As lições do mestre

As lições do mestre Confúcio

Resenhas - As lições do mestre

Três Leitoras 18/04/2016

Resenha: Confúcio
Hoje faremos uma resenha de um livro que não trata de um romance como de costume aqui no blog, mas que é tão interessante quanto, justamente por nos proporcionar a possibilidade de reflexão e aprendizado pessoal. É um livro curto e tranquilo para leitura, mas como ele nos faz avaliar pontos de nossa vida, aconselho que ele se torne um livro de cabeceira (como se tornou para mim) e que todos os dias você possa ler alguns ensinamentos.

O livro é dividido em duas partes, na primeira temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre quem foi Confúcio e na segunda é onde encontraremos a seleção de ensinamentos.

Confúcio foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos que viveu no período de 27 de agosto de 551 a.C. 479 a.C.

Continue lendo no link

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/02/resenha-confucio.html

Saleitura 29/03/2016

Imagine um país onde a corrupção e incompetência administrativa daqueles que deveriam servir ao povo era enorme: abuso do poder, exploração econômica, abandono do povo; nos quais os valores morais, como honestidade, educação, respeito ao próximo, conhecimento da história e das tradições, estive sendo esquecido. Onde o caos social estivesse instaurado. Cenário familiar não?

Contudo não estamos falando do Brasil do século XXI e sim da China da dinastia Zhou (1027-221 a.C). Época de um dos maiores filósofos da História mundial, um homem educado Confúcio, viveu.

A contribuição de Confúcio para a História da China é inestimável, o seu conjunto de ensinamentos, pregava uma moralidade pessoal e governamental, sempre pautada nas relações sociais de justiça e honestidade. O seu pensamento destacava-se pelo seu caráter humanístico, extremamente preocupado com a sobrevivência da sociedade e com a dignidade humana (BUENO, 2013, p.6). A cultura, ou melhor a educação, seria o elemento-chave para a continuidade humana.

Para ele, a causa dos males, estava na falta da educação: Sem estudo, as pessoas seriam incapazes de compreender sua cultura e a necessidade dos valores morais (BUENO, p.8). Para poder resolver isto, o homem deveria ser educado: em dois tipos de estudo o Xue, ensino das tradições e da cultura, e o Zhi, a experiência de vida, ambos complementares. O homem que conhecia a cultura e a moral e era capaz de praticá-la, era o homem educado - o modelo do cidadão ideal do confucionismo. Contudo, a vida de Confúcio nunca foi um mar de rosas. Governos corruptos gostam de falar de educação, mas desprezam qualquer forma de ensino que privilegie a formação crítica do indivíduo.

É impossível não ler Confúcio e não fazer um paralelo com eventos recentes da história brasileira, mas não vou fazê-los para não tendenciar a minha resenha. Então o convido para ler este livro incrível e fazer este paralelo. Confúcio, era antes de mais nada um homem de ações, seus atos e postura refletiam seu pensamento, e não se contradiziam como muitos o fazem. Viajou por toda a China ensinando e aprendendo, em suas sábias palavras: Mestre é quem sabe o antigo e descobre o novo.

Agora falando sobre o livro em questão, é uma obra divida em suas partes: a primeira consiste em uma apresentação da vida de Confúcio, e uma breve análise de sua vida e obra. Constando a explicação de Bueno sobre a utilização de alguns termos específicos na tradução do original chinês. E a segunda é uma seleção de alguns ensinamentos do mestre. Destaco alguns dos meus preferidos:

Examino-me três vezes por dia. Sou leal para com os outros? Sou sincero com meus amigos? Pratiquei o que aprendi? Zigong perguntou quem é o educado. O Mestre disse: Aquele que pratica o que fala.. O Mestre disse: O educado vê o todo, gente pequena vê as partes. O duque Ai perguntou Confúcio como conquistar o coração do povo. O Mestre disse: Promova os corretos e se afaste dos errados e você terá o coração do povo. Mas, se promover os errados e afastar os corretos, você perderá o coração do povo.

Caso pudesse citaria o livro todo, mas então o leitor não teria o prazer de lê-lo. E mais do que ler, praticar como ensinava o mestre. Hoje em dia se utiliza Sun Tzu para tudo, mas deveríamos aprender e praticar muito mais com Confúcio. Principalmente nestes tempos turbulentos em que vivemos, este livro é mais do que atual, pois como seres ativos na História, estamos construindo o futuro para as próximas gerações e como disse o mestre: Quem não pensa no futuro não pode ser um educado. Quem não compreende a cultura é incapaz de ocupar um trabalho. Quem não entende as palavras não compreende as pessoas.

Resenhado por Marcelo Daltro

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/03/resenha-as-licoes-do-mestre-confucio.html

Marcos Pinto 11/03/2016

Enriquecedor
Confúcio sempre foi considerado um dos maiores pensadores, principalmente no ramo da filosofia. Contudo, o acesso aos seus ensinamentos nem sempre foi tão fácil, seja por causa das publicações serem mais antigas, seja pela tradução não ser adequada. Assim sendo, As Lições do Mestre foi a realização de um desejo para quem ansiava em conhecer um pouco das teses do autor.

O primeiro ponto que chama a atenção na obra é a tradução que foi feita diretamente do chinês, o que dá uma proximidade maior dos reais ensinamentos para o que está escrito na presente obra. Além disso, o livro conta com uma introdução bem interessante para quem ainda não está bem situado aos ensinamentos de Confúcio. Há um ambientar histórico, mostrando a situação política-social da época na qual o autor desenvolveu suas teses e pensamentos. Isso ajuda demais a compreender melhor o livro.

“O educado busca virtude, o ignorante busca terra. O educado busca justiça, o ignorante busca vantagem” (p. 37).

Outro ponto que se destaca é que As Lições do Mestre não é a tradução de uma obra completa do autor, mas um apanhado de trechos, citações e passagens de relevante importância para entender todo o pensamento desenvolvido pelo filósofo. Isso permite uma leitura rápida, mas bem reflexiva, além de dar um aprofundamento interessante para o leitor sobre os mais diversos pontos tratados por Confúcio.

Também vale ressaltar a atualidade dos ensinamentos, o que contribui demais para que a leitura seja agradável e prazerosa. Confúcio acreditava, por exemplo, que para fugir de uma crise social o melhor caminho é a educação. Ele defendia que, a partir de um processo educacional mais sólido e crítico, a maior parte dos problemas enfrentados na época seriam resolvidos. Fazendo um paralelo com a presente situação brasileira, podemos ver como esse pensamento ainda pode ser útil e eficaz na nossa realidade.

“Selvagem é aquele em que a natureza fala mais alto que a cultura; pedante é aquele em que a cultura fala mais alto que a natureza. O educado é aquele que equilibra as duas” (p. 43).
Outros assuntos importantíssimos foram tratados pelo autor, como honestidade, transparência, bondade e como governar. Aprofundar-se nesses temas é, sem dúvidas, ideal para todo aquele que pretende ter uma visão de mundo mais crítica e abrangente, o que torna o livro ótimo para melhorar como humano e também para aprender.

Quanto à parte física, tenho apenas que bater palmas para a Geração / Jardim dos Livros. A capa está incrível e a diagramação, perfeita. A leitura que já seria rápida e boa se torna ainda mais prazerosa por causa do trabalho gráfico da editora. Ademais, temos uma excelente revisão e tradução.

“Não discuta algo que não seja da sua alçada” (p. 54).

Desta forma, As Lições do Mestre mostra-se uma boa introdução aos preceitos confucionistas, sendo uma boa porta para a entrada de novos leitores para a filosofia, principalmente por sua abordagem fácil e linguagem simples. Se refletir e aprender é o que você procura, esse livro é muito recomendado.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/03/resenha-as-licoes-do-mestre.html

Paty 21/02/2016

"Retribua o bem com o bem e o mal com justiça."
Meu primeiro contato com Confúcio foi no curso de formação de professores, e desde então eu tenho admiração e me interesso pelas ideias desse talentoso filósofo.
Confúcio, foi um dos pensadores mais importantes que se destacou por sua preocupação com a dignidade humana e a necessidade de impedir tudo que fosse malicioso.
Nas páginas iniciais desse livro temos uma breve apresentação sobre Confúcio, sua trajetória e sua ideologia.
Para ele, o indivíduo é produto do meio em que vive, ou seja, se ele vive numa sociedade boa e justa, assim ele será, mas se ele vive numa sociedade má, invejosa e corrupta, seu caráter tem grande chance de ser corrompido. Por isso a honestidade e a lealdade deveriam ser o princípio e a base de toda educação e formação. Para que se vivesse em harmonia era fundamental ressaltar os valores morais .
Mas o assunto principal tratado no livro não é a biografia de Confúcio e sim seus ensinamentos.
Frases para ler e reler quantas vezes forem necessárias, refletidas e até mesmo aplicadas diariamente. Muitas pessoas hoje em dia são adeptas do Confucionismo, que consiste em colocar em prática os preceitos ditados pelo filósofo.
Algumas citações têm uma breve contextualização que facilita a compreensão e entendimento das ideias passada pelo mestre.
A parte gráfica do livro apresenta um trabalho caprichado, com folhas amarelas e de alta gramatura, com ótimas fontes, as margens são decoradas harmonizando com a proposta do livro e ainda tem ilustrações que representam o mestre.

site: http://www.leiturasdapaty.com.br/2016/02/resenha-as-licoes-do-mestre.html#more

Mila F. @delivroemlivro_ 19/02/2016

Reflexivo
Esse livro foi uma boa surpresa para mim, afinal, não é sempre que leio algo tão filosófico e percebo que perco muito, afinal há tanto para refletir que está em nosso cotidiano e às vezes nem nos damos conta.
Confúcio é extremamente sábio e nos passa grandes ensinamentos em suas palavras. A leitura é bastante rápida e bem reflexiva.
O trabalho gráfico da Editora também é bastante bom, agradável e delicado, cada página inspira um sentimento de reflexão.

site: www.delivroemlivro.com.br

SahRosa 13/02/2016

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Confúcio, foi um dos maiores filósofos que já existiu, seus ensinamentos foram carregados de mensagens inspiradoras e inúmeras vezes reconfortantes. E apesar de ter vivido séculos antes de nós, as lições deixadas pelo Mestre propagam-se muito bem em nossa época, as frases do Mestre remetem nossa realidade e muitas delas apresentadas neste livro publicado pela Geração, me tocaram de uma forma única, são inspirações que a própria sociedade poderia acatar como sabedoria, para crescer, se elevar.

"Para governar um Estado, seja digno e honesto nos negócios, seja moderado nos gastos, ame a todos e só convoque o povo se for necessário."

Quando a editora me apresentou As lições do Mestre, fiquei fascinada com a proposta, gosto de livros com essa temática filosófica, que deixam lições para nossa vida e em As lições do Mestre, aprendemos muito. A vida de Confúcio passou-se na época da dinastia Zhou, e naquele tempo, a civilização chinesa passava por uma crise terrível, corrupção, incompetência e a sociedade a beira do caos, muitas pensadores surgiram, trazendo soluções, conselhos e palavras sábias para os problemas, mas Confúcio foi aquele que mais se destacou, havia algo forte, intenso em seus ensinamentos, ele prezava a humanidade e a dignidade, ele era um educador, disposto a ajudar. Não vou me estender muito sobre quem é o Mestre, pois quero me focar nesta resenha, sobre suas lições, sobre a edição deste livro e no que você vai encontrar ao ler As Lições do Mestre.

"As pessoas acham que os filhos são bons porque sustentam os pais. Isso é obrigação, não bondade. O mesmo se faz com cachorros e cavalos. Sem respeito, qual é a diferença?"

Traduzido diretamente do Chinês, por André Bueno, As Lições do Mestre, é um livro que todos deveriam ter na estante, as frases deixadas por Confúcio, nos conforta, nos faz refletir sobre nós, sobre a sociedade e a vida, me impressiona o quanto ele foi inteligente, sábio e ao mesmo tempo honesto e humilde, por mais que a obra seja apenas de frases e diálogos de Confúcio e seus discípulos, podemos ter uma noção, mesmo que breve de como este pensador era, pelo menos foi assim comigo, pude visualizar o Mestre, sua voz, suas palavras, cada vez que lia o livro. Selecionei vários trechos de suas lições, aquelas que mais me tocaram e fiquei agraciada com tanta sabedoria.

"Não receie ser desconhecido, receie ser incompetente."

Lançado pelo selo Jardim dos Livros, a editora Geração, nos apresenta uma obra delicada, bonita e bem feita, com ilustrações de Confúcio e detalhes em cada página, uma obra linda aos olhos e ainda mais especial por seu conteúdo. Antes mesmo de conhecermos os ensinamentos do Mestre, temos uma introdução, sobre Confúcio, seus ensinamentos e a proposta deste livro, é imprescindível a leitura deste, para enfim mergulhar nas frases do Mestre. Para quem busca um livro inspirador, recomendo a leitura.

"Quando vir alguém de valor, inspire-se nele. Quando vir um incompetente, pense em si mesmo."

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/02/resenha-as-licoes-do-mestre-confucio.html

Igor 12/02/2016

Um livro essencial....
Os princípios de Confúcio tinham uma base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favoreciam uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito para com os idosos pelas suas crianças e segundo confucio alguns historiadores, o respeito das esposas para os maridos, e também a família como a base para um governo ideal.

A leitura do livro é bem rápida e prazerosa, e o que falar do capricho da editora com o livro?! O livro contém um contra capa vermelha que logo chama a atenção com as folhas pretas que tem a seguir e o livro tem até algumas ilustrações e uma foto de uma estátua de Confúcio. Pra quem gosta do gênero vai adorar! Eu até cheguei a pensar que se fosse uma edição de capa dura iria ficar ainda mais bonito.

O Mestre disse: ‘’O educado busca virtude, o ignorante busca terra. O educado busca justiça, o ignorante busca vantagem’’.

Resenha completa no site Cine Mundo....

site: http://www.cinemundo.net.br/cine-mundo-indica-4-confucio-as-licoes-do-mestre-jardim-dos-livros/