Mulheres que Correm com os Lobos

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

RicardoKelmer 18/07/2013

EM BUSCA DA MULHER SELVAGEM
Ricardo Kelmer - blogdokelmer.com

Foi Marília quem me emprestou esse livro, em 2002, quando eu já andava curioso a seu respeito. Depois Rafaela me deu um de presente. E depois ganhei a versão digital. Ou seja, esse livro queria mesmo vir pra mim, e foram as mulheres que o trouxeram. Li e fiquei encantado. Nas páginas de "Mulheres que correm com os lobos" estava o que eu intuía sobre as mulheres e a relação entre os gêneros mas ainda não sabia verbalizar. O livro me chegou numa fase em que eu já lidava melhor com meus aspectos femininos e, por isso, me identifiquei profundamente com ele e com a histórica questão da domesticação da mulher.

Terminei a leitura sentindo em minha alma uma avalanche de ideias e sensações mas sentindo também que levaria um bom tempo até que tudo aquilo assentasse e eu conseguisse organizar meus pensamentos e reagrupar as verdades que, embora não fossem tão novas pra mim, agora eram obviamente, estupidamente claras. Através de mitos e lendas coletados em várias partes do mundo, a autora mostra como sobreviveu, mesmo escondida sob muitas formas simbólicas, o arquétipo do feminino selvagem, o modelo da mulher conectada com os ritmos e valores da Natureza e de sua própria natureza, o modelo da mulher livre. Um livro belíssimo, que tem ajudado muitas mulheres a resgatar o que séculos de repressão lhes usurparam: o direito de serem o que quiserem. Um livro que fala essencialmente do feminino mas também fala de homens e deveria ser lido pelos dois.

A mim, o livro de Clarissa me fez especialmente entender que, em minha vida, desde cedo me fascinou o arquétipo do feminino selvagem. Por causa disso sempre me atraíram as mulheres de iniciativa, as desafiadoras da cultura machista, as que recusavam o modelito cristão de mulher virtuosa, as que se rebelavam contra regras sociais idiotas, convenções sexuais sem sentido, modelos de relacionamento baseados na posse do outro e tudo que objetivava manter a mulher submissa e sob controle. Era por ela que eu sempre me apaixonava, essa mulher que era quem ela mesma desejava ser e não a mulher que a família, religião e sociedade impunham que ela fosse.

Esse livro me trouxe uma das mais importantes revelações que já tive, que a mulher da minha vida é e sempre foi uma só: a mulher livre. E que foi essa mulher que, mesmo sem saber, eu sempre busquei em minhas relações, ainda que a temesse. E que foi por ela que abandonei muitas mulheres, ao intuir, sem saber explicar nem pra mim, que eu jamais poderia ser totalmente eu ao lado de uma mulher domesticada.

Porém, como aceitar e amar essa mulher liberta sem, antes, eu mesmo me libertar do que também me limitava? Pra merecê-la, eu também precisava me libertar de vez de qualquer pretensão de controlá-la, esse resquício maldito de minha herança cultural-religiosa.

A ficha caiu após ler "Mulheres que correm com os lobos": esse livro me ajudou a assimilar o feminino em meu ser e foi isso, exatamente isso que me fez deixar de temê-lo, me fez mais selvagem no sentido psicológico-arquetípico, me fez mais livre. O efeito prático disso tudo é que agora eu finalmente estava aberto pra relações mais igualitárias e, principalmente, pra receber a mulher livre que tanto buscava em minhas relações. Então ela veio, enfim ela pôde vir. Veio linda, plena e radiante, e eu vi em seus olhos o reflexo dela própria em mim. E desde então continua vindo, e eu e ela somos lobos que cruzam florestas atraindo-se pela fome louca que temos um do outro.

E eu sei que ela sempre virá, porque esse amor que trazemos em nós, geralmente incompreendido por não erguer cercas de posse e jaulas de controle, é o amor que aprendemos a respeitar em nossa própria natureza e que nos alimenta de alegria e liberdade a alma selvagem.

...

MAIS SOBRE LIBERDADE E O FEMININO SELVAGEM:
Alda 20/08/2011minha estante
Parabéns pela resenha!
Muito bem produzia!
Tecendo um pequeno comentário sobre a obra eu diria que de fato, Clarissa consegue em "Mulheres que correm com os lobos", retratar aspectos do ser mulher, em seu sentido - eu diria mais primitivo do SER, antes de tudo do ser humana, em sua forma primeira, inacabada e cheia de conflitos, de forma rica, cativante e única.
Uma boa leitura para quem quer se descobrir mulher ou mesmo se redescobrir enquanto tal.

PARABÉNS!

Chacomcreme 19/06/2013minha estante
Um dia vou criar coragem e ler esse livro :)

Greice 17/07/2013minha estante
Amei sua resenha. Tenho o livro já faz 3 anos. Preciso começar a leitura. Mais uma vez, parabéns pela resenha.

Pudge 16/05/2014minha estante
mais atualmente na sua opinao qual seria esse modelo imposto criado pela sociedade?

RicardoKelmer 16/05/2014minha estante
Oi, Pudge. O modelo imposto pela sociedade às mulheres é o da mulher submissa, sem iniciativa, que se conforma com a cultura machista, a mulher cristã virtuosa, que segue regras sociais idiotas e convenções sexuais sem sentido, que acredita em modelos de relacionamento baseados na posse do outro, que é quem a família, a religião e a sociedade impõem que ela seja e, por isso, não é quem ela verdadeiramente é.

Mariana Santiago 04/03/2015minha estante
Comentário (texto?) lindo!

Mais legal foi encontrar despretensiosamente você por aqui... Assisti a uma palestra sua junto com o Xico Sá, na Bienal do Livro, em 2014.
Era para ter tirado uma foto contigo, mas estava tão exaurida que me faltaram forças.

Beijo.

Rafa 30/03/2015minha estante
Ótima resenha com certeza me fez querer!

RicardoKelmer 15/07/2015minha estante
Oi, Mariana Santiago! Da próxima vez, faremos várias fotos. bjss :-)

Suety 07/12/2015minha estante
Que delícia de experiência a sua! Obrigada por compartilhá-la.

Barbie Wolf 02/09/2020minha estante
Amei seu comentário sobre a visão a respeito não somente dessa obra,mas a sua sensibilidade perceptíva da sociedade.e te digo pensamos iguais sério.em relação com os dois universos feminino e masculino devem ter respeito antes de tudo.

Aline221 07/10/2020minha estante
sério, esse foi a melhor resenha referente à está obra que já li.Concordo com tudo que foi escrito.

Monique.Costa 22/11/2020minha estante
Cara, nem li o livro, mas depois dessa resenha, serei obrigada a ler

Renata.Prandini 01/02/2021minha estante
Obrigada por ter escrito essa resenha... enxe a alma de esperança e a certeza de q nada esta perdido.

O livro é explendido, estou terminando, e cada página é uma lição e força para continuar a busca da Mulher Selvagem adormecida.

Perfeito!!!!!

FabrAcia.Leal 08/02/2021minha estante
Comentário sensacional

Nathalia Nadesko 29/03/2021minha estante
apenas uma palavra descreve essa resenha: ?uau?.

Tati 24/04/2021minha estante
Que resenha mais linda e recheada de emoção e compreensão do universo feminino.
Estou começando o livro agora e a sua resenha me encheu de energia...
Muito obrigada !!?

Jeh 31/05/2021minha estante
Caramba, colega! Que resenha, heim? ????

Tice 09/04/2022minha estante
Que resenha mais perfeita é essa??? Fui muito fortalecida em cada palavra, pois pago um preço alto por querer ser essa mulher que ama sem jaula e sem levantar cercas.

Lilian.Balduino 16/04/2022minha estante
Todas as Mulheres deveriam ler...fantástico!!!

Talita 18/04/2022minha estante
Que resenha belíssima. Ler essas palavras vindas de um homem, num momento em que movimentos estúpidos masculinistas (não todos) buscam ativar conceitos ultrapassados sobre o "ser mulher" e a "feminilidade", é um verdadeiro bálsamo e uma esperança de que todos nós consigamos viver melhor e com mais igualdade e respeito em relação à nossa própria natureza selvagem. Amei demais essa resenha!

Flávia.Malicheski 24/10/2022minha estante
Comprei o livro, comecei a ler e abandonei, depois dessa resenha vou retomar ??

Luana 18/12/2022minha estante
Li tudo sim, con certeza??

Shírley 27/01/2023minha estante
rsrs. Ainda estou lendo. Mas estou gostando.

Janaina.Mayer 12/03/2023minha estante
Perfeita resenha ???

Iris138 28/05/2023minha estante
Como faz pra ler??

bellee 17/10/2023minha estante
Que palavras e história lindas!!!!

Bart 13/08/2019

Mulheres que Correm com Lobos
*Clarissa Pinkola Estés*
Um livro de psicologia (NÃO É AUTOAJUDA) que agrada o povo da área, e quem não é. Além de agradar, ele ajuda o leitor ampliando o leque de como perceber certas atitudes em nós mesmos e que estão presentes em nosso dia-a-dia (infelizmente), por isso que essa obra é incrível.
A escritora destrincha alguns contos através das suas narrativas mais primitivas, e como os arquétipos inseridos são tão representativos até os dias de hoje, sendo traços marcantes em nossas vidas.
O principal assunto é, alertar o qnt a mulher foi "podada, castrada" da sua selvageria ao longo dos tempos por conta da deturpação do patriarcado. Percebendo isso, o intuito de resgate, promoção do equilíbrio, e a busca da IGUALDADE q "fingimos acreditar" hoje em dia. A quantidade de mulheres devastadas, encarceradas pelo "machismo-respaldado", infelizmente ainda é absurdamente gigantesco... o livro se propõe a discutir e acordar as mentes de hoje.
A autora é uma psicanalista especialista (p*ka das galáxias) da abordagen junguiana. O incrível é a acessibilidade da escrita dela, onde não da margem p/falta de entendimento do leitor! Um livro mt interessante, que deve ser lido por mulheres e principalmente por nós homens. O livro fantástico, mas algo que achei a parte ?, são as explicações dos "desmembramento" dos contos, os elementos q estão inseridos em cada história.
Excelente livro, em momento algum fica chato. Leitura densa e fascinante!
Rafa - @espaco_dos_livros 14/08/2019minha estante
Tá na lista do ano que vem, também estou querendo ler "Calibã e a Bruxa", vc chegou a ver esse? Parece que trata de temas semelhantes

Bart 15/08/2019minha estante
Oi boa noite Rafa! O título não me é estranho, mas não li! Já me interessei!
Obg
;)

Bart 15/08/2019minha estante
Mas Pr q só tá na lista do ano q vem?
Me deixou curioso kkkkkkkk

Rafa - @espaco_dos_livros 16/08/2019minha estante
? pq tem muito livro pra esse ano hahahaha. Aí pra não bagunçar demais eu joguei pro ano que vem

Bart 16/08/2019minha estante
Eu invejo esse tipo de organização! Caramba!!

Adoro as suas resenhas ?

Kkkkkkk poxa!! Obg!!
Fico até sem jeito!! Mas não chega a ser uma resenha, é só algo p/instigar o outro a ler!! Agora qnd não gosto do livro...deixa p/lá kkkkkkkkkkkk

Roneide.Braga 15/03/2020minha estante
Eu vou ler esse livro, graças a sua resenha/indicação. ???

Bart 15/03/2020minha estante
Eu estudo psicologia e já atendo à 1 ano e meio, e esse livro junto com "Mulheres que Amam Demais" acabam sendo mt presentes nos conteúdos q elas trazem, e sempre q a pessoa q fala q gosta de ler, eu os indico! E as respostas são show!!

Bart 15/03/2020minha estante
Vou confessar uma coisa, mhas "resenhas" surgiu da idéia de ajudar uns amigos-ogros (kkkkkkkkk) a lerem! E aos poucos eles vão se manifestando!!

Bart 15/03/2020minha estante
Qnd vc ler quero saber da sua opinião!! Acho show de bola qnd param falar de livro!!

Roneide.Braga 15/03/2020minha estante
Nossa que legal, não sabia que você é psicólogo. Interessante. Vou ler e depois conversamos. ?

Bart 15/03/2020minha estante
????? já fico na ansiedade de conversar sobre kkkkkkkk

alanahtramasoli 09/07/2019

Leitura maçante/ não consegui me conectar
Comecei o livro com muita expectativa, pois tinha visto várias mulheres indicando e afirmando a necessidade de nós mulheres lermos, no entanto, foi uma leitura muito maçante pra mim, me sinto até mal porque todo mundo comenta o quão maravilhoso ele é. Leio muito, e nunca demorei tanto tempo pra ler um livro, não me conectei com a forma de escrever da autora, e na maioria das vezes achei uma viagem muito grande.
Talvez seja a fase atual da minha vida, talvez não esteja no momento pra ler esse livro que exige que nos concentremos totalmente no que está sendo dito, mas não achei bom.
Twoany 16/07/2019minha estante
Dá mais uma chance! O início é maçante mesmo, principalmente pra quem não é da área de pscicologia. Eu também comecei a pensar dessa forma... ?poxa, tanta gente gosta e eu não to me indentificando?, mas quando chega na parte dos contos, La Loba, Barba-azul, eu comecei a gostar... e depois de ler Vasilisa, me apaixonei.
E outra, não é um livro pra ter pressa. É pra ler com calma, refletindo... tem que ruminar rs
Tem um podcast bom também (no spotify e no youtube) que se chama ?talve seja isso?. São duas mulheres que conversam e discutem sobre cada capítulo/conto do livro, eu gosto de ouvir e as vezes entender o que não entendi direito.
Mas, sério, da uma chance haha

@adriana_ lerlivros 30/08/2019minha estante
Eu estou começando a ler, e realmente ela não muito objetiva. Mas não pretendo fugir

@adriana_ lerlivros 30/08/2019minha estante
Eu estou começando a ler, realmente ela não é nada objetiva, acho que seja extremamente romântica/poetisa. Mas eu não vou fugir rsrs

Michela Wakami 30/11/2019minha estante
Estou lendo e sinto o mesmo que você, também nunca demorei tanto para ler um livro, como estou demorando para ler esse.
Mas passa muitas mensagens boas.
Maçante demais! Socorro!

alanahtramasoli 24/12/2019minha estante
Sim, Michela! Não estou sozinha, que sensação boa hahahaha

Michela Wakami 25/12/2019minha estante

Michela Wakami 25/12/2019minha estante

Michela Wakami 29/12/2019minha estante
Sinto o mesmo Alanah rsrsrsrsrs

Michela Wakami 29/12/2019minha estante
Eu completei a leitura com muito ranço kkkkkkkkkkkkkk

@adriana_ lerlivros 08/01/2020minha estante
Eu aprendi a gostar e a usar como estudo sobre o sagrado femino, leio quando realmente sinto vontade e a leitura flui com mais proveito, sem pressa de terminar :)

Elaine 29/01/2020minha estante
Talvez seja isso é um podcast no YouTube que auxilia na leitura dessa jóia. Fica a dica!

@adriana_ lerlivros 05/04/2020minha estante
Ainda estou lendo e estou ouvindo esse podcast. É maravilhoso. Tô gostando de mais e decidi lê- lo devagar como um estudo para autoconhecimento está sendo enriquecedor.

Euborgesleticia 16/10/2023

Xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente.
Um dos piores livros que eu já li. Um livro baseado em "vozes da cabeça", eu diria.

Vamos começar a brincadeira por tópicos:

1. A autora utiliza de diversos contos e mitos para "explicar" a natureza da mulher selvagem e como as mulheres precisam buscar esse selvagem. Até aí tudo bem. O grande problema é que a autora SEMPRE exagera absurdamente nas interpretações para conseguir "provar o seu ponto". Na minha perspectiva todos os contos abrem margem para DIVERSAS INTERPRETAÇÕES, mas ela interpretou tudo para se encaixar na sua narrativa (e não tá errada, mas parece que aquilo é verdade absoluta). Diversos contos tiveram interpretações que mais pareceram invenções para se encaixar na narrativa da autora. Não me passou confiança, eu senti que ela estava a todo tempo tentando me convencer de algo...bizarro.

2. Todos os capítulos foram muito repetitivos. Ela repetia a mesma ideia com palavras diferentes inúmeras vezes no decorrer dos capítulos. Me pareceu uma grande "encheção de linguiça". Ao mesmo tempo que me pareceu "encher linguiça" também dava a impressão que ela queria vencer o leitor pelo cansaço. Sabe o ditado que: UMA MENTIRA CONTADA MILHARES DE VEZES ACABA SE TORNANDO UMA VERDADE? Então...(Ps.: eu não quis dizer que a autora é mentirosa tá? Só quis dar um exemplo, rsrs.)
2.1. O livro tem quase 600 páginas, mas com certeza ele poderia ter sido resumido em 200 sem nenhum problema. Inclusive acho que teria melhorado bastante a experiência.

3. A autora se utiliza de muitas frases de efeito pra tentar encantar o leitor. Tá errada? Não. Mas todas as frases são quase como horóscopo: coisas genéricas que se encaixam na vida de qualquer pessoa...no final a reação é a mesma: NOSSA, ISSO É MUITO EU!! E dá a impressão que o livro FOI FEITO PRA VOCÊ, mas na verdade é mais uma tática de autoajuda para tentar criar um laço com o leitor.

4. Muitas coisas são baseadas apenas em pseudociência, esoterismo e vozes da cabeça. Ela até traz umas referências bibliográficas, mas você não precisa ser tão inteligente pra saber que muitas coisas que estão escritas ali não se aplicam na realidade.

5. Linguagem complicada em alguns trechos. Muitos termos que são utilizados de maneira específica na psicologia e em outras ciências. Não foi algo que me atrapalhou muito, mas eu não curti.

6. Pra mim o livro se baseou em um feminismo muito RASO. Todos os 'conselhos' dados pela autora não se aplicam na vida de MULHERES REAIS. Imagina uma mulher, preta, periférica, que trabalha de sol a sol, pega uns 6 ônibus num só dia, chega em casa pra cuidar dos filhos, pra cuidar da casa, que novamente tem que acordar 5h da manhã no outro dia pra trabalhar. Imagina essa mulher lendo esse livro...complicado.
Pra mim foi um livro voltado pra um grupo muito seleto de mulheres. Não abrange todas nós, e por isso não recomendarei esse livro pra ninguém que eu conheço e que vive a mesma realidade que a minha.

Enfim, ODIEI. Mas dei 1.5 estrelas por dois motivos:

1. Os contos são MUITO legais (sem a parte da interpretação da autora).
2. Ela traz alguns conselhos legais. Basicamente aquelas frases de efeito que convencem qualquer um com uma pitadinha de Clarissa Pinkola. Marquei algumas dessas frases/conselhos durante o livro.

Não recomendo pra quem tem uma visão mais racional de mundo.
Noah.Justiniano 16/10/2023minha estante
Oh amiga, deu pra sentir seu ódio daqui

Euborgesleticia 16/10/2023minha estante
Kkkkkkkkkk agora estou aliviada pq finalmente acabou!

Mariana.Viana 16/10/2023minha estante
Hablas

Nayara 25/10/2023minha estante
Nossa e eu que tô na página 50 odiando e pensando em abandonar pq já me perdeu nas 40 páginas de introdução...

Nossa quanta encheção de linguiça do primeiro conto... nem parece que esse livro foi revisado...

Vim aqui ver se o problema era eu e achei seu comentário como um bote salva vidas...

Euborgesleticia 25/10/2023minha estante
Se você já sentiu isso no começo, vai sentir durante todo o livro. Ela é extremamente repetitiva.
Eu não abandonei pq não consigo abandonar as leituras kkkkk.

Nayara 25/10/2023minha estante
Pois é, eu vivo o mesmo dilema e cá estou eu dando uma chance pro arrependimento KKK!!!

Gabriella Araújo 31/10/2023minha estante
Você resumiu bem. Odiei esse livro com todas as forças, mas talvez pq sou cética e racional. Abandonei a leitura e sempre me surpreendo quando vejo gente que tá lendo e gostando desse troço kkkkkk

Purple1 01/11/2023minha estante
Eu tava lendo 2 páginas da inteoduucao e já achei chato, aí fui pra um conto e não tava entendo onde ela queria chegar kkkkk fiquei preocupada pensando que só eu não gostava ?

Rooh 06/02/2024minha estante
imagina ser assim

Henrique Sanches 28/09/2023

Sobre o universo feminino!!!
"Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem", de Clarissa Pinkola Estés, escrito em 1992.

Já ouviram falar deste livro? Vira e mexe ele aparece aqui no Skoob e lá no Insta.

Composto de 19 contos escritos com base em histórias, mitos, lendas, folclore e contos de fadas, este livro explora toda uma simbologia que trata do universo feminino.

Quando falo explora, quero dizer que os contos são descritos e explicados, a autora é psicóloga junguiana e manja do que está falando.

A ideia da autora é que, através de contos como "O Barba Azul", "O Patinho Feio", "A Mulher Esqueleto", "A Volta ao Lar" e outros, suas leitoras se identifiquem e aprendam sobre o universo feminino, resgatando sua natureza intuitiva.

Este livro foi escrito para mulheres, mas pode e deve ser lido por homens... é uma chance de aprender sobre as mulheres que correm com os lobos.
amandaleu 28/09/2023minha estante
Excelente resenha, pretendo ler ano que vem!!

Henrique Sanches 28/09/2023minha estante
O livro é surpreendente, Amanda...

Vania.Cristina 29/09/2023minha estante
Adorei esse livro! Demorei um século pra terminar de ler mas valeu muito a pena.

Henrique Sanches 29/09/2023minha estante
Vânia, esse livro é muito bom... ?

Luiza.Oliveira 29/09/2023minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de iniciar a leitura haha

Henrique Sanches 30/09/2023minha estante
Oi Luiza... bora lá, a leitura vai te fisgar!!!?

Fabianne 23/11/2023minha estante
Ual...ficou maravilhosa essa resenha. Quase lendo novamente

Henrique Sanches 24/11/2023minha estante
Esse livro é bom demais... foi uma surpresa pra mim.?

Ricarda Caiafa 28/07/2020

Para ler e reler
Uau! Ao finalizar a leitura desse livro, diversos são os sentimentos. Alegria, empoderamento, liberdade, deixar fluir, libertar-se do passado, amor próprio, são alguns deles. E ainda que eu descrevesse todos, você, mulher, que já leu ou que terá a oportunidade de ler, sentirá coisas diferentes e únicas. Algumas histórias contadas me tocaram mais que outras, me remeteram às minhas próprias vivências, questionamentos, reflexões e análises.

É um livro para se ler devagar, absorvendo cada capítulo, cada história ali contada.

Participei de um grupo de leitura coletiva que muito me ajudou nas reflexões!

É um livro com certeza para se reler algumas vezes. Tenho certeza de que uma nova leitura trará novos apontamentos e reflexões sobre ser uma mulher loba.
@julianapena.books 28/07/2020minha estante
Wowww... amei sua experiência e palavras sobre este livro. Já adquirir, espero começar a desfrutá-lo em breve...

Ricarda Caiafa 28/07/2020minha estante
Leia sim!! Você vai amar!!! Vai se conhecer um pouco mais!!!

Lãine Dual 28/07/2020minha estante
É fantastico esse livro, daqueles que não são apenas lido, provocam uma transformação interna. Para ler e reler em vários momentos da vida. É preciso coragem para encara lo. Vendo seu post, pensei, preciso reler

Sávio 29/07/2020minha estante
Excelente dica, Ricarda! Politicamente, o feminismo, a força das mulheres, obteve grande vitória

Sávio 29/07/2020minha estante
apesar da vitória da extrema direita no Brasil...

Sávio 29/07/2020minha estante
Já vai direto pra minha lista de desejos...muito obrigado!

Cleuzita 08/01/2021

Toda mulher merecia ler
Ler esse livro foi uma tarefa complexa, um feito e uma almejada conquista pra mim. Não conseguiria captar nem parte de sua essência se não fosse a magistral contribuição dos vídeos de leitura conjunta do canal @aqueladosbosques . Foi precioso ler junto, e ter os esclarecimentos oportunos sobre termos e conceitos, para que eu pudesse compreender minimamente uma série de questões completamente desconhecidas pra mim. Não é um livro para se ler rápido, ele precisa ser pensado, compartilhado e discutido. Que bom que passei por essa experiência.
Esse livro, escrito por uma psiquiatra que levou vinte anos para concluí-lo, trata da busca pela essência feminina, sua psique instintiva mais profunda, do arquétipo da Mulher Selvagem, dos muitos predadores que afetam a caminhada evolutiva do auto conhecimento, a busca pelo verdadeiro self... e de muito, muito, muito mais. Faça um bem a si mesma, leia esse livro maravilhoso.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 08/01/2021minha estante
Tô lendo um tiquinho por dia. Livro muito bom, mas a leitura pede calma e lentidão.

Cleuzita 09/01/2021minha estante
Eu tinha tentado sozinha, mas não progredi quase nada. Parei a leitura por vários meses, até que resolvi pesquisar esse livro no YouTube, foi quando descobri o canal "aquela dos bosques". Tente, vá lá e procure na playlist "Estudo dirigido mulheres que correm com os lobos". São três mulheres(terapeutas e psicóloga) que leram diariamente um pouco do livro, todo dia, fazendo comentários muito elucidativos. Vá lá e depois me conta o que achou. Acredito que será muito bom pra você também.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 09/01/2021minha estante
Eu tô fazendo assim: leio um capítulo e depois assisto ao vídeo do referido capítulo no canal da Carol Mufati. Escuto também o podcast Talvez seja isso. Dá pra absorver o que foi lido, só que osso muito tempo em um único capítulo. Obrigada pela dica, Vou procurar o canal.

Cleuzita 09/01/2021minha estante
Também deve ser muito bom do jeito que você tá fazendo. O importante é não desistir. Um abraço e ótima leitura pra você.

taiz 10/01/2021minha estante
Gostei da indicação do canal. Eu tô com o livro aqui, mas preciso me programar pra ler e compreender. Sinto que vai trazer grande mudança pra minha vida.

Cleuzita 12/01/2021minha estante
Oii Taiz, eu acredito que trará pra sua assim como trouxe pra mim. Quanto ao canal, recomendo demais. Assista ao vídeo zero da playlist, tem dois minutinhos, você entenderá o processo. Um abraço e tudo de bom pra você.

anatelesetc 16/06/2020

Feminismo branco sem recorte
Sagrado feminino, ok sabe já deu pra entender na terceira página. Completamente repetitivo e fantasioso, parece que foi escrito por uma menina branca de 15 anos que recém descobriu que pode ser Wicca, então simplesmente sai escolhendo a dedo características/histórias culturais de outros lugares e se apropriando do que couber na vivência dela. Mas sei lá né acho que talvez pra alguém que não tem contato com o tanto de problemática que a visão do livro apresenta pode ser "empoderador". Não consegui terminar de ler e me decepcionei um pouco com as mulheres que vi recomendando esse livro como um ícone feminista. Ícone pra quais mulheres? Cis, hétero, branca, rica e que acham que a cultura do mundo inteiro as pertence, só se for.
Dan 16/06/2020minha estante
Nossa... ótima resenha, eu, em meu lugar de privilégio não tinha percebido essa crítica do recorte. Obrigada por isso. Sério mesmo.

Gaabi.Evely 17/06/2020minha estante
To aqui me forçando a ler, mas pqp, não ta fácil, to quase abandonando, serio msm --'

Luana 25/06/2020minha estante
Mdss falou tudo!!

Regina @la.petite.monstrinha 26/08/2020minha estante
Comecei a ler agora e foi o que percebi nas primeiras páginas. Acho que vai ser difícil chegar ao final...

leia 21/05/2022minha estante
exatamente isso

Naimica 04/08/2022minha estante
Vivendo na minha bolha, a autora escreve deixando bem explícita essa pegada de CIS, HETERO e isso me incomodou para caramba. Porém eu não tinha visto mais ninguém comentar sobre isso, só via elogios. Sua resenha me abriu os olhos para o lado que ela tb se limita ao branca e rica (como eu disse, minha bolha não me permitiu).

tomperadinha 21/01/2021

#AnaliseAmadora
Talvez tenha ido com muita sede ao pote e esperava muito desse livro.
Basicamente, o livro fala sobre verdades, a principal é: encontrar equilíbrio em todas as áreas da vida.
Mas é uma coisa muito feminista branca e elitista e nada inclusiva, uma vez que... Quem é que tem dinheiro pra viajar o mundo e descobrir sua deusa? Isso é tão...
Gosto de algumas propostas e da ideia de um amor livre - que se faz necessário - mas... Entendo que as mulheres que correm com os lobos pertencem mais a uma burguesia a qual não me identifico e talvez seja isso que tenha me decepcionado um pouco com o livro.
ui

que resenha foda...

tomperadinha 21/01/2021minha estante
cara vc ta zoando minha super capacidade de resenhas eh

Leticia.Leal 21/01/2021minha estante
tinha esquecido que é sua obrigação resenhar porque faz letras

tomperadinha 21/01/2021minha estante
nossa se fosse pelas resenhas a minha matricula devia ser trancada pq sou capengada

Sabrina758 07/01/2021

Enfim terminei Mulheres que correm com os lobos e, confesso, não é uma leitura fácil. Não é fácil porque é desconstrução, se recriar, reformular, é um mapa de autoconhecimento e percepção, sobretudo, de si mesmo. É difícil porque passou do tempo de ignorar aquilo que você já sabia dentro de si, difícil porque chegou o tempo de agir, e ele pulsa. E vem os sonhos, e vem as reflexões, é um livro que demanda tempo para digeri-lo. Perde o sentido, perde a função se você deseja pegar e lê-lo rapidamente. É um livro que precisa ser sentido, vivido. Você vai ao encontro da essência, da mulher selvagem, e ela vai estar te esperando. Eu espero que você a encontre. Eu aprendi tanta coisa com MQCCOL que poderia passar horas citando, mas acho que as mensagens que ficaram mais latentes para mim foram:
1- Se perdoar e perdoar outrem
2- Romper com a ilusão e coisas que te causam sofrimento e te afastam da tua essência (cultura, família, relacionamento, autossabotagem) já são um ato revolucionário, e com isso, tu muda quem está ao teu redor e influencia na sociedade/cultura também
3- Saber que certas coisas tem validade (vida-morte-vida) mas a mulher selvagem que te habita está sempre pronta para ressignificar e seguir por um novo caminho
4- Que encontrar teu grupo (identificação, solidariedade, apoio) é importante e te dá força para seguir
5- Que a sexualidade/sensualidade vai muito além de sexo e que é importante se divertir, conhecer teu corpo e amá-lo, pois é com ele que tu se apresenta ao mundo, anda, corre, uiva, ensina, aprende e vive
6- Escutar outras mulheres e suas vivências
7- Parar de ignorar tua intuição e pressentimento das coisas
8- Entender que segredos, raiva e mágoas te corroem por dentro e te paralisam, aprender a deixar ir é muito importante
9- Parar de ficar só no raso quando há tanto a se descobrir, fazer, criar, viver
10- E, especialmente, não se colocar em relacionamentos que não te levam a nada e saber que você pode encontrar alguém que quer te conhecer por inteiro e aprender sobre você.
O despertar não é algo que só vai acontecer uma vez, ele é constante em nossas vidas, e é importante estar atento e aberto para os ensinamentos que certas situações, mesmo que dolorosas, ocorrem em nosso percurso e vem para nos abrir os olhos e transformar para melhor. Observe, esteja atenta, questione, seja curiosa, seja loba. ?
ana.luizacaaa 07/01/2021minha estante
Uau! Iria deixar para ler um pouco mais para frente, mas após a sua resenha... será o próximo! :)

Sabrina758 08/01/2021minha estante
Ah, que coisa boa de se ler! Espero que tu aprenda e se liberte de muitas coisas na tua leitura desse livro oráculo! Uma dica boa: ler um capítulo por dia, pra absorver e refletir as histórias. Eu participei de um clube do livro para a leitura dele, e muitas mulheres tiveram dificuldade de ler no início (introdução) mas dps que começa os capítulos, a leitura fica muito mais fluida, então não desiste mesmo se achar um pouco denso. Mal posso esperar pra ver tua resenha dele, vou te seguir! ?

mari 08/01/2021minha estante
Essa foi a resenha mais linda que eu já li na minha vida. Feliz que você conseguiu finalizar a leitura, e mais feliz ainda por você ter sido capaz de se encontrar nela e de obter tanto conhecimento incrível. Espero que tu leve todos eles pro resto da vida e que possa trazer mais mulheres para esse meio.

ana.luizacaaa 08/01/2021minha estante
Obrigada pela dica, Sabrina! Semana que vem já começo s2
Ansiosa! Rs

Jéssica @DivaLiteraria 02/05/2019

Minhas impressões
Demorei 2 meses para ler este livro. Não foi uma leitura fácil, pois sou da área de exatas e o livro tem muitos conceitos da psicologia. Tenho certeza que não absorvi nem 50% do que ele oferece. Sim, é um clássico, sempre indicado nas rodas feministas. Confesso que esta fama me deixou triste, porque não achei tudo isso ou a mensagem é tão óbvia que eu não percebi?
O nome do livro foi inspirado no estudo sobre a biologia de animais selvagens, em especial, os lobos. Estes foram a fonte inspiradora para a criação do arquétipo da Mulher Selvagem (Natureza instintiva), que já em todas nós.
São 15 longos capítulos que a autora vai comentando sobre a natureza instintiva da mulher. Ela utiliza contos como O patinho feio, Barba-azul, Sapatinhos vermelhos, Vasalisa, entre outros, como linguagem arquetípica para exemplificar algumas abordagens da natureza selvagem e em seguida, seguem-se as análises psicológicas das ações apresentadas nos contos.
Sei que este livro tem muito a oferecer, mas esta primeira leitura não me agregou tanto. Ainda sim, foi uma oportunidade de olhar alguns contos por outro ângulo e de tenacidade. Separei alguns trechos que achei legais, espia:
“A diferença entre o consolo e o cuidado e carinho é a seguinte: se você tem uma planta que está doente porque você a mantém num armário escuro e você lhe diz palavras tranquilizadoras, isso é consolo. Se você tira a planta do armário e a põe no sol, lhe dá algo para beber e depois conversa com ela, isso é cuidado e carinho.”
“Difamar ou julgar o físico herdado de uma mulher é criar gerações e mais gerações de mulheres ansiosas e neuróticas. As críticas destrutivas e desdenhosas a respeito da forma herdada de uma mulher privam-na de diversos tesouros psicológicos e espirituais preciosos e de vital importância. Privam-na do orgulho pelo tipo de corpo que lhe foi transmitido por linhagens antepassadas.”
“A mulher moderna é um borrão de atividades.”

site: https://www.instagram.com/p/Bw-n9ppA_dC/
Manu 24/05/2019minha estante
recomendo ouvir o podcast ?talvez seja isso? que é dedicado a esse livro. Estou lendo e ouvindo sempre que termino um capítulo ? claro, mostra só algumas percepções de duas mulheres que também leram, mas tem um grupo fechado no facebook onde dá pra ver as impressões de outras mulheres. É quase um clube de mulheres lobas :))

Jéssica @DivaLiteraria 26/05/2019minha estante
Opa, obrigada pela dica =)

Jéssica 12/10/2020minha estante
Jéssica, eu não gosto de dizer que a pessoa "leu errado" porque já me decepcionei várias vezes com livros indicados por outras pessoas.
Mas eu acho que esse livro não é pra ser lido em dois meses... eu mesma estou lendo há dois anos. Claro, intercalando com outras leituras. E eu que sou leitora devoradora tive que me permitir uma nova maneira de ler. Mas não fui nem sou a única. Eu faço parte de um círculo de mulheres que está lendo esse livro, e várias lá não o terminaram ou pularam capítulos, ou estão lendo há anos. O grupo já está em outro ciclo sem ter terminado o primeiro, o que é muito sintomático de como funciona a leitura. Parece até que ele tem vida própria e escolhe a hora de ser concluído.
Ele requer tempo pra você digerir as mensagens, entender como aquilo se aplica à sua vida e à de outras mulheres à sua volta. Dê outra chance no futuro e espero que goste mais!

Cah_Censi 07/03/2022minha estante
Ainda estou lendo (a quase 1 mês e hoje que cheguei na metade). Está sendo uma leitura muito interessante mas difícil. Também sou da área de exatas e me parece que muitos termos ou até contextos fogem um pouco da minha compreensão. Concordo contigo sobre uma absorção menos eficiente em nosso caso e acredito que para quem é da área da psicologia, será uma leitura muito mais proveitosa.

Seguindo a dica sobre o tempo de leitura e podcast, talvez seja realmente necessário essa "digestão" de informações antes de cada novo capitulo. Vou tentar.
Obrigada pelas dicas e Jeh, como sempre, ótima resenha!

NatyNatalia 24/01/2023

Perfeito
O objetivo desse livro é nos trazer para a natureza selvagem. O que nós viemos fazer aqui na Terra?? O que o mundo espera das mulheres? Simplesmente incrível!!
Silvana137 25/01/2023minha estante
Acho que vou passar o meu na frente das outras leiturZ depois da sua resenha rsrs

NatyNatalia 27/01/2023minha estante
Sil, esse livro é incrível!! Ontem eu gravei uma resenha sobre ele no meu canal e ficou enorme rsrs

Silvana137 27/01/2023minha estante
Top Natália vou lá ver

NatyNatalia 27/01/2023minha estante
Vai entrar no ar amanhã às 12h ?

Raquel.Serafim 04/04/2021

Mulheres que correm com os lobos é um livro extenso que apresenta uma introdução aos principais conceitos junguianos, por meio de análises instigantes sobre mitos e contos os quais trazem a tona a essência feminina, colocando em xeque uma cultura que domestica a mulher. A obra também dissemina repetidamente conselhos superficiais para as mulheres, o que me faz pensar que 1/3 do livro seria suficiente e ainda ousado para refletirmos a cerca da proposta do livro.
Um compilado de ensinamentos essenciais no meio de massivas recomendações irrelevantes.
@leituras_e_blablabla 08/04/2021minha estante
A leitura é arrastada ou fluída?

Raquel.Serafim 08/04/2021minha estante
Arrastada. Há algumas partes que você precisa de um longo momento para deglutir o que foi dito e há outras que são tão repetitivas que você se distrai.

Fernando 24/12/2021minha estante
Qual seria essa parte do 1/3 que você usa ou usou para refletir?

Raquel.Serafim 25/12/2021minha estante
1/3 do livro ainda compõe muitas páginas. Mas posso destacar os trechos em que a autora trabalha com a simbologia e interpretação das histórias, como a do barba azul, patinho feio e a Yaga, sem falar no didatismo presente na obra. Penso que é muito válido essa junção para dar credibilidade, além de ser suficiente para refletirmos sobre o arquétipo da mulher selvagem e sobre a teoria junguiana.
Esses mitos e histórias presentes no livro também mereceram muito valor, pois são a partir deles que acessamos parte da nossa raíz ancestral e do nosso inconsciente.

"No budismo, existe uma ação de busca chamada nyübu, que significa entrar nas montanhas para alcançar a compreensão de si mesmo e para fazer laços com os deuses [...] existem também montanhas no mundo subterrâneo, no nosso próprio inconsciente, e felizmente todas dispomos de entrada para o mundo subterrâneo da nossa própria psique."

Juju 23/09/2021

Morte lenta
E põe lenta nisso, ela se repete e se repete e se repete e isso me deu um baita nervoso. Os contos são incríveis, algumas análises muito interessantes, mas dava pra tirar metade do livro sem fazer nenhuma falta. Foi uma leitura totalmente arrastada pra mim.
Jenifer36 23/09/2021minha estante
Eu li e não li ao mesmo tempo. Li três vezes,mas nessas três vezes entendi pouquíssimas coisas.

Juju 23/09/2021minha estante
Admiro sua coragem haha, não tenho a menor intenção de reler o livro (no máximo releria os contos)

Gi 27/09/2021minha estante
Eu infelizmente abandonei a leitura por causa dessa repetição infinita. Acho q eu nao estou pronta p esse livro. Estava travando novas leituras, quando vi, tinha largado ele e estava já há mais de um mês sem ler.

Juju 28/09/2021minha estante
Acho totalmente válido abandonar uma leitura que tá te travando. Fui até o fim por mera teimosia

Mari 12/03/2011

Foi um exercício de paciência e perseverança terminar este livro. Só consegui na quarta tentativa, já que nas outras vezes eu acabava abandonando ele na história da boneca Vasalisa. Não é que o livro seja ruim. A proposta dele é muito interessante, já que busca resgatar, através da intepretação de várias histórias e contos, a essência da alma feminina e nossos instintos mais naturais, que a autora chama de a Mulher Selvagem.
O problema é que ele é muito repetitivo, e em algumas partes o texto é confuso e abusa da linguagem figurada, tinha que ler e reler várias vezes para conseguir captar o que a autora queria transmitir. Outro aspecto negativo é que a interpretação de alguns contos é muito longa, o que acabava deixando a leitura meio pesada, sem falar do excesso de notas que o livro tem, o que faz com que você fique indo e vindo na leitura. Para não desistir, eu fui lendo em doses homeopáticas. Para não ficar só nas críticas, as histórias interpretadas são muito boas, principalmente para conhecer um pouquinho dos mitos e contos de outros países, já que a maioria delas não fazem parte da tradição e cultura brasileira.
Samara Somah 07/11/2012minha estante
rs também empaquei na boneca Vasalisa, mas creio que é porque é um livro pra se degustar aos poucos e ir refletindo...

Ana Paula 29/03/2015minha estante
Eu também parei na Vasalisa rsrs...mas depois eu retomei a leitura mais lentamente, creio que essa seja a proposta da autora.

patita 30/06/2015minha estante
Li todo, não parei em nenhum trecho. Mas não fez minha cabeça. Também achei repetitivo e, talvez pelo fato de o assunto não me interessar, muito enfadonho.

Micheline.AraAjo 12/12/2015minha estante
NOOOOOSSA!!! Concordo com cada palavra, até com cada vírgula do que você disse Mari! Estava aqui dando uma olhada nas resenhas pra ver se só eu tinha achado o livro repetitivo e por isso, em muitas partes, cansativo. Aí achei a sua resenha! E além de concordar com tudo eu tinha dado o mesmo número de estrelinhas pra esse livro na minha estante! Haha! Bjs