Uma noite escura Elizabeth Gaskell

Resenhas - Uma Noite Escura

Jeni 08/02/2024

Um família, um noivado, um assassinato, um fim...
Ellinor cresceu sem a mãe e a sua irmã mais nova, mas seu pai foi capaz de lhe dar muito amor ao longo dos anos... Mas quando ela pensava estar em seu momento mais feliz uma desgraça cai sobre seus ombros e tudo que havia de feliz em sua vida desaparece...

Michela Wakami 27/11/2023

Ellinor, Dixon e Monro, são personagens maravilhosos.
Como eu amei conhecê-los através dessa obra.
Amigos fiéis, com tanto amor um pelo outro e tão necessário nos dias de atribulações.
Uma leitura gostosa com acontecimentos surpreendentes.
Vanessa.Castilhos 27/11/2023minha estante
?? Adorei, amiga!!

Michela Wakami 27/11/2023minha estante
Obrigada, amiga!???

Débora 27/11/2023minha estante
??????

Lili 29/12/2022

Uma noite escura
Uma noite escura de Elizabeth Gaskell publicado pela primeira vez em 1863, relata a história de Ellinor Wilkins e seu pai, até que numa noite trágica um acontecimento muda o percurso de suas vidas e consequentemente o futuro dos envolvidos.
Esse é o primeiro livro da Gaskell que leio então não sou capaz de comparar com outros de mesma autoria porém posso dizer que desse em particular eu curtir o estilo de escrita. Não achei que flui tão bem (principalmente no início que é um pouco arrastado) mas te prende na história, você ler e quer saber o que vai acontecer no próximo capítulo. Gostei também da construção dos personagens e da forma como são complexos e cheios de particularidades.
Uma história que traz reflexões sobre ações e suas consequências, delineando o caos emocional e físico que essa escolha pode trazer para a vida.
Eu recomendo a leitura, da qual o único defeito, na minha opinião, é ter sido arrastado no início e muito breve em sua conclusão.

ramiromat 02/09/2022

Uma história que passa muito devagar e tem um final abrupto. Parece ter sido escrito às pressas. Conta a história de Ellinor e o segredo "terrível" que envolve o pai, o empregado e ela. Como comentei, os acontecimentos se arrastam muito e o final é resolvido em 10 páginas.

Vanderni 22/01/2022

Excelente.
Uma das características da escrita da Gaskell que me agrada muito é o fato dela não apresentar o amor de forma idealizada, de tal forma que a heroína só pode ter um único amor na vida. Ellinor ama o pai, apesar de seus defeitos, ama Mr. Corbet, ama Dixon e, apesar das decepções, consegue continuar. Gaskell constrói os personagens de forma que eles não caem em um simplismo maniqueísta. Antes, seus personagens são complexos. Mesmo Ellinor que é uma mulher muito idealizada, colabora em uma situação dúbia, pra dizer o mínimo. São personagens cheios de nuances. Pra mim, não é perfeito como Norte e Sul, mas agrada muito. Não entendo como Gaskell é pouco publicada no Brasil.

Luciana Klanovicz 03/01/2022

Uma aula de História sobre a condição feminina no século XIX
Escrever literatura é contar histórias. Elizabeth Gaskell é uma das minhas autoras inglesas favoritas exatamente por fazer seu ofício com maestria.
Do olhar de uma leitora que também é escritora, ainda se apresenta como um deleite maior: desvendar através da literatura os vestígios do tempo, as fissuras das mágoas e sentimentos que atravessaram os destinos daquelas personagens para assim tentar imaginar historicamente o passado. Assim, a leitura nem sempre fácil para leitoras e leitores do presente, deve ser mantida para que se possa vislumbrar os vestígios da condição feminina inglesa em meados de século XIX.
As questões de classe - olhar astuto da autora - são apresentadas de maneira diferenciada de outras obras, mas que não perdem em intensidade descritiva a autora ao minuciar os dilemas morais tão marcantes em Uma noite Escura.
Literatura de alta grandeza. Mais um ponto para a escritora Elizabeth Gaskell que conquista a cada livro minha melhor porção de leitora/escritora.

Simone de Cássia 26/04/2021

Não sei explicar o porque de eu gostar desses livros da Pedrazul e dessa autora. Eu que sou completamente arredia a romances , confessamente opositora de enredos do tipo fábrica de beijos ardentes que brotam feito "colonhão" , me rendo totalmente às graças desses livros. Talvez porque os romances aqui não sejam assim tãoooo românticos, talvez porque resvalem para o drama, não exagerem na dose... talvez porque retratem uma época que amo, talvez não sei... mas o fato é que adoro! Fico completamente envolvida na trama, nos personagens, e me pego torcendo pelo final feliz.... Lindo livro!
Riva 26/04/2021minha estante
É que lá na camada pré-sal, você adora um ?e foram felizes para sempre?!

Simone de Cássia 26/04/2021minha estante
Besta!!!kkkkkkkkkkk

Riva 26/04/2021minha estante
Só falei a verdade!!!!!!!!!

Michelle.Leonhardt 06/07/2023minha estante
Eu achei que eu era a única pessoa no mundo que não curtia romances na linha "vivo por um beijo". Confesso que cai aqui porque ando investigando os livros da editora e estava meio torcendo o nariz por não compreender bem as sinopses, mas a sua resenha me deu um ânimo, dois anos depois de publicada.

Kaka 14/01/2021

Sou fã da autora! O livro traz algumas reflexões da sociedade da época e mostra como um segredo pode influenciar a vida das pessoas envolvidas. Leitura fácil e envolvente.

Janaina Edwiges 19/07/2020

O peso de um segredo!
A progatonista Ellinor Wilkins, filha de um rico advogado do vilarejo de Hamley, está noiva de Ralph Corbert, um jovem de boa família, que almeja crescer na carreira jurídica. Entretanto, um acontecimento trágico, em uma noite escura, mudará sua vida para sempre.

Esta história traz uma reflexão importante sobre as consequências de se guardar um segredo, delineando os traumas, perturbações e efeitos nocivos que essa escolha pode provocar nas vidas das pessoas. Ocultar um segredo, especialmente um bastante obscuro, exige um esforço imenso e tem o poder de modificar toda uma trajetória.

Outro ponto bem interessante, explorado pela autora Elizabeth Gaskell, trata da relação entre classes. O pai de Ellinor, Edward, embora fosse bem-sucedido e possuidor de grande fortuna, era menosprezado e visto como inferior pela pequena nobreza, por não ter uma origem nobre. Esse fato terá um papel decisivo para as atitudes desse personagem, influenciando no rumo dos acontecimentos.

Uma noite escura é um livro excelente, escrito de maneira primorosa e que inspira muitos pensamentos sobre questões morais. Recomendo demais a leitura!
Alcione13 19/07/2020minha estante
Leu físico??
Me deu vontade

Janaina Edwiges 19/07/2020minha estante
Sim, Alcione! Comprei o livro da editora Pedrazul. Uma edição de qualidade e bem bonita. Aproveitando o frete grátis na quarentena literária :)

Alcione13 20/07/2020minha estante
Olá!! Me passa os detalhes no privado?

Letícia 04/08/2020minha estante
Tô começando esse livro hoje, vai ser minha primeira experiência com a autora e estou tentando manter minhas expectativas baixas, mas sem sucesso rs

Janaina Edwiges 06/08/2020minha estante
Oi Letícia, como está a leitura? Espero que esteja gostando :)

Alcione13 06/08/2020minha estante
Achei a versão digital. Pus na fila

Letícia 06/08/2020minha estante
Oi, está muito boa, estou adorando e super curiosa pra saber como vai terminar kkk

Mariana Sousa 30/04/2020

O preço de um segredo
Uma noite escura é um livro de enredo curto, porém surpreendente. A história narra a vida da família Wilkins e como em uma determinada noite fatos marcantes acontecem e acabam trazendo consequências para todos os envolvidos em um terrível segredo.
Como personagens principais temos pai e filha; Ellinor e Mr. Wilkins são muito apegados um ao outro e são os únicos sobreviventes da família que sofreu algumas perdas, em seu entorno temos também os empregados Dixon e Miss Monro, ambos possuem uma relação estreita com a família e são unidos a eles por afeição e lealdade.
E se eu puder resumir o livro a uma única palavra diria que é justamente lealdade, lealdade a quem você ama e respeita acima da verdade e até mesmo de sua própria felicidade.
Em determinado momento da história vemos que os personagens se submetem ao sofrimento e a culpa em razão da lealdade e da necessidade de proteger alguém. E apesar de fazerem isso de bom grado não deixam de serem atormentados pela sombra do segredo que escondem.
Sem revelar detalhes cruciais do enredo eu compartilho que a história é bastante fluída e seu desenrolar é bastante curioso, a narrativa trabalha questões como vício, luto, orgulho, superficialidade, tolice, ambição, amizade e amor.
É uma história que vale a pena ser apreciada e conhecida, cujo único defeito é ter sido muito breve, principalmente em sua conclusão. Terminamos a leitura querendo mais, mais detalhes, mais descrições, mais diálogos e momentos que permitam nos despedir adequadamente dos personagens. Contudo, apesar dessa sensação de falta o enredo é fechado e os fatos são esclarecidos e o leitor é presenteado com uma última cena de perfeita harmonia.

Tuca 29/04/2020

Em uma noite escura, a vida de Ellinor Wilkins vira de cabeça para baixo. Portadora de um grande segredo que coloca em risco a reputação de sua família, seu noivado e sua saúde, seus sonhos de juventude vão se dissipando em uma realidade dura e translúcida. Translúcida também é como ela enxergava sua vida , antes e depois daquela noite escura, nem sempre Ellinor via a veracidade das pessoas e de sua natureza. Nessa noite escura, Ellinor passa a viver uma mentira, que mesmo compartilhada, lhe corrói por dentro e fica enrolada em uma sucessão de tragédias e desilusões.

Essa é uma história que evolui muito bem. Começa vagarosa, mostra seu mistério ja em seu primeiro terço e empurra suas consequências até o final de forma crescente. Difícil de classificar, para mim o mistério do que ocorreu na noite escura e seus desdobramentos são o mote principal. Existe um romance, porém ele é acessório e escasso, não embarque nesse livro em busca disso.

O preconceito da época chama muita atenção na trama. O pai de Ellinor era um advogado cuja família havia enriquecido por meio desse ofício. Para os aristocratas isso era um grande defeito. Enquanto ele fazia de tudo para se encaixar, mesmo tendo mais dinheiro que alguns deles, era constantemente o alvo de zombarias e humilhações, que por vezes alcançavam Ellinor. E esse é um tópico muito comum dos clássicos do século XIX, quando vemos personagens novos ricos- burgueses- casando-se com nobres sem dinheiro apenas para ganhar o título e poderem se inserir nesse grupinho de privilegiados. O engraçado é que duzentos anos depois, há uma inversão desses valores, quando a aristocracia é algo que permanece vivo em poucos países, e mesmo neles, a impressão dos que trabalham para crescer financeiramente é bem melhor do que daqueles que são meramente herdeiros.

Não é um livro de grandes reviravoltas, mas é um livro de surpresas, que migra pra um lugar inesperado, bastante acolhedor e esperançoso, onde “tudo dá certo quando chega ao fim”.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/
@bibliotecadedramas 29/04/2020minha estante
eu to com esse na minha lista, obrigada por sua resenha

Tuca 29/04/2020minha estante
;)

sentilivros 21/04/2020

Gostei do livro. Bem escrito. A história não guarda muito suspense, mas eu gostei. Os personagens não me foram cativos, mas vc vê veracidade em suas personalidades. Eu sou suspeita para falar pq geralmente gosto demais de livros onde a drama ou romance intensos, ou onde a personalidades fortes. Aqui não temos nada disso, mas para quem gosta de uma boa história, ou ainda quer conhecer algo da autora antes de cair de cabeça em Margaret Hale, eu acredito que valha a pena.

Rafaelle 20/04/2020

Uma noite escura
Este livro mais uma vez prova que não é a toa que considero Elizabeth Gaskell minha autora clássica favorita. Essa mulher conseguia fazer enredos sem grandes complexidades ou reviravoltas mirabolantes se tornarem histórias incríveis e deliciosas de ler. Este é mais um livro dela impossível de largar.

Miss Ellinor Wilkins é filha de um advogado rico. Sua mãe e irmã mais nova faleceram quando ela ainda possuía 6 anos, o que intensificou o relacionamento dela com o pai. Mr. Wilkins era filho de um advogado bem sucedido e seguiu a carreira do pai. Porém ter crescido em um meio social onde sempre fora aceito devido à boa fama do pai o tornou alguém de gostos aristocráticos que muitas vezes estavam além de suas condições. Após a morte da esposa esse defeito se acentua um pouco ano após ano.

Anos depois Miss Ellinor conhece Mr. Ralph Corbet, filho de família aristocrática e pupilo de Mr. Ness. A convivência entre os dois com o passar dos anos se torna paixão e apesar da família dele ser contra, ambos se tornam noivos. É em meio à felicidade de estar noiva de seu grande amor que Ellinor vive a noite mais tenebrosa de sua vida, com acontecimentos que mudarão o curso de vida de todos os personagens e a marcará para sempre.

Não quero dar spoilers então digo que esse acontecimento é o que move a história. Somos levados a ver várias facetas dos humanos. Vemos amor, fidelidade, covardia, egoísmo entre tantos outros sentimentos. Todos os personagens envolvidos direta ou indiretamente com o acontecimento tem seu caráter exposto e pra mim é aí que está a genialidade do livro. É um livro que mostra que nem tudo é o que parece e que o caráter daqueles ao nosso redor nem sempre são aquilo que mostram.
Pedrazul 30/04/2020minha estante
Amei ?

Janise Martins 30/11/2019

Uma Noite Escura
Para quem está acostumado a ler romance contemporâneo estranha um pouco esse tipo de leitura, isso porque Uma Noite Escura foi escrita em 1863. E a forma da escrita da autora é bem interessante. Não acho que flui bem, mas prende a atenção. Não há muitos diálogos e nada é revelado diretamente, tem sempre uma “explicação”. É quase uma encheção de linguiça, mas não é. Hehehehe… não consigo explicar. Acho que o mais perto é: é diferente, mas é bom.
Não tem um romance de feliz para sempre. Se é isso que você procura, desista. No entanto, a história vale a pena. Com esse livro eu passei raiva, mas raiva dos acontecimentos, não dos personagens. Até mesmo as decisões que me fizeram sentir raiva, no fundo eu dei razão.
A autora desfia uma história para chegar em Ellinor, uma mocinha bonita, inteligente, amada por seu pai e apaixonada por Ralph. E, diga-se de passagem, Ralph também era apaixonado por ela. Inclusive ficaram noivos.
Tudo estava indo bem, até não estar mais. A reviravolta deu-se em “Uma Noite Escura”, de fato. E o que ocorreu nesta noite foi forte demais para Ellinor e seu pai, e teve consequências gravíssimas, inclusive, mais tarde, o rompimento de seu noivado. Verdade seja dita, depois dessa noite tudo foi por água abaixo, em um efeito dominó.
Não sei como contar mais sem dar spoiler, mas recomendo esse romance, não tão romântico assim, mas que prende a atenção.
E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2019/11/uma-noite-escura.html

@garotadeleituras 26/08/2017

O impacto do segredo sobre o destino.
Publicado pela primeira vez em 1863, Uma noite escura de Elizabeth Gaskell relata a história de uma noite fatídica e suas consequências sobre o futuro dos envolvidos. Ellinor Wilkins é filha de um bem sucedido advogado em Hamley, interior da Inglaterra. É uma mocinha doce, ingênua e protegida, que cresceu sob o carinho do pai; essa proteção a impede de ver o alcoolismo e a irresponsabilidade com a fortuna da família que Mr. Wilkins usa para satisfazer suas extravagâncias e confraternizar com a sociedade “"puro sangue", já que não veio de família nobre.

Além da relação afetuosa com o pai, Ellinor é muito próxima de Dixon, amigo e criado da propriedade. Na adolescência, acabou conhecendo um jovem pupilo de Nr. Ness, Mr. Corbet. Ralph é descrito como portador de todas as qualidades de um perfeito cavalheiro: inteligente, estudioso e que tinha como meta conseguir sucesso na profissão de advogado, uma vez que, não contava com a fortuna da família por ser o mais novo dos filhos. Inicialmente, não reconhece em Ellinor o ideal da beleza, mas quando retorna em uma visita posterior, percebe o tênue desabrochar da jovem, por quem começa nutrir sentimentos e, de forma impulsiva, assume compromisso de noivado, mesmo contra a vontade da família.

Certa noite, ao esperar para resolver um inconveniente, Ellinor observa seu pai chegar com Mr. Dunster, sócio do escritório e dono de uma personalidade não tão agradável, o qual é visto com certo aborrecimento por perturbar Mr. Wilkins devido às irresponsabilidades com o trabalho. Um evento fatídico naquela noite escura será o divisor de águas na vida de Ellinor, seu pai e Dixon, seu amado amigo. Ambos estariam reféns daquele segredo, unindo-os e ao mesmo tempo construindo muros em suas relações. O peso seria o coadjuvante do destino, peso responsável por minar a felicidade e a relação entre aqueles miseráveis seres. Dividida entre o pai e o noivo, Ellinor é refém da consciência, seu maior carrasco.

Uma noite escura pode ser considera uma novela ou romance curto, onde Gaskell retrata alguns temas corriqueiras da sociedade vitoriana: a condição dos “novos ricos” no contexto social, os vícios sociais como a bebida e a irresponsabilidade financeira como motivos de desgraça, mesmo de pessoas que num primeiro momento possuíam qualidades importantes. Acredito que o tema central aqui é o famoso peso de consciência; mesmo quando você não tem participação direta nos acontecimentos, acaba partilhando das consequências, onde o julgamento moral seria a pena implacável dos personagens e redimidos apenas quando confessado.

Eu realmente adorei a leitura. Até comecei sem grandes expectativas, entretanto a mocinha conseguir tornar crível a carga do grande segredo e o impacto sobre a vida daqueles que o detém. Ralph Cobert, antes tão cavalheiro, deixou-se seduzir pelo sucesso e ganância; encontra na apreensão a força motriz para abandonar Ellinor e o “sentimento juvenil” para manter a imaculada reputação, nada mais colheu no final que arrependimento. Quanto ao Cônego Livingstone, esse sim é o verdadeiro mocinho. Afinal esperou apenas 18 anos para ser feliz. Um romance histórico, do tipo "raiz", curtinho (até achei o final meio corrido), porém super recomendo aos apreciadores do gênero!"

"Há pessoas que, sem perceber, passam gentilmente da juventude até a meia-idade e dali declinam em ritmo suave e delicado ao longo dos anos felizes. Há outras que, contra sua vontade, são apanhadas no turbilhão vertiginoso de agonia que as leva, com um grande sobressalto, da juventude até a velhice, que surge com outro grande choque e dali segue até a calmaria de um vasto oceano onde não há marcadores de tempo. (p.152)"

Peregrina 26/08/2017minha estante
Gostei muito desse livro também. Gaskell nunca decepciona.

@garotadeleituras 27/08/2017minha estante
Tenho essa mesma impressão sobre a Gaskell, Enza :)

Margot 15/04/2018minha estante
undefined