Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente

Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente Sherman Alexie

Resenhas - Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente

Limão 15/11/2010

Sinceramente?
Esse livro eu comprei para a aula de literatura, não por mim mesma.
Devo dizer que desta vez o professor acertou em cheio.
Esse livro não é muito famoso, mas para mim foi muito importante. Ele leva um jeito diferente de se ver o preconceito, de uma forma COMPLETAMENTE diferente. Arnold é um personagem diferente. A situação dele é diferente. Ele sofre de várias maneiras, passa por perdas, apanha, e tudo isso apenas para tentar seguir o caminho que acham que ele não merece por ser índio. Eu li. Eu adorei. Eu recomendo.
Nietzsche2 04/08/2012minha estante
Adorei esse livro! acho que muita gente deve ler é muito Bom!

Letícia 05/03/2014minha estante
Livro muito bom e gostoso se ler.

Moara.Lorrany 03/10/2019minha estante
eu amei muito o livro. Alem de ser bem humorado ensina como correr atras dos seus sonhos e enfrentar preconceitos.

favsthali 13/02/2023minha estante
Confesso que peguei esse livro na biblioteca da escola, vi o título e pareceu bem interessante e realmente é interessante é legal realmente é incrível gostei bastante até chorar e eu me diverti muito com esse livro ele é perfeito recomendo todos a ler

Amy 16/07/2021

Lia e relia esse livro quando tinha 11 ou 12 anos. Algo me conectava ao personagem e sempre pedia de novo emprestado na biblioteca da escola. E agora, depois de anos, continuo amando. Me deu um quentinho no coração.

Guilherme 27/06/2020

Diário de um índio...
Bom esse foi O LIVRO comecei com zero expectativas e me surpreendi tão positivamente que ele virou um dos meus livros favoritos da vida inclusive foi um dos livros que me influenciou a ser um leitor mais assíduo recomendo demais vale cada página

Sibs 28/03/2023

Pra sempre meu queridinho, mesmo que precise de ajustes
Eu amo essa história e amo o júnior e todos os envolvidos, mas preciso reforçar que é necessário um olhar treinado pra época de 2007/09 e, principalmente, a chance de uma revisão pra alteração e/ou nova edição com explicação dos termos problematicos usados

Sabrina 24/08/2020

Recomendo
Que livro maravilhosooo. Super recomendo, foi um dos primeiros livros que já li, e recomendo imensamente. Ele é engraçado, mas também aborda assuntos sérios como o preconceito, mas sempre com uma leveza, já que é indicado para pessoas mais novas

Marianna 16/06/2023

Incrível, li ele pela primeira vez no ensino médio, a uns 5 anos atrás e lembro de ter gostado muito, fiquei com esse livro já cabeça e comprei ele! Li em 2 dias e amei.
Não é tão perfeito quanto eu imaginava, mas ele é realmente muito bom, aborda vários temas super importantes, como preconceito e pobreza, eu gosto do Júnior, por ele ter ido atrás de uma vida melhor, mesmo que na sua aldeia muitas e muitas gerações se passa com todos sem sair da reserva, ele foi o primeiro a tomar coragem e sair, ele tem alguns pensamentos ruins, chatos, mas mostra como diz no título é um diário verdadeiro! E mostra todos os pensamentos dele, o Júnior é meio besta as vezes inclusive por ser amigo daquele idiota do Rawdy, que garoto insuportável, horrível, bosta, sei que tem relação complicada com os pais, mas não justifica, pra mim como mostra no final do livro ele só é amigo do Júnior pra não ficar sozinho, pq o Júnior é o única opção dele fazer algo, e de ter amigo, ele é abusado e abusivo! É uma amizade tóxica, odiei esse personagem.
Os restantes são só figurantes.
Fiquei muito triste e sentida pela morte da irmã dele, pois eu também recebi a mesma notícia, e tive uma reação parecida com a dele em alguns pontos, enfim, triste!!! Mas o livro em si é muito bom, faz a gente refleti, e se indentificar com eles as vezes.

Ayafortune 21/10/2022

Sla
Mal tinha começado o livro, e ja havia chorado horrores, foi uma livro que me prendeu do inicio ao fim, acompanha a trajetória da vida de Júnior foi uma experiência incrível. Achei esse livro na biblioteca da minha escola, e com certeza vai para um dos melhores livros que já li.
Simplesmente perfeito?????

Filosophia 06/03/2013

Uma Reflexão Cômica de Sherman Alexie
Arnold - o personagem principal do livro - é um adolescente normal, com alguns poréns, como seus problemas de vista, a sua hidrocefalia, e, acima de tudo: o fato de ele ser um índio que mora numa reserva nos Estados Unidos. Arnold apanha todos os dias, mas normalmente o seu amigo Rowdy o defendia.

Com uma péssima expectativa de vida por seu um índio, Arnold sabe que tudo em sua vida pode resultar em nada, como aconteceu com o seu pai alcoólatra. O autor Sherman Alexie conta, com muito humor, a sya de índio, até que um dia o professor de matemática convence-o a estudar fora da reserva para ter uma perspectiva melhor de vida.

Seu amigo Rowdy não apoia sua mudança, apenas a sua avó acredita nele e dessa forma ele se transfere para uma escola de brancos onde sofre muito preconceito.

Sherman fala rasamente sobre o preconceito, mas o cita diversas vezes, a escola 35km de distância da reserva não o acolhe e ele tem que passar por diversos desafios por ser um índio de meio expediente.

O livro é ilustrado demais, já que Arnold quer ser um desenhista, mas de qualquer maneira, ele não descreve bem os espaços e se contém fazendo diversas ilustrações, todavia o livro é muito cômico e tem diversas reviravoltas emocionais de Arnold. Apesar disso o livro pode te fazer chorar com certas mortes.

Após a leitura fiz uma imensa reflexão sobre o preconceito, dessa forma recomendo o livro para todos que quiserem torcer e se emocionar com Arnold.

SOPHIA TAGLIAFERRI

Isa 08/03/2013

Aventura Contra O Preconceito
O bem humorado livro "Diário Absolutamente Verdadeiro De Um Índio De Meio Expediente", conta a história de um garoto chamado Arnold Spirit Júnior, um índio de 14 anos cheio de problemas de saúde como: miopia, hipermetropia, 42 dentes, água no cérebro, e convulsões constantes. UM menino sobrevivente, que vive na reserva indígena mais pobre dos Estados Unidos, alguém que muitas vezes é deixado de lado pelos amigos, porém, um grande lutador.
Para um melhor futuro, Arnold abandona a escola da sua reserva e vai estudar em um colégio de brancos que fica a 35 KM de sua reserva, um percurso que Arnold muitas vezes percorria a pé, pois não tinha dinheiro para comprar gasolina.
Ir para um colégio de brancos, era uma escolha que para alguém como eles parecia uma das piores, porém não é bem assim, pois ao longo do ano, nesta escola, Júnior aos poucos, vai destruindo preconceitos, ganhando novos amigos, e principalmente, ganhando o respeito que sempre sonhou.
Arnold encara a vida com muito humor desenhando "cartoons" sobre os acontecimentos diários, que mesmo sendo tristes, acabam deixando o leitor cada vez mais envolvido com a história.
....Amei o livro, recomendo a todos os leitores que gostam desse tipo de história!!!

Guiedits 15/12/2022

Aff
Não tenho paciência pra descrever ó quão ruim foi esse livro que a escola me obrigou a ler. Pelo o amor de Deus

Lyly.hualian 19/02/2023

E eu aqui, pensando que iria ser uma leitura boba, e foi simplesmente o contrário.
Arnold (ou Junior), sempre foi verdadeiro, e isso me instigou muito. Uma escrita nada vacilante, que se me deixasse, poderia ler umas 1000 pgs e ainda seria pouca.
Agora eu realmente percebi o quanto esteriótipos colocamos em índios, e pra falar a vdd, ainda n sei 100% de sua situação, mas os índios daqui n eram nada como imaginei (pelados, com a pena na cabeça, e muitas pinturas).
E são cartuns incríveis. Deu uma leveza ao livro, mesmo querendo chorar com cada pg.
Eu gostei.

eduardaa.oli 12/05/2020

Li esse livro aos de 12 pra 13 anos, achei perdido na biblioteca da escola... Chamou minha atenção e me lembro da leitura fluir muito bem. Gostoso pra pré adolescentes, rola identificação com o personagem... Humor e ironia na medida certa.

Cleydison.Costa 19/04/2021

Este livro começa inocente, bem leve e descontraído, mais não se engane, ele vai te fazer chorar e sentir seu peito dor com a dificuldade da vida deste garoto. Vai relembrar seus traumas e mostrar que não é só sua vida que têm problemas, e melhor ainda, vai te mostrar como continuar mesmo que todos a sua volta já tenham desistido.
Yellen.Gabrielly 19/04/2021minha estante
Agora deu vontade de lê kkkk

Cleydison.Costa 19/04/2021minha estante
Kkkk eu te disse q é bom

Yellen.Gabrielly 07/07/2021

Não sei o que falar
Vou começar pelo que eu gostei, eu gostei muito da escrita do autor é bem fluida a gente ler rápido, eu gostei do personagem é bem verdadeiro , achei interessa ser baseado na vida dele e foi um aprendizado pra mim sobre a vida dos índios,e teve algumas frases que gostei bastante.Só que eu não sei se foi o momento ou ter muito desse tema ,qus me fizeram não ter vontade de ler, quando eu pegava o livro lia até que bastante, mas depois que eu largava não dava mais vontade. Mais de resto é um livro muito tocante e me fez refletir bastante.
Acrescentando só mais uma coisa ,eu gostei do final,fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com o Junior.