Miguel & Manuela

Resenhas - Miguel & Manuela

Bia 11/08/2017

Li pela capa.
Não sou fã de contos.

Porém, Miguel & Manuela é aquele tipo de contos fofo. Que até podemos sonhar.

Após Manuela deixar um comentário em rede social, Miguel vê que mais alguém gosta da mesma banda que ele curte. E logo começa uma troca de mensagens.

Eles vivem em realidades diferentes, mas mesmo assim parece que tudo ser encaixa.

Ah, confesso que li mais pela capa.

Laila @entrelivros 13/03/2017

Miguel e Manuela - Resenha
De inicio me apaixonei por essa capa. Uma invasão de cores salta aos nossos olhos e é uma arte tão bonita que eu já quero o livro físico na minha estante (Já fica a dica, Tony)!!

Miguel e Manuela são dois jovens apaixonados pela banda MS MR e passam a trocar mensagens pela Internet. No inicio, Manuela acha que ele está blefando quanto ao fato de ser fã de uma banda pouco conhecida no Brasil. Depois de alguns teste para saber mais sobre ele, eles se tornam amigos e, como é natural de acontecer, desabafam todas as amarguras da vida um no outro, o que parece super normal para duas pessoas que nunca se viram. A narrativa acontece por meio dos próprios personagens, intercalando o tempo entre passado e presente.

Tudo começa no dia em que eles decidem se conhecer pessoalmente e parece que universo conspira para que isso não aconteça, já que Manuela acredita ter levado um baita bolo enquanto nosso mocinho passa por uma situação super dramática. Enquanto esse encontro não acontece passamos a conhecer um pouco mais dos personagens principais e de alguns outros que rodeiam a história, como a mãe submissa e o padrasto alcoolatra de Manuela e o Pai político corrupto de Miguel. Todos os personagens são bem construídos e suas participações acontecem nos dando um gostinho de que vem mais coisas por aí!

Quando comecei a ler achei que estava vendo uma relação minha, onde eu tinha vários amigos virtuais e passava horas na frente do computador teclando com alguém do outro lado do país e não me atentei ao numero de paginas (só 52 😭) e quando a história finalmente ganhava rumo, acabou. Se esse é só o começo do livro físico, eu já estou na fila para a pré-venda.

Tony escreve muito bem, de forma leve, sem forçar os acontecimentos das coisas, de um jeito que você fica curioso para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Recomendo demais essa leitura. Ela flui bem rápido, em trinta minutos você consegue ler. E é uma otima dica para quem não sabe o que ler entre um livro e outro que está na meta do Skoob ou em uma viagem rápida de transporte público.
Quanto à banda que embala o casal, você pode conhecer mais no Youtube 😎

Visite o blog do autor: The Tony Lucas Blog

Espero que tenham gostado, deixem seus comentários e até a próxima.

site: https://www.facebook.com/entretodososlivros/
Tony 27/05/2017minha estante
Obrigado pela resenha, Laila! :)

Aline.Goettems 28/12/2016

Quem nunca ouviu alguma música para fugir dos problemas? Ou quem nunca teve aquela banda que só você conhecia?

Miguel e Manuela com certeza é um conto encantador, e inesquecível, fala do amor a distância, da confiança que precisamos ter na pessoa que está do outro lado da tela, e se um amor assim é possível ou não.
Fiquei ansiosa do começo ao fim, ri com algumas partes, e ficava me perguntando se o encontro dos dois iria dar certo ou não, se Manuela iria mesmo se arriscar a conhecer Miguel. Não conseguia parar de ler, e quando acabei fiquei com Miguel e Manuela na cabeça por um bom tempo, eles são duas pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, personalidades divergentes, mas ambos com sonhos tão grandes. Usam a mesma forma de esquecer os problemas familiares: ouvindo as músicas da sua banda favorita. E isso acaba unindo eles de uma forma única.
Não sei se sou a pessoa certa para falar isso, mas sim eu acredito em amor a distância, (tanto acredito que já faz 5 anos que estou com o meu amor virtual kkk). Mas isso só é possível se você tiver confiança na pessoa, precisa saber se o que está do outro lado da tela é real, e se oque essa pessoa fala é verdadeiro, não podemos confiar em qualquer um. Mas é tão lindo quando você conhece alguém que está a KM de distância, mas parece que vocês já se conhecem a tanto tempo. Esse conto me fez voltar ao passado, me fez querer viver tudo novamente.
Os capítulos são intercalados entre os personagens, e entre passado e futuro, dessa forma pude ver o ponto de vista de ambos, e saber como se sentiam em determinadas situações. A leitura é rápida, o autor soube como escrever de uma forma leve. Sem falar nessa capa que é linda.
Indico esse conto para qualquer pessoa. Então vêm conhecer esse casal, vêm descobrir o que me fez gostar tanto desse conto, vêm descobrir se esse tipo de amor pode se tornar real.

site: http://lostwordsin.blogspot.com.br/2015/12/miguel-manuela-de-tony-lucas_29.html
Tony 19/01/2017minha estante
Obrigado pela resenha, Aline!

Day 12/04/2016

Quando a música une...
Nunca fui muito de ler contos, mas nos últimos anos comecei a interessar, então, em um dia que estava sem nada para fazer, resolvi procurar por um, então encontrei alguns blogs falando sobre "Miguel & Manuela", do blogueiro Tony Lucas, Para quem tem Kindle Unlimited, tem lá, então é ótimo motivo para você ler, nem vai pagar!

O casal se conhece "sem querer" ou por puro acaso do destino, como preferir chamar. Os dois gostam da mesma banda e Miguel fica surpreso em ver que existe uma brasileira que deixou um comentário no videoclipe da MS MR e resolve adicioná-la no facebook. Depois que ela aceita, os dois começam a conversar, descobrem várias coisas em comum e ficam amigos.

Existem duas "linhas temporários", então ficamos sabendo o passado e o presente dos dois. Eles combinaram um encontro, Miguel se atrasa e Manuela fica com dúvidas se ele vai ou não e ver a espera, a dúvida, além de dar uma certa agonia, é divertido, pois fiquei torcendo junto com ela, roendo as unhas e pensando "chega logo, vocês são super fofos juntos!" Os capítulos intercalam os pontos de vista, isso te faz conhecer os dois lados da história, o que achei muito inteligente, pois sentiria falta se fosse só a Manuela ou só o Miguel contando.
- O amor é algo que nos faz agir feito bobos, nos faz pensar na pessoa em que amamos o tempo todo e nos faz se sentir mais leves, mais vivos. É algo simples e bonito.
Engraçado, romântico e surpreendente, esse livro me fez gostar de contos e querer mais sobre esse universo! Os personagens são bem construídos e fiquei super curiosa para saber o que teria acontecido com eles depois. Dá sim para tirar boas lições da história - não vou falar quais ou acabarei dando spoilers e quero que vocês tenham as mesmas sensações que eu tive! -, me fez refletir sobre alguns pontos e amar as coincidências da vida!

Essa é a estreia do Tony como escritor e acho que ele pode - e deve - crescer muito nessa área, não posso fazer uma analise crítica e nem gramatical- infelizmente, ainda não -, mas posso afirmar que gostei muito da história! E quero continuação, por favor Tony, escreva mais sobre esses dois, pode ter certeza que uma leitora você já tem!

A resenha foi curtinha, pois não quero falar muito da história e acabar contando partes importantes, mas é um conto muito bom e pra quem não tem muita experiência com o gênero pode ler que irá abrir o seu horizonte! E vocês, já leram? Já visitaram o blog do Tony? Já pediram continuação pra ele? Haha.

site: http://resenhasdaday.blogspot.com/2016/04/resenha-3-miguel-e-manuela-conto.html
Tony 19/01/2017minha estante
Onde eu estava que nunca tinha lido essa resenha maravilhosa? Ai, Day... Fiquei sem palavras aqui! Sério. Fico muito feliz em saber que você se envolveu tanto com minha história, ao ponto de querer uma continuação. Talvez um dia eu escreva uma versão estendida ou algo assim haha Mas ainda nesse mês lanço "O garoto que só queria ser amado", que é meu primeiro livro. Espero que você possa lê-lo. Muito obrigado pela resenha!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 30/03/2016

Originalmente postada em http://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Durante a Semana Santa, passei praticamente todos os dias fazendo trabalhos da faculdade. Os professores acham que somos robôs e que só temos uma disciplina por semestre. Resultado: os trabalhos tudo perto um do outro. Num momento que eu já estava bolada, liguei o botãozinho do f e fui procurar algo leve pra ler no meu e-reader. Eu fiquei surpresa por ter esquecido que tinha o conto Miguel & Manuela, do Tony Lucas (The Tony Lucas Blog).

Miguel & Manuela conta a história de Miguel e Manuela (dã, capitã óbvia!), dois adolescentes de mundos distintos, mas que vivem na mesma cidade. Eles se conhecem por conta do amor pela banda MR MS e, após algumas mensagens trocadas, marcam de se encontrarem. Durante o encontro Bem, vocês terão de ler o conto pra saber como foi esse encontro.

Apesar de ser um conto bem pequeno (terminei em alguns minutos), ele transborda fofura e te deixa com a sensação de quero mais. Sim, Tony, essa sou eu querendo uma continuação para a históriqa.

O conto alterna entre passado e presente: do momento que Miguel e Manuela tiveram o primeiro contato até o seu encontro. Além disso, a narração é alternada entre Miguel e Manuela, o que dá um up a mais na história. A cada narração dos personagens, temos um vislumbre de como é a vida deles.

Vou acabar meus comentários por aqui antes que eu solte algum spoiler. O conto está a venda na Amazon e eu super recomendo a leitura.

Leia mais resenhas em http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: http://balaiodebabados.blogspot.com.br/2016/03/resenha-40-miguel-manuela.html
Tony 31/03/2016minha estante
Muito obrigado pela resenha, Luiza!

Tami 02/02/2016

Adorável!
Miguel & Manuela é um conto muito gostoso de ler! Os capítulos são curtos e a história é bem fluida. Achei o modo como o casal se conheceu muito original e interessante.

O Tony criou um estilo de narrativa muito legal. Há o presente dos personagens, onde sabemos o que está acontecendo no dia 27 de setembro de 2013, o dia do encontro, e há o passado, mas esse acontece ora dois meses antes, ora algumas semanas antes, ora dois dias antes…parece confuso, mas não é.

Eu adorei tanto Miguel quanto Manuela. O conto é curtinho, então não há um grande desenvolvimento dos personagens, mas o pouco que nos é contado já faz com que a gente sinta simpatia pelos dois. Miguel tem que viver em uma mentira para agradar o pai, um político corrupto. Já Manuela tem que testemunhar a mãe sendo maltratada e humilhada todos os dias pelo marido, que é padrasto de Manu. Ambos querem futuros melhores, ambos querem ser pessoas melhores, e fiquei torcendo por eles.

O conto tem outros personagens, mas eles aparecem pouco, então não vou falar sobre eles.

O que falar dessa capa?

site: http://meuepilogo.com/o-que-conta-o-conto-miguel-manuela-tony-lucas/
Tony 05/02/2016minha estante
É muito amor envolvido!

Sâmella Raissa 02/02/2016

Mini-resenha exclusiva do blog SammySacional - Coluna [Leiturinhas de Kindle]

Outro conto que me envolveu muito em Janeiro foi a estreia literária de Tony Lucas, então blogueiro. Foi uma leitura até então me apresentada da forma mais repentina possível, enquanto navegava por entre alguns blogs literários, e não bastasse a premissa que muito me deixou curiosa, acabei por descobrir que o autor é aqui da minha região, o que particularmente me deixou ainda mais empolgada por ler algo seu, principalmente quando percebi que o conto se passava aqui em Natal.

“Vivemos uma vida recheada de problemas familiares e com várias pessoas que não nos entendem.”

Sendo assim, em seu conto de estreia, Tony apresenta-nos a Miguel e Manuela, dois jovens com vidas completamente opostas, mas estranhamente semelhantes, quanta a suas lutas diárias para correrem atrás de seus objetivos ou simplesmente superar os pequenos, mas angustiantes, obstáculos do dia-a-dia. Ele, filho de um vereador que vive para manipular a vida do rapaz e passar, sempre, uma boa imagem para a população; ela, aprisionada a uma vida de angústias incessante em meio a convivência com um padrasto alcoólatra, agressivo e mentiroso que torna a vida em casa realmente difícil. Através do novo videoclip da banda preferida de ambos, MS MR, porém, eles acabam por conhecerem-se e, com esse gosto musical em comum, dão início a uma relação que pode ser a válvula de escape de que eles tanto precisavam. Com uma narrativa em terceira pessoa, a leitura alterna-se entre os pontos de vistas dos dois jovens em meio à expectativa do primeiro encontro ao vivo entre eles, após as conversas via internet, e a leitura com uma fluência tão natural que rapidamente devorei o conto. Identifiquei-me um pouco, também, com os personagens, cada qual explorado de uma forma breve mas não menos bem desenvolvida e aprofundada na medida certa do conto, e envolvi-me mais ainda por entre a apresentação de um cenário que conheço e frequento desde que me entendo por gente. Uma leitura que surgiu de forma despretensiosa mas que me cativou de forma muito surpreendente e satisfatória.

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/01/leiturinhas-de-kindle-24-entre-fantasia.html
Tony 05/02/2016minha estante
Mini-resenha linda, Sammy!

Priih | Blog Infinitas Vidas 24/01/2016

Um romance bem fofinho
Tenho que começar dizendo que adoro narrativas que se dão por meio de mensagens, ligações, e-mails, essas coisas. Minha primeira experiência com esse tipo de leitura foi com @mor, e eu adorei, então fiquei super empolgada com a narrativa de Miguel & Manuela. O livro começa no dia do primeiro encontro do casal, e por meio das diferentes perspectivas (ora de Manuela, ora de Miguel) descobrimos que ela pensou ter levado um bolo, e ele está passando por maus bocados pra chegar ao local combinado. Só aí você já fica super curioso pra descobrir se eles vão conseguir se encontrar. [...] Eu gostei muito de Miguel & Manuela e pude perceber que Tony tem uma fluidez narrativa que tornou a leitura muito prazerosa. A história é fofa, o desenvolvimento dos personagens é ótimo dentro de um número de páginas limitado e eu gostei muito do que li.

Leia a resenha completa lá no blog! ;)

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2016/01/24/resenha-miguel-manuela-tony-lucas/
Tony 24/01/2016minha estante
Indo ler sua resenha agora mesmo! :)

Nathália 19/01/2016

Um conto simples e envolvente!

“Miguel e Manuela” é um conto escrito pelo meu amigo e blogueiro Tony Lucas, e que tem tudo para fazer sucesso. O conto é bem curtinho e em alguns minutos a leitura é finalizada. Eu estava com expectativas para essa estória e elas foram superadas! Sério, o conto é maravilhoso e eu quero mais!

Os dois protagonistas são jovens totalmente diferentes, e talvez nunca fossem ter seus caminhos cruzados. Pois, Miguel e Manu são de classes diferentes e assim, não costumam frequentar os mesmos lugares. Os dois residem em Natal e estão na faixa dos 22 anos.

Miguel é filho de um importante vereador e cursa Direito na UFRN. Por conta disso, devia ter uma vida perfeita. Porém, nem tudo é assim. Miguel possui uma personalidade totalmente diferente do que o pai deseja. Além das diversas coisas que ele impõe ao filho. Assim, o loiro de olhos azuis, deve fingir ser outra pessoa só para agradar ao pai. O vereador é uma pessoa suja e desonesta. Fato que desagrada o filho.

Manuela, dona de fios cor de rosa, possui uma personalidade tão forte quanto a cor em seus cabelos. Vem de uma família com baixas condições financeiras, com a mãe submissa, o pai falecido, o padrasto alcoólatra e um meio-irmão. Manu trabalha em uma farmácia e sonha em cursar Medicina. Fato que ela terá que lutar muito para conseguir. O convívio familiar é muito, muito complicado.

O futuro casal possui uma paixão imensa pela banda MS MR e é por meio de um comentário no YouTube que eles se conhecem e começam a conversar.

O fato de os dois possuírem problemas na família e gostarem da mesma banda, fazem com que a amizade seja mais fácil. Tanto que eles se abrem rapidamente um para o outro e compartilham os problemas que são tão compreensíveis. Assim, uma grande paixão começa a surgir.

Os capítulos são intercalados entre Miguel e Manuela e é muito bom entrar na cabeça de cada um. Eles são uns amores e o pouco de tempo que “convivi” com o casal, já os tornei meus amigos hehe

Como se trata de um conto, não há muito o que falar sem dar spoilers. Então leiam, pois vale muito a pena. A estória é linda!

RESENHA COMPLETA NO BLOG!

site: www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com
Tony 19/01/2016minha estante
Resenha linda! *---*

Silvana 13/01/2016

"Um milhão de razões para acabar e depois começar
Mas no fundo eu sabia
Não importa qual seja o fim, será eu e você"
BTSK - MS MR

Manuela é uma garota que tem uma vida difícil, que desde que seu pai morreu tem que conviver com um padrasto alcoólatra. Ela trabalha em uma farmácia e sonha com o dia em que vai poder cursar uma faculdade de medicina. Ela aproveita o horário do seu almoço para entrar na Internet e assistir o novo clipe de sua banda favorita, a MS MR. Quando termina ela gosta tanto que decide deixar um comentário no clipe em português, já que mesmo que não conheça ninguém que seja fã da banda aqui no Brasil, ela acredita que eles existam.

Miguel vive uma vida de farsas e fingimentos. Ele é filho do vereador Carlos Soares e não pode ser quem ele é de verdade e sim quem o pai quer que ele seja. Mas ele sonha com o dia em que vai conseguir provar as falcatruas do seu pai, porque sim, seu pai é um político corrupto, e quando seu pai for preso, ele vai poder ser quem ele é, inclusive fazer a faculdade de Design Gráfico que deseja e não de Direito, à qual está sendo obrigado a fazer. Mas hoje ele vai fazer o que gosta e assistir ao novo clipe de sua banda favorita, a MS MR. E para sua surpresa, após ficar extasiado com o clipe ele lê os comentários e encontra um comentário de uma brasileira entre eles. Então ele decide procurar a garota do comentário e adiciona ela no facebook.

Manuela estranha o convite e decide investigar se ele realmente gosta da banda. Miguel responde logo em seguida e eles começam a conversar, primeiro sobre a banda, e como os dois usam as músicas da banda como uma válvula de escape para os problemas que eles tem em casa. E os dois sentem a mesma coisa, que pode confiar no outro e que o outro entende o que cada um deles passa. A sintonia entre eles é perfeita. Mas ainda assim, quando Miguel diz que eles tem que se encontrarem pessoalmente, Manuela fica com um pé atrás porque faz menos de 24 horas que eles se conhecem e ela tem medo de que quando eles se encontrem, aquela sintonia não seja real. Mas Miguel encara isso como um desafio e diz que vai provar a ela que tudo isso é real sim.

"O amor é algo que nos faz agir feito bobos, nos faz pensar na pessoa em que amamos o tempo todo e nos faz se sentir mais leves, mais vivos. É algo simples e bonito."

A história é narrada por dois pontos de vista, ora por Manuela, ora por Miguel e alterna entre o passado, a dois meses atrás quando eles se conhecem e no presente, no dia que eles resolvem se conhecer pessoalmente. Como é um conto, a história é bem curtinha, mas a forma como o Tony escreveu deixou ela ainda mais rápida e fluida. E os "capítulos" são curtos, o que gostei muito. E o que dizer da escrita do Tony? Eu que já estava acostumada com as resenhas dele lá do blog, fui surpreendida. O Tony se superou nesse conto e que pena que é um conto, eu preciso ler mais dessa história. Eu que nem gosto muito do gênero Jovem Adulto, me vi apaixonada pela história e pelos personagens.

O Miguel é um fofo gente, sério, como ele não tem idade para ser meu namorado literário, queria ter um filho assim, não que eu tenha idade para isso também hehe. Gentil, cavaleiro, educado, respeita o pai mesmo que o pai dele não seja um exemplo de pai, determinado e acima de tudo romântico. A Manuela não fica atrás. ela também tem as características bem parecidas com a do Miguel, mas meus olhos eram só nele, e talvez por isso eles combinem tanto. Me vi torcendo por eles, para que desse tudo certo e no final, que cena de filme romântico, eu romântica de plantão, é claro que amei e me emocionei. Tony por favor escreva uma continuação hehe. A capa é linda e descreve bem os personagens. Só me resta recomendar a leitura. leiam, vale muito a pena, você não irão se arrepender.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2016/01/resenha-miguel-manuela-tony-lucas.html
Tony 13/01/2016minha estante
Obrigado pela resenha linda, Sil! :)

Brenda Sousa 07/01/2016

Resenha – Miguel & Manuela
Por: Brenda Sousa

"Não consigo prestar a atenção no filme. A minha concentração está frequentemente sendo desviada e dando enfoque a um pensamento que tive mais cedo e deixei de lado: “aconteceu alguma coisa de muito grave com Miguel”." - Miguel e Manuela - Tony Lucas

Miguel e Manuela deveriam ter se encontrado no dia, local e horário marcado. Ela estava presente, mas onde estaria ele? Por que tanto tempo de atraso, sem atender telefonemas nem responder mensagens? Quase perdendo as esperanças, Manuela decide assistir a um filme no cinema e dar mais um tempo. Mal sabia ela que seu acompanhante estava sob um grande risco de vida e que, mesmo assim, ele faria de tudo para provar para ela que ele vale a pena.

Este foi o primeiro conto do Tony Lucas que li. Pedi o exemplar para resenhar logo depois de ler um pouco sobre ele no blog do próprio autor (AQUI). É uma história não muito longa nem muito curta, mas na medida, daquelas que você imagina se realmente poderiam acontecer e terminar tudo bem. Gostei da escrita do autor, leve e ao mesmo tempo cativante. Uma coisa que me deixou muito curiosa foi saber porque o Miguel sumiu como sumiu (sem spoiler), de onde surgiu isso, por que ele, quem fez aquilo com o garoto? Acho que essa é uma história que renderia muitas e muitas outras páginas, para além de um conto.

site: http://postandotrechos.blogspot.com.br/
Tony 07/01/2016minha estante
Ótima resenha, Brenda! :)

Gui Dias 06/01/2016

Um conto breve e muito bom
O conto é curtinho e em menos de uma hora eu já tinha finalizado a leitura. Devo dizer que gostei, mas queria mais história.
Como o livro é bem pequeno, eu vou me abster de falar muito sobre a história. Miguel é filho do mais importante e popular vereador de Natal, tem tudo para ter a vida perfeita, exceto o fato de seu pai impor a ele suas vontades e ele vive uma vida repleta de máscaras sociais. Manuela é uma jovem oriunda de uma família menos abastada, seu pai morreu quando jovem e seu padrasto é um ogro vestido de homem, sempre bêbado, estressado e prestes a agredir sua mãe. Ambos com problemas familiares e fãs da banda MS MR, eles se conhecem através de um comentário no youtube e começam a ter contato pelo facebook.

"Miguel e eu, apesar das diferenças sociais, somos bem parecidos. Vivemos uma vida recheada de problemas familiares e com várias pessoas que não nos entendem."

Eu achava que essa obra fosse ser um Romeu e Julieta contemporâneo, e de certa forma é, mas sem todos aqueles clichês chatinhos. A obra alterna o foco narrativo entre Miguel e Manuela. Eu achei a ideia bem legal, mas eu acho que deveria haver uma ruptura maior na narrativa, por assim dizer. Eu sabia quem estava narrando por conta da história de cada um, porém eu não percebi a mudança na narrativa que eu esperava...

"E é dessa forma doida - começando uma conversa com um completo estranho pelo bate-bapo do facebook - que acabo esquecendo dos acontecimentos intensos de ainda a pouco e passo o resto da minha noite em claro."

O livro em si é bom, a premissa é bacana e os personagens bem construídos, e, se o Tony quisesse, poderia se tornar um livro muito bom se fosse tão bem desenvolvido como o conto. Eu queria, sim, mais páginas para poder entrar mais no mundo de Miguel e Manuela, mas é um conto e está excelente!

site: http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/
Tony 06/01/2016minha estante
Adorei a resenha, Gui! :)

Carol Cristina | @blogacdh 05/01/2016

Resenha postada no @blogacdh
A felicidade da pessoa em resenhar um conto do Tony não tem limites! Li em pouquíssimas horas e o que escrevi a seguir saiu facilmente. Se você por acaso não sabe de quem estou falando, dá um pulinho lá no blog dele, não vai se arrepender!
Eu já admiro muito o trabalho do Tony como blogueiro, mas sempre tive curiosidade em ler uma história escrita por ele. E aqui estamos!
Miguel & Manuela é um conto digital com 36 páginas (pdf), que será lançado na Amazon dia 11/01, mas já está em pré venda.
O que me chamou atenção logo de cara foi essa capa linda e o enredo da história. Música é algo apaixonante, que transporta e realmente tem esse poder de união, então achei o fato dos dois personagens se conhecerem por causa de um gosto musical em comum bem promissor. O conto consegue mostrar tudo isso de forma muito natural.
"Acho que descobrir outra pessoa que tem uma história tão pessoal com a MS MR e que faz do simples ato de ouvir músicas uma válvula de escape nos conectou de uma forma única."
Gosto de autores que escrevem sobre coisas que conhecem, isso torna as histórias muito sinceras. O conto do Tony se passa onde ele mora (RN), e se inspira numa dupla que ele gosta (a MS MR). A narrativa dele não é cheia de floreios ou drama; é simples e direta; reflexiva e romantizada nas horas certas.
E essa é a expressão chave pro conjunto da obra: dose certa. "Miguel & Manuela" é a prova de que você pode escrever algo bonito e romântico, mas sem sair da realidade; algo com o que as pessoas se identifiquem; sem grandes exageros e complicações.
"Conformar e seguir em frente. No decorrer dos meus vinte e um anos, estive sempre cercada por pessoas que têm como passatempo favorito me decepcionar. Não há lugar para mais uma pessoa assim."
A construção do conto ficou ótima e fez a diferença. Temos capítulos curtos e alternados entre o Miguel e a Manuela (todo o leitor ama quando isso acontece, né?); e que se alternam também no tempo, entre o presente e o período em que eles se conheceram.
Miguel e Manuela são personagens autênticos que se complementam em seus contextos e jeitos de ser. Isso fica claro no decorrer da história e justifica o amor dos dois. Não tem como não torcer por eles. O relacionamento que constroem nos é apresentado de forma bem calma e sem alarde; como tem que ser. Nos deixa uma sensação boa.
"Assombrado com o fato de eu já sentir algo por uma pessoa que eu conheci há menos de 24 horas, fico dirigindo e pensando em como vou fazer Manuela acreditar que sou verdadeiro e posso, de fato, fazê-la feliz."
O que eu mudaria? Colocaria mais algumas cenas, talvez alguns amigos, relacionaria as letras das músicas com a história, aprofundaria os conflitos internos dos personagens... Talvez assim o conto teria um potencial ainda maior de ser marcante. Mas a simplicidade talvez fosse embora. Então, o que eu li foi satisfatório.
Mas aposto que o fato de mencionar tantas músicas sem colocar as letras foi proposital, só pro leitor ter a curiosidade de conhecer a dupla, rsrs.
Por fim, quero parabenizar o Tony por essa história, cuja verdade tornou-a bela e com um poder de conquista enorme! Espero que tenham curtido também :)

site: http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Tony 05/01/2016minha estante