Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés




Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos


1066 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Euborgesleticia 16/10/2023

Xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente.
Um dos piores livros que eu já li. Um livro baseado em "vozes da cabeça", eu diria.

Vamos começar a brincadeira por tópicos:

1. A autora utiliza de diversos contos e mitos para "explicar" a natureza da mulher selvagem e como as mulheres precisam buscar esse selvagem. Até aí tudo bem. O grande problema é que a autora SEMPRE exagera absurdamente nas interpretações para conseguir "provar o seu ponto". Na minha perspectiva todos os contos abrem margem para DIVERSAS INTERPRETAÇÕES, mas ela interpretou tudo para se encaixar na sua narrativa (e não tá errada, mas parece que aquilo é verdade absoluta). Diversos contos tiveram interpretações que mais pareceram invenções para se encaixar na narrativa da autora. Não me passou confiança, eu senti que ela estava a todo tempo tentando me convencer de algo...bizarro.

2. Todos os capítulos foram muito repetitivos. Ela repetia a mesma ideia com palavras diferentes inúmeras vezes no decorrer dos capítulos. Me pareceu uma grande "encheção de linguiça". Ao mesmo tempo que me pareceu "encher linguiça" também dava a impressão que ela queria vencer o leitor pelo cansaço. Sabe o ditado que: UMA MENTIRA CONTADA MILHARES DE VEZES ACABA SE TORNANDO UMA VERDADE? Então...(Ps.: eu não quis dizer que a autora é mentirosa tá? Só quis dar um exemplo, rsrs.)
2.1. O livro tem quase 600 páginas, mas com certeza ele poderia ter sido resumido em 200 sem nenhum problema. Inclusive acho que teria melhorado bastante a experiência.

3. A autora se utiliza de muitas frases de efeito pra tentar encantar o leitor. Tá errada? Não. Mas todas as frases são quase como horóscopo: coisas genéricas que se encaixam na vida de qualquer pessoa...no final a reação é a mesma: NOSSA, ISSO É MUITO EU!! E dá a impressão que o livro FOI FEITO PRA VOCÊ, mas na verdade é mais uma tática de autoajuda para tentar criar um laço com o leitor.

4. Muitas coisas são baseadas apenas em pseudociência, esoterismo e vozes da cabeça. Ela até traz umas referências bibliográficas, mas você não precisa ser tão inteligente pra saber que muitas coisas que estão escritas ali não se aplicam na realidade.

5. Linguagem complicada em alguns trechos. Muitos termos que são utilizados de maneira específica na psicologia e em outras ciências. Não foi algo que me atrapalhou muito, mas eu não curti.

6. Pra mim o livro se baseou em um feminismo muito RASO. Todos os 'conselhos' dados pela autora não se aplicam na vida de MULHERES REAIS. Imagina uma mulher, preta, periférica, que trabalha de sol a sol, pega uns 6 ônibus num só dia, chega em casa pra cuidar dos filhos, pra cuidar da casa, que novamente tem que acordar 5h da manhã no outro dia pra trabalhar. Imagina essa mulher lendo esse livro...complicado.
Pra mim foi um livro voltado pra um grupo muito seleto de mulheres. Não abrange todas nós, e por isso não recomendarei esse livro pra ninguém que eu conheço e que vive a mesma realidade que a minha.

Enfim, ODIEI. Mas dei 1.5 estrelas por dois motivos:

1. Os contos são MUITO legais (sem a parte da interpretação da autora).
2. Ela traz alguns conselhos legais. Basicamente aquelas frases de efeito que convencem qualquer um com uma pitadinha de Clarissa Pinkola. Marquei algumas dessas frases/conselhos durante o livro.


Não recomendo pra quem tem uma visão mais racional de mundo.
Noah.Justiniano 16/10/2023minha estante
Oh amiga, deu pra sentir seu ódio daqui


Euborgesleticia 16/10/2023minha estante
Kkkkkkkkkk agora estou aliviada pq finalmente acabou!


Mariana.Viana 16/10/2023minha estante
Hablas


Nayara 25/10/2023minha estante
Nossa e eu que tô na página 50 odiando e pensando em abandonar pq já me perdeu nas 40 páginas de introdução...

Nossa quanta encheção de linguiça do primeiro conto... nem parece que esse livro foi revisado...

Vim aqui ver se o problema era eu e achei seu comentário como um bote salva vidas...


Euborgesleticia 25/10/2023minha estante
Se você já sentiu isso no começo, vai sentir durante todo o livro. Ela é extremamente repetitiva.
Eu não abandonei pq não consigo abandonar as leituras kkkkk.


Nayara 25/10/2023minha estante
Pois é, eu vivo o mesmo dilema e cá estou eu dando uma chance pro arrependimento KKK!!!


Gabriella Araújo 31/10/2023minha estante
Você resumiu bem. Odiei esse livro com todas as forças, mas talvez pq sou cética e racional. Abandonei a leitura e sempre me surpreendo quando vejo gente que tá lendo e gostando desse troço kkkkkk


Purple1 01/11/2023minha estante
Eu tava lendo 2 páginas da inteoduucao e já achei chato, aí fui pra um conto e não tava entendo onde ela queria chegar kkkkk fiquei preocupada pensando que só eu não gostava ?


Rooh 06/02/2024minha estante
imagina ser assim


Euborgesleticia 31/05/2024minha estante
Ai, mona...então tá!!!




Aline Pfeiffer 16/10/2023

Livro extremamento complexo, intenso e profundo (tanto que há um podcast sobre o livro que se chama "TALVEZ SEJA ISSO").

Sou grata por uma amiga ter me dito isso pois facilitou muito a compreensão de vários trechos e capítulos.

Recomendo a todos que leiam cada capítulo e escutem cada episódio correspondente para ajudar nesse processo e em cada reflexão!
comentários(0)comente



Perla.Campos 10/10/2023

Um livro para mulheres se conhecerem e também, um livro para homens conhecerem as mulheres. Todas as mulheres deveriam correr com lobos.
comentários(0)comente



Henrique Sanches 28/09/2023

Sobre o universo feminino!!!
.
"Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem", de Clarissa Pinkola Estés, escrito em 1992.

Já ouviram falar deste livro? Vira e mexe ele aparece aqui no Skoob e lá no Insta.

Composto de 19 contos escritos com base em histórias, mitos, lendas, folclore e contos de fadas, este livro explora toda uma simbologia que trata do universo feminino.

Quando falo explora, quero dizer que os contos são descritos e explicados, a autora é psicóloga junguiana e manja do que está falando.

A ideia da autora é que, através de contos como "O Barba Azul", "O Patinho Feio", "A Mulher Esqueleto", "A Volta ao Lar" e outros, suas leitoras se identifiquem e aprendam sobre o universo feminino, resgatando sua natureza intuitiva.

Este livro foi escrito para mulheres, mas pode e deve ser lido por homens... é uma chance de aprender sobre as mulheres que correm com os lobos.
amandaleu 28/09/2023minha estante
Excelente resenha, pretendo ler ano que vem!!


Henrique Sanches 28/09/2023minha estante
O livro é surpreendente, Amanda...


Vania.Cristina 29/09/2023minha estante
Adorei esse livro! Demorei um século pra terminar de ler mas valeu muito a pena.


Henrique Sanches 29/09/2023minha estante
Vânia, esse livro é muito bom... ?


Luiza.Oliveira 29/09/2023minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de iniciar a leitura haha


Henrique Sanches 30/09/2023minha estante
Oi Luiza... bora lá, a leitura vai te fisgar!!!?


Fabianne 23/11/2023minha estante
Ual...ficou maravilhosa essa resenha. Quase lendo novamente


Henrique Sanches 24/11/2023minha estante
Esse livro é bom demais... foi uma surpresa pra mim.?




Fernanda.Carvalho 26/09/2023

Aprendi algumas coisas com Mulheres que correm com os lobos, mas a mais significante pra mim foi ver algumas emoções que eu nunca soube explicar direito sendo descritas em um livro. A sensação de não pertencer em nenhum lugar sendo descrita no conto do Patinho Feio, o apego aos vícios durante as fases turbulentas da vida e principalmente a sensação de torpor sempre presente. Não é uma leitura fácil, o livro em si é extremamente cansativo e por isso indico a leitura como consulta em determinados momentos da vida em vez de lê-lo de uma só vez.
comentários(0)comente



Natasha.Louredo 26/09/2023

Superestimado
Escrito pela psicanalista americana Clarissa Pinkola Estés, publicado em 1989, "Mulheres que Correm com os Lobos" é um livro que resgata contos folclóricos, fábulas, mitos e através deles é feita uma análise sobre o nosso feminino. Estava na minha estante há uns 2 anos, porém, desde 2017 ouço boas críticas sobre ele. Sendo assim, iniciei a leitura com a expectativa lá em cima, mas confesso que me decepcionei bastante, um livro de quase 600 páginas, no entanto, poderia muito bem ter apenas 200.

O livro é um Bestseller, mas no meu ponto de vista é superestimado, como é escrito por uma psicanalista eu achei que as análises teriam mais embasamento científico, entretanto é tudo baseado em esoterismo. Além disso, a escrita é maçante, ela é muito repetitiva, deixando a leitura extremamente cansativa.

Terminei a leitura somente pelos contos que são bons, já que as análises são frustrantes, e só por isso também que estou dando duas estrelas.
Euborgesleticia 08/10/2023minha estante
Tô lendo essa bomba agora. E compartilho das mesmas opiniões. Achei um feminismo bem raso, e um exagero tremendo na interpretação de alguns contos...




Lavinia.Veiga 24/09/2023

Falta de conhecimento prévio
É uma obra influente que explora temas profundos da psicologia feminina, mitologia e contos de fadas. No entanto, é importante destacar que este não é um livro recomendado para leitores iniciantes ou aqueles que são novos na psicanálise e análise simbólica.

Esta obra é conhecida por sua densidade e complexidade. A autora utiliza uma variedade de mitos, contos de fadas e narrativas para explorar o conceito da Mulher Selvagem e sua relação com a psique feminina. Pinkola Estés tece uma tapeçaria rica de simbolismo e analogias que podem ser desafiadoras de compreender para leitores que não estão familiarizados com a psicanálise, o pensamento simbólico e a mitologia.

O livro pressupõe um certo grau de conhecimento do leitor sobre temas psicológicos e simbólicos, o que pode dificultar a compreensão para aqueles que não têm experiência prévia na área. Além disso, a narrativa é densa e cheia de detalhes, exigindo uma leitura atenta e reflexiva.

Para entender plenamente o conteúdo e apreciar as nuances de "As Mulheres que Correm com os Lobos," é útil ter algum conhecimento prévio em psicologia, mitologia e análise simbólica. Leitores que já têm uma base nesses temas podem aproveitar ao máximo as profundas reflexões e interpretações de Pinkola Estés.

Para aqueles que estão começando a explorar esses temas, pode ser mais apropriado começar com leituras mais introdutórias antes de abordar "As Mulheres que Correm com os Lobos." À medida que adquirirem mais experiência e compreensão, poderão retornar a esta obra com uma apreciação mais completa de suas complexas análises.
comentários(0)comente



Cibele 19/09/2023

O livro é denso, requer esforço psicológico e até diria entendimento ao interpretar certas passagens e contos. Mas uma leitura de autoconhecimento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Geovana Rodrigues 18/09/2023

Sobre aqueles livros que temos receio de começar, mas que depois nos surpreendem
Para iniciarmos nossa conversa, não há como não dizer o óbvio: é um livro MUITO denso! Com vários termos da psicanálise, lendas e mitos, mas que conforme as páginas vão passando, nos sentimos em uma roda de conversa informal. Um bate papo com amigas queridas, regado a cafezinhos, queijos e bons vinhos!

Assim como minha referência à bons vinhos, este livro é para ser degustado! Para que possamos ter tempo de assimilar tudo e refletir sobre como esses conteúdos mexem com nossa psique. E o mais importante: vá no seu tempo, pois, sim, ele irá mexer com você mulher.

A autora narra os mitos em suas formas mais originais possíveis e depois tece seus comentários – sempre com um olhar da psicanálise junguiana, e uma vasta experiência em ser, viver e conhecer mulheres. Ela foca no destrinchamento do arquétipo da mulher selvagem, a loba que existe dentro de cada ser que se reconhece como feminino.

Essa loba, um ser poderoso e arcaico que predomina nossa psique, nossa essência, existe desde os primórdios e era muito influente nas gerações anteriores à tecnologia. Com as mudanças sofridas no mundo, a correria, a falta de autocuidado e a violência que sofremos constantemente, ela foi silenciada.

Mas que, apesar de tudo, não desiste. Sempre manda sinais de que está ali para nós. É ela que se achega quando entramos em contato com a natureza – aquela sensação de conexão sublime, quase orgástica de quando fazemos algo em que sabemos sermos muito boas. A deusa loba é aquela voz que nos guia, a intuição que nos instrui, nosso sexto sentido.

Fui atrás de outras mulheres que leram o livro, porque mesmo sentindo isso tudo ao percorrer suas páginas, também me senti perdida e desconectada em determinados momentos. Muitas me falaram que levam esse livro com uma bíblia, outras como guia e ainda há outras que dizem que foi leitura medicinal, para aquelas que precisavam se encontrar, aprender a dizer não, parar de agradar.
Intenso foi cada relato, e depois de lê-los, compreendi ainda mais coisas, como:

- Algumas passagens, tocarão mais as mães;
- Outras, algumas que já passaram por determinados traumas;
- E ainda há aquelas que já chegaram à meia idade, repletas de experiências que só o passar do tempo pode proporcionar.
É uma leitura que pretendo revisitar quando passar alguns anos, para ler com olhos de certas experiências que ainda não vivi. Enquanto isso, guardarei os ensinamentos da Loba com muito carinho e respeito.

site: https://www.instagram.com/p/CxGyi3JLtJV/
almeidalewis 21/09/2023minha estante
???Ge.capitulo20, ?? sua resenha. Conheço esse livro a algum tempo, mas nunca me interessei para lê, no entanto sua resenha me fez considerar ?.


Geovana Rodrigues 21/09/2023minha estante
Obrigada ???? espero que goste da leitura




Carla.Ligia 18/09/2023

Meu livro de cabeceira
Levei um ano para ler esse livro. Não só por conta da diagramação e do texto psicológico, mas porque precisava ruminar cada interpretação de conto, cada interpretação da minha própria vida e acordar a mulher selvagem em mim.
É um livro profundo, que precisa ser lido com a mente e com o coração.
Recomendo para quem quer o autoconhecimento.
Margô 01/10/2023minha estante
Concordo plenamente com você. É uma obra escrita por uma psicanalista e através dos arquétipos, promove esta reflexão sobre quem somos , e até porquê "somos" dentro do nossa realidade... Eu li em grupo. Foi uma rica discussão.




Camile19 17/09/2023

Não gostei, li por obrigação visto que foi uma amiga que me deu de presente, tem algumas histórias boas e envolventes no livro, mas o livro é enorme e cansativo, simplesmente não gostei
comentários(0)comente



Adriana643 17/09/2023

Mulheres e autoconhecimento
Leitura forte e desafiadora recomendo ! Porém.voce deve ter persistência a linguagem e profunda e vai te desafiar em diversas vezes ao longo do livro .
comentários(0)comente



Calsbooks 15/09/2023

Mulher
Eu decidi ler esse livro com todo cuidado, estudando cada parte dele.
Primeiro livro que fiz marcações tão valiosas!
Esse livro é ótimo! Psicologia aplicada, posicionamentos realistas?
Eu achei chato as vezes, morgado, mas é puro estudo! Muito importante pra entender a nós mesmas e nossas relações gerais.
comentários(0)comente



Laurinha 15/09/2023

Bom, mas cansativo.
O livro en si é muito bom, porem é uma leitura cansativa, o livro possui diversos contos que depois sao explicados parte por paete pela autora que é uma psicologa, ela busca falar do arquetipo da mulher da loba.
comentários(0)comente



1066 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR