O domador de burros e outros contos

O domador de burros e outros contos Aldino Muianga

Resenhas - O domador de burros e outros contos

Carlos.Vergueiro 25/03/2020

Entre o passado e presente de Moçambique
Este é o segundo livro que leio de um dos mais renomados escritores Moçambicanos contemporâneos, Aldino Muianga. Um livro de contos. Que livro! Para mim, sem dúvida, é o maior expoente da realidade da Moçambique atual. Apesar de não ser muito conhecido pelo
público leitor brasileiro, sua escrita é de um contador de histórias nato, pois consegue utilizar da oratura (Contos tradicionais africanos) para narrar fatos cotidianos da Moçambique urbana, rural ou até de sua interrelação. Além disso, contempla uma crítica aos costumes da sociedade vigente (Machismo e ao processo de "desculturacao" nas comunidades urbanas) e como implicitamente, a FRELIMO passou a categorizar segmentos sociais ditos perigosos. Sua poética na construção de metáforas visuais é muito expressiva e o desfecho dos contos são surpreendentes. O"domador de burros", "O filho de Raquelina", "O estivador" e "Djossi, o crocodilo" para mim são os melhores. Vale a pena ler também seu romance "Asas quebradas".