O caso dos denunciantes invejosos

O caso dos denunciantes invejosos Dimitri Dimoulis...

Resenhas - O Caso dos Denunciantes Invejosos

Isabelaassousa 28/04/2024

Muito parecido com "o caso dos exploradores de cavernas", mas é muito mais próximo da vida real e é muito curioso q as falas dos professores são infinitamente melhores q as do deputados.

sth3rzinha 24/04/2024

Trabalho da Faculdade
O livro é uma obra muito bem feita. apesar de ter sido para o júri da minha faculdade, gostei da experiência.

carol couto 12/11/2023

O Caso dos Denunciantes Invejosos
Outro livro que li para realizar um trabalho para a faculdade. gostei de como o autor organizou a escrita e a complexidade do caso contribui fortemente para a reflexão jurídica de estudantes incipientes do Direito.

Mrs. B 03/11/2023

A prova do livro 2
Mais uma obra q li para uma avaliação, interessante e com reflexões humanas, não deixando de lado o ponto de vista da lei.

snevesss 28/08/2023

Aquele claaassico de quem tá começando a facul de direito. te instiga e te faz ter noção de como as situações sao complexas..
sou team acusação

Pudim 15/03/2023

O Caso dos denunciantes invejosos é uma obra que trás inúmeras reflexões sobre o que é justo e injusto. Qual o significado do direito e como ele deve ser aplicado em determinados casos. É um livro importantíssimo para os iniciantes do curso de direito. Recomendo este livro a todos os estudantes de direito, como também aqueles que são simpatizantes por temas jurídicos.

Naty 20/09/2022

Muito interessante para ver como as diferenças de vida influenciam o nosso julgamento e para pensar o que faríamos no lugar deles também
Li para a faculdade e super recomendo

Tomlucitor23 25/08/2022

Primeiro eu tenho que falar o quanto esse livro expandiu meus horizontes com as reflexões dele, fui ler pra fazer um trabalho de uma amiga minha, e só tenho isso a falar, no início achei chato, como toda leitura do curso de direito, e no final terminei achando incrível, disparado um dos meus livros preferidos do curso, quem me dera ter lido ele durante a faculdade.

mariamotta 25/04/2022

a leitura foi proposta por uma professora e eu gostei do impasse moral e da exposição de diferentes opiniões. é bom pra reflexões sobre moral e justiça e pode render um bom debate.

TioBriel 26/06/2020

Audacioso material para os estudantes de Direito
Imagine uma situação hipotética, em que você foi nomeado ministro da justiça e tenha que logo no início do seu cargo lidar com um grande problema. Tal questão envolve uma problemática há muito discutida na vida real, mas não existe consenso fixo sobre o que se deveria fazer. Esse é o caso dos denunciantes invejosos.
Em seu prelúdio, vemos um pouco a história do autor, bem como sua contribuição para o estudo do Direito, e o teor de suas obras. Não obstante de já ter sido revolucionário em "o caso dos exploradores de cavernas", em seu novo projeto, instiga o leitor com a dificuldade de resolução do caso. Todos os argumentos são plausíveis e por isso torna a incerteza ainda maior. Apesar das poucas páginas, a premissa do livro, bem como o seu uso no curso de Direito, fazem com que o próprio leitor atribua mais características àquele universo, camadas essas ímpares em relação ao pensamento e opiniões de cada. Resolver o problema é pensar, pesquisar, indagar, trabalhar, é ser um pouco um ministro da justiça, como a própria proposta do livro faz você ser, e com facilidade.
Leitura obrigatória para todo e qualquer ser vivo que pense e tenha noção do seu papel em sociedade e dos seus próprios direitos.

Tuler 03/06/2020

Livro bacana, achei os pontos de vistas muito semelhantes, gostei mais do caso dos exploradores de cavernas.

Paulo Silas 25/09/2015

Trata-se de parte da obra “The Morality of Law” de Lon. L. Fuller, traduzida e fomentada pelo autor Dimitris Dimoulis.
O leitor é lançado num dilema de aplicação de justiça, direito e moral, onde lhe é apresentada uma situação hipotética com vários desdobramentos possíveis. Ficará a cargo do leitor a opção pelo proceder que entender mais justo.

A situação problema é a seguinte: após a instauração de uma ditadura em determinado país, muitas pessoas passaram a denunciar seus inimigos ou não simpatizantes ao governo, por condutas que violavam o posicionamento político ditatorial vigente. Por mais pífios que fossem os delitos cometidos pelos insurgentes ou desatentos, estes denunciados foram processados e condenados severamente, tendo recebido a morte como punição. Após a redemocratização da nação, o que fazer com aqueles que foram responsáveis pelas denúncias evidentemente injustas? Eis o dilema que recebe algumas propostas na obra, sob os mais variados argumentos. Os responsáveis pelas denúncias recebem a alcunha de “Denunciantes Invejosos”, tendo em vista o fato de que muitos agiram temerariamente não por mera simpatia ao regime da época, mas também por inveja, vingança, medo e mesquinharia. Daí o título da obra.

Originalmente a parte da obra de Jon L. Fuller conta com cinco opiniões de deputados que são exaradas numa conferência. Ao leitor, na qualidade de Ministro da Justiça do país hipotético, cabe analisar e ponderar as propostas. Dentre as variadas fundamentações, que passam pelos conceitos de moral, direito, justiça, política e afins, as propostas são, em síntese, deixar os Denunciantes Invejosos impunes, criar uma legislação retroativa a fim de apurar especificamente as punições cabíveis contra cada tipo de Denunciante ou processar os Denunciantes que agiram por sentimentos torpes (vingança, desejo de se livrar de alguém, covardia) pelo crime de homicídio. Como dito, o dilema fica por conta do leitor.

O livro de Dimitri Dimoulis conta com um “plus”, já que além de tecer uma brilhante introdução à problemática constante na obra, fomenta ainda a questão com a apresentação de outras cinco novas propostas de resolução para o caso. Para tanto, avança na história ao dizer que o leitor, Ministro da Justiça, ainda não teria firmado um dos posicionamentos que lhe foi apresentado, de modo que convocou cinco juristas para que estes doutrinadores tecessem suas opiniões sobre o caso.
Logo na fala do primeiro professor, o autor aproveita para evidenciar (não deixando de ser uma crítica) a incongruência em se convocar políticos para tratar da delicada questão, vez que o caso necessita de uma análise específica e profunda por quem seja da área, neste caso, os juristas, professores, doutrinadores, a fim de que os posicionamentos propostos possuam bases coerentes em seus alicerces. Consequentemente, nas opiniões dos juristas, as exposições são muito mais profundas e sistemáticas que a dos deputados, contendo maior fundamento nas teses lançadas. De qualquer forma, ainda não há o consenso, vez que cada um dos cinco professores diverge em vários pontos estruturais sobre o trato da questão.

Um livro fantástico. Singelo, porém, profundo. Lança ao leitor toda a dificuldade existente em analisar questões sociais, políticas e jurídicas. O debate envolvendo regimes políticos, políticas de transição, constitucionalismo, aplicação de leis retroativas, justeza em agir conforme a lei quando esta transparece injustiça, validade e moralidade do direito e conceituações de justiça estão expostos na obra. O convite ao leitor para a reflexão e estudo está feito.
Recomendo!

Luana 09/09/2015

Introdução ao Direito
O livro apresenta de forma clara e simples, uma introdução a alguns aspectos do Direito que o futuro jurista pode encontra ao decorrer do curso.
Narra uma história fictícia, mas baseada nos Estados ditatoriais muito comuns durante o século XX, e principalmente no regime nazista na Alemanha. Aborda questões como injustiça de normas, direitos humanos fundamentais, retroatividade da lei, moral e justiça.