Alexandre, O Grande

Alexandre, O Grande Marcelo Chaves Trevisan

Resenhas - Alexandre, O Grande

Lucas Viegas 24/03/2021

Sobre o livro
Um excelente texto pra que busca entender superficialmente o que foi a passagem de Alexandre Magno na Terra, bem sucinto, mas não falta nenhum detalhe sobre seus feitos.

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 30/06/2023

Um dos maiores líderes da história não poderia ter outra alcunha. Alexandre, o Grande, registrou uma das mais fascinantes séries de expansões territoriais da Antiguidade, construindo um poderoso Império, capaz de revolucionar toda a formação da sociedade. Discípulo de Aristóteles, invicto em todas as batalhas e guerras disputadas, fundador de dezenas de cidades e pioneiro em questões como pesquisas científicas e práticas de mercantilismo, Alexandre viveu durante apenas 33 anos. Tempo suficiente, porém, para a humanidade reconhecer no Rei da Macedônia uma das figuras com maior legado para a posteridade, com grande parte destas lições sobre liderança, sociedade, estratégias e conquistas recheando esta obra. Conteúdo clássico, prazeroso, repleto de informações pertinentes e, espantosamente, atuais. Leitura para os Grandes, assim como Alexandre

Myke.Anderson 01/02/2021

Alexandre, O Grande!
Uma leitura rápida e didática com informações que o farão pesquisar sobre este grande conquistador após a leitura.

Duda 05/10/2021

Didático
Esse livro é perfeito para quem busca compreender um pouco mais (mesmo que de forma meio superficial) como funcionava a conjectura social que envolvia Alexandre Magno.
Foi um livro que me surpreendeu muito (positivamente). Simplesmente maravilhoso.

Bruno Passuello 02/08/2020

Biografia
Livro sucinto e direto, faz um trajetória da vida do grande conquistador Macedônico Alexandre, O Grande e toda sua conquista desde a Grécia até o Oriente Médio quase chegando a Índia, faz relatos pessoais e suas estratégias de batalha. Livro veio num box com outros dois livros sobre Napoleão e Genghis Khan.

Rodrigo.Mendes 18/03/2021

O livro aparenta ser fruto de um grande estudo/trabalho acadêmico, recheado de referências e citações durante a leitura.

Os capítulos são bem divididos com o antes do nascimento, contextualizando a situação política da região, durante a vida de Alexandre, enfatizando sua jornada épica ao oriente até sua morte, e o depois com a divisão do império e seu legado.

A leitura é válida como introdução, sendo necessário buscar outras literaturas para aprofundar-se ainda mais no assunto.

Thiago 10/04/2021

Erros de revisão e um pouco de confusão
Ao mesmo tempo em que se propõe a introduzir Alexandre e seu ambiente de forma bem superficial, o livro também tenta mostrar que "há muito mais envolvido e os outros personagens devem ser valorizados". No entanto, o espaço é muito pequeno para ir aos detalhes, então não temos a contribuição desses personagens menores na vida de Alexandre... Fora isso, inúmeros erros de pontuação e significados de palavras.

RicXand 06/03/2022

É um resumo da vida de Alexandre Magno, ou Alexandre, o Grande.
O livro poderia ter uma mapas mostrando por onde ele passou.
Fora isso é uma leitura rápida e fácil.

Gustavo.Henrique 12/06/2020

Alexandre, o grande, é um bom livro que consegue cumprir com seu propósito de ser um resumo sobre a vida deste indivíduo tão relembrando, celebrado ou odiado na história, a escrita é bem didatica mas que não subestima a capacidade do leitor, o livro também traz algumas reflexões sobre o pensar um ser histórico que embora não sejam profundas são capazes de suscitar a reflexão

Eduarda 10/05/2020

@jeodube no instagram
Antes mesmo de começar a ler entendi que a proposta do box "Essencial Conquistadores" era mostrar de forma resumida o essencial os grandes acontecimentos de cada época.
Nesse livro a gente conhece um pouco sobre Alexandre Magno, conhecemos o contexto histórico antes durante e depois dele ascender como um grande imperador e conquistador que foi mesmo com pouca idade.
A ideia do livro é excelente pois nos permite conhecer um pouco de Alexandre em poucas páginas.
As coisas que me incomodaram foi a linguagem, falei isso no do Gêngis Khan e direi aqui: ODEIO QUE BOTEM "como você verá mais pra frente/próximo capítulo/futuramente" e páginas brancas incomodam os olhos.

Ps: Livro para conhecimento básico e não estudo para provas como ENEM.

Dante 27/07/2020

O Homem que teve como tutor Aristóteles, Alexandre da Macedónia. Alexandre o Grande.
Muito bom. Apresenta os dados históricos seguido das fontes. Um verdadeiro trabalho de historiador. Como um detetive, pista por pista, monta o grande quebra-cabeças. O livro inicia com a história da civilização grega, seguida das Pólis, depois guerras das cidades estados. As conquistas de Felipe II. E só depois disso tudo, iniciamos a história de Alexandre O Grande. A leitura está ótima, bem discorrido. Está atendendo ao propósito de informações necessárias para se entender um pouco a formação de um dos maiores conquistadores da História. Que se inicia com Aristóteles.

Percebemos que se não fossem a habilidade de seu pai e a expansão já idealizada e encaminhada ao Império Persa. O apoio de seus generais que foram fiéis e o acompanharam por todas as campanhas. A influência de sua mãe que o protegeu como pôde. Os ensinamentos de Aristóteles. Os casamentos com suas esposas e seus relacionamentos amorosos em geral. Enfim, as configurações sociais como um todo em que Alexandre O Grande estava inserido, seus feitos não teriam atingido a mesma dimensão. Visto que, a história é feita a partir de múltiplos sujeitos e múltiplas vozes, e nenhum feito ou evento histórico pode ser configurado a partir de uma única figura. Inegável que, Alexandre conseguiu de fato fica imortal. Percebemos que o corpo físico morreu. Mas o Alexandre político, cultural e idealizador perdurou, se tornou atemporal. Ainda hoje ficamos maravilhados com o mito, lenda, figura histórica, o homem, o conquistador Alexandre O Grande. O livro, apesar de pequeno, cumpriu seu objetivo com maestria. Mencionou todas as batalhas. A infância do Alexandre. Sua formação acadêmica. As conquistas do pai e direção do império. Por final, seus legados e diferentes tipos de representatividade. Desde herói a vilão, durante todo tempo que se segue, até hoje em pleno século XXI.

Daniel 17/04/2023

Um livro que trás uma abordagem muito fácil e rápido de um grande conquistador da antiguidade.......

Carol.Alves 09/02/2024

Resumão
Resumão da vida e legado de Alexandre, o Grande. Uma leitura fluida e sucinta, porém que vale a pena para quem gosta de história e quer aprender. Tem muita dica de autores para aprofundar no tema

Dessa 27/05/2020

Um livro necessário!
A obra é extremamente fácil de ser compreendida, é uma leitura rápida que reserva muitas curiosidades e ensinamentos. Não é uma obra para estudar Grécia, mas sim para conhecer mais sobre Alexandre. O livro traz pensamentos e curiosidades que me fizeram pensar e evoluir muito! Super indico.

Ramos 12/09/2021

Uma leitura histórica que permite conhecer o mito de Alexandre o Grande mas de forma superficial. Não é uma leitura ruim, pelo contrário de forma rápida e fluida conhecemos alguns fatos importantes, mas que poderia ter focado mais nos feitos e na narrativa de sua história.