10 Lições sobre Walter Benjamin

10 Lições sobre Walter Benjamin Renato Franco

Resenhas - 10 Lições sobre Walter Benjamin

Nytta 23/04/2021

O misterioso caso de uma releitura, que não sabíamos que era uma releitura.
Nessa (re)leitura, acompanhei minha amada amiga Claudia, que assim como eu, está no fã clube do nosso aconchegado Waltinho, como gostamos de referir ao filósofo e ensaísta Walter Benjamin.

Neste livro, Renato Franco percorre as principais obras (como a "obra de arte na era da sua reprodutibilidade tecnica" e "Teses sobre o conceito de história") e pensamentos de Benjamin, além de contar um pouco (bem pouco, até porque, não é o foco do livro), sobre a vida pessoal e influências de Walter Benjamin.

A minha sensação ao reler esse livro foi "Eu realmente ~li~esse livro?". Realmente foi um choque ao virar as páginas e ver coisas que grifei durante a minha primeira leitura em 2018. Sabe aquela frase que circula no twitter "Qual livro você queria esquecer para reler como se fosse a primeira vez?"? Foi exatamente isso.

Acredito que esse livro, assim como os outros desta coleção, é um bom inicio para quem quer se familiarizar com os pensadores em questão. Não é nada muito aprofundado, mas ajuda a nortear o leitor a respeito do sujeito da obra.

Mesmo pequeno, é incrivel perceber como Benjamin continua atual e nos faz refletir nas mais diversas áreas do saber, seja na filosofia, na linguagem, nas artes ou história.