Dores do amor romântico

Dores do amor romântico Fernanda Young

Resenhas - Dores do amor romântico

Melina21 23/03/2024

Uma diva
Acho que a Fernanda Young é uma daquelas personalidades que vivem no imaginário coletivo do brasileiro.

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar dela, mas ela está por trás de importantes produções do audio visual brasileiro.

Conhecer a Fernanda escritora tem sido uma das minhas metas este ano e eu não poderia estar me surpreendendo mais.

Aqui vamos um pouco além e conhecemos a Fernanda poeta, que escreve de forma bruta, direta e belíssima. Linda coletânea, não vejo a hora de ler mais coisas dela.

loh.miquelanti 02/10/2023

? Esse se tornou um dos meus livros favoritos, por vários motivos. O livro é lindo, intenso e verdadeiro. Sua sinopse (uma das mais lindas que já li), a capa uma estética minimalista perfeita. Gosto muitíssimo dos trabalhos de Fernanda, e da pessoa que ela foi, e sempre me identifiquei com várias de suas falas, e isso é privilégio, ela foi - e é - uma mulher, dona de uma sensibilidade e personalidade fascinantes, que nos deixou um legado artístico único. E dores de um amor romântico é o suprassumo dessa sua personalidade, o livro é recheado de poemas intensos, tão, tão pessoais? um retrato despido de sua alma.

? Conhecida por construir tramas fortes e personagens intensos, com um toque de humor ácido, Fernanda Young mergulha no universo da poesia em Dores do amor romântico. E mostra que seus versos podem ser tão afiados quanto sua prosa. Os poemas falam da coragem de se
lançar em uma relação a dois, sem esquecer elementos que caminham junto com a paixão, como a precipitação e o sofrimento. Com uma linguagem coloquial, que abre espaço para gírias e palavrões, a autora expõe, com a intensidade de uma adolescente, as emoções de uma mulher adulta. Espontânea e direta, Fernanda foge do amor idealizado e apresenta o lado mais sombrio desse sentimento, flertando com a possibilidade da morte e do suicídio em vários momentos. Não por acaso, em um dos poemas ela se dirige a Sylvia Plath, poeta americana que se matou por não suportar a perda de seu grande amor: ?Que cor tem a morte? Doce amiga, que cor tem o alívio da partida?? Em Dores do amor romântico, Fernanda Young canta a miopia dos amantes histéricos, o tédio dos casais confortáveis, a cólera dos abandonados e a melancolia dos platônicos, revelando o doce e o amargo das relações amorosas e da própria condição humana, com seu olhar singular e seu humor ferino.

Giovanavski 16/09/2023

O que faz um livro ser uma leitura memorável? Talvez uma das características seja o livro dizer tudo aquilo que você já tivesse pensando algum dia e não pode dizer ou você não pode compreender. Me senti tão representada, me identifiquei. A escrita é maravilhosa, os poemas trazem reflexões que já tive várias vezes. É humano, tão belo e necessário.

Charleees 28/03/2023

Dores do amor romântico - Fernanda Young

'Quando dá essa vontade louca de morrer, é bom fingir ser poeta'
É muito difícil para mim falar (ou resenhar, no caso) um livro de poesias, tantos são os sentimentos expressos através de suas páginas. Aqui, como o título indica, Fernanda usa a sua poesia para falar das dores do amor romântico, e quantas e tão diversificadas podem ser essas dores, afinal cada um de nós amamos de um jeito...

'não dando mais para ver-se - vê-se o outro. Então há o horror, e por fim, que é o começo, o amor.'

Mas uma coisa sobre esse livro, eu posso afirmar: a beleza, a ironia, a acidez, o humor e o romantismo com que Fernanda trata e escreve sobre o tema.
São escritos modernos, uma poesia despida de rimas e outros 'espartilhos' formais, como era Fernanda, totalmente avessa a formalidades. São escritos reunidos de vários anos, e por eles podemos ir percebendo como o tempo é capaz de ir mudando conceitos em nós, um livro muito bonito que vale a pena tê-lo na estante.

'Na minha morte / serei melhor que em vida / sou eterna.'

Mavih 02/02/2023

Primeira poesia do ano. Eu amei como eu comprei e com quem eu comprei. Engraçado que em quase todos os poemas que eu leio, eu tento relacionar com o amor romântico,mas não dessa vez, o que é uma ironia pelo nome do livro. Foi uma leitura fácil, rápida e bem prazerosa de fazer. Recomendo muito.

Lele 11/11/2022

Sensacional
A poesia desse mulher conquistou meu coração de tal forma!!

Os versos jogados de forma livre trazem um sentimento tão bonito e ao mesmo tão feio e isso é o amor.

Super recomendado!!

Malphys 29/08/2022

Fernanda é sempre maravilhosa. Dores de um amor romântico é repleto de poemas que tocam, que fazem rir, gargalhar e até uns que não são nada mais do que frases quebradas.

Mas ela sabe como prender, como cativar, como fazer quem a lê gritar PUTAQUEPARIU FERNANDA!!! GENIAL!

amo. porque até no sofrimento daquela dor de cotovelo de dilacerar o coração, ela encontra uma forma de fazer rir da tragédia que é amar o outro e se apaixonar por ele.
Michele Boroh 30/08/2022minha estante
Simplesmente maravilhosa, a Deusa. ??

quinn.genovez 17/08/2022

diva
juro, muitos poemas que eu me identifiquei HORRORES. a escrita dela é bem única, fluida e imersiva. ficaria horas falando sobre o dom de fernanda, e sobre a força desse livro!

Liu MingYan 19/06/2022

Poesia
Poemas lindos, lindos
Alguns tocam mais que outros, mas todos lindos, pretendo continuar lendo os livros da autora.

andré 02/06/2022

Navios
?Por que partiu assim silencioso?
Feito vingança de mulher traída?
Deixando-me com o gosto viçoso
na boca, de sangue e ruim bebida.

Não compreendo este ato malicioso,
eu não merecia ser tão desprezada.
Dei a languidez do meu corpo ocioso
quando em troca não lhe pedi nada.

Como se a dor que no peito sinto,
não me deixasse por demais faminto,
agora acendo velas sem pavios,

recorro aos deuses, cantos e promessas:
Meu amor, volte logo, bem depressa!
Não aguento mais ficar vendo navios.?

Vanessa.Giácomo 07/04/2022

Um apanhado geral
Alguns poemas são super sensíveis, profundos. Tristes até. Já outros me pareceram perdidos ali no meio?

Maria 16/03/2022

Fernanda merecia mais reconhecimento!
Sou simplesmente apaixonada por tudo que ela escreveu ou roteirizou. Fernanda era hilária, sincera, verdadeira, intensa. E brilhante. Seu jeito de escrever é único e o que que cativa é casualidade dos seus textos, que começam tão inocentes e lhe acertam em cheio. São confidencias, são seus sentimentos crus e expostos ali para o leitor.

Amo o jeito que Young aborda tudo. E há certa teatralidade em alguns de seus poemas, enquanto lia podia imaginar alguém os declamando me cima de um palco, como um monólogo. Como algo que a Phoebe Waller-Bridge interpretaria (Fleabag é a cara da Fernanda, ela iria adorar).

Artista. Fernanda era artista.

Alanna Fernandes 11/03/2022

Poemas que mais parecem crônicas mal divididas em versos.

Eu e Fernanda vemos a vida de maneiras muito distintas. Ela vê poesia no humor irônico, ela é despretensiosa e traz imagens interessantes. E as acho muito interessantes. Mas não me tocam. Eu gosto de poesia que rasga e surpreende.

elli elli 22/01/2022

São bons poemas, eu fiz dezessete marcações ao total. No entanto, não foram exatamente o que eu esperava, ainda que sejam realmente muito característicos da Fernanda Young. Foi uma leitura proveitosa e nos permite dar uma espiadinha na mente da Fernanda, mas eu esperava mais.

Poesia na Alma 17/01/2022

Sei das besteiras que faço
Sei das besteiras que faço
Das besteiras que falo
De onde vêm os hematomas
Dos medos e dos fracassos
Sei o que penso na insônia
Quando dou uma esmola
Quando digo minha glória
E penso nos vestidos
Sei das noites bebidas
Nos copos sujos e sujos
Conheço cada pedaço da rua
Conheço um pouco de tudo
E sei que digo mentira
quando digo “Sei de tudo”
Falo demais sobre mim
E quando vejo