O mundo assombrado pelos demônios (eBook)

O mundo assombrado pelos demônios (eBook) Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado pelos Demônios

Master 27/09/2023

Must-read para amantes da ciência
Este livro é uma exploração profunda da importância da ciência e do pensamento crítico na sociedade contemporânea, onde o amor pela ciência e a preocupação com o futuro da humanidade são palpáveis em cada página. Carl Sagan tece uma narrativa que desafia as crenças infundadas, a superstição e o pensamento irracional que ainda persistem em muitos aspectos da cultura humana.
O livro aborda conceitos científicos complexos de forma acessível. Ele desmonta mitos pseudocientíficos, como a astrologia e a ufologia, com argumentos baseados em evidências sólidas. Além disso, Sagan enfatiza a necessidade de um pensamento cético e da busca rigorosa por evidências empíricas como a base do conhecimento.
Ao longo do livro, Sagan destaca o valor da educação científica e do ceticismo como antídotos contra o obscurantismo e a manipulação. Ele também faz um apelo para que a sociedade reconheça o papel vital da ciência na solução de problemas globais.
No entanto, o que realmente faz este livro brilhar é a habilidade de Sagan em conectar a ciência à nossa experiência humana e emocional. Ele nos lembra da beleza do cosmos e da maravilha que a exploração científica pode proporcionar. O Mundo Assombrado pelos Demônios é uma obra de extrema relevância e merece um lugar especial na estante de qualquer amante da ciência e da razão.

ticia5 24/09/2023

O muuuuundo assombrado pelo demônios, de Caaaaaarl Sagan
Desde muito pequena meu pai colocava o audiobook desse livro pra me fazer dormir. claro que por muito tempo eu não entendia absolutamente nada do que se falava, mas quando eu cresci, e consequentemente segui escutando o livro em diversas outras ocasiões, tudo foi fazendo mais sentido, e nos meus momentos de grande medo irracional, é a única coisa que me puxa para a realidade novamente.

Diana 25/08/2023

Repetitivo
A ideia é bem boa, mas como o Sagan quer ser bem didático ele acaba sendo bem repetitivo e fica cansativa a leitura. Mas fora isso é muito bom.

Inessa 07/11/2022

O mundo assombrado pelos demônios
Pessoalmente, sempre fui uma admiradora de Carl Sagan, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. ?O mundo assombrado pelos demônios? foi seu primeiro livro que li, e no momento me encontro encantada pelo Sagan escritor. De maneira didática e envolvente, ele trata no livro sobre a importância da ciência e do pensamento cético e crítico, e demonstra de maneira simples, porém sólida, como as sociedades necessitam do método científico para que possam existir. Como amante da ciência, esse livro entrou para minha lista de favoritos, uma vez que consegui me identificar em diversas partes com o que estava sendo dito. Certamente irei recomendá-lo para pessoas que, assim como eu, têm apreço pelo conhecimento e pelo senso crítico em detrimento do senso comum.

Théo 17/01/2022

excepcional?
não sou muito boa em avaliar livros porque sempre me enrolo kkkkkk, mas tem algo nesse que foi além de todas as minhas expectativas.
Demorei DEMAIS para conseguir engatar na leitura (estava numa ressaca literária que não me ajudou), porém, apesar de tudo, a leitura valeu cada minuto, cada reflexão e cada pedacinho que vai ficar pra sempre guardado comigo. Obrigada por TUDO Carl Sagan, estou perplexa do melhor jeito possível
?No mundo assombrado por demônios que habitamos em virtude de sermos humanos, talvez seja isso o que se interpõe entre nós e a escuridão circundante?.
Paulo Henrique 17/01/2022minha estante
Uhuuu! ?
Encarar "Cosmos" agora?! ?

Pamylla.Souza 08/10/2021

Um livro que sou incapaz de descrever.
Um livro que sou totalmente incapaz de descrever.
Uma leitura maravilhosa do início ao fim.
Quando ficar cansativo, apenas te peço: continue.

Dionísio 26/08/2021

Vi agora que não fiz a resenha deste livro.
Ganhei este livro do meu professor de matemática que cursa astrofísica e ele bem sabe que quero seguir está carreira.
Digo que esse livro me inspirou e tirou muitas informações falsas de que eu "sabia"
Para quem ama ciências teórica e UFOs e alienígenas, este livro é para você.

Blackthorne 06/04/2021

Essa foi uma das melhores releituras que eu já fiz e eu me peguei pensando várias vezes no decorrer do livro no quanto a gente não tá preparado pra entender várias coisas quando somos mais novos. No mais, leitura muito elucidativa e necessária em tempos de desinformação, apesar de ser denso. Demorei quase 1 ano pra terminar mas valeu cada página e cada reflexão que fiz com esse livro. Sagan tem um lugar especial no meu coração.
LuisaLongo 06/04/2021minha estante
Está na minha fila de leitura ??

Blackthorne 06/04/2021minha estante
Aaaaaa, certeza que vai gostar!

Tama 03/01/2021

Muito instrutivo
Sagan, com sua linguagem fluida, erudição científica e lógica cristalina, debate tema importantíssimo acerca da intelectualidade humana.
O valor da ciência, e mais profundamente, do pensamento e educação científica.
Um dos melhores livros que já li.
Eu me pergunto: por que, nas escolas, se obriga alunos a lerem sobre sociedades moralmente decadentes, atrasadas, sob o pretexto de isso ser arte, ao invés de se incentivar a busca do conhecimento através da leitura?

Rickson.Ramos 21/09/2020

Fantástico!!!
-Carl Sagan - grande astrônomo e escritor - foi um dos principais expoentes da divulgação científica nos anos 80. Através de seu seriado de TV: ?Cosmos? e da publicação de várias obras (que até hoje se mostram muito relevantes e atuais) foi capaz de despertar a curiosidade e o fascínio de muitas pessoas.
-Uma das principais características humanas é a capacidade de criar e contar histórias, esse é um dos principais motivos pelos quais nos distanciamos evolutivamente dos animais. A habilidade se torna um problema quando passa a ser uma necessidade; muitos buscam na religião e nas crenças justificativas e significados para sofrimentos próprios ou para injustiças cometidas a terceiros, se eximindo da responsabilidade de assumir a culpa e de enxergar o mundo como realmente é: indiferente.

-Em ?O mundo assombrado por demônios?, Sagan nos conduz - através de uma escrita envolvente e de fácil assimilação - por acontecimentos e casos históricos em que as crendices e superstições foram danosas aos que a praticavam e através de tais pretextos outros foram subjugados; desmentindo o sobrenatural e apresentando o factual.
-Através da obra, Sagan nos disponibiliza artifícios e ferramentas para bem empregar o ceticismo e o método científico; nos ensinando os meios pelos quais seremos capazes de distinguir o real do falso.

-E isso é o que torna o livro e seu assunto tão atuais, estamos vivendo um momento de crescente popularidade das pseudociências, das teorias da conspiração,da desinformação, momento esse em que a internet e o grande número de informações dispostas nos dificultam o discernimento. Isso, corroborando com a necessidade humana de buscar verdades que satisfaçam  (de maneira superficial e reconfortante) suas dúvidas e aflições, trazem uma série de consequências práticas terríveis.