Xeque-Mate Da Rainha

Xeque-Mate Da Rainha Elizabeth Fremantle

Resenhas - Xeque-Mate Da Rainha

Gisele00_ 06/05/2023

Eu gostei da história, apesar de triste. A Rainha sofreu muito, não esperava que fosse tudo isso??.

Erika 18/03/2023

O xeque mate da rainha
O livro tinha tudo pra se 5 estrelas, aborda assuntos que eu gosto como a reforma luterana, mas a forma como foi narrada e desenvolvida me cansou, e por isso não consegui gostar.

Alice 11/03/2023

Não foi um dos melhores que já li mas até que foi uma boa leitura.
Só acho que a personagem principal sofre muito.

Bru 09/03/2023

Demorei
Esse livro eu demorei pra ler apesar de parecer pequeno tem muita informações históricas e aconselho muito pra quem curte Reis e rainhas e principalmente os que são interessados na família Tudor.

Carol 01/03/2023

Xeque mate da Rainha
Xeque mate da Rainha não foi meu livro preferido da tribologia, porém valeu a pena a leitura. Conta a história de uma personagem forte que por diversas vezes precisou esconder seus pensamentos para sobreviver. Recomendo a leitura.

Maitê 10/05/2022

Os Tudors são um tema frequente na literatura histórica, justificado já que é de fato um período muito conturbado e cheio de tretas e intrigas, muito cinematográfico. Mas Fremantle não é uma das autores mais conhecidas do gênero, e ela escolhe falar de alguém que é frequentemente esquecida, a última rainha do rei Henry VIII, a última por ser sua sobrevivente, mas que também chegou perto de ser descartada por esse rei tão inconstante. É uma narrativa envolvente e surpreendente.

Vera41 24/04/2022

Nada incrível
Certamente mostra como era a vida na época retratada, mas não nós dá um gosto de quero mais quando acaba ?

Malu 04/01/2022

Esse livro é simplesmente perfeito
Escrita muito fluída, o livro trás muitas lições além da história incrível da Katherine Parr e as reviravoltas, os personagens são bem desenvolvidos, o livro mostra a realidade em detalhes de como era difícil ser mulher na Idade Média, simplesmente muito bom e muito bem escrito.

Gabi 19/07/2021

Me transportou para a corte de Luís XVIII
Você de cara percebe que a autora tem propriedade no que fala, explicado ao final do livro com uma lista de todas as suas referências bibliográficas e processo de estudo sobre a família real. Mesmo sendo um romance, ela mantém uma certa fidelidade ao contexto histórico, apenas aprofundando os sentimentos e incluindo alguns personagens fictícios para preencher a obra. Tem uma linguagem super simples e fluida, bem rápido e legal de ler, não queria largar o livro. Confesso que havia achado o começo muito corrido mas depois a história de assenta e cativa. É ótimo para adquirir mais conhecimento sobre a época didaticamente; fiquei viciada nas personagens após a leitura, principalmente naquelas que foram muitas vezes esquecidas mas de suma importância e personalidade notável.

LuAsa.Assis 03/01/2021

Um livro baseado em fatos reais !
Conta a história da sexta e última esposa de Henrique VIII , Katherine Parr . A história se passa na Inglaterra e vai contar como foi a vida , os dias , as paixões, as decepções de Katherine Parr .
Um livro muito interessante, surpreendente e com um final inesperado!

Saturn 02/01/2021

Resenha: Xeque-Mate da Rainha
XEQUE-MATE DA RAINHA conta a história de Katherine Parr, uma dama que posteriormente se torna Rainha, se casando com o Rei da corte Tudor.

"Divorciada, guilhotinada, morta, divorciada, guilhotinada. Esse é o histótico das ex-mulheres do meu noivo".

A Rainha Katherine, retratada no início do livro como sendo uma dama de luto por seu falecido marido vai a corte à convite de Mary, uma das filhas do Rei. Este que por sua vez já andava tendo pensamentos sobre se casar pela sexta vez e a escolhida não tão felizarda assim é Katherine que algum tempo depois é intimada por Hanry a noivar e casar consigo.

A família de Kit acha isso perfeito, eles tem uma gana imensa e seu irmão Will principalmente, faz de tudo para que os Parr estejam em ascensão e nas graças do Rei, sendo assim, Katherine não vê outra saída senão aceitar seu futuro e se tornar a estimada rainha da Inglaterra.

No entanto a vida de Rainha que todas almejavam e que parecia tão encantadora de longe era as mil maravilhas, quantas atrocidades se escondiam atrás das paredes de cada aposento daqueles palácios. Katherine havia se casado com um homem instável em todos os sentidos, de aparência pouco atraente e mentalmente perturbado. Ela se via constantemente andando em uma corda bamba, sempre tomando cuidado em não expor suas opiniões a favor da grande reforma e sua fé. Vivia com medo e rezando para que não tivesse o mesmo fim que as rainhas anteriores, sendo duas delas mortas a mando do rei.

...

Em uma das minhas atualizações sobre o livro eu havia afirmado que ele é como um furação, você nunca sabe o que esperar, pode ser algo muito bom ou muito ruim e é impossível de saber o que vai acontecer depois. Bem posso dizer que isso tem 100% de verdade. Este é um livro que te cativa logo no início e você não consegue mais largar, é detalhista e faz com que você se sinta dentro dele. A mesma raiva, amor, alegria, medo e alívio que os personágens sentem você sente também e é uma emoção sem tamanho.

É por isso que digo com toda a certeza do mundo que esse é um dos melhores livros que eu já li na vida, ele superou as minhas espectativas que por sinal eram altíssimas, ele é surpreendente a todo momento e sem dúvidas não deixa a desejar na clareza dos fatos, sendo assim, apesar de ser uma leitura longa, é fácil de entender e não é nenhum pouco entediante.

Xeque-Mate da Rainha vale 100% o investimento e com certeza merece um espacinho especial na estante de todos os leitores que tenham interesse em tal conteúdo.

(Acho importante dizer que esse livro pede uma certa "maturidade" da parte do leitor)

(A história que esse livro conta é real)

Ket 09/11/2020

Um jogo perigoso!
Ficção histórica muito cativante sobre uma das minhas figuras favoritas da era Tudor, a rainha Katherine (ou Catarina) Parr. O livro compreende a história dela desde a morte do marido John Nevile, sua posterior coroação como rainha da Inglaterra - casada com o instável Henrique VIII- até a sua morte em 1548.

Katherine foi uma mulher peculiar. Subiu ao trono depois de 5 malfadadas rainhas (duas decapitadas), e teve que lidar com um rei incapacitado fisicamente e mentalmente desequilibrado. Também precisou agir de forma muito cuidadosa pois as tensões religiosas criadas pelo marido estavam a flor da pele e qualquer sinal de heresia poderia levar alguém ao cadafalso (inclusive ela). Inteligente e muito astuta, soube lidar com as intrigas da corte e foi a primeira rainha a publicar um livro em inglês - e não em latim como era de praxe.

Sofreu muito também. A autora conseguiu nos passar através de alguns olhares as angústias, o medo constante e a tristeza de Katherine que era apaixonada por outro homem enquanto casada com Henrique VIII. Claro, em segredo. Se existisse a mínima prova disso, ela não sairia viva para contar a história...

A reconstrução da autora só deixou a desejar, na minha opinião, ao não mostrar de forma mais detalhista o relacionamento tenso dela com o rei (neste livro ela alterna as vozes narrativas entre Katherine e Dot, sua "camareira", e várias interações com o rei são pelo ponto de vista da criada e não da rainha).

Recomendo!

Bruna Lima 06/10/2020

O livro narra a história da inteligente Katherine Parr, sexta esposa de Henrique VIII, desde seus primeiros casamentos, a sua chegada na tumultuada corte Tudor, bem como sua vivência neste ambiente tão cheio de intrigas e jogo de poder e política, no qual ela terá que utilizar suas melhores "jogadas" para poder sobreviver.
Um dos pontos fortes do livro são os personagens secundários como Dot e doutor Huicke, que proporcionam passagens bem interessantes, bem como suas personalidades que acabam por torná-los envolventes, deixando o gostinho de quer saber mais sobre eles.
Assim como no jogo de xadrez o livro começa num ritmo mais lento, a escrita da autora é bem minuciosa, mas conforme vai desenrolando a história o ritmo melhora gradativamente como uma bela jogada.
Para aqueles que gostam de romance histórico é uma boa pedida!