Um Mundo Transparente Morris West

Resenhas - Um Mundo Transparente

Lia Trajano 09/07/2021

Lido em 2000-2001
Nesse livro Carl Jung é um dos personagens, o livro relata uma de suas sessões com uma paciente que tem várias questões sobre sexo e também sobre algo mais.
Livro bem escrito, tenho o exemplar até hoje.

hiohana trissia 09/01/2021

"Religião, sexo e sofrimento constituem provavelmente a mais constante trindade das experiências humanas."
Muito bom, delicado e forte ao mesmo tempo.

Caroline.Cambruzzi 06/10/2020

Adorei o livro mas eu esperava mto mais do final. O livro todo fala sobre o sonho da magda e jung tenta ajudar ela com o significado dele e no final NÃO MOSTRA O SIGNIFICADO DO SONHO, eu estava bem curiosa para entender o sonho dela.
Lia Trajano 23/10/2020minha estante
Que eu lembre o significado do sonho dela é o sentimento de culpa pelo crime que ela cometera. Faz tempo que li, mas nas minhas lembranças os sonhos foram explicados sim.

Deghety 19/03/2018

Um Mundo Transparente
Morris West criou uma magnífica obra de ficção baseada em um registro de sessão de psicanálise feita por Carl Jung sobre uma paciente chamada Magda.
Toda a história é contada pelo ângulo de vista de ambos, Magda e Jung.
Magda é atormentada por um passado condenável que faz com que seu presente seja uma procura desesperada por um horizonte pacífico, mas só encontra prazer na ninfomania sadomasoquista. ( Não se animem, são muito poucas as descrições de tais atos.)
No entanto, Jung passa também por maus momentos tanto na vida conjugal como profissional, como também conflitos intrapessoais, em especial em relação ao ex-amigo Freud.
Boa parte das análises são feitas a partir de sonhos que ambos têm, seus significados e influências no subconsciente e consciente.
Além de questões filosóficas e psicológicas, há também questões religiosas envolvidas no drama dos personagens.
Recomendo

Deghety 19/03/2018

Um Mundo Transparente
Toda a história é contada pelo ângulo de vista de ambos, Magda e Jung.
Recomendo

San... 11/06/2011

Ganhei alguns livros desse autor. Infelizmente a narrativa dele não conseguiu me prender. Tentei outras obras com o mesmo resultado. Talvez as obras fossem boas, eu é que não gostei da forma usada para a narrativa. Algumas vezes isso acontece com o leitor e aí a leitura não termina nunca, melhor não perder tempo insistindo.
Mara 10/04/2012minha estante
" Estou empenhado agora numa viagem mais perigosa do que qualquer outra... uma viagem ao centro de mim mesmo. Devo descobrir quem eu sou, porque eu sou. Tenho de chegar a um acordo com o demônio que vive dentro de minha pele... Tenho de cortar os laços que me prendem à ele, e podem estar certos de isso não é tão fácil como um divórcio! Tenho que me afastar da última praia conhecida e me aventurar pelo oceano tempestuoso do meu próprio subconsciente."

RUDY 08/01/2011

Um MUndo Transparente - Morris West
COMO humanos, alguns de nós tem comportamentos um tanto bizarros e não convencionais, que chocam e até causam repulsa. Na verdade para alguns são comportamentos inaceitáveis (para os mais ortodoxos), mas como diz Manuel (my husband: o mundo é completo).
Um mundo transparente retrata os conflitos de Jung, após o rompimento com Freud, por divergirem em seus pontos de vista. Esse rompimento leva Jung ao estado de ‘quase loucura’.
Magda gosta de sentir prazer de formas não convencionais e que em alguns casos, a levam a cometer atos que poderão matar alguém e para que isso não aconteça, passa a escrever a Jung para obter ajuda psicológica. É aí que seus destinos se cruzam ...
Morris West trata dos conflitos humanos de forma precoce para seu tempo e que ainda hoje, me parecem naturais, talvez mais comuns até do que em sua época.
Nem preciso dizer que, como psicóloga, esse livre para mim foi um achado. Adoro as análises feitas por Morris.
“Este romance impressionante é a história de uma sessão de psicanálise entre Carl Gustav Jung e uma paciente que ele indicou em suas anotações apenas como Magda von G, fazendo um registro lacônico e angustiado sobre o encontro entre os dois. Baseado nesse registro simples e num levantamento do comportamento e personalidade de Jung, de acordo com seus escritos e testemunhos de contemporâneos, Morris West escreveu uma obra de ficção extraordinária, em que afloram todas as angústias da condição humana.”
Marina 30/12/2011minha estante
Adorei sua resenha, já li o livro umas 4 vezes e sempre encontro algum detalhe novo. realmente Morris consegue descrever o ser humano de uma forma incrivel.

Michelle 11/04/2023minha estante
Já vi elogios ao livro