Naruto - A História Secreta #02

Naruto - A História Secreta #02 Takashi Yano

Resenhas - Shikamaru Hiden

pipii ð 13/05/2024

Ameii (li 3 vezes)
(Recomendo para quem gosta do Shikamaru e de ShikaTema)
(REVIEW SEM SPOILERS, MAS TEM CONTEXTO DA HISTÓRIA!!)
A novel se passa 2 anos após a guerra, Kakashi como Hokage e Shikamaru como seu braço direito.
É um livro muito bonito, com reflexões bastante interessantes. Mostra muito bem o jeito do Shikamaru de pensar, e outra coisa que gostei muito (e que não vi ninguém comentar tanto sobre) é que mostra um lado mais humano da Temari (minha personagem fav junto com o Shikamaru), que raramente aparece e que muitas vezes (infelizmente) é esquecido e distorcido pelo fandom de Naruto.
Me emocionei várias vezes lendo, o livro só prova ainda mais o quão humano o Shikamaru é.
O vilão do livro é bem escrito, e não é ootsukisuki e nem onipotente, o que eu acho maravilhoso (eu pessoalmente acho esses alienígenas branquelos uma chatice). Mas diferente da maioria dos vilões de Naruto, ele afeta mais psicologicamente do que fisicamente, e achei isso bem interessante.
Outro personagem que foi bem explorado neste lado mais humano do livro foi o Sai (gosto bastante dele, e acho que no mangá ele é quase que deixado de lado, o que é uma pena pois ele é um personagem com bastante potencial ao meu ver), que tem aquela personalidade meio robotizada, mas no fim ele é tão humano quanto os outros.
É isso, desculpe-me pelo texto grande kkkkk
Para quem não sabe onde ler: tem no blognarutoxtreme.blogspot.com traduzido.

Leh :) 08/05/2024

??
Amei as mini interações do meu casal favorito, não minto que eu achei que eles iam interagir mais, mas mesmo assim foi muito fofo e me senti realizada ???

Bruno Olpor 10/01/2024

Um sonho é uma realidade...
Nessa novela temos Shikamaru como protagonista pós 4° grande guerra e líder da federação, o seguimento da aliança ninja. Uma tarefa grande é de extrema responsabilidade o que reduz o risco de muitos conflitos e auxilia uma grande parte das vilas e nações de crescerem. Mas afinal o sonho de Shikamaru não era ser como uma nuvem? Como ele foi parar nessa situação, durante uma missão no país do silêncio shikamaru passa a refletir sua vida num processo de auto conhecimento.
Gostei bastante, gosto dessas novels por serem curtas e terem focos específicos, mas achei essa com vários momentos cansativos, e no final ficou muito bom. Shikamaru me fez ir da raiva para a admiração lkk
Super recomendo.

isabela! 28/12/2023

Shikamaru Nara se prova de ser Shikamaru Nara
Gostei muito! Como fala o título da resenha, mostra um pouco sobre como ocorreu a mudança do Shikamaru Shippuden para o Shikamaru Boruto. Simplesmente maravilhoso!! Com os deslizes do Nara ao longo da história, mostrou como ele foi capaz de mudar e crescer. Como ele continuou autêntico, mas com senso de responsabilidade. Eu sempre amo quando a Panini lança essas novels, porque vemos lados dos personagens que não conseguimos no anime. Recomendo a leitura para quem é fã de Naruto e, principalmente, para aqueles que gostam do Shikamaru.

defive05 19/08/2023

Por que eu parei de falar que saco?
O que esse livro proporciona é uma experiência profunda na mente de Shikamaru e para todos aqueles que se identificam com ele, não há maneira melhor de entender a si mesmo. Um livro sobre auto-crítica, sobre cobranças e sobre nós como individuos perante a sociedade.
A cobrança por ser espetacular que temos atualmente, devido a nossas vidas corridas dentro desse sistema, se faz presente de uma maneira lúdica e nos ajuda a entendermos um pouco mais de nós mesmos.

Lorenza 21/04/2023

Que saco...
Tudo que esse livro não é hahahaha

Primeiramente, sou parcial. Shikamaru tem lugar marcado eternamente no meu coração.

Esse romance foi feito pro adulto fã de Naruto.

Os conflitos que o Shikamaru vive, a necessidade de crescer sem perder sua essência, a vontade de fazer algo que gere adrenalina pra se sentir vivo, o questionamento do que é ser adulto... enfim, tudo pra mim.

O que mais admiro no Shikamaru é sua habilidade de pensar e o valor que dá a isso.

Reconhecimento realmente aqui que ele é, de fato, o melhor amigo do Naruto. O carinho, o empenho em fazê-lo Hokage e a certeza de que será seu conselheiro. As missões selecionadas, o preparo pra isso... cara, incrível! Muito carinhoso e eu amei.

O encontro do "tudo bem não ter um sonho e não querer fazer nada" versus "vou fazer minha parte mesmo assim, pq o mundo precisa e eu também", pra mim, é o auge da vida adulta. Ele equilibra muito bem.

Confesso que fiquei um pouco triste com a Temari sofrendo, mas eles são um dos poucos (ou único) casal que vingou de forma decente kkkkkkk gosto muito.

A história em si não me deixou empolgada, mas fiquei feliz, porque foi toda elaborada para o desenvolvimento do Shikamaru.

Allan Coelho 23/01/2023

Que saco...
Não sou de fazer resenhas, mas vamos lá, estou inspirado, afinal é um dos únicos personagens em filmes/animes/séries/jogos com o qual eu realmente me identifico, portanto merece minha atenção...
Essa adaptação evoca sentimentos profundos e humanos como cair em uma ladainha de alguém que nos faz questionar até mesmo quem somos, traz um assunto Peter Paniano (?)... Aquela velha pergunta "o que é ser adulto?". Nos faz adentrar na mente desse incrível personagem que é o Shikamaru Nara, criado por Masashi Kishimoto.
Entrando no País do Silêncio, Shikamaru entra sendo um moleque e sai sendo um adulto. E uma das respostas para a pergunta do que é ser adulto, é justamente tomar responsabilidades para si. Outra coisa que fica clara, porém ao meu ponto de vista, pois talvez tenha ficado subentendido devido a um conteúdo tão baseado num enfoque sobre mudanças... Mas o que ficou claro para mim é que o personagem não precisou mudar certas coisas, e está tudo bem... É assim que é, e é assim quem somos. Nem tudo deve ser mudado, e uma essência de nós permanece mesmo na transição de uma fase para outra.
"Que saco", e aquele bocejo que expõe um desinteresse preguiçoso, porém afiado e interessado, como um vendaval que o despertou para a vida...
Quanto as diagramações e qualidade do papel eu deixo para quem tem maior competência para discursar sobre.

Yanni4 22/01/2023

Eu li pelo simples fato de ser "sobre" o Shikamaru
Bom, eu tenho o livro físico e a estética é perfeita, os detalhes de verniz na capa, eu amei.
Em relação a diagramação, é boa.
O livro em si parece ser um filer do anime, que é quando está prestes a ter uma batalha e conta a história dos personagens envolvidos e o que levou ele a fazer tal ato.
Eu gostei da história, e das cenas de lutas.
Eu amo o shikamuru, eu adimiro muito a personalidade dele e me identifico, e ver que o livro se aprofunda na vida dele, mostrando mais como ele pensa, a forma com que ele enxerga as coisas, seus ideais e tals, só me fez gostar mais ainda do personagem.
Tem frases bem interessantes, que fazem você refletir.
Bom no geral eu amei, principalmente quando mostra um pouquinho do início do romance dele com a Temari, acho que deveria ter um pouquinho mais sobre eles kkkkkkk, eu amo esse casal.
Enfim...super recomendo :)
Adriana 22/01/2023minha estante
In Love ???

Isa 17/01/2023

Pq eu parei de falar que saco?
Livro mt legal amei a dinâmica dele com a temari mt lindinhos quero ler logo os outro livros dessa coleção

Mary/Maria 12/01/2023

Cara eu amei esse livro,tipo pra caramba,pq além de focar em um dos meus personagens fav do anime de Naruto,foca tb no meu casal fav?????(shikatema amo vcs sempre e sempre!
Eu li um do kakashi lindão tb e amei!Amei tudo

Evelliny Glauce 09/01/2023

O que é ser adulto?
Eu já tinha uma noção do que iria acontecer quando comecei a ler a novel/o livro, assim como esperava gostei bastante do desenvolvimento, esse formato, diferente do anime, nos proporciona estar a par de todos os pensamentos e reflexões do protagonista, o que se torna ainda mais intrigante quando este não é nada menos que o "gênio da vila da folha". Admito que sou suspeita para falar sobre Shikamaru Nara, visto que é um dos meus personagens favoritos. Achei uma ótima ideia o autor não só mostrar o amadurecimento do personagem como também as reflexões do mesmo sobre isso, a questão "o que é ser adulto?" é levantada e desenvolvida juntamente com uma história interessante, ainda que curta. A única coisa de que não gostei foi das cenas de luta, não sei se é um problema do autor ou na forma como foi feita a tradução, mas sinto que ele quis pôr tantos detalhes na descrição dos golpes que senti que as cenas ficaram meio "travadas". Gostei muito da transição entre o final e o epílogo certamente deixou um gostinho de quero mais na shikatema stan dentro de mim.

Lorena 03/12/2022

Shikamaru e Temari eu amo vocês! ? A inteligência, a birra, o casal que se odeia mas no fim se amam.
Iszza 03/12/2022minha estante
EU NEM SABIA DESSE LIVRO, EU TENHO Q LERR

offkevyn 15/08/2022

.....
E foi legal, tenho certeza que essa novel já foi adaptada no anime, em toda parte soava como um dejavu pra mim kkkk

E esse último dialogo foi muito bom e necessário kkkkk (Shikadai)

Em resumo e sempre bom ver mais sobre a história deles o desenvolver dos casais e tal. E como sempre até hoje fico empolgado vendo como todos tratam o narutim agora depois da guerra kk

emlindh 28/05/2022

Uma fanfic oficial
Vou defender qualquer coisa de Naruto pra sempre, mas é engraçado demais como a escrita parece uma fanfic do Wattpad.

A história em si aprofunda em pouco o relacionamento entre Shikamaru e Temari e menos ainda o de Ino e Sai, mas ter a narrativa em pelo ponto de vista do Shikamaru na forma de novel foi bem legal.

Pra quem curte o universo de Naruto a leitura vale a pena, já que é super rápida e expande os personagens.

Taís 05/04/2022

RESENHA DE A NUVEM QUE PAIRA NO SILÊNCIO DA ESCURIDÃO
''Quando foi que eu parei de dizer 'que saco'...?''

Deitado, observando as nuvens, Shikamaru se pegou pensando em todas as mudanças ocorridas após a Quarta Grande Guerra Ninja. Suas reflexões foram interrompidas quando ele avistou o falcão de Sai, que se dirigiu até a sala do Sexto Hokage, Kakashi Hatake, e Shikamaru também o fez. O falcão trazia uma carta de Sai, onde ele relatava os detalhes da sua missão na Vila do Silêncio e pedia socorro. Para tentar desvendar os mistérios descritos na carta, e salvar Sai, Shikamaru decide partir para esta missão pessoalmente. Ao chegar na Vila do Silêncio, Shikamaru não tarda a encontrar um homem de nome Gengo, descobrir seus ideais revolucionários de supremacia ninja, e tentar combatê-lo, mas acaba sendo capturado. Temari descobre sobre esta missão secreta e parte para o auxiliar, e ao chegar na Vila do Silêncio, logo o encontra e o salva. Os reforços enviados Konoha e pela Vila da Areia chegam e salvam Sai, e em seguida, juntos, capturam Gengo. Antes de retornar para casa, Shikamaru pede para ter um encontro com Temari.

''Shikamaru desviava o olhar e seu rosto estava vermelho. Kakashi tombou a cabeça para o lado, esperando que ele continuasse.
- Eu tenho um encontro.''

Este livro é narrado na terceira pessoa e possui uma linguagem simples e de fácil compreensão, com exceção de termos japoneses que são explicados nas notas de rodapé.

Neste ponto da história vemos a transição de Shikamaru da adolescência para a vida adulta, onde ele traça os seus sonhos e novos objetivos. Também o vemos desenvolver um sentimento mais profundo por Temari e ser mais emocional do que racional para proteger seus amigos.

Esta foi uma leitura muito cativante, que teve um acontecimento final que realmente me surpreendeu.

Masashi Kishimoto, é um mangaká e escritor japonês, famoso por ser o autor da série Naruto. Takashi Yano, é um famoso escritor de romances, conhecido por realizar a adaptação em mangá de Assassin?s Creed IV.

Eu indico este livro para o público maior de 12 anos de idade.