentos da época. Da fundação, 1895, ao seu último campeonato brasileiro conquistado (na época do lançamento do livro, o de 2009). A leitura boêmia te leva as ruas de 1912, ano em que o time de futebol do Flamengo começou a jogar, com muita facilidade, te mostrando como tudo isso, que hoje é uma paixão nacional, começou e se transformou.

Eu podeira falar o dia todo sobre como foi ler esse livro, mas vou deixar para os apaixonados como eu tirarem suas próprias conclusões.

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!

Didi 31/12/2012

De torcedor pra torcedor
Livro de torcedor pra torcedor, seja de flamenguista pra flamenguista ou de flamenguista para os torcedores de outros times. Conta de forma muito gostosa a história do time e de como o clube surgiu, sem ser cego e sem se preocupar em cutucar os times alheios (o autor fica contido numa cutucada eventual aqui e ali, o que dá um sabor a mais pra leitura).

André Gonçalves 09/09/2012

A Origem
Interessante, hilário, curioso... sublime.
Mais que saber mais sobre a origem deste time, foi bom ver por escrito o sentimento que nos distingue dos demais.
Parabéns ao time que surgiu do nada... sem política, sem dinheiro, sem esquema.
Saudações Rubro-negras.

Ildo 07/06/2011

a saga da nação rubro negra
livro escrito com emoção, fruto de extensa pesquisa. a emoção aqui não atrapalha, "tempera", posto tratar-se de livro sobre futebol. academicismos aqui não seriam bem vindos. qualquer amante do esporte bretão, quaisquer que sejam suas cores, vai apreciar.RECOMENDO, especialmente para botafoguenses, vascaínos e os da torcida pó de arroz do Rio...
Nonliquet 22/10/2011minha estante
Livro que todo rubro negro tem obrigação de ler,rs !

SERGIO 01/09/2017minha estante
Time que não tem estádio não deveria participar de nenhuma competição.

SERGIO 01/09/2017minha estante
Flamenguista sabe ler ? isso é novidade.