Imitação de Cristo

Imitação de Cristo Tomás de Kempis...

Resenhas - A Imitação de Cristo

givemeaminute 05/04/2022

Simples e complexo
Cada parágrafo desse livro é extremamente precioso. Não é a toa toda a sua fama e ser considerado um dos livros mais importantes para a religião católica.
(Ao meu ver, protestantes também deveriam ler este livro, pois só diz sobre nosso ponto em comum: Jesus Cristo.)
Surreal como foi escrito há séculos e ainda é tão atual! Surreal a forma que, como diz Elis Regina, "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais"!
"Imitação de Cristo" é dividido em quatro livros dentro de um: I- Avisos para a vida espiritual; II- Instruções para a vida interior; III- Consolação interior; e IV- Exortação devota à Sagrada Comunhão.
Os dois últimos foram escritos como se fosse uma conversa entre uma alma, como nós, e o próprio Jesus.
Os dois primeiros foram escritos de forma bem prática e pedagógica para nós nos educarmos em relação à religião, à vida, a tudo.
Impossível ler este livro e continuar a mesma pessoa. São tantos aprendizados diferentes, às vezes sobre a mesma coisa que ouvimos todos os dias em todos os lugares...
Foi um dos livros favoritos de Santa Teresinha, mas todos deveríamos tê-lo como livro de cabeceira!

Natasha 04/04/2022

Necessário
Imitação de Cristo é um livro feito para monges, mas a maioria de seus ensinamentos se aplicam também aos leigos. Considero um livro essencial para quem quer crescer na fé, reconhecer suas misérias e adquirir virtudes.

Marcella.Pimenta 28/03/2022

Para católicos, cristãos e pessoas
Eu dividiria o livro em 3 partes, considerando o público-alvo: qualquer pessoa que busca desenvolvimento pessoal e espiritual, o cristão e o católico. Até a progressão dos capítulos eu diria que vai nesse ritmo.

As primeiras páginas são direcionadas pra qualquer pessoa, independentemente da religião, depois o monge fala da relação com Deus e, ao final, o texto é focado no catolicismo.

Portanto, é uma obra relevante para qualquer um, basta identificar os trechos que lhe são mais "úteis".

É daqueles livros com capítulos bem curtos, de até 3 páginas (esta é a versão de bolso), que podem ser lidos um por dia, concomitantemente com outro livro.

Marla 20/03/2022

Deus é deus e ponto!
A leitura em si é cansativa, mas boa. Ótimo livro pra quem é Cristão católico, que não é o meu caso. Mas tudo que se refere a Jesus é bem-vindo. Recomendo.

Nathalia.Rodrigues 17/03/2022

Humildemente perfeito.
Acima desse, somente a Bíblia. Verdadeiramente o conteúdo faz jus ao título. Esse livro é perfeito, recomendo não só para cristãos, mas a todos;
Se trata sobre a vida, como ser acima de um bom cristão, uma boa pessoa, espero conseguir alcançar aos menos 5% do que esse conteúdo trás.
De forma clara e linguagem simples, explica e detalha sobre os ensinamentos de vida de Jesus Cristo. Acho que não existe livro de melhor direção espiritual.

Martony.Demes 04/03/2022

A Imitação de Cristo

Eis outra linda obra de reflexão e sabedoria: A imitação de Cristo, de Tomás de Kempis.

Primeiro, eu não me recordo de quem ou de onde peguei a indicação desse livro. Mas valeu a pena! É uma obra de cunho reflexivo e que traz muitas lições para a vida religiosa e para a nossa vida cotidiana! Leitura muito simples e um ótimo livro para nos fundamentar sobre Jesus.

O livro é dividido em quatro grandes seções, sendo as duas primeiras introduções do leitor à vida espiritual. A terceira parte é um diálogo entre Cristo e a alma, que conduz à intimidade e ao afeto com Ele. Bem meditativa. A quarta parte fecha o livro com meditações à Eucaristia, ensinando como recebê-la, adorá-la e a aproximar-se da maneira adequada.

Como eu disse, a obra traz muito ensinamento e eu tentei elencar alguns para cotejarmos juntos aqui. Então vamos:

Apresenta ensinamentos sobre a humildade e como devemos evitar a arrogancia e a soberba.

Desapego do mundo, das coisas efemeras e se atrelar a coisas eternas e transcendentes (como ele diz: celestiais).

Reunciar a propria vontade e sujeitar a vontade de Deus, assim como Jesus fez por meio da cruz. Lembra que devemos imitá-lo!?

A intimidade com Jesus. Ele mostra o quanto é bom orar, sozinho, com Deus e alivia a alma!

Recolher-se em silêncio e examinar-se internamente!

Elevar nosso coração e espírito as cosias eternas, de Deus que não se corrompem.

Seguir o caminho da cruz. Mesmo árduo, carregar sua cruz, morrer para si mesmo e ao longo do tempo. Com isso, ela ficará mais leve!

Santa eucaristia: nos dedicar inteiramente a Cristo!

Pesquisei mais e descobri que é uma obra para religiosos mas que é facilmente entendida por aqueles que pouco praticam, como meu caso! Vale a pena a leitura! E vale a pena releituras diárias, escolhendo páginas ou seções aleatoriamente! Pode se aquele livro de cabeceira de cama que nos faz refletir e entender mais como chegar próximo do que era Cristo!

RECOMENDO!

Beka 28/02/2022

Muito bom!
Diálogos, orações e pensamentos que inspiram demais! Como cristã, ao comparar com a bíblia, retiro apenas um ou outro pensamento que puxam mais para a religiosidade do que para a espiritualidade. No mais, é um livro excelente!

mariana.roque.73700 26/01/2022

A Imitação de Cristo" deveria ser o livro de cabeceira de todo católico. Trata-se de uma espiritualidade válida, especialmente nesse tempo em que a Igreja, em vez de ser missionária e evangelizar o mundo, está sendo justamente "evangelizada" por ele. "A Imitação de Cristo" poderá, sem dúvida, ajudar a impedir a mundanização da Igreja e de cada um.

Vander.Douglas 25/01/2022

Minhas impressões sobre o gênero do livro
Apesar de ser um monge de bastante tempo atrás, o livro trás bastantes conselhos práticos para os cristãos e em sua totalidade para os dias atuais.
Uma leitura muito boa e com um tom poético para aqueles que gostam de inspiração.

lucjuniorr 24/01/2022

incrível
o livro é basicamente uma série de conselhos na vida cristã em diversas áreas, na comunhão com os irmãos, no arrependimento, na devoção, no perdão e etc., e traz referências à algumas passagens da Bíblia também. o livro é excelente e traz muita sabedoria para quem a busca.

anaclaraleitegomes 20/01/2022

Ótimo livro
Amei esse livro, muitos ensinamentos interessantes, demorei bastante para concluir, mas consegui finalizar.
Aprendi bastante :)
Indico a todos

@elvira_leitora 16/01/2022

Para ler eternamente
Ensinamentos que parecem bater com sua rotina. Incrível como as mensagens pareciam conselhos certinhos para o que estava acontecendo no meu dia! Pretendo ler em sequência sempre

Nina 06/01/2022

Uma vida inteira lendo esse livro kkkkkk
Esse é daqueles p ler um trechinho por dia (ou até passar dias meditando o mesmo trecho). Comigo funcionou melhor assim, pq é denso demais pra ler como se fosse uma historinha? passei mais de 6 meses lendo dessa forma, mas trouxe reflexões que vou levar pra vida!

Rammy 11/12/2021

Ensinamentos valiosos!!
Que livro excelente!!!
Me lembrou muito o Confissões de Santo Agostinho. Leitura profunda e doce. Ensinamentos preciosos sobre a conduta e a moral cristã a fim se nos tornamos mais íntimos e mais parecidos com Jesus.
A leitura flui tranquilamente, leve.

Que sejamos imitadores de Cristo. ?

Adriana.Do.carmo 29/11/2021

#MyList #LivroFiltrado
Depois da Bíblia, junto com o pequeno Príncipe, a imitação de cristo é um dos livros mais lido do mundo. E não é à toa. Em suas páginas Tomás de kempis nos mostra seus pensamentos, seus conselhos para nós, e cartas como se o próprio Senhor estivesse à falar conosco. Eu recomendo este livro, gostei muito de suas palavras. É um daqueles livros que todos deveriam ler e reler! ?.