The Unexpected Everything

The Unexpected Everything Morgan Matson

Resenhas - The Unexpected Everything

@livrostasticos 10/01/2022

The Unexpected Everything é um livro muito bom! Um daqueles que consegue capturar bem a leveza e diversão do verão e ao mesmo tempo mostrar situações mais complexas da vida. É um romance (com certeza), mas também é sobre amizade, família, crescimento e perda. Honestamente foi um ótimo livro pra começar o ano!

Izzy 20/03/2020

Tô mto adulta para isso...
Eu comprei esse livro por causa da capa e para ler em inglês. Isso a 3 anos atrás, mas só comecei a ler mesmo agora. Li em 5 dias, mas achei o livro mto grande, e pouca coisa acontecendo. Como disse alguma resenha a cima, poderia ser um filme da sessão da tarde um um filme original Netflix, desses bem bobos. Acho que não estou mais na fase de romances apenas romances, achei esse livro chatinho, e meio que me obriguei a terminar. Mas acho q se você tiver entre 12/16 anos provavelmente vai gostar. Acho que realmente a culpa talvez seja mais minha do que da história em si.

ANA - @aspaceforbooks 05/02/2020

típico filme (bom) de sessão da tarde, que você vai lendo sem perceber o quanto já leu, mesmo com os capítulos longos - adorei o grupo de amigos e o amadurecimento da protagonista ao longo do livro /segundo livro que li da autora e mais uma vez não me decepcionei e já quero outros

Lauraa Machado 23/11/2019

Realista e divertido
Já fazia mais de dois anos que eu não demorava tanto para ler um livro como demorei com esse. Foi mais de um mês, o que para mim é super estranho, mas pode ter certeza de uma coisa: definitivamente não é culpa do livro. Na verdade, foram fatores exteriores que me mantiveram longe dele, pois acabei lendo em três vezes, que por acaso estavam tão distantes uma das outras que chegou a um mês. Fiquei até bem impressionada por não me cansar da história com essa demora e nem me sentir desconectada dela.

Esse é o segundo livro da Morgan Matson que leio, e já percebi que parte do seu estilo é falar sobre pessoas comuns em situações normais. Isso não significa que todo mundo já passou pelo que a Andie passa aqui, é claro, nem que é super fácil encontrar um garoto como o Clark, mas que nada é super fantasioso e exagerado, o que é bem legal! Ela nem exagera o romance, nem tenta idealizá-lo ou forçá-lo.

Por um lado, isso é ótimo, mas confesso que às vezes senti falta de me envolver mais no romance mesmo, de me importar mais com seus resultados. É tudo tão realista até, com todas as partes da vida da Andie se desenvolvendo de forma lógica, que faltam grandes emoções e até um clímax mais determinante. Não é exatamente um defeito do livro, só um estilo mesmo que já tinha percebido na outra obra da autora.

Aqui, em compensação, senti mais competência da parte da autora em desenvolver todas as ramificações da história com cuidado e calma, de um jeito que fizesse sentido e não se apressasse. Nunca é fácil mudar atitudes aparentemente intrínsecas de um protagonista, principalmente em um livro contemporâneo, mas acho que a Morgan Matson conseguiu aqui! E a relação da Andie com as amigas foi especialmente importante, além de parecer mais do que plausível. Achei, aliás, que teria sido a principal da história toda, mas a dela com seu pai ganha de longe! Foi também minha favorita!

No final das contas, acho que o livro foi super bem feito e merece cinco estrelas, apesar de não ter despertado nenhum amor em mim para virar um favorito. Recomendo!

Ivy (De repente, no último livro) 01/02/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
The Unexpected Everything é um daqueles livros que, apesar de serem ótimos pra qualquer época do ano, é ainda mais perfeito pra se ler durante o verão. A história toda aliás está ambientada durante as férias de verão dos personagens e, através das descrições precisas de Morgan Matson o leitor se sente transportado para aquele universo tão comum e ao mesmo tempo cativante onde a toda a trama se desenvolve.

Alexandra Walker (Andie) é aquele tipo de jovem que, numa primeira impressão, todos chamariam de "privilegiada". O pai dela, Alex Walker, é um congressista famoso, com grandes chances de disputar a reeleição e ela está sempre ali, brilhando através das lentes dos fotógrafos ao lado do pai. Seria tudo muito bom, se não fosse ilusório. A verdade é que Andie tem que andar em passos curtos, sempre tomando cuidado com o que faz ou com o que diz para não manchar a reputação do pai e, além disso, se viu obrigada a cuidar de si mesma, já que o pai, sempre ocupado em um sem fim de conferências em Washington parece não ter tempo para a garota, e a mãe de Andie, Molly, faleceu há alguns anos, vítima de câncer no ovário.

Quando o pai de Andie se vê envolvido em um grande escândalo e é obrigado a afastar-se da midia e dos palanques enquanto aguarda julgamento, a vida da jovem dá um giro inesperado. O estágio em uma cobiçada universidade que já estava garantido foi simplesmente cancelado, em virtude do declinio da carreira do pai de Andie e ela agora terá que passar o verão sem planos, sem rumo e ao lado de um pai com quem mal conviveu verdadeiramente ao longo dos anos.

Andie decide então ocupar a mente com algo útil, para que o verão não termine como um tempo simplesmente vago e a única oportunidade que a garota encontra é um emprego como passeadora de cães. Ao principio, Andie está segura de que passear com cachorros (e gatos) por ai não tem nada a ver com ela, mas pouco a pouco a garota descobre que estar ao ar livre, ao lado de animais fofinhos que desejam apenas diversão pode ser uma experiência incrível. E quando em meio à tudo isso aparece Clark, um escritor prodígio que vive um bloqueio criativo, todas as defesas que Andie cuidadosamente construiu ao longo dos anos começam a ruir e ela terá que lidar com uma vida nova, que inclui um primeiro verdadeiro amor, um pai tentando se tornar presente e amigos que podem, sempre, preencher o vazio.

As histórias de Morgan primeiramente me encantam porque nunca se trata apenas de um amor, um romance fofo e perfeito. Seus livros possuem um misto de vários momentos e detalhes, e a autora sempre dá ênfase grande nas questões que envolvem familia e amizades. Como em outros de seus livros, aqui, o papel dos amigos é essencial, e cada personagem possuí sua personalidade, seus dramas e conflitos, o que traz maior emoção à trama já que nem tudo estará apenas centrado em Andie.

Eu amei o grupo de amigos apresentado pela autora. São diferentes entre si, e possuem várias particularidades com as quais o leitor pode se identificar. Palmer, Toby, Bri, Wyatt e Tom se alternam em importância durante a trama, mas todos desempenham um papel fundamental, todos possuem momentos onde o leitor se pega desejando conhecê-los a fundo.

As histórias de Matson jamais são perfeitas. A autora lida bastante com essa questão da perda em seus livros, seja ela através do luto pela morte de alguém, seja através da ausência momentânea (mas dolorosa) de determinada pessoa e eu gosto como a autora aborda os temas, pois ela consegue fazê-lo de maneira leve, sem deixar a história carregada demais de drama e sem que se perca aquele ar otimista e juvenil que sempre desponta em suas tramas.

Os protagonistas (assim como os secundários) são todos extremamente bem trabalhados. Página por página o leitor consegue conhecer a fundo grande parte dos personagens, entendê-los e aceitá-los como são. Os personagens de Morgan Matson são críveis, eles erram à todo momento e sempre tentam remendar seus erros (às vezes cometendo outros ainda maiores) e acho que essa tendência a errar os torna humanos e próximos à realidade.

Essas histórias me prendem porque, apesar de saber do final feliz certeiro, também sei que haverá conflitos no meio do caminho, segredos que virão à tona e até mesmo alguns rompimentos inesperados, e esse lado cheio de surpresas, onde a autora se arrisca em trazer sempre um acontecimento impensando faz suas histórias serem diferentes e de certa forma marcantes também.

A narrativa é sempre na primeira pessoa, contado pela voz da própria protagonista e eu prefiro esse estilo, porque consigo me sentir literalmente "na pele" do personagem, vivendo e sofrendo com ele seus dramas, acho essa conexão importante para que o leitor se sinta imerso na história.

Embora Morgan não dê muita importância à ambientação, ela sempre traz alguns lugares especiais e descrições diretas sobre certos pontos onde ocorrerá algum evento importante, esse estilo deixa a trama bem simples, o leitor se ambienta facilmente e sente que teve todas as informações necessárias, sem que os detalhes ocupassem uma importância tão grande ao ponto de serem cansativos.

Enfim, The Unexpected Everything foi mais uma agradável surpresa de verão pra mim. Minha penúltima leitura do ano de 2018, terminei com um sorriso de satisfação no rosto, pois era exatamente o que necessitava: uma história divertida, envolvente, tocante, sem grandes pretensões, que me prendeu até o final, me surpreendendo positivamente em muitos momentos.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/12/review-254-unexpected-everything.html

Nati 01/11/2017

"I could do this. If whole galaxies could change, so could I."
YA contemporâneo não é um gênero que leio muito - eu tenho alguns problemas com os dramas e romances que geralmente são os focos principais desses livros, e a maioria das tramas meio 'coming of age' não me anima muito. MAS, Morgan Matson e Kasie West são exceções à essa restrição, e esse livros é uma das razões.

A história segue Andie, uma adolescente de 16 anos filha de um influente político americano. Após a morte da mãe dela, uma artista plástica, o pai se retraiu muito e se dedicou de vez à campanha para se reeleger a senador e o relacionamento dos dois caiu por terra. Por conta da carreira do pai, Andie é meio obcecada por planos e reputação, então ela se prende e se cobra muito, e não consegue ficar num relacionamento por muito tempo. A única coisa que a deixa mais relaxada é o seu grupo inseparável de amigas (e o namorado de uma delas, que é um dos personagens mais engraçados do livro). Porém, quando seu pai acaba envolvido num escândalo e tem que se afastar da carreira, Andie vê seu verão perfeitamente planejado ir pelo bueiro - o estágio pre-med recusa sua vaga um dia antes da viagem, seu pai agora está em casa o tempo todo e Andie não sabe como lidar com ele, suas amigas estão em seus empregos de verão e ela se vê passeando cachorros o verão todo. Mas depois que conhece Clark, dono de um dos cachorros que ela tem que passear, ela descobre que talvez aquele verão 'perdido' possa ser o melhor da sua vida e que nem sempre ela precisa ter tudo planejado.

Eu adoro o jeito que a Matson constrói seus personagens - a Andie inicialmente parece meio mimada, mas é uma personagem que cativa rápido e que começa a evoluir muito dentro da história. Os problemas dela são muito reais e relacionáveis e é difícil não torcer por ela e se envolver na história. Adorei o relacionamento dela com o pai, que pra mim foi o melhor do livro, e o grupinho de amigos dela, que são muito legais. Dei várias risadas ao longo do livro com eles.

E o Clark, minha gente! Que fofoooo! Adorei que ele tem seus próprios problemas e inseguranças, mas ele é o personagem mais maduro do livro, de longe, e adoro como ele e a Andie se complementam. O romance deles é muito gostosinho de acompanhar.

O final só não foi perfeito por um pequeno detalhe, que eu gostaria que tivesse ocorrido diferente, mas entendo porque a autora preferiu deixar dessa forma. Esse é aquele livro perfeito para se ler num feriado ou nas férias - o próprio beach read, super levinho e gostoso, mas sem cair em muitos clichês do gênero. E até quando cai, consegue levar com maestria. Espero em breve ler mais livros da Morgan, sempre me deixam felizes!

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 19/07/2017

4 estrelas
Andie é uma menina que sempre planejou tudo, seu futuro está todo planejado e seu verão também. Além de conseguir o estágio de seus sonhos, ela planeja em passar seu tempo livre com suas três melhores amigas. Andie é uma menina que não se deixa envolver emocionante com nenhum menino. Sair para um encontro sim, mas nunca se envolver muito. Seu pai é político e nunca está em casa, deixando Andie livre para fazer o que gosta.

Mas quando um escândalo acontece e faz com que seu pai tire um tempo fora do trabalho, tudo muda. Andie perde o estágio e desesperada arruma o primeiro emprego que aparece, dog walker.
Seu pai, que nunca tinha tempo para ela, agora fica em casa o dia inteiro e começa a controlar tudo em sua vida, os horários que ela chega, com quem e onde ela vai.

Andie conhece Clark e as primeiras interações são desastrosas. Andie faz de tudo para não se envolve emocionalmente com ele. Mas o que Andie ainda não aprendeu, é que ela não pode controlar tudo.

Apesar de ter os outros livros da autora, esse é o segundo livro dela que eu leio. E é exatamente o que eu esperava da Morgan Matson. Um livro sobre família, amizade e romance. Um livro leve e fofo, perfeito para o verão.

A amizade entre as 4 amigas é adorável e como sempre me fez sentir jovem novamente. O romance é simples e puro. O relacionamento e reaproximação com o pai dela foi minha parte favorita de ler.

Andie não é chata ou dramática e cresceu bastante. Só uma decisão dela de se envolver e esconder um acontecimento que me frustou. O resto foi de boa.

Mas eu não vou mentir, o livro é previsível, muito longo e bem lento.
Acho poderia ter umas 150-200 páginas a menos.
Mas isso não fez com que eu perdesse o interesse ou que eu deixasse de amar a história.

Carol D. Torre 19/07/2016

Sempre defendi que não possuo gêneros preferidos, pra mim tudo depende do timming, Existe momentos em que tudo o que eu quero é uma boa e complexa fantasia, mas não existe nada mais relaxante e prazeroso do que um bom contemporâneo. Então quando eu vi que a Morgan Matson estava lançando mais um livro eu tive a certeza de que era o que eu precisa para começar a me recuperar dessa gigantesca ressaca literária. Since You Been Gone, lançado no ano passado, foi um dos melhores contemporâneos que já li na vida e por isso não posso negar que estava com altas expectativas para The Unexpected Everything. Não posso dizer que esse foi melhor que o anterior, mas não decepcionou. Um romance de verão delícia e maravilhosamente bem escrito.

Existe algo de muito único na narrativa da Morgan Matson que eu simplesmente não consigo explicar, só lendo para se entender. Ela pensa em cada detalhe da estória e em cada característica de seus personagens o que faz com que eles sejam extremamente reais e você sinta como se estivesse ali, vivendo tudo aquilo. A forma com que ela descreve tudo nos mínimos detalhes, sem nunca ficar cansativo, e o modo como ela vai construindo o passado dos seus personagens através de pequenos detalhes e "flashbacks" é incrível de se acompanhar. A autora não te entrega apenas uma estória, mas sim uma experiência completa de viver todas aquelas aventuras junto com os seus personagens.

Mas acho que o grande problema do livro está exatamente nesse ponto: os personagens. Nenhum deles conseguiu me encantar ou me conquistar como nos outros livros que li da autora. Então mesmo curtindo a estória, a falta de empatia pelos personagens fez com que eu não me importasse de verdade com o que estava acontecendo com eles. Nem mesmo o mocinho conseguiu me conquistar e olha que ele tinha tudo para conseguir!
Então sim, a Andie passa por um crescimento super interessante de se acompanhar, o relacionamento dela com o pai é uma parte interessante da trama, o romance é fofo e o círculo de amizades da Andie é único e divertido, mas nenhum desses pontos se aprofunda ou passa apenas do legal.

The Unexpected Everything não é perfeito, mas continua sendo um livro acima da média e uma experiência deliciosa. É aquele tipo de livro que você lê de uma vez e que te faz desejar por um verão cheio de emoções, descobertas e diversão como o que os personagens tiveram. A Morgan Matson sabe como ninguém contar uma boa estória e é uma leitura obrigatória para qualquer fã de contemporâneos por aí. Torço muito para que os livros dela cheguem logo no Brasil (e com as capas lindíssimas das edições americanas porque né, é só amor

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/