A Maior Flor do Mundo

A Maior Flor do Mundo José Saramago

Resenhas - A Maior Flor do Mundo

Dudu2010 13/03/2024

Nao sei pq eu li isso e nao sei mais oque dizer ???????????????????????????????????????????????????..

@evelynefabri_ 25/02/2024

Prosa poética e metalinguagem
Daqueles textos que se apresentam como "curtos e fáceis", mas logo nas primeiras páginas percebemos a profundidade temática e o comprometimento exigido ao leitor.
São duas histórias em uma: a do autor, que se desafia a compor a melhor história já escrita, e a do menino, que aventurando-se em terras fora dos limites de sua humilde casa, conhece e cultiva a maior flor do mundo.
Altamente simbólico, trata-se de uma leitura para todas as idades, mas ao ser realizada para crianças, pede um acompanhamento mais cuidadoso, pois as metáforas pedem diálogo.
Belíssimo!

romulorocha 04/10/2023

A Maior Flor do Mundo, de José Saramago
Gênero: Infantil
País: Portugal
Ano: 2001 / 32 páginas
Editora: Companhia das Letrinhas

Quanta sensibilidade! A Maior Flor do Mundo conta a história de uma criança que, como outra qualquer, sai de casa em busca de uma aventura. No entanto, cercada pela natureza deixa-se levar pelos córregos, canto dos pássaros e pelas árvores ao seu redor. Até que uma em especial, toca-lhe o coração, pois precisa de ajuda. O que se seguirá daí, só as crianças e pessoas com um coração generoso conseguirão entender.

Neste livro Saramago expõe de forma simples e despretenciosa seu amor pela natureza. Bem que ele podia ter se aventurado mais por esse tipo de escrita, gostaria muito de ler mais este gênero escrito por ele.

Para A Maior Flor do Mundo, 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaportuguesa
#AMaiorFlordoMundo
#JoséSaramago

Onassis Nóbrega 27/08/2023

Saramago não decepciona.
Uma grata surpresa quando minha filha de 8 anos veio me pedir para ajudar na tarefa de ciranda de leitura da escola e o livro em questão era este do Saramago.
O próprio Saramago é um personagem do livro, na forma de um narrador que fala que tem um sonho de escrever um livro para crianças mas lhe falta as qualidades de tal tarefa. Mesmo assim ele narra a história que queria contar no provável livro. A história de uma criança que amplia seu horizonte de brincadeiras e se afasta do domicílio até encontrar, no alto de uma colina uma flor murcha. E então apresenta-se sua jornada para salvar esta rosa. Uma linda história de um mestre da escrita.
Claro que o vocabulário não é tão simples. Mas o próprio narrador (Saramago) adverte isto no início e sugere que a criança busque ajuda de um adulto nesta tarefa.
As ilustrações são uma obra de arte a parte.
Grande livro para pequenos e grandes leitores. Recomendo.

Beca 14/07/2023

FOFO
É uma história fofa, por mais que aparente ser uma história infantil a escrita é rebuscada. É lindo

anaclaraleitegomes 29/05/2023

Não sei muito bem
Eu não sei muito bem o que escrever sobre esse livro, eu realmente nem sei se entendi, na hora que li, achei muito interessante e fofo, mas não sei o que achar dele agora
Pede uma releitura

Gabriela Gonçalves 20/03/2023

Um livro super curto, mas é fofinho. Saramago começa dizendo que não sabe escrever histórias para crianças, então ele conta do jeito que sabe. Acho que esse livro fala muito sobre imaginação e liberdade. Imaginação para mesmo sem ser "uma história para criança" a gente conseguir visualizar as aventuras infantis e se relacionar com esse lado que parece que esquecemos ao crescer. E lembrar de algo importante: batalhar e não medir esforços pelos nossos sonhos ou pelo que a gente acredita. Às vezes, para isso, é preciso fazer a caminhada sozinho, mas depois as pessoas que nos amam irão entender e nos congratular. E liberdade porque Saramago convida o leitor a contar a história da nossa maneira, tirando a figura do escritor do pedestal e dizendo que qualquer pessoa que saiba ou tenha interesse em contar histórias deve fazê-la. Esse foi o primeiro texto da disciplina de teoria da literatura I para abordar o tópico "o que é literatura".

Joyce.Gomes 10/03/2023

Uma história fofa, Saramago disse que não sabia escrever para crianças, mas acredito que nessa ele conseguiu sim.

Yasmim 27/02/2023

Esse ano a escola está se esforçando para me apresentar novos livros!

Não conhecia a obra nem o autor, e apesar de ser um livro infantil, tem uma história bem gostosa de se ler. Algo curto e objetivo, perfeito para quem está iniciando no mundo da leitura

Lorayne.Stinguel 13/01/2023

Saiu esta gracinha de livro porque ele não sabe escrever...imagina se soubesse?! Quanto tato, Saramago ♥

Wilson 30/12/2022

Um aconchego
Apesar de Saramago dizer que não é bom com as palavras para um livro infantil, ele se saiu muito bem com esse que é um encanto de leitura. Simples, gostoso e cheio de significativos para refletirmos. Como é bom ler qualquer coisa desse autor tão maravilhoso.

teixeiraluciana 01/12/2022

Sensível e genial
Inevitável não ouvir a voz de Saramago narrando a história, tão delicada, tão sensível, tão genial!! Profunda e necessária, como toda a sua obra, mesmo para crianças.

Karine 12/02/2022

Lindinho
Gente que livro mais fofo!! Adorei!!! Super Saramago falando para as crianças de um jeito muito humilde e gentil!!

MARTA CARVALHO 10/11/2021

Um conto curtinho, mas recheado de criatividade.
Saramago, munido de sensibilidade, penaliza-se por não possuir capacidade linguística para escrever um livro infantil e, no entanto, nos presenteia com esta história que nos remete exatamente às brincadeiras pueris, onde a imaginação é o ponto chave.
O garoto descrito desbravando o mundo, escalando montes, descendo rios, atravessando campos desconhecidos, viajando por planetas, salvando flores sem medir distância nem tempo, virando herói... no meu ponto de vista, nada mais é que as brincadeiras infantis, onde mundos são criados com o que se tem disponível, usando o lúdico.
Ele finaliza dando ao leitor a liberdade criativa para recriar a história.