Cinema Explícito

Cinema Explícito Rodrigo Gerace

Resenhas - Cinema Explícito

jhdep 05/02/2022

Erótico ou pornográfico? Obsceno!
Erotico ou pornográfico? conservador ou subversivo? romântico ou sexual? Nessa obra, o autor questiona diversos conceitos relacionados ao discursos da sexualidade - foucault é o maior norteador da discussão - enquanto nos leva a uma viagem desde a criação do cinema até a contemporaneidade para debater as representações cinematográficas do sexo. Desde os stag films até as sexcams, a representação visual erótica/pornográfica tem sido subversiva, contestadora e marginalizada, mas tambem conservadora, esteriotipada e mercadologica.

A linguagem usada pelo autor talvez não seja fácil pra um leitor que não tenha algumas noções a respeito da obra foucaltiana e da teoria queer, bem como de alguns jargões da área de estudos do cinema.

Diego Piu 05/07/2018

Bem mais do que Sexo e Cinema!!
Muito mais do que um livro sobre Cinema e Sexo, um convite a desconstrução, uma porta de entrada para outros autores como Michel Foucault, aprendi tanta coisa sobre filmes e diretores que eu já adorava e descobri o cinema de tantos outros. Enfim, uma paixão na prateleira que visitarei muitas e muitas vezes!

Adriana Scarpin 11/01/2017

Tese de doutorado do Gerace, o livro em questão é imprescindível não só para os cinéfilos, mas estudiosos da sexualidade em geral, com viés foucaultiano é mais ou menos dividido da seguinte forma:
Além do obsceno trata o que se instaurou em chamar de erótico, obsceno e pornográfico, seja da ordem escrita ou visual.
Arquivo do sexo silencioso trata dos primeiros lampejos de erotização no cinema, de um simples selinho aos nus efetivos, até a chegada dos stag films por volta de 1907/08.
Erotização e censura trata do cinema mainstream, com ênfase no período do Código Hays americano. O autor perdeu uma estrelinha das cinco que eu daria por não ter citado a genialidade do Lubitsch em explorar o sexo em seus filmes, isso é imperdoável.
Êxtase no cinema experimental trata do erotismo de vangarda, de Buñuel a Warhol, de Cocteau a Genet, o kitsch e o camp, além do homoerotismo internacional e nacional. Imagine o quanto fiquei puta quando o autor disse que o Jarman fez o primeiro nu frontal masculino do cinema britânico, quando isso cabe ao seu tutor Ken Russell.
O império do erotismo trata sobretudo do cinema dos anos 70, com especial ênfase em O Império dos Sentidos, Saló, Calígula, O Último Tango em Paris e Garganta profunda e tudo que representaram respectivamente.
Cinema explícito contemporâneo foca nos cinemas de Breillat, Von Trier e Cameron Mitchell.
Pornografias contemporâneas foca no postporno muito oriunda da teoria queer e contrassexualidade, além da pornografia metafórica de Bruce LaBruce.
A domesticação da obscenidade trata das tendências atuais e como ainda a violência é vista como passável, enquanto a sexualidade ainda é um tabu cinematográfico.

Lista dos filmes citados, no letterboxd: https://letterboxd.com/ladyspiggott/list/livro-cinema-explicito-de-rodrigo-gerace/

site: https://letterboxd.com/ladyspiggott/list/livro-cinema-explicito-de-rodrigo-gerace/
03/02/2017minha estante
Ótima resenha.

Diego Piu 06/04/2017minha estante
Estou chegando na metade desse livro, a cada página que passa me sinto mais apaixonado e desconstruído!

Jackson.Lima 29/08/2017minha estante
Pessoal, tem como alguém de bom coração disponibilizar um pdf ficaria muito grato.